fev 08, 2022

Pagamento online de consultas: conheça as vantagens para instituições de saúde e pacientes

pagamento online doctoralia tuotempo

Para pacientes, o pagamento online de consultas é uma facilidade. Para clínicas e hospitais, um diferencial para o negócio e uma oportunidade de ter mais controle sobre as finanças.

Diversificar os meios de pagamento é uma tendência em clínicas e hospitais que desejam oferecer mais praticidade e segurança para seus pacientes.

Entre as opções, o pagamento online ganha destaque ao permitir que os pacientes paguem pelas consultas e procedimentos digitalmente, antes ou depois do agendamento, usando métodos como link de pagamento, cartão de crédito, Pix e transferência.

E o melhor é que, para os centros médicos, também há vantagens, já que essa é uma maneira de ter mais controle sobre as finanças do negócio.

Continue a leitura do artigo para conhecer as vantagens do pagamento online de consultas para pacientes e instituições de saúde!

 

5 vantagens de oferecer pagamento online de consulta

Você já deve ter percebido que, cada vez mais, as pessoas preferem realizar pagamentos pela internet, sem necessidade de ir ao banco ou de usar dinheiro de papel. Segundo o estudo Pace Pulse, por exemplo, 47% dos brasileiros reduziram o uso de cédulas em 2021.

Isso acontece pela comodidade e também pela segurança, já que a tecnologia atual permite a realização de transações seguras. O pagamento online ainda evita a cobrança de taxas excessivas sobre os pagamentos recebidos via cartão de débito e crédito nas instituições.

Ao oferecerem a possibilidade de fazer pagamento online, as clínicas e hospitais aumentam a satisfação dos pacientes, que vão dispor de mais agilidade. Tanto a instituição de saúde quanto o seu público saem ganhando.

Se você ainda tem dúvidas sobre pagamento online de consultas, confira 5 vantagens:

Aumento dos agendamentos

Diversificar as formas de pagamento aceitas contribui para que menos pacientes desistam de marcar a consulta porque o método que desejam não está disponível. 

Com isso, a clínica ou hospital consegue aumentar o número de agendamentos, o que é fundamental para manter a receita do negócio.

👉 Leia também: Como aumentar os agendamentos da sua clínica?

Impacto positivo na experiência do paciente

Permitir o pagamento online de consultas impacta também na experiência dos pacientes ao longo de toda a jornada pela qual passam com a clínica ou hospital

Como podem pagar de onde estiverem, bastando uma conexão com a internet, os pacientes não precisam mais ir até o banco só para sacar o dinheiro.

Também não é necessário fazer o pagamento quando chegam à instituição de saúde, o que reduz filas na recepção. Além disso, em tempos de pandemia, reduzir a aglomeração e o uso de cédulas ajuda a evitar o contágio

👉 Assista também ao webinar: 7 etapas decisivas na jornada do paciente: como se destacar

Redução do no-show

O no-show, ou taxa de não comparecimento, é um desafio enfrentado pelos centros médicos. De acordo com dados da Doctoralia, até 65% das pessoas podem se esquecer das consultas marcadas. O problema é que isso impacta na organização e no faturamento das instituições de saúde, que deixam de atender outras pessoas.

A boa notícia é que o pagamento online de consultas contribui também para reduzir as ausências. Uma vez que já fez o pagamento, é mais difícil que o paciente cancele ou esqueça o compromisso.

👉 Veja também: Confirmação de consulta: como reduzir faltas de pacientes de forma automatizada

Diminuição da taxa de inadimplência

Outra vantagem é a diminuição da taxa de inadimplência, já que, diferentemente do pagamento em cheques, por exemplo, a instituição não depende da disponibilidade do paciente que, eventualmente, pode se esquecer de pagar.

Em métodos como Pix, a instituição recebe o valor rapidamente. Já no caso do cartão de crédito, os bancos asseguram o pagamento.

Segurança para todos os envolvidos

O pagamento online de consultas evita que o paciente precise andar com dinheiro ou cheques. A clínica ou hospital, por sua vez, não se preocupa em ter grandes quantias guardadas no caixa

Além disso, o pagamento digital é seguro, principalmente se a instituição de saúde usar uma ferramenta apropriada. Sobre isso, falaremos mais adiante.

Como oferecer pagamento online em clínicas e hospitais?

pagamento online de consultas doctoralia tuotempo

Para oferecer o pagamento online de consultas, o mais recomendado é que a instituição de saúde utilize um sistema voltado para a área da saúde, que atenda as necessidades desse segmento. Dessa maneira, é garantida a proteção dos dados dos pacientes e do negócio.

As duas principais ferramentas desenvolvidas pelo Grupo Docplanner — a Agenda Doctoralia Clínicas e o CRM TuoTempo, com foco em hospitais e centros de diagnóstico — contam com funcionalidades que possibilitam que os pacientes paguem suas consultas pela internet. É permitido, inclusive, salvar os dados do cartão de crédito com total segurança.

Isso vale tanto para as consultas que serão feitas presencialmente quanto via telemedicina.

pagamentos online clinicas

Ambas as ferramentas contam com módulos seguros para pagamentos online, conforme as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Ainda é possível fazer as cobranças de maneira confiável e cômoda, de acordo com padrões europeus e norte-americanos. 

As instituições de saúde podem ativar o módulo de pagamentos facilmente nas plataformas, bastando preencher dados pessoais e enviar um documento de identificação com foto para validar o cadastro. 

Após a validação, é possível selecionar a conta para onde deseja enviar os pagamentos antecipados e acessar o histórico

pagamentos online tuotempo

Nele, dá para visualizar tanto os pagamentos que já foram efetuados pelos pacientes quanto os que ainda serão creditados, permitindo ter controle financeiro

Também é permitido fazer reembolsos e automatizar ações. Se o paciente cancelar com mais de 24h de antecedência, recebe 95% de reembolso automático, por exemplo. Se o prazo for menor, o especialista pode decidir e fazer a restituição pela própria plataforma. 

Já se a consulta não for paga, o agendamento é cancelado automaticamente após 30 minutos.

👉 Leia também: Smart hospital: a transformação digital da Rede Mater Dei de Saúde


Ofereça pagamento online e seguro para pacientes. Preencha o formulário abaixo e saiba mais