Gestão da qualidade em saúde: como aplicar?

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Gestão da qualidade em saúde é um conjunto de fatores necessários para a organização e credibilidade, como produtividade, otimização de tempo, humanização no atendimento aos pacientes e ferramentas eficazes para o bom desempenho do seu negócio. Saiba mais!

Serviços de excelência são imprescindíveis para qualquer empresa que deseja crescer e a gestão da qualidade em saúde é essencial para manter a satisfação na jornada do paciente, oferecendo melhores resultados no agendamento de consultas, atendimento, serviços, pós-consulta, entre outros.

Desde o momento do primeiro contato com o consultório até o recebimento de retorno dos exames e da implementação de tratamentos, é muito importante contar com metodologias de eficiência, qualidade e segurança para otimizar os processos e a lucratividade da instituição.

Neste artigo, você vai saber mais sobre a importância de fazer uma boa gestão da qualidade em saúde para aprimorar a imagem do seu consultório, além de conferir também algumas metodologias e ferramentas a serem aplicadas para contar com mais qualidade nessa área e fidelizar seus pacientes.

Nos próximos tópicos, vamos abordar mais detalhes sobre:

O que é gestão da qualidade em saúde?

Basicamente, o termo gestão da qualidade em saúde se refere ao processo de adotar alguns padrões a serem desenvolvidos interna e externamente, no dia a dia do consultório, com o objetivo de realizar melhorias contínuas tanto nos processos quanto nos resultados.

Dessa forma, esse programa é capaz de analisar os serviços, os médicos, a equipe de colaboradores, o atendimento e os pacientes, a fim de estabelecer o que deve ser feito para aumentar a qualidade dos serviços oferecidos com mais eficácia, precisão e credibilidade.

Com isso, a gestão da qualidade em saúde é constituída por algumas questões essenciais, como acessibilidade, oportunidade, eficácia e eficiência, mostrando a importância de tornar a administração do seu negócio mais eficiente para oferecer as melhores soluções às necessidades das pessoas.

Qual a importância da gestão da qualidade em saúde?

Ao entender que as experiências dos pacientes precisam ser cada vez mais satisfatórias, principalmente no setor da saúde, é possível perceber a importância de implementar a gestão de qualidade em saúde.

Além de agilizar os processos, essa transformação positiva também pode impulsionar bastante o crescimento do consultório, destacando seus diferenciais no mercado e proporcionando outros benefícios, entre eles:

  • Resultados mais eficazes;
  • Análise de dados;
  • Planejamentos mais objetivos;
  • Redução de erros e falhas;
  • Melhorias no gerenciamento de processos;
  • Mais satisfação para os pacientes;
  • Captação e fidelização do público;
  • Pleno funcionamento da organização;
  • Aumento da organização no ambiente;
  • Mais qualidade de vida para as pessoas;
  • Oferecimento de serviços com excelência.

É importante ressaltar que, apesar da gestão da qualidade em saúde envolver diversos pontos específicos, esse trabalho não deve se restringir a liminares, padronização ou questões de inspeção.

Buscar mais qualidade para o consultório tem a ver com tornar os processos mais práticos, evitar o retrabalho e o desperdício de tempo e finanças.

A gestão da qualidade em saúde não visa apenas atender as necessidades dos pacientes, mas também melhorar a infraestrutura e a organização do ambiente e, ainda, desenvolver de forma positiva os serviços oferecidos pelos médicos, garantindo bem-estar e segurança para o público e os colaboradores.

Assim como outras áreas, em que é preciso melhorar o atendimento e o pós-venda para os clientes, os médicos e gestores de instituições de saúde também devem ter mais conhecimento sobre a jornada do paciente para atrair um público em potencial e ampliar as possibilidades de fidelização a longo prazo.

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Quais são as etapas do processo de qualidade em saúde?

Como é possível perceber, a gestão da qualidade em saúde é um processo crucial para você que deseja manter uma boa imagem da marca da sua instituição e elevar a satisfação dos pacientes no que se refere aos serviços oferecidos. Para implementar esse programa, é preciso seguir alguns passos.

