Relação médico-paciente: 8 recomendações para ter mais sucesso

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A relação médico-paciente continua sendo muito importante ao longo dos anos, e é cada vez mais necessário adotar práticas para melhorar esse vínculo de forma humanizada, empática e respeitosa. Confira as 8 recomendações que reunimos para ajudar você!

Por ser um especialista em doenças, o médico é um profissional que destina boa parte da sua vida a cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, receitando medicações e tratamentos que visam melhorar o dia a dia de cada paciente. Para aprimorar esse trabalho, é fundamental ter uma boa relação médico-paciente em todas as etapas da jornada do paciente.

Ter cuidado com a vida humana vai além de consultas e exames clínicos: para que as pessoas se sintam acolhidas, satisfeitas e motivadas, é necessário não somente realizar um trabalho de excelência, mas também ter uma comunicação transparente e um relacionamento cuidadoso.

Pensando nisso, separamos as 8 principais recomendações para ajudar você a melhorar a relação médico-paciente, oferecendo experiências mais satisfatórias e fidelizando os seus pacientes com eficácia. Siga conosco e confira!

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Qual a importância da relação médico-paciente?

Antes de partir para as dicas de boas práticas que devem ser adotadas, é preciso entender um pouco mais sobre a importância da relação entre médico e paciente. Afinal, por que vale a pena ir além das funções de uma profissão que já preza pela saúde da vida humana?

Com a agilidade das ferramentas tecnológicas e informações do dia a dia, muitas pessoas já estão habituadas a otimizar tarefas e reduzir gastos de tempo e dinheiro, mas isso não deve acontecer da mesma forma em um ambiente que tem o foco de cuidar da saúde da população. 

Por mais que a digitalização na saúde contribua bastante na praticidade dos atendimentos, consultas, exames e diagnósticos, o médico precisa ter mais cuidado ao ouvir o que o paciente tem ao dizer e ir além do básico “o que trouxe você até aqui?” para entender mais sobre as necessidades, os problemas e desafios de cada pessoa.

importância do relacionamento médico-paciente

Isso não se trata de abrir mão da tecnologia, mas de usá-la ao favor e atentar para o que os pacientes realmente precisam, oferecendo experiências mais satisfatórias, humanizadas, seguras e confiáveis.

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Dessa forma, o papel do médico é muito mais do que recomendar soluções em forma de tratamentos ou medicações: para atuar com mais sucesso nessa área, vale criar um ambiente agradável ao paciente, estabelecendo um bom diálogo, escuta ativa e respeito.

Além de impactar diretamente na saúde mental e física das pessoas, uma boa relação médico-paciente também influencia nos resultados do profissional, visto que a impessoalidade nos atendimentos médicos prejudica até a continuação de tratamentos e os resultados obtidos.

8 recomendações para melhorar a relação médico-paciente

Como está a sua relação com os seus pacientes hoje? Pensar sobre isso já pode gerar alguns insights preciosos do que pode ser melhorado no dia a dia. Para facilitar ainda mais esse processo, separamos algumas sugestões. Confira a seguir as principais delas!

1. Treine a escuta ativa

Alguns profissionais possuem o costume de fazer perguntas pontuais ou dar respostas comuns a algumas dúvidas, ou queixas, mas você pode melhorar bastante o relacionamento com os seus pacientes ao colocar a escuta ativa em prática. 

A ideia é ouvir não somente o que levou o paciente a entrar em contato com você, mas como é a sua rotina, como é o histórico de doenças da família, quais dificuldades são encontradas no dia a dia e o que ele espera alcançar para ter mais qualidade de vida, por exemplo.

Ouvir com atenção, demonstrando interesse e respeito pela fala das pessoas, é uma ótima estratégia para estreitar os laços com o paciente e garantir melhores resultados ao definir o diagnóstico e recomendar tratamentos ou medicações. 

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2. Reserve mais tempo para cada consulta

Você já teve uma experiência ruim ao conversar com uma pessoa e ver que ela finalizou rapidamente o assunto? Infelizmente isso acontece em algumas clínicas de saúde, mas é recomendável aumentar a sua disponibilidade para os seus pacientes.

Então vale refletir sobre o tempo oferecido para as consultas, a fim de manter um equilíbrio entre elas e, assim, manter a qualidade dos seus atendimentos em dia.

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3. Tenha uma comunicação humanizada

Em vez de utilizar frases curtas ou respostas rápidas, tente olhar nos olhos do paciente ao fazer cada atendimento, utilizando uma comunicação humanizada, atenciosa e acolhedora.

Como você provavelmente já sabe, as emoções e os pensamentos podem influenciar bastante no prolongamento de doenças e no tratamento destas, então é importante perceber as inseguranças e a vulnerabilidade de cada paciente, visando respeitá-la devidamente desde o agendamento até o momento em que ele vai embora. 

4. Atente para a linguagem do paciente

Boa parte da sua vida é dedicada a cuidar da saúde de pacientes e aprender mais sobre medicina, bem-estar e qualidade de vida, mas não é indicado utilizar apenas termos técnicos com as pessoas. 

Por isso, vale a pena prestar atenção na linguagem utilizada por cada pessoa:

O diálogo é uma parte fundamental de qualquer consulta ou tratamento, e deve ser realizado com o objetivo de evitar falhas ou desentendimentos.

 

O mais importante é garantir que os pacientes entendam o que você quer dizer, de forma simples e transparente para que, com isso, se sintam mais confortáveis e seguros durante o atendimento médico. 

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5. Mantenha a pontualidade

Caso haja algum imprevisto em sua saúde ou na rotina profissional/pessoal, vale avisar os seus pacientes com antecedência, explicando os motivos do atraso e remarcando a consulta.

Hoje, por meio de softwares médicos, você também pode agendar lembretes automáticos - sejam por SMS, e-mail ou WhatsApp -, que podem evitar possíveis falhas de comunicação.


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6. Faça um acompanhamento pós-consulta

Assim como existe a importância do pós-venda no mercado comercial, na área de saúde é fundamental ir além dos momentos de consulta, efetivando um bom acompanhamento do processo de recuperação dos pacientes, estreitando os laços e melhorando a relação médico-paciente.

Além de melhorar o relacionamento, essa atitude favorece a fidelização do paciente em mais uma etapa de sua jornada em seu consultório.

7. Saiba como tranquilizar as pessoas

Normalmente quando algum paciente busca por ajuda médica, ele já está preocupado com algum sintoma que percebeu ao longo dos dias, então é extremamente válido pensar em formas de oferecer uma assistência digna, oferecendo as soluções ideais e mais tranquilidade, por meio do seu conhecimento na área e do seu respeito.

8. Tenha uma imagem de credibilidade

Para garantir melhorias na relação médico-paciente, um dos pontos-chave é fazer com que as pessoas saiam mais aliviadas do que chegaram ao seu consultório ou instituição de saúde.

Nós sabemos que há casos realmente graves, mas é importante transmitir credibilidade de forma zelosa e cuidadosa aos pacientes, gerando uma confiança mútua.

Como ser um médico 5 estrelas?

Como você pode perceber, há diversas estratégias que podem ser adotadas para você conseguir se aproximar mais das pessoas, melhorando a relação médico-paciente e fidelizando o seu público com mais facilidade e eficácia. 

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