Humanização na saúde: o que é e quais os benefícios?
A humanização na saúde nada mais é do que promover um atendimento centrado nas necessidades de cada paciente. Apesar de não ser uma tarefa fácil, os benefícios – tanto para clínicas, hospitais e centros de saúde, como para os pacientes – fazem o esforço valer a pena.
Os últimos anos têm sido de transformações intensas no setor de saúde, principalmente no que diz respeito ao uso de tecnologias que melhoram a Experiência do paciente - Temp BR em consultórios, clínicas, hospitais e centros de diagnóstico.
Apesar de um atendimento de qualidade ser essencial em qualquer negócio, na área da saúde isso fica ainda mais evidente, uma vez que os pacientes geralmente procuram ajuda em um momento de dor ou desconforto.
Dessa maneira, a humanização é tão necessária quanto a digitalização do centro médico. E, de fato, elas andam lado a lado.
Considerando a importância de um serviço humanizado para clínicas e hospitais, desenvolvemos um ebook completo sobre o tema. Neste artigo, você confere uma prévia do conteúdo que pode ser acessado na íntegra ao final da página. Boa leitura!
Leia direto:
O que é humanização na saúde?
Se você gerencia ou atua em uma instituição de saúde, sabe que oferecer um atendimento humanizado não é uma tarefa fácil.
Primeiramente, requer um olhar empático em relação ao paciente e o entendimento de que ele precisa ser bem acolhido para que tenha sucesso em seu tratamento. Depois, pode ser necessário realizar treinamentos com a equipe, rever processos e adaptar a estrutura da clínica ou hospital.
Mas o esforço vale a pena: os benefícios são muitos, tanto para o paciente quanto para a instituição e para os profissionais envolvidos. Isso porque, ao se sentir bem atendido, o paciente tende a voltar para novas consultas e ainda a recomendar o centro médico para amigos e familiares.
Assim, o retorno financeiro acaba sendo uma consequência do atendimento de qualidade.
Para entender a humanização na saúde, podemos dar um passo atrás e avaliar o significado de “humanização”. O dicionário define o termo como:
“ato ou efeito de humanizar", "dar ou ganhar atributos humanos", "tornar-se sociável, civilizado, agradável ou suportável”.
Quando o conceito é aplicado à saúde, podemos dizer que a humanização consiste em oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes, com respeito às necessidades de cada um deles.
Isso inclui todas as interações que eles têm com os profissionais da instituição de saúde e também a infraestrutura, que deve proporcionar um ambiente acolhedor ao público.
A humanização, portanto, vai na contramão de um sistema rígido e padronizado, em que os profissionais de saúde interagem com o paciente de maneira fria e distante. Nessa abordagem mais humana, por outro lado, o paciente é considerado em sua integralidade.
Vale dizer que a padronização é importante na área da saúde para garantir que as pessoas sejam tratadas de forma igualitária. Entretanto, é preciso considerar que cada paciente é um ser humano que possui um tratamento único.
Busca-se, portanto, uma comunicação efetiva entre profissional e paciente, partindo do ponto de vista de que ambos são sujeitos do processo terapêutico. A relação estabelecida é baseada no respeito, na atenção e na ética.
Na saúde, a humanização do atendimento é ainda mais importante que em outras áreas. Isso porque, quando busca por uma clínica ou hospital, muitas vezes o paciente se encontra fragilizado, inseguro, enfrentando dores ou desconfortos. Logo, a maneira como é atendido faz toda a diferença.
Qual é a importância da humanização na saúde?
Além de melhorar as rotinas e os ambientes para todos os envolvidos, a humanização na saúde também é importante por diversos outros motivos.
- Primeiro porque facilita a troca de informações, permitindo que o médico conheça os sintomas, as doenças preexistentes e outras questões sobre o estilo de vida de cada pessoa – fundamentais para um bom diagnóstico.
- Quando o paciente é ouvido com atenção, recebe um tratamento personalizado e efetivo. Dessa forma, é provável que o tempo para a cura seja reduzido.
- Oferecer um atendimento humanizado também torna o ambiente da instituição de saúde mais agradável, não só para os pacientes. Gestores, médicos, enfermeiros, recepcionistas e outros funcionários podem ter um dia a dia mais leve.
- Em um ambiente humanizado, adota-se uma comunicação clara, objetiva e cordial. Isso contribui para melhorar as relações e facilita a execução de tarefas, pois todos entendem seu papel, sem constrangimentos.
- O espírito de colaboração também abre espaço para que todos — pacientes, funcionários, gestores, profissionais de saúde — se manifestem, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados.
