Para pacientes, o pagamento online de consultas é uma facilidade. Para clínicas e hospitais, é um diferencial para o negócio e uma oportunidade de ter mais controle sobre as finanças.
A pandemia trouxe mudanças permanentes no comportamento dos pacientes e, consequentemente, nas estratégias de inovação mais eficazes para o setor da saúde.
Entre tantas instituições de saúde no mercado, como a sua pode ficar à frente da concorrência, aumentar a lucratividade, captar e fidelizar mais clientes? Confira as dicas e ferramentas essenciais que vão te ajudar a conquistar mais sucesso na gestão da sua instituição!
Em qualquer negócio, conhecer o nível de satisfação do cliente é essencial para identificar possíveis melhorias e, assim, colocar em prática ações que provocam mudanças efetivas. Esse aspecto ganha ainda mais relevância no setor de saúde.
Imagine que uma pessoa sente um sintoma e pesquisa na internet por um médico especialista. Ela encontra o site da sua clínica em uma busca no Google e tem acesso a conteúdos de qualidade, que tiram algumas das suas dúvidas.
Um dos principais desafios enfrentados por clínicas e hospitais é reduzir o absenteísmo, ou seja, o não comparecimento dos pacientes nos compromissos previamente agendados.
Entender as expectativas e dificuldades dos diversos tipos de paciente é imprescindível para que profissionais que trabalham em instituições de saúde enfrentem o desafio diário de lidar com o público.
A Medicina Integrativa, por vezes também chamada de Medicina Funcional ou Integral, tem atraído cada vez mais a atenção de profissionais da saúde e pacientes como resposta à busca pela humanização dos atendimentos médicos.
O atestado médico é um dos documentos mais comuns no dia a dia dos profissionais da saúde. De direito do paciente, ele serve para afirmar o fato médico e as suas consequências. Comprovar aptidão física para a prática de um esporte, justificar afastamento do trabalho por motivo de doença e obter uma declaração de óbito são alguns dos motivos pelos quais esse documento pode ser solicitado.
É comum que o paciente peça ao médico um atestado para abonar faltas no trabalho ou na escola. Mas e quando essa declaração é solicitada pela pessoa que o acompanhou até a clínica ou hospital? Nesses casos, o médico é obrigado a emitir o atestado de acompanhamento? Quem tem direito a recebê-lo?
1. Gerenciamento da pré-consulta
A gestão pré-agendamento de pacientes refere-se a todas as perguntas não médicas que um novo paciente pode fazer antes de sua primeira consulta e as questões médicas cruciais para que o paciente descubra se você é o especialista que ele procura. Se você trata / tem experiência com a doença dele e se o seu escritório pode oferecer certos exames / serviços.
O coronavírus (Covid-19) atravessou fronteiras e chegou com força no Brasil, modificando radicalmente a rotina de toda a população. A natureza excepcional da situação demanda esforço máximo de todos nós para ajudar a interromper essa pandemia. Mas, como profissionais da área da saúde, nossa responsabilidade é ainda maior. Sendo assim, como podemos contribuir?
As medidas de prevenção e combate ao coronavírus adotadas ao redor do mundo têm transformado a rotina da população em todos os aspectos, não apenas quanto à Experiência do paciente. Estamos tendo que nos adaptar a um padrão de comportamento diferente do habitual: mais virtual, cauteloso, distante fisicamente e, ainda assim, humanizado como nunca.
A rápida disseminação do Coronavírus nos últimos meses criou um desafio histórico para o sistema de saúde mundial, exigindo ainda mais dedicação, atenção e disciplina por parte de profissionais da saúde de diversas especialidades, assim como de gestores de clínicas e hospitais. Afinal, o isolamento social não deve ser uma barreira para que os atendimentos médicos continuem acontecendo.
O VoIP, tecnologia que permite fazer chamadas telefônicas por meio da internet, tem ganhado cada vez mais popularidade, na medida que conexões de alta velocidade se tornam mais acessíveis.
