Aplicativo para pacientes: saiba quais são as vantagens e como ter um em seu hospital

Aplicativo para pacientes - TuoTempo

O uso de aplicativos de saúde tem crescido consideravelmente no Brasil. De acordo com um levantamento da consultoria App Annie, em 2020 o número de downloads aumentou 45% em relação ao ano anterior — porcentagem maior que a alta mundial, que foi de 30%.

Esse aumento foi bastante impulsionado pela pandemia, que fez com que a população se preocupasse mais com a saúde e recorresse à internet em busca de informações confiáveis, dada a recomendação de isolamento domiciliar e a urgência por orientação de profissionais.

Isso acelerou uma tendência que já existia antes dos tempos de quarentena: a de que o paciente atual é, cada vez mais, um paciente digital. Isso significa que, além de recorrer à web para tirar dúvidas e encontrar especialistas, ele espera ter uma experiência digital completa, marcando consultas em poucos cliques a qualquer hora do dia, consultando seu histórico médico sempre que quiser e até acompanhando uma sala de espera virtual antes do atendimento.

Nesse novo contexto, os hospitais enfrentam também um novo desafio: como ter um aplicativo para pacientes que atenda às demandas do público? O que as pessoas buscam nesse tipo de ferramenta? É preciso desenvolvê-la internamente?

Neste artigo, vamos responder a essas e a outras questões sobre o assunto. Acompanhe!

Quais são as vantagens para um hospital ao contar com um aplicativo voltado a pacientes?

Levando em consideração a demanda dos pacientes por autonomia e comodidade, que leva à adoção cada vez mais intensa de novas tecnologias, ter um aplicativo para pacientes pode ser bastante vantajoso para uma instituição de saúde.

  • Fortalecimento da marca: uma das vantagens do aplicativo para o hospital é que a tecnologia se torna uma excelente estratégia para fortalecer a marca. Afinal de contas, o app está disponível na palma da mão do usuário, em qualquer horário do dia. 
  • Aumento da receita: com a melhora na experiência dos pacientes, há naturalmente um aumento no número de agendamentos (tanto de consultas de retorno como resultado da fidelização, como novos pacientes que receberam recomendações), uma vez que cria uma autossuficiência e elimina barreiras no atendimento. 
  • Redução de custos e aumento na eficiência: alguns benefícios práticos que otimizam o cotidiano de trabalho no hospital são a agilidade na recepção ocasionada pelo adiantamento de informações no check-in digital – o que inclusive minimiza a aglomeração, algo bastante desejável em tempos de pandemia –, assim como diminuição da carga de trabalho do call center,o  recebimento de pagamentos online, processos mais automatizados e envio de documentos online.

O paciente, por sua vez, tem o histórico médico à disposição em alguns cliques e pode acessar receitas, conferir resultados de exames, verificar o horário dos próximos atendimentos, marcar, adiar ou cancelar consultas, verificar uma lista de espera virtual, tirar dúvidas diretamente com o médico e até realizar uma consulta online, entre outras comodidades. 

Todas essas funcionalidades do app o ajudam a se programar melhor, engajar mais com o tratamento sugerido pelo especialista e, consequentemente, aumentar suas chances de sucesso no processo. Como resultado, a instituição transmite mais confiança e ganha pacientes fiéis, além de otimização de processos e destaque no mercado.

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O que os pacientes procuram em um aplicativo?

Aplicativo para pacientes e hospitais TuoTempo

Antes de escolher um aplicativo para pacientes, é preciso refletir sobre o que o público procura em ferramentas desse tipo. Trazemos abaixo três características principais que podem auxiliar na hora de escolher uma ferramenta:

Comodidade e praticidade

No geral, quando uma pessoa busca por um app, ela procura por comodidade e praticidade. Para atender a estas demandas, é preciso que o aplicativo ofereça funcionalidades que facilitem o dia a dia.

No caso de um hospital, isso inclui, por exemplo, agendar ou cancelar uma consulta sem sair de casa, acessar uma prescrição e conversar com um médico para tirar dúvidas.

