dez 22, 2021

Métricas em clínicas: quais são importantes acompanhar

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Ter informações precisas sobre tudo o que acontece em seu centro médico é fundamental. Já até mencionamos no artigo Como os dados dos pacientes interferem no dia a dia do seu centro médico sobre a importância que os dados têm para os negócios nos dias de hoje. Não à toa, a frase “Data is the new oil” (Dados são o novo petróleo) enfatiza o valor e a importância deste recurso para estratégias corporativas, em um mundo cada dia mais digital.

E na área da saúde, isso não é diferente. Afinal, com base em dados você pode encontrar respostas para tudo, inclusive para como fazer o negócio do seu centro médico crescer e se tornar mais eficiente.

Através das atividades registradas em sua Agenda Doctoralia, é possível extrair uma série de insights de quais são os pontos fortes e os pontos de melhoria que podem fazer com que a sua recepção e/ou o seu corpo clínico alcancem resultados ainda melhores.

Por onde começar?

Vamos direto ao ponto: utilizar a sua agenda diariamente e da maneira correta, concentrando ali todos os seus atendimentos, é o primeiro e mais importante passo.

Isto porque todas as informações de pacientes e consultas, serviços e preços, serão fundamentais para a emissão de dados precisos e capazes de lhe trazer respostas.

👉 Ainda não adicionou todos os pacientes do seu centro médico na Agenda Doctoralia? Veja como fazer

A Agenda Doctoralia centraliza não apenas os agendamentos feitos internamente pela recepção, mas também já é sincronizada com o perfil do centro médico e de seus doutores no site da Doctoralia.

Assim, caso um paciente agende uma consulta online, a mesma será integrada à agenda do centro médico em tempo real. Essa centralização facilita a coleta e processamento das informações, dando mais segurança e clareza sobre a operação da clínica como um todo.

O que eu posso analisar?

Já parou para pensar quantas consultas são agendadas durante o horário comercial e quantas são marcadas à noite ou aos finais de semana?

Este parece um dado complicado de se conseguir rapidamente, porém com a Agenda Doctoralia isso se torna muito simples.

Um dado que, visto rapidamente, pode parecer sem muita relevância, é capaz de dar insights sobre a necessidade de algum recurso que registre e atenda pacientes fora do horário de trabalho, seja sistema de registro de chamadas ou um recurso de auto-mensagem no WhatsApp com o link da agenda da clínica, por exemplo.

👉 Saiba como ativar o recurso de auto-mensagem no seu WhatsApp Business

 

Além desta, ainda há outras diversas informações possíveis de serem coletadas em sua Agenda Doctoralia que podem ser determinantes em sua estratégia de negócio. Confira algumas delas:

  • Receita gerada: saiba qual a receita gerada pelas consultas agendadas. Preenchendo o valor de cada tipo de atendimento e adicionando-os para cada agendamento no calendário, você tem uma informação precisa sobre a receita no centro médico no período desejado. 
  • Consultas: saiba qual o volume de atendimentos realizados pelos especialistas do seu centro médico;
  • Notificações enviadas: este dado aponta o número de mensagens automáticas enviadas pela Agenda Doctoralia para seus pacientes. Estas mensagens são: consultas confirmadas (quando o paciente finaliza o agendamento na Doctoralia ou a secretária cria um novo agendamento), lembretes sobre a consulta, solicitações para agendar uma nova consulta e convites para agendar uma próxima consulta.
  • Horas economizadas usando as notificações: este é um dado muito interessante. Por vezes não vemos o real valor de uma notificação. Mas essa estatística apresenta quantas horas sua equipe de recepção poupou ao ter a notificação enviada, evitando longas ligações e inúmeros envios de mensagem, podendo se dedicar aos pacientes que estão no consultório. 


  • Cancelamentos e não-comparecimentos: este é um dado muito importante para entender a saúde do sistema de agendamento de consultas do centro médico. Entenda quantos atendimentos não foram realizados e como isso poderia ser solucionado.
  • Agendamento por tipo de serviço: quais foram os serviços mais prestados pelos especialistas no último mês? Com esta informação você pode entender qual é a maior atratividade do seu centro médico e promover este serviço nas redes sociais, por exemplo.
  • Consultas por tipo de paciente: quantos pacientes novos foram atendidos X quantos pacientes retornaram para um novo atendimento. Essa informação pode ajudar a entender qual a fidelização da sua base de pacientes, afinal você deve saber que buscar novos pacientes é financeiramente mais custoso do que criar estratégias para que eles retornem para novas consultas.
  • Agendamento por pacientes de convênio: veja qual é o convênio mais buscado no seu centro médico e avalie as parcerias atualmente feitas para entender a viabilidade financeira de cada convênio aceito.

Onde posso verificar meus Relatórios?

Dentro da Agenda Doctoralia do seu centro médico você pode acessar o dashboard com todas as estatísticas mencionadas acima e muito mais.

Filtre por período, por endereço ou especialista, e obtenha insights valiosos para a operação do seu Centro Médico.

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