mai 17, 2022

Redução do no-show em instituições de saúde: exemplos para inspirar

Case de sucesso TuoTempo Médicos de Olhos

Reduzir o no-show é um objetivo que pode ser alcançado por meio da adoção de algumas boas práticas e estratégias para engajar e fidelizar pacientes. O uso da tecnologia também é aliada do processo.

Também conhecido como no-show, o não comparecimento dos pacientes é um dos maiores desafios enfrentados por clínicas e hospitais na jornada do paciente. Sua instituição já passou ou está passando por esse problema? 

Caso muitos dos seus pacientes estejam se esquecendo ou faltando às consultas agendadas, é fundamental entender formas de mantê-los engajados a fim de reduzir a taxa de absenteísmo.

A redução das faltas e o aumento das experiências satisfatórias dos pacientes são alguns dos principais resultados que instituições de sucesso conquistam ao investir em ferramentas tecnológicas e na digitalização de processos.

Ao longo deste artigo, você vai descobrir a importância de reduzir o no-show, além de dicas e soluções que ajudam a sua instituição nesse processo. Boa leitura!


O que é no-show?

De acordo com os dados da pesquisa Panorama das Clínicas e Hospitais, 40% dos profissionais avaliaram o no-show como um dos principais desafios enfrentados na gestão de suas instituições de saúde. 

Isso normalmente acontece devido ao fato de que muitos pacientes esquecem as consultas agendadas, o que leva a cancelamentos ou possíveis remarcações.

Dessa forma, o termo no-show se refere às faltas significativas dos pacientes nas consultas, prejudicando não apenas a agenda e rotina da instituição e dos colaboradores, mas também os horários de atendimento aos outros pacientes, comprometendo o faturamento da empresa.

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Qual é o impacto do no-show na rotina de clínicas e instituições de saúde?

Como falamos há pouco, o aumento das faltas de pacientes pode afetar negativamente diversos pontos de uma instituição de saúde. Alguns dos principais impactos sofridos por consultórios, clínicas e hospitais, são:

  • duração das consultas;
  • filas de espera;
  • demora dos atendimentos na recepção;
  • agenda com espaços ociosos;
  • atraso da consulta de outros pacientes;
  • redução da rentabilidade do negócio.

Apesar de esse problema gerar diversos prejuízos para uma organização da área de saúde, há uma boa notícia para você: é possível engajar seus pacientes, facilitando o comparecimento dos seus pacientes às consultas e reduzindo o no-show.

 👉 Confira as principais 6 dicas para evitar as faltas em sua instituição e, a seguir, veja 3 histórias de sucesso para se inspirar. Continue conosco!

3 histórias de sucesso com o TuoTempo na redução do no-show

Além de algumas boas práticas para motivar a presença mais frequente dos seus pacientes, como ações para desenvolver uma relação de confiança e expandir os canais de comunicação, é indicado utilizar a seu favor a tecnologia de, por exemplo, um software médico.

O CRM TuoTempo é uma das soluções do Grupo Docplanner, também detentor da Doctoralia, voltada para hospitais, instituições de saúde e centros de diagnóstico que desejam digitalizar a jornada de seus pacientes para uma experiência mais humana, além de otimizar custos e aumentar a receita.

 Entre algumas das diversas funcionalidades do TuoTempo, estão o agendamento e pagamento online, check-in e sala de espera virtual, criação de campanhas segmentadas de marketing e aplicativo personalizável.

Há vários negócios da área de saúde, inclusive, instituições renomadas, que superaram o desafio de reduzir o no-show com a ajuda do TuoTempo e garantiram melhores resultados a longo prazo.

Médicos de Olhos S.A

om mais de 40 anos de experiência no mercado, o Médicos de Olhos S.A é reconhecido como uma das maiores redes de clínicas em oftalmologia do país, contando com 16 unidades em diversos pontos de Curitiba, região metropolitana e Guarapuava.

Alguns dos seus objetivos eram criar um elo de confiança entre médicos e pacientes, promover a inovação no negócio, reduzir a sobrecarga da equipe de call center e, sobretudo, reduzir as faltas nas consultas, o que levou à necessidade de investir em uma ferramenta de CRM especialista na área de saúde.

