jun 28, 2022

Plano de negócio para clínicas médicas: como fazer o seu?

plano-de-negocio-clinica-medica

Se você pensa em abrir uma clínica médica ou deseja garantir melhores resultados para a sua instituição a longo prazo, é recomendável elaborar um plano de negócios na área da saúde. Saiba como fazer o seu e, assim, obter mais sucesso com a sua gestão!

Por mais que uma instituição de saúde, muitas vezes, seja vista como uma organização à parte do mundo empresarial, as clínicas e os consultórios médicos precisam seguir um modelo de gestão semelhante ao de outros negócios. A fim de manter as atividades e a lucratividade em dia, é importante fazer um plano de negócio.

Com o objetivo de focar exclusivamente no cuidado com a saúde dos pacientes, alguns gestores dessa área não sabem muito bem como gerenciar a instituição de forma mais eficaz para se tornar financeiramente sustentável e, ainda, gerar lucros. 

De acordo com o Sebrae Nacional:

“24,4% das empresas fecham as portas com menos de dois anos de existência, e o percentual pode chegar a 50% nos negócios com menos de quatro anos.”

Pensando em ajudar você nessa jornada de empreender no segmento de saúde, reunimos as principais dicas para elaborar um plano de negócio clínica médica. Confira!

Neste artigo, vamos ver:


Plano de negócios para clínica médica: o que é?

Fazer planos de negócio na área da saúde é um passo essencial para quem deseja se destacar no mercado e manter a sua instituição funcionando com mais segurança e lucros. 

O plano de negócios para clínica médica nada mais é do que um documento que reúne todas as informações estratégicas e os dados relevantes para efetivar uma boa gestão na empresa.

Normalmente, esse documento é criado antes da abertura ou do funcionamento de uma organização, mas também é extremamente útil para quem precisa profissionalizar os seus serviços, fortalecer a sua autoridade no mercado e melhorar o gerenciamento de atividades.

Por que criar um plano de negócio clínica médica?

Criar um plano de negócios para sua clínica médica funciona como ter em mãos um verdadeiro mapa que mostra quais devem ser os próximos passos, oferecendo mais facilidade nos momentos de tomadas de decisão. 

Como você já deve saber, ter uma boa organização e fazer planejamentos com constância são alguns dos segredos para alcançar metas com mais facilidade. 

Se você deseja ter mais sucesso com a sua clínica, mas ainda não sabe por onde começar, vale a pena fazer um plano de negócio.

Além de organizar as ideias e ampliar o conhecimento sobre os processos gerenciais da instituição, otimizando o seu tempo e os recursos da empresa, elaborar um plano de negócios para clínica médica também proporciona diversos outros benefícios, como:

  • Possibilidade de identificar diversos cenários com antecedência;
  • Alinhamento de expectativas e informações entre os sócios;
  • Visão completa das motivações dos administradores;
  • Demonstração da viabilidade do empreendimento;
  • Mais facilidade para obter investimentos e crédito;
  • Comparação do desenvolvimento da empresa;
  • Criação de planejamentos mais eficazes.

Como elaborar um plano de negócios para sua clínica médica?

como-fazer-plano-de-negocio-clinica-medica

Ao saber a importância e os benefícios de elaborar um plano de negócios, é necessário entender também como fazer um para sua clínica médica da melhor forma possível. 

Confira, a seguir, os principais passos para efetuar o seu:

  • Fazer um relato com as principais características da clínica (principais serviços, clientes, localização, faturamento mensal, lucro almejado, entre outros);
  • Reunir os dados de empreendedores, destacando a experiência profissional e atribuições de cada um;
  • Informar os dados do empreendimento (informações do CNPJ)
  • Declarar a missão da empresa;
  • Definir em quais setores sua instituição pretende atuar;
  • Estabelecer a forma jurídica da organização;
  • Fazer o enquadramento tributário;
  • Determinar o valor do capital social;
  • Definir de que forma os recursos serão obtidos para a implantação da empresa.

Análise de mercado

Na hora de construir o plano de negócios para sua clínica médica, é válido atentar para alguns fatores, e um deles é a análise de mercado. 