Até pouco tempo atrás, a preocupação com a sustentabilidade era considerada um diferencial no mercado brasileiro. Entretanto, com a crescente conscientização do público, os diversos problemas enfrentados por todo o mundo em decorrência da falta de responsabilidade ambiental e as previsões alarmantes para um futuro próximo, adotar uma postura sustentável se tornou indispensável.
Por mais contraditório que possa parecer, a tecnologia é uma grande aliada da humanização do atendimento médico e a rede de clínicas oftalmológicas Médicos de Olhos SA é prova disso.
Medir os resultados das suas campanhas de marketing não só permite conhecer o retorno dos investimentos, como também ajuda a corrigir a estratégia, melhorando a execução do seu orçamento.
Os funcionários da recepção desempenham uma tarefa vital para o bom funcionamento de uma clínica de saúde. Desde o acolhimento de pacientes até o gerenciamento da papelada, essa é uma posição multitarefa essencial quando se trata de proporcionar uma boa experiência ao paciente.
Se a sua clínica tem o objetivo de melhorar o atendimento telefônico e ter mais agendamentos, é essencial manter sob controle a atividade da sua equipe de secretariado, assim como o tipo e o volume das chamadas recebidas.
A digitalização dos processos médicos transformou o agendamento de consultas, que agora pode ser feito de maneira 100% online. Ainda assim, muitos pacientes – 54% dos usuários da Doctoralia – continuam a usar meios tradicionais, como o telefone, para contatar clínicas de saúde.
Não há mais a necessidade de convencer ninguém sobre a importância e eficácia de ações de marketing no desenvolvimento de negócios, certo? E isso também se aplica a clínicas, consultórios e hospitais.
Com a chegada da digitalização em centros médicos, é fácil deixar de lado o serviço telefônico, perdendo de vista a abordagem integral que é preciso para garantir que o maior número possível de pacientes tenha acesso aos seus serviços.
As estratégias de marketing para clínica podem ajudar você a captar e fidelizar pacientes com mais facilidade. No entanto, existem erros comuns que podem comprometer seus resultados. Confira as nossas dicas para evitá-los!
Mesmo com o uso cada vez mais frequente da internet para realizar tarefas cotidianas, como pagar contas, fazer compras e até mesmo agendar consultas médicas, o atendimento telefônico segue sendo extremamente estratégico quando o assunto é o contato com clínicas no Brasil.
As ferramentas digitais já estão presentes em boa parte do nosso cotidiano. Pedir comida, ouvir música, assistir a um filme e encontrar um restaurante na região são só algumas das atividades que foram transformadas nos últimos anos por conta da tecnologia.
Quando olhamos para uma empresa, um dos principais critérios a ser levado em consideração no que se refere à seriedade da organização, é a forma com que os seus dados são tratados.
O uso de aplicativos de saúde tem crescido consideravelmente no Brasil. De acordo com um levantamento da consultoria App Annie, em 2020 o número de downloads aumentou 45% em relação ao ano anterior — porcentagem maior que a alta mundial, que foi de 30%.
Sua estratégia de marketing em saúde se destaca em relação à concorrência?
A inflação médica tem impacto no acesso da população aos serviços de saúde e costuma ser mais alta que a inflação econômica. Envelhecimento da população e problemas de gestão nas instituições de saúde estão entre os fatores que influenciam o índice.
A proteção de dados é um assunto que tem causado cada vez mais preocupação nas empresas. Frente às exigências dos consumidores e a legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os negócios precisam tomar cuidado com a maneira como tratam as informações dos clientes para transmitir confiança e até evitar punições.
Passada a fase inicial de digitalização, o setor da saúde entra em um processo de maturidade digital, em que a integração de sistemas se torna essencial para que clínicas e hospitais entreguem uma experiência cada vez melhor ao paciente.
O conceito de Smart hospital está relacionado a hospitais que otimizam seus processos a partir de uma infraestrutura digital orientada por dados e insights. Rede Mater Dei de Saúde é exemplo de transformação digital no segmento.
