Digitalização na saúde: o que é e como digitalizar sua clínica de verdade
No Brasil, 81% da população com 10 anos ou mais já tem acesso à internet, segundo a TIC Domicílios 2020. Como consequência, a rede já é inerente ao dia a dia das pessoas, sendo indispensável em atividades cotidianas, como pedir comida, pagar as contas ou solicitar um táxi.
Na área da saúde, não é diferente. Os pacientes têm um perfil cada vez mais digital.
Empoderados pelo fácil acesso às informações, eles estão mais conscientes quanto aos cuidados com a saúde, desejam se envolver em decisões referentes ao diagnóstico e ao tratamento e esperam ter praticidade e imediatismo na resolução de questões médicas.
Como resposta a essas necessidades, os centros médicos que desejam atrair e fidelizar pacientes precisam pensar em estratégias de digitalização na saúde.
Por meio da tecnologia, é possível agilizar o contato com o público, oferecer autonomia e aproximar os pacientes da clínica ou hospital.
Mas como começar o processo de digitalização? Quais atividades podem ser digitalizadas?
É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura para saber mais.
- Por que investir em digitalização na saúde
- A importância da digitalização da agenda médica
- Por que digitalizar o marketing da clínica
- Como usar a digitalização na saúde para reduzir as faltas
- Digitalização e humanização na saúde
- Como as ferramentas da Doctoralia contribuem para a digitalização na saúde
Por que investir em digitalização na saúde?
Quando se fala em digitalização na saúde, é possível que a primeira imagem que venha à mente seja algo futurista, como o uso de robôs para fazer cirurgias.
Embora tecnologias do tipo já existam e estejam próximo de se tornarem corriqueiras, a digitalização no setor pode começar de forma mais simples, permeando todas as áreas que compõem o funcionamento de um centro médico.
Mudanças aparentemente básicas nos processos de uma clínica podem representar ganhos extremamente relevantes, como a otimização de tempo e esforços.
Ações cotidianas que antes demandavam trabalho burocrático e preciosos minutos da equipe – por exemplo a marcação de consultas e o envio de lembretes e confirmações –, podem ser automatizadas com softwares médicos específicos para esse fim.
Isso deixa a equipe livre para focar em ações mais estratégicas, como atender melhor o paciente que chega à recepção.
Quando os processos são digitalizados, também fica mais fácil ter dados organizados e que contribuem para a tomada de decisões mais assertivas.
Dessa forma, a clínica ou hospital não só atende aos anseios do paciente digital, como também conseguem trabalhar de maneira mais inteligente e produtiva, o que impacta na rentabilidade do negócio.
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A importância da digitalização da agenda
Oferecer a opção de fazer o agendamento de consultas pela internet é uma das principais maneiras de começar a digitalização na saúde.
Digitalizar a agenda médica melhora a Experiência do paciente - Temp BR – que, vale lembrar, não começa e nem termina na consulta, mas sim engloba todos os pontos de contato: desde quando ele percebe que precisa de um serviço médico e busca por indicações, seja de amigos e familiares ou na internet, até o pós-atendimento.
Isso faz com que o paciente ganhe autonomia e não fique refém do horário de atendimento da recepção. Já a instituição de saúde aumenta as oportunidades de aquisição de clientes, pois fica disponível para marcações 24h por dia, 7 dias por semana.
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Por que digitalizar o marketing da clínica
Outra possibilidade trazida pela digitalização na saúde são as estratégias de marketing digital, entre elas o disparo de campanhas de marketing e o acompanhamento detalhado da performance de cada ação.
É imprescindível que os esforços de marketing sejam otimizados por meio da automação e da alta rastreabilidade, a fim de reduzir tarefas braçais e obter dados precisos que sirvam como base para novos investimentos.
Dessa forma, é possível provar o valor das ações e tornar a equipe mais estratégica para a instituição de saúde.
E além da aquisição de pacientes, que é uma métrica comumente associada a resultado em ações de marketing, a fidelização é outro objetivo a ser alcançado.