Para ter melhores resultados com a pesquisa de mercado, é indicado conhecer as características do público, identificar interesses e comportamentos dos clientes, analisar o que as pessoas buscam de solução na sua empresa, e avaliar onde estão os potenciais clientes da sua clínica médica.

Uma das principais recomendações é fazer uma coleta de dados do mercado com os principais órgãos de saúde da sua região e especialidade.

Outra sugestão de fonte confiável e atual de dados é o Panorama das Clínicas e Hospitais, uma pesquisa que traz estatísticas exclusivas sobre o mercado para facilitar o seu benchmarking.

Dados sobre o mercado  Panorama das Clínicas e Hospitais 2022: pesquisa de mercado completa Baixe gratuitamente

Exigências legais para o funcionamento de uma clínica médica

Na criação de um modelo de negócio clínica médica, também devem entrar a regularização da empresa, junto aos órgãos fiscalizadores, e as burocracias envolvidas nesse processo. 

Algumas das principais exigências se referem à coleta de resíduos, às instalações adequadas a consultórios e clínicas, e ao devido descarte do lixo.

Plano de Marketing

O plano de marketing médico é fundamental para facilitar a jornada dos pacientes, aumentar a lucratividade da clínica a longo prazo e, ainda, facilitar o alcance das metas almejadas.

Saiba como incluir boas estratégias de marketing médico, seguindo as regras exigidas.

Plano operacional

Qual é a estrutura necessária para que a sua clínica funcione bem no dia a dia? 

É preciso avaliar quais serviços serão prestados, como serão as salas de atendimento e consultas, se vai haver oferta de exames, enfim, vale registrar toda a estrutura e os equipamentos necessários para realizar um trabalho de qualidade na empresa.

Plano financeiro

Será que a aquisição de pacientes é a única saída que você tem para aumentar o faturamento da sua clínica médica?

Dentro do plano de negócios da sua instituição, o plano financeiro tem o objetivo de descobrir se o negócio é viável a longo prazo, identificando qual valor deve ser investido tanto para a abertura quanto para o funcionamento da empresa.

Com isso, o plano financeiro deve conter alguns pontos principais, como: estimativas de custos iniciais, de despesas, receitas, capital de giro, fluxo de caixa e de lucros, entre outros.

Ao contar com o plano financeiro, a sua clínica garante um panorama inicial de operacionalização das atividades e, assim, reduz o risco de desperdícios desnecessários e prejuízos.

Preparamos um guia gratuito e completo sobre como aumentar a receita do seu centro médico, a fim de ajudar você a realizar ações mais estratégicas e, assim, manter a saúde financeira sempre em dia.

Plano tecnológico

Com as ferramentas tecnológicas adequadas, é possível otimizar tempo, recursos, investimentos e agendamento de consultas, então é importante analisar quais se encaixam na sua instituição para potencializar resultados. 

A Agenda Doctoralia, por exemplo, é completa, segura e online, sendo a escolha ideal para quem deseja encantar seus pacientes, impulsionar a produtividade da equipe e reduzir o trabalho manual e repetitivo.

Fazer um plano de negócio clínica médica é o primeiro passo para ter mais sucesso

Elaborar um plano de negócios na área de saúde é fundamental para garantir um desenvolvimento mais seguro e eficaz para sua clínica médica. 

Uma instituição que começa com um bom planejamento tende a conquistar resultados extraordinários a longo prazo, e a tecnologia pode impulsionar esse processo desde o início.

A Agenda Doctoralia para Clínicas é a escolha ideal para você que deseja digitalizar toda a jornada dos pacientes, otimizando o tempo da equipe e dos pacientes, e expandindo a rentabilidade do seu negócio.

agenda-doctoralia-clinicas

Mais de 400 clínicas já escolheram o nosso sistema de agendamento e, atualmente, há mais de 20 mil especialistas usando a Agenda Doctoralia, o que resulta em 1 milhão de consultas agendadas mensalmente e 51 milhões de acessos de pacientes por mês na plataforma (site e aplicativo). 

Descubra como a Agenda Doctoralia pode contribuir na rentabilidade da sua clínica médica, potencializando os resultados do seu negócio.

👉 Leia também: Marketing para clínica médica: 7 principais erros e como evitá-los