Mas não basta que o aplicativo tenha diversas possibilidades se o paciente tem dificuldade para encontrá-las. Elas precisam estar disponíveis a poucos toques na tela. Aqui, a palavra-chave é a usabilidade.

Isso significa a junção de uma interface intuitiva e amigável com um fluxo de acesso que permita que os usuários realizem as tarefas desejadas dentro do app sem dificuldades. As cores também devem facilitar a leitura. 

Afinal, a ideia é facilitar a vida dessas pessoas, e não o contrário. Se o usuário tiver que gastar tempo e esforço para fazer a ação que deseja, certamente seu app será desinstalado em pouco tempo.

Comunicação com os especialistas

Outra possibilidade desejável em um aplicativo para pacientes é a comunicação direta com especialistas. Muitas visitas ao hospital são para tratar de assuntos que poderiam ser resolvidos por telemedicina ou mesmo em uma troca de mensagens por chat com o médico, o que é mais cômodo para o paciente e também para a instituição de saúde. 

Esse contato frequente à distância com o médico é uma excelente oportunidade, inclusive, de estreitar o relacionamento com os pacientes, contribuindo para sua fidelização. Por isso, certifique-se de que o aplicativo para pacientes que escolher ofereça esta possibilidade e, claro, tenha configurações para que a ferramenta funcione com os critérios definidos pela sua instituição.

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Informações completas e atualizadas

Por fim, uma característica que pode tornar um aplicativo mais atrativo para os pacientes é a inclusão de informações completas e atualizadas. O hospital deve manter o registro do corpo clínico sempre atual, incluindo, por exemplo, o contato de todos os profissionais que atendem na instituição, os planos de saúde que são aceitos e os tratamentos oferecidos. 

Disponibilizar conteúdos em um blog dentro do aplicativo é outra maneira de tornar-se relevante para o paciente e de ser visto por ele como referência em assuntos relacionados à saúde, além de estimular o uso da ferramenta.

Como ter um aplicativo para pacientes? É difícil?

Agora que você já conhece as vantagens de um aplicativo destinado a pacientes para o seu hospital e sabe o que os usuários procuram nesse tipo de ferramenta, pode estar se perguntando: como ter um app de saúde? É difícil?

A resposta para essa questão vai depender do caminho escolhido. Optar por construir um aplicativo para pacientes do zero, por exemplo, pode demandar tempo e dinheiro, já que exige a contratação de uma equipe completa e qualificada trabalhando no projeto, incluindo desenvolvedores, designers etc. Depois de pronto, ainda é preciso contar com profissionais que cuidem da manutenção do app.

Porém, há uma alternativa mais acessível no mercado, que é contratar uma infraestrutura pronta e focada no setor da saúde, mas que permite a personalização do aplicativo conforme as necessidades e a identidade visual do seu hospital. Falaremos sobre uma opção no próximo tópico. 

Conheça o aplicativo para pacientes TuoTempo

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Se você procura um aplicativo voltado a pacientes para o seu hospital, então precisa conhecer o TuoTempo. Uma das ferramentas oferecidas pelo sistema de relacionamento com pacientes do Grupo Docplanner — também detentor da Doctoralia — é um app que permite fazer check-in, encontrar especialistas, agendar, remarcar e cancelar consultas, conversar com o médico, fazer pagamentos e receber resultados de exames, entre outras funcionalidades. 

Tudo para digitalizar o seu centro médico e melhorar a Experiência do paciente - Temp BR — sem deixar de lado a humanização no atendimento! E o melhor é que o TuoTempo pode ser totalmente adaptado às necessidades do seu hospital: dá para alterar as cores, incluir seu logotipo e ainda escolher os recursos que você deseja ativar. 

Outro diferencial fundamental para o bom funcionamento do seu negócio é a integração com mais de 30 dos principais softwares de gestão do mercado. Assim, você garante a centralização e segurança dos dados, além de agregar funções de comunicação ao seu sistema atual sem grandes mudanças na rotina.

Trabalhamos ainda em colaboração com a sua equipe, dando todo o suporte necessário para que, juntos, possamos conquistar resultados reais. Já são dezenas de hospitais e redes de clínicas que contam com a tecnologia do app TuoTempo, entre eles:

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