Se você atua em uma clínica, hospital, laboratório ou consultório, provavelmente percebe que o atendimento telefônico segue sendo estratégico para o contato entre pacientes e clínicas, mesmo com a adoção cada vez maior de canais digitais no agendamento de consultas.
Você provavelmente já parou para pensar em como equilibrar o número de pacientes particulares e pacientes por plano de saúde no seu centro médico. Ou de alguma forma quis buscar meios de aumentar - ou até mesmo diminuir - o volume de um dos tipos de pacientes.
Parte de fazer uma boa gestão em saúde é identificar as principais fontes de receita do negócio, otimizar esforços para que elas sejam potencializadas e encontrar novas oportunidades de melhorar o faturamento.
As chamadas perdidas podem prejudicar a sua instituição de saúde, reduzindo a rentabilidade e gerando insatisfação para os pacientes. Saiba como adotar ações para resolver esse problema!
A interoperabilidade na saúde representa o avanço da maturidade digital em hospitais, clínicas e centros médicos. Ligada aos sistemas de gestão, permite o avanço da otimização de processos, redução de custos e melhoria do atendimento aos pacientes. Apesar de ainda ser um desafio no Brasil, aos poucos a interoperabilidade está sendo reconhecida como uma necessidade das instituições de saúde.
Descubra como calcular o retorno sobre o investimento de campanhas de marketing na área da saúde
A medicina diagnóstica é fundamental para transformar positivamente os processos de saúde entre médicos e pacientes. Nesse contexto, tecnologia pode ajudar a tornar exames, consultas e análises ainda mais precisos e eficazes, além de melhorar a Experiência do paciente.
Reduzir o no-show é um objetivo que pode ser alcançado por meio da adoção de algumas boas práticas e estratégias para engajar e fidelizar pacientes. O uso da tecnologia também é aliada do processo.
A Jameda, maior plataforma de saúde da Alemanha, agora faz parte do Grupo Docplanner, grupo do qual a Doctoralia e o TuoTempo pertencem.
Gestores de clínicas e hospitais enfrentam diariamente o desafio de organizar informações e procedimentos da melhor maneira, de modo a oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes. Felizmente, com o desenvolvimento da tecnologia, já existem diversas soluções que facilitam a rotina de centros médicos.
Ter informações precisas sobre tudo o que acontece em seu centro médico é fundamental. Já até mencionamos no artigo Como os dados dos pacientes interferem no dia a dia do seu centro médico sobre a importância que os dados têm para os negócios nos dias de hoje. Não à toa, a frase “Data is the new oil” (Dados são o novo petróleo) enfatiza o valor e a importância deste recurso para estratégias corporativas, em um mundo cada dia mais digital.
Entenda a importância da presença digital para clínicas e profissionais de saúde.
A internet passou a ser fundamental na realização de ações corriqueiras, como reservar um quarto de hotel, pedir comida, solicitar transporte e até mesmo agendar uma consulta médica.
O ritmo diário de trabalho em uma clínica ou hospital pode ser agitado: dar atenção aos pacientes, atender telefonemas, marcar consultas, confirmar e reforçar os horários agendados, atualizar históricos...
Confira o lançamento do Leadflow, a primeira ferramenta de gestão de leads para o setor de saúde. Essa solução é segura, fácil e integrada aos contatos dos potenciais pacientes.
A reputação online de uma clínica médica é tudo o que se refere à marca e aos serviços oferecidos por ela na internet, impactando o atendimento aos pacientes e a imagem da empresa a longo prazo. Veja dicas para construir uma boa reputação online em sua clínica!
Contar com as redes sociais para estratégias profissionais deixou de ser uma opção para tornar-se uma necessidade.
A base de um bom relacionamento, independente de qual seja, é a comunicação. Expressar-se da maneira correta, no momento certo e para quem tem interesse no que você tem a dizer é fundamental. Afinal, relacionamentos saudáveis surgem através de uma comunicação assertiva, sincera e direta.
Se você é responsável pela gestão de uma clínica médica, certamente compreende que promovê-la é uma tarefa extremamente importante, e será cada vez mais.
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