Com uma ferramenta adequada, é possível enviar mensagens informativas, convites de retorno e dicas de saúde por SMS e email – seja em massa para toda a base de contato, ou segmentada por especialista, data da última visita, idade, etc.
Outra possibilidade para se manter relevante e desenvolver um relacionamento próximo com os pacientes é o envio de campanhas temáticas.
Por exemplo, mensagens de conscientização relacionadas ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata, podem ser disparadas para homens com mais de 45 anos incentivando-os a fazer exames preventivos.
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Como usar a digitalização na saúde para reduzir as faltas
Boas ferramentas de agendamento de consultas também possibilitam o envio de lembretes, que ajudam a resolver um problema comum entre centros médicos: o absenteísmo dos pacientes, também chamado de no-show.
A tarefa de lembrar os pacientes sobre a consulta que se aproxima é muitas vezes feita manualmente pela recepção, que envia o lembrete por mensagem ou por telefone. O problema é que isso demanda um tempo valioso da equipe.
O mais estratégico, portanto, é adotar o envio automático de lembretes, que pode ser feito por WhatsApp e sincronizado com a agenda dos especialistas, permitindo o reagendamento, caso necessário.
Dessa maneira, a recepção não precisa se preocupar com confirmações telefônicas, e o paciente lê a mensagem quando preferir. Isso diminui as perdas causadas pelo não comparecimento em até 65%, além de reduzir a sobrecarga de trabalho da recepção.
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Digitalização e humanização na saúde
A digitalização de processos, combinada a um tratamento mais humano e centrado nas pessoas, é uma maneira de empoderar os pacientes, deixando-os confortáveis para tirar dúvidas e desenvolvendo um relacionamento de confiança com a instituição de saúde.
Ao contrário do que se pode pensar, a tecnologia é uma grande aliada na humanização dos processos da clínica ou hospital.
Funcionalidades focadas no mercado da saúde, com garantia de proteção de dados e foco na jornada do paciente fazem com que os colaboradores tenham mais tempo para dedicar a um atendimento mais prestativo e pessoal aos pacientes.
Recursos como aplicativo, histórico online e telemedicina complementam a experiência e são diferenciais de instituições de saúde com certa maturidade digital.
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Como as ferramentas da Doctoralia contribuem para a digitalização na saúde
O Grupo Docplanner, do qual a Doctoralia e o TuoTempo fazem parte, desenvolve diversas ferramentas que podem ser aliadas na digitalização do seu centro médico. Conheça cada uma delas:
Doctoralia Clínicas
O Doctoralia Clínicas é um sistema de agendamento online que digitaliza toda a Experiência do paciente - Temp BR, desde a busca por informações online até o pós-atendimento.
Além da agenda online multicanal, o sistema automatiza o envio de lembretes por SMS e WhatsApp, aumentar a visibilidade da clínica na internet e profissionaliza a interação com o público.
Assista ao vídeo a seguir para compreender todas as possibilidades:
TuoTempo
Voltado para hospitais, redes de clínicas e centros de diagnóstico, o CRM TuoTempo eleva a Experiência do paciente - Temp BR a um nível avançado.
O software pode ser adaptado conforme as necessidades de cada instituição e é integrado a mais de 30 dos principais softwares de gestão disponíveis no mercado
Para garantir o aproveitamento da ferramenta, uma equipe de consultores trabalha em conjunto com você, dando o apoio necessário e orientando quanto às melhores estratégias.
Assista ao vídeo abaixo para saber mais:
Doctoralia Phone
O Doctoralia Phone é um serviço de gerenciamento de chamadas voltado para clínicas que querem melhorar o atendimento oferecido pelo telefone.
Além das funcionalidades de um sistema VoIP, como fazer chamadas pela internet, a solução permite acompanhar, retornar e gravar todas as ligações recebidas e oferece dados para guiar a tomada de decisão.
Os clientes ainda contam com uma equipe de consultores que sugerem as estratégias ideais para cada negócio. Assista ao vídeo a seguir para entender mais detalhes:
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