Confira, a seguir, algumas das principais etapas do processo de implementação da gestão de qualidade em saúde para conquistar mais sucesso em seu consultório. Vamos lá!

Mapeamento de processos

O primeiro passo é analisar o cenário atual e utilizar uma ferramenta de mapeamento de processos, a fim de identificar todas as etapas, os fluxos e objetivos a serem seguidos.

Por meio de um fluxograma simples e prático, você e sua equipe podem ter uma visão mais ampla sobre o funcionamento da empresa e, dessa forma, entender quais devem ser os próximos passos. Nessa etapa, vale percorrer o seguinte caminho:

  • Compreensão dos processos e funcionamento destes na prática do dia a dia;
  • Realização de pequenos reparos para melhorar o fluxo de trabalho;
  • Documentação estruturada e coesa das etapas a serem trabalhadas;
  • Padronização de processos para trazer mais praticidade às mudanças;
  • Análise de transformação profunda e remodelação das atividades.

Definição de indicadores de desempenho e análise de resultados

Ainda não ouviu falar sobre indicadores de desempenho? Também chamados de KPI (Key Performance Indicator), eles são basicamente instrumentos de gestão extremamente úteis e precisos para mensurar os resultados de uma empresa.

Por meio da análise de indicadores de desempenho, previamente definidos e frequentemente acompanhados, é possível observar se as metas estão sendo alcançadas de acordo com os processos estabelecidos.

A análise de KPIs também pode ajudar você a identificar quais processos estão gerando melhores retornos tanto no dia a dia da equipe quanto na qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes

Assim se torna mais fácil analisar quais estratégias e processos devem ser modificados em busca de melhorias.

Para saber como definir os indicadores de desempenho da sua instituição de saúde, com o objetivo de obter mais acertos e melhorar sua gestão, é indicado atentar para alguns pontos, como:

  • Conhecer quais são os objetivos da empresa;
  • Estabelecer metas mensuráveis e alcançáveis;
  • Utilizar indicadores estratégicos que ajudem a tomar decisões e aprimorar a administração;
  • Escolher KPIs que tenham alto grau de aderência ao segmento da empresa;
  • Ter dados confiáveis e mensuráveis como base para a definição de indicadores;
  • Prezar por praticidade na hora de analisar os dados obtidos;
  • Entender como utilizar os indicados para fazer um plano de ações mais assertivo.

Não faz sentido, por exemplo, escolher como indicador de desempenho o número de seguidores do Instagram da sua empresa se o objetivo atual dela é elevar a satisfação dos pacientes com relação ao atendimento e aos serviços oferecidos.

Gestão de riscos

A gestão de riscos é uma das principais etapas a serem priorizadas para uma boa gestão da qualidade em saúde. Isso porque é necessário ter um entendimento mais amplo sobre todas as situações que podem afetar sua instituição, a fim de analisar tanto os riscos quanto as oportunidades.

Ao ter mais conhecimento sobre os riscos pelos quais seu consultório pode passar, é possível se preparar para lidar com diversos desafios e imprevistos, como ameaças financeiras, problemas jurídicos ou fiscais que possam atrapalhar a credibilidade da sua marca no mercado de saúde.

Ao implementar, de forma cuidadosa, a gestão de riscos, você pode prevenir possíveis problemas e dores de cabeça, elaborando planos de ações que visem administrar esses riscos sem afetar a busca por melhorias e o cumprimento dos objetivos da empresa.

Cultura da qualidade

A cultura da qualidade deve fazer parte da cultura organizacional do negócio, e isso deve ser trabalhado com toda a equipe do consultório.

Ao desenvolver uma cultura da qualidade, a organização entende a importância de valorizar os esforços de cada indivíduo e das equipes, melhorando a competitividade, a eficiência e a flexibilidade nos processos, o que também contribui no planejamento e na organização das atividades no dia a dia.

No vídeo abaixo, confira também aspectos do mercado e pontos importantes para analisar os diferenciais e possibilidades para o seu consultório:

As 7 principais metodologias e ferramentas de gestão da qualidade em saúde

Para aplicar ferramentas e metodologias e, com isso, tornar a gestão da qualidade em saúde da sua instituição ainda mais eficiente e dinâmica, vale a pena conhecer os diferenciais dos fluxos de trabalho de cada uma. 

