Paciente particular x Paciente por plano de saúde: quais atender em seu centro médico?

pacientes particulares e por plano de saúde

Você provavelmente já parou para pensar em como equilibrar o número de pacientes particulares e pacientes por plano de saúde no seu centro médico. Ou de alguma forma quis buscar meios de aumentar - ou até mesmo diminuir - o volume de um dos tipos de pacientes.

Fato é que buscar a variedade hoje é fundamental para a saúde do seu centro médico. Hoje em dia é muito difícil não oferecer plano de saúde para o atendimento. Segundo o Ministério da Saúde, no ano de 2020 foram realizados 1,3 bilhões de procedimentos por Plano de Saúde no Brasil. Este número impressiona por si só, mas quando somamos ao dado de que o país conta com 48 milhões de usuários de convênio entendemos a dimensão e possibilidade de negócios que temos a disposição.

É lógico que somente pacientes por plano de saúde pode não ser a ideia mais saudável, financeiramente falando. Por isso, buscar um equilíbrio entre pacientes particulares e pacientes por plano de saúde torna-se a melhor estratégia. Para um sistema automatizado, como o da Doctoralia, onde pacientes buscam especialistas e centros médicos com seus filtros - tais como o próprio plano de saúde, foi necessário pensar em uma solução que possibilitasse aos gestores dos calendários a opção de mesclar e diversificar horários para tipos de pacientes. Com esse intuito, foi desenvolvida a Configuração Avançada da Agenda. 

O que é a Configuração Avançada da Agenda?

Desenvolvemos uma ferramenta para você personalizar o seu calendário: isto significa que se você quiser determinar dias específicos para pacientes por plano de saúde, você pode assim fazer. Isso implica em restringir horários para quem você deseja e, consequentemente, equilibrar as finanças e a gestão do seu centro médico.

como fica a visualização da agenda avançada

Na imagem acima é possível ver como o paciente determina quais são os filtros e a Agenda automaticamente se adequa aos horários disponíveis para aquelas definições. 

Com esta configuração avançada, é possível garantir que o volume de pacientes por plano de saúde não extrapole o que sua clínica considere realizável. Além disso, é possível priorizar o paciente particular com mais horários na semana, ou diversificando os períodos: em um dia, pacientes particulares agendam pela manhã, no outro, durante a tarde.

Mas só é possível configurar horários específicos para pacientes particulares ou por plano?

Não. Além deste filtro, é possível definir horários e configurações específicas para pacientes novos e recorrentes. Isto quer dizer que pacientes recorrentes, que geralmente agendam uma consulta de retorno, podem ser alocados em um período do dia, otimizando, assim, o tempo de cada consulta.

Além disso, outro tipo de configuração avançada disponível é a de Serviços. Deseja oferecer um tipo de serviço em horários ou dias específicos, restringindo o agendamento espalhado ao longo da semana? É só definir qual será o período e selecionar o serviço em questão.

Como isso vai impactar meu centro médico?

Como falamos acima, o equilíbrio é fundamental na gestão de um centro médico. Contar com a diversificação de pacientes é importante para o bom funcionamento do seu negócio. Além disso, a personalização da sua agenda facilita na organização, planejamento e controle de finanças, dados, estrutura e pessoas. 

Pensamos em soluções otimizadas para oferecer ao seu negócio a melhor gestão. Por isso, sugerimos que você realize as configurações avançadas no seu centro médico e ofereça a melhor experiência para sua equipe. Para saber mais sobre esta ferramenta, preparamos um passo-a-passo para sua ativação.

👉 Como ativar as Configurações Avançadas