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Quais são os benefícios da humanização na saúde?
A humanização na saúde traz benefícios para todos os envolvidos, melhorando a qualidade de vida de colaboradores e pacientes, assim como daqueles que convivem com eles, por exemplo, familiares.
Isso porque um atendimento de qualidade ajuda a evitar situações conflituosas e de desrespeito, diminuindo ocorrências negativas e estressantes.
Como a humanização da saúde também envolve escutar de maneira ativa as queixas dos pacientes, os diagnósticos e tratamentos também costumam ser mais precisos e eficazes.
Entenda, a seguir, quais são os benefícios de adotar essa abordagem:
Tratamentos mais eficazes
Desde quando entra em contato com a clínica ou hospital até o pós-consulta, o paciente precisa ser acompanhado de perto. Por isso, quanto mais bem recebido for, mais seguro ele se sentirá para expressar o que está sentindo.
Quando promove um ambiente acolhedor, o centro médico torna mais fácil para o paciente tirar suas dúvidas e fornecer informações. Tudo isso contribui para um diagnóstico mais preciso e para a indicação de tratamentos mais adequados, aumentando as chances de sucesso.
Além disso, um ambiente convidativo para a troca de ideias também permite que os próprios profissionais de saúde peçam opiniões entre si, sempre com objetivo de indicar os melhores tratamentos e fazer ajustes quando necessário.
Pacientes satisfeitos
Os consumidores atuais desejam ter uma experiência de qualidade quando compram produtos ou contratam serviços. Empoderado pelas informações que encontra, sobretudo na internet, o público atual é exigente: pesquisa, compara e lê avaliações antes de fechar negócio.
Quando se sente mal atendido, faz questão de não recomendar a empresa para amigos e familiares, e pode também publicar comentários negativos nas redes sociais ou em sites de avaliações.
Na área da saúde acontece da mesma maneira. A diferença é que, aqui, temos pacientes que desejam ser bem atendidos durante toda a jornada, desde quando decidem procurar ajuda médica até o acompanhamento do tratamento ou o lembrete de retorno periódico.
Para avaliar se retorna ou não ao centro médico, um quesito muito levado em conta é o atendimento. Nesse sentido, oferecer um atendimento de qualidade pode elevar o nível de satisfação do público, fazendo com que, além do retorno, ainda acontece uma indicação do negócio para familiares e conhecidos.
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Aumento da confiabilidade
A confiabilidade é resultado das relações que a instituição de saúde estabelece com seus pacientes, portanto, mais uma vez, a humanização pode ser bastante útil.
Quando oferece um atendimento próximo, ouvindo e acolhendo, esses laços são estreitados. A instituição de saúde cria uma relação de confiança com seus pacientes e também com colaboradores, fornecedores e com a comunidade.
Melhoria do clima organizacional
Cultivar um bom clima organizacional, ou seja, prezar pela maneira como os funcionários percebem o seu ambiente de trabalho, é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, pois contribui para que os colaboradores trabalhem motivados e de maneira produtiva.
Quando práticas abusivas, cobranças excessivas e competitividade extrema fazem parte da rotina, o provável é que os funcionários se sintam desestimulados e acabem deixando a instituição de saúde.
Também vale lembrar que o trabalho na área já inclui lidar com situações delicadas, que envolvem a saúde das pessoas. Más práticas de gestão podem tornar o cotidiano ainda mais pesado.
Nesse contexto, a humanização na saúde ajuda a diminuir a pressão sobre a equipe, aumentando a tolerância a erros e o aprendizado. O foco deve ser no aperfeiçoamento e o respeito pelo próximo, sejam pacientes ou colegas.
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Fidelização de pacientes
A fidelização de pacientes é uma preocupação das clínicas e hospitais, que veem na estratégia uma possibilidade de manter a lucratividade sem precisar investir constantemente em aquisição — que pode custar até 7 vezes mais caro.
Uma maneira de fazer isso é por meio da oferta de um atendimento humanizado. Um paciente que foi bem atendido certamente não se esquecerá da experiência que teve. Quando precisar de novas consultas, ele retornará.
Ebook gratuito sobre Humanização na Saúde
Agora que você já entendeu o que é humanização na saúde e os benefícios que ela traz para clínicas, hospitais e centros médicos, acesse o ebook completo para conferir também:
- como aplicar estratégias de humanização no seu negócio;
- exemplo do Médicos de Olhos S/A
- ferramentas que contribuem para um atendimento mais humanizado.
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