Solução de problemas de tempo utilizando os recursos da Doctoralia
1. Gerenciamento da pré-consulta
A gestão pré-agendamento de pacientes refere-se a todas as perguntas não médicas que um novo paciente pode fazer antes de sua primeira consulta e as questões médicas cruciais para que o paciente descubra se você é o especialista que ele procura. Se você trata / tem experiência com a doença dele e se o seu escritório pode oferecer certos exames / serviços.
De qualquer maneira, responder às perguntas do paciente é uma atividade crucial para todo profissional da saúde. É uma maneira de mostrar suas habilidades e demonstrar sua abertura e toque humano. Geralmente, isso é feito por telefone ou pessoalmente, e pode exigir muito tempo e energia.
Toda vez que você responde a uma pergunta de um paciente, invista nessa pessoa: se no final da conversa ele não marcar uma consulta, você terá perdido algum tempo que poderia gastar melhor com outro paciente. É por isso que responder a uma mesma pergunta individualmente não é uma maneira econômica de gerenciar seu consultório.
Felizmente, a Doctoralia fornece uma maneira eficaz de diminuir o consumo de tempo por paciente:
- você pode adicionar ao seu perfil informações que respondam a todas as perguntas não médicas, além de detalhes sobre seus serviços e doenças tratadas;
- você também pode responder às perguntas dos pacientes usando a seção Pergunte ao Especialista. Essas respostas serão exibidas no seu perfil e serão muito úteis para o paciente aprender mais sobre sua especialização e serviço prestado.
Aqui está uma tabela comparativa que ajudará você a descobrir quanto tempo você pode economizar:
Pergunta | Via telefone/pessoalmente | Via Doctoralia |
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Tempo necessário para resposta: Recorrência: Pacientes alcançados por vez: |
Tempo necessário para resposta: Recorrência: Pacientes alcançados por vez: |
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Tempo necessário para resposta: Recorrência Pacientes alcançados por vez:
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Tempo necessário para resposta: + 1/2 minutos para cada resposta no Pergunte ao Especialista Recorrência: Pacientes alcançados por vez: |
✏️ Como preencher meu Perfil?
- Faça o Login na Doctoralia
- Clique no ícone (1) indicado na imagem abaixo e selecione Editar meu perfil
- Adicione uma foto de perfil (caso ainda não tenha), uma breve descrição, serviços que você realiza, doenças e condições que você trata e métodos de pagamento aceitos no consultório.
Lembre-se de clicar em Salvar Alterações após terminar de inserir as informações em seu perfil.
💬 Como acessar o Pergunte ao Especialista?
- Clique no ícone indicado na imagem abaixo (1)
- Acesse a opção Perguntas disponíveis
- Use filtros para mostrar perguntas não respondidas por tópicos. Digite sua resposta e finalize o processo.
- Vá para Dúvidas respondidas, em seu perfil, para rever suas respostas.
👉 Explore essas ferramentas: vá até o seu Perfil!
2. Gerenciamento dos Agendamentos/Cancelamentos
Eu preciso mudar a data/hora da minha consulta: qual é seu próximo horário disponível?
Gerenciar esse tipo de solicitação nunca é fácil, requer tempo e até um pouco de sorte. Às vezes, as agendas de vocês e de seus pacientes simplesmente não coincidem, se ele estiver com pressa de procurar um especialista, você corre o risco de perdê-lo.
Além disso, se o paciente pedir para adiar / cancelar muito perto da visita, será difícil substituí-lo, o que significa que sua Agenda terá alguns "buracos", diminuindo sua produtividade e causando uma perda de rentabilidade.
Todas essas desvantagens podem ser evitadas usando a Agenda on-line da Doctoralia! Aqui está como:
Cenário | Resolução padrão | Via Doctoralia |
Paciente deseja modificar data ou horário da consulta com mais de 24h de antecedência | Liga para seu consultório - E se você ou sua secretária perder a ligação? Envia um e-mail para você - E se você ou sua secretária não podem acessar o e-mail? |
Clica em um botão, muda o dia/hora, você é notificado |
Paciente deseja modificar data ou horário da consulta com menos de 24h de antecedência ou quando o consultório está fechado | Envia um e-mail para você - Você ou sua secretária acessam o e-mail recorrentemente? | Clica um botão a qualquer hora do dia, pelo smartphone ou computador; seleciona outro dia/hora, você é notificado |
Devido a cancelamentos de última hora, existem falhas na sua Agenda, forçando você a passar algum tempo improdutivo em seu consultório | Você ou sua secretária podem tentar contatar seus próximos pacientes para tentar antecipar suas consultas - Quanto tempo isso levaria? E se algum paciente não atender à ligação? | Ativar a Antecipação de Consulta: Doctoralia enviará um SMS para os próximos 5 pacientes para perguntar se eles desejam adiantar sua consulta. Caso algum deles aceite, você será notificado |
📆 Como adicionar uma consulta em seu calendário online?