“Nossa empresa já tinha um grande desejo de ter uma ferramenta de CRM, mas nenhuma que nos foi ofertada era especialista em área de saúde e o TuoTempo é.”

Edson BarretoDiretor de operações do Médicos de Olhos S.A

O Médicos de Olhos S.A. é um dos principais cases de sucesso da solução TuoTempo:

Com a implementação do software de relacionamento, foi possível melhorar a experiência do paciente ao oferecer agendamento online via aplicativo e chatbot, enviar comunicações e lembretes automáticos de consultas, além de acompanhar os indicadores para a tomada de decisões.

A instituição conseguiu excelentes resultados, incluindo a redução de 20% para 5% da taxa de absenteísmo entre os pacientes que haviam agendado uma consulta, mas não compareciam. Os dados traduzem o sucesso da parceria:

  • 75% de redução de no-show graças aos lembretes de agendamento;
  • 60% dos agendamentos online foram realizados pelo aplicativo próprio no primeiro mês com TuoTempo;
  • 4% de aumento da base de clientes no primeiro ano de utilização do software.

👉 Veja também: Aplicativo para pacientes: saiba quais são as vantagens e como ter um em seu hospital

Grupo Ita

O Ita Salud Mental tinha como alguns dos seus objetivos: facilitar o autogerenciamento do paciente, reduzir o absenteísmo e melhorar a eficiência das atividades administrativas. Porém, devido às circunstâncias geradas pela pandemia de Covid-19, os desafios aumentaram bastante, prejudicando os processos internos e a gestão de recursos.

Sendo reconhecido como o maior grupo de psicologia e psiquiatria da Espanha, com mais de 20 anos de experiência no setor e mais de 34 centros em todo o país, o Ita precisava manter a qualidade do serviço para continuar oferecendo o melhor atendimento possível.

“Queríamos que o profissional pudesse iniciar uma chamada por vídeo a qualquer momento de sua própria agenda. A equipe do TuoTempo aceitou esse desafio.”

Jaume RaventósCEO do Grupo Ita

Com a ajuda do Tuo Tempo, além da telemedicina, houve mais transformações positivas durante esse período, entre elas o agendamento online disponível 24/7, descongestionamento do call center, mensagens personalizadas para cada paciente e vantagens no pagamento online.

Em suma, a digitalização da jornada do paciente foi responsável não só pela redução do no-show, mas também por outros resultados excepcionais do Grupo Ita, confira:

  • 50% de redução do não comparecimento de pacientes;
  • 25% do total de atendimentos realizados pelo módulo de telemedicina;
  • 6% das consultas são pagas online, reduzindo os processos administrativos.
👉 Leia também: Telemedicina no Brasil: o que diz a nova regulamentação?

Clips - Bem-Estar & Saúde Mental

case de sucesso TuoTempo: Clips Bem-Estar e Saúde Mental

Fundada em agosto de 1985, a Clips - Bem-Estar & Saúde Mental é referência em tratamentos nas áreas de psicologia e psiquiatria em Brasília e abrange áreas relacionadas ao tratamento da mente, com as especialidades de clínica geral, fonoaudiologia, neurologia e nutrição.

Em primeiro lugar, a clínica buscava oferecer atendimento de excelência, reduzir faltas e preencher os horários ociosos nas agendas dos especialistas.

Para isso, ela precisava encontrar uma ferramenta que conseguisse automatizar processos, solucionando o desafio de lidar com o alto índice de cancelamentos e consultas desmarcadas.

Por meio do CRM TuoTempo, a Clips Bem-Estar & Saúde Mental conseguiu modernizar o seu processo de atendimento e melhorar o relacionamento com os pacientes, obtendo diversos benefícios, como:;

  • 27% de redução de no-show com os lembretes de agendamento;
  • 95% de satisfação dos pacientes;
  • 64% de engajamento dos pacientes em comunicações realizadas no WhatsApp.

Se você também deseja que a sua instituição de saúde seja um case de sucesso, reduzindo o no-show e aprimorando os seus processos do seu negócio, clique aqui e solicite já uma demonstração gratuita.

👉 Leia também: História de sucesso do Check Up Hospital


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