Confira, a seguir, as 7 principais metodologias e ferramentas. Vamos lá!

Círculo de Controle da Qualidade (CQC)

Método criado na década de 60, no Japão, que envolve um pequeno grupo de colaboradores voluntários para identificar melhorias que podem ser aplicadas dentro da organização, a fim de : reduzir custos, eliminar desperdícios, aumentar a qualidade dos serviços e capacitar lideranças em gestão.

Lean Manufacturing

Metodologia desenvolvida por um engenheiro da Toyota, Taiichi Ohno, tem o objetivo de aumentar a qualidade e eficiência nos processos produtivos de uma empresa, evitando 7 grandes desperdícios para otimizar processos: transporte, inventário, movimentação, espera, produção excessiva, processamento excessivo e defeitos.

Análise SWOT

Técnica utilizada em empresas de diversos segmentos no mundo dos negócios, para elaborar planejamentos estratégicos, visa identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa para ampliar a visão sobre o cenário atual e ter condições mais assertivas de trabalhar em mudanças positivas.

PDCA

Método de qualidade que foca em melhorar o controle de processos e solução de problemas de um negócio, por meio de quatro fases: planejamento, implementação de um plano de ações, análise dos resultados obtidos, documentação e padronização de processos para aumentar a eficácia dos procedimentos realizados.

Diagrama de Ishikawa

Também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, essa ferramenta de qualidade é ótima para analisar todos os pontos que envolvem a execução de processos e, assim, chegar nas causas reais de problemas que afetam a empresa.

Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Chamado de forma abreviada de GED, a gestão de documentos se relaciona com os princípios de economia e eficácia na produção e no uso de documentos, visando concentrar todas as informações da empresa em um único sistema para garantir mais facilidade e segurança no acesso aos dados. 

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Ferramenta que serve para compreender um problema ou uma oportunidade de melhoria sob várias perspectivas, por meio de sete perguntas que visam trazer mais clareza sobre os processos e aumentar a eficiência dos serviços da empresa: o quê, onde, quando, por que, quem, como e quanto.

Os 6 padrões da AHRQ (Agency for Healthcare Research and Quality)

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A Agency for Healthcare Research and Quality, também chamada pela sigla AHRQ, foca em 6 questões principais para garantir a eficácia da atuação de um gerente de qualidade em uma organização de saúde. As questões a serem trabalhadas, são:

  • Segurança do paciente - prezar pelo bem estar das pessoas por meio dos serviços e tratamentos;
  • Cuidado centrado no paciente - conhecer as necessidades, as preferências e os valores do público da empresa para tomar decisões melhores;
  • Oportunidade - reduzir atrasos e oferecer mais benefícios aos pacientes;
  • Eficiência - ao evitar o desperdício de ideias, materiais, energia e equipamentos, é possível aumentar a qualidade dos processos;
  • Equitativo - a qualidade do atendimento deve ser a mesma a todos os pacientes. 

Ao atentar para cada uma dessas questões implementadas pela AHRQ, você consegue produzir melhores resultados na gestão da qualidade em saúde do seu consultório. 

Se você puder começar por dois desses pontos, recomendamos priorizar ainda mais a eficácia e a segurança, que são particularmente fundamentais para quem deseja se destacar e gerar competitividade. 

Em relação à segurança, a telemedicina, por exemplo, foi e continua sendo crucial para preservar a saúde das pessoas e reduzir os riscos durante a pandemia de Covid-19, fortalecendo e ampliando o uso de ferramentas tecnológicas.

Quando falamos sobre eficiência, devemos pensar em sistemas que facilitem a rotina de especialistas e pacientes e, ainda, impulsionem os resultados da sua organização de forma segura, prática e eficaz. A Doctoralia oferece diversas funcionalidades com foco em aprimorar a gestão da qualidade em saúde.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a importância da gestão da qualidade em saúde, como implementar esse processo na sua instituição e quais são as metodologias e ferramentas que podem ser aplicadas para otimizar suas atividades. 

Conte com uma ferramenta que oferece experiências incríveis aos seus pacientes.

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