- Fazer login na sua Agenda
- Clique no horário que você deseja agendar uma consulta
- Adicione as informações solicitadas - quanto mais detalhes, melhor. Clique em Criar consulta.
Simples assim! Fácil e rápido.
🧾 Como ativar a Antecipação de Consulta?
- Fazer login na sua Agenda
- Clique em Configurações (1) e Agendas (2)
- Selecione qual consultório você deseja adicionar esta função e clique em Notificações (1). Ative a função de antecipação de consultas (2).
👉 Explore essas funcionalidades! Acesse sua agenda.
3. Gerenciamento do Consultório
Os pacientes são, de uma forma, seus clientes. Como todo tipo de clientes, eles adquirem um serviço para atender a uma necessidade e não gostam de contratempos, especialmente aqueles que podem ser facilmente evitados. É por isso que você precisa prestar atenção ao comunicá-los prontamente sobre qualquer alteração em relação ao seu atendimento que, se desconhecida, pode deixá-los com uma experiência negativa, por exemplo:
- Mudança de local (novo endereço)
- Mudança de dias e horas de funcionamento
- Mudanças de meios de contato (novo telefone/e-mail)
- Mudança de serviços oferecidos
- Mudança de métodos de pagamento aceitos
- Orientações para o acesso ao consultório
- Orientações sobre a sala de espera
- Orientações para mudanças no agendamento/cancelamento
- Como se preparar para uma consulta
Quanto tempo você precisaria para contatar, um por um, toda a sua base de pacientes?
Muito tempo, isso é certo. Você definitivamente precisa de uma ferramenta que o ajude a entrar em contato com todos os seus pacientes de uma só vez: e esta solução a Doctoralia tem - envie Campanhas.
✉️ Como enviar uma Campanha?
- Fazer login na sua Agenda
- Clique em Campanhas (1) e em Criar Campanha
- Siga as instruções que forem sugeridas: selecione o método de envio (SMS ou e-mail), remetentes, tópico e personalize sua mensagem. Ao finalizar, clique em Enviar.
⚠️Você pode usar esta ferramenta também para reter seus pacientes, convidando-os para um check-up ou para oferecê-los novos serviços, por exemplo.
▶️▶️ ▶️ Explore essas funcionalidades! Acesse sua agenda.◀️◀️◀️
4. Gerenciamento dos Históricos Médicos
Vamos ser sinceros: o papel não é a escolha mais inteligente para a organização de dados importantes. Tem um custo-benefício muito baixo, requer espaço de armazenamento muito grande (geralmente em armários de arquivos), você pode acessá-lo apenas se estiver no seu consultório (ou carregá-lo por onde for). Durante a pandemia da COVID-19, até poderia ser considerado nada seguro, pois pode ser um veículo para bactérias e vírus; Por último, mas não menos importante, não é ecológico.
E se lhe dissermos que existe uma maneira de ter seus registros médicos diretamente na sua Agenda online, acessível 24 horas por dia, onde quer que esteja, via dispositivo móvel ou desktop, e compartilhar com seus pacientes em um clique?
📁 Como usar o Prontuário Eletrônico?
- Faça login na sua Agenda
- Clique em Paciente (1) e selecione o Paciente que você deseja adicionar o histórico médico
- Use a barra de menu para navegar nas funções
- 1 - Histórico de Consultas: clique em Iniciar atendimento para adicionar as informações do atendimento
- 2 - Histórico Médico: adicione as informações sobre antecedentes, alergias, prescrições e observações;
- 3 - Arquivos: adicione arquivos, (Radiografias, RM, exames de sangue) que o paciente enviou para você
⚠️ Estas informações são restritas somente a você: você não precisa se preocupar com o compartilhamento destas informações, uma vez que somente você pode acessá-las.
▶️▶️ ▶️ Explore essas funcionalidades! Acesse sua agenda◀️◀️◀️
Especialista em conteúdo para especialistas Premium Doctoralia. Auxiliando você a ter uma experiência cada vez mais positiva na Doctoralia.