jun 23, 2022

7 dicas para aumentar o alcance de seus posts nas redes sociais

aumentar alcance nas redes sociais

 

Contar com as redes sociais para estratégias profissionais deixou de ser uma opção para tornar-se uma necessidade.

Com a internet cada vez mais inserida no nosso cotidiano, um bom posicionamento é fundamental para garantir efetividade nas estratégias digitais.

Uma das principais vantagens de promover sua marca na internet é a possibilidade de expandir o seu alcance a um público ao qual você não teria acesso normalmente . Não há barreiras geográficas, demográficas ou de preferências. É claro que é importante ter uma boa segmentação para que o público atingido seja de fato aquele de seu interesse. Todavia, ter esta condição de expansão é atrativa para quem deseja ganhar visibilidade e crescer exponencialmente.

Para te auxiliar a ser mais assertivo nas ações focadas no mundo digital, separamos algumas dicas para impulsionar o alcance de suas publicações nas redes sociais. É fato que cada rede social tem as suas características e que os algoritmos funcionam de forma única. Entretanto, as dicas são úteis seja para o Instagram, Facebook, Linkedin ou Twitter.

Como aumentar o alcance das publicações de forma orgânica (gratuita):

1. Poste em todas as suas redes sociais

Untitled design (2)-Oct-11-2022-12-32-03-10-PM

Estar presente e deixar sua marca nas mais diversas redes sociais é importante. Por isso, quando efetuar uma postagem, não se esqueça de desdobrá-la para todos os canais que você possui. Isto permite que você alcance usuários distintos, além de reforçar seu nome aos mesmos usuários que te seguem nas mais diversas plataformas.

Destacamos que mídias como o Instagram e o Facebook ainda permitem que você atue não somente na linha do tempo como nos Stories, por exemplo. Há quem consuma mais um formato do que o outro.

 

2. Fixe suas publicações mais importantes

fixar post instagram

Muitas das redes sociais têm ferramentas que possibilitam mais personalização no que você publica. Uma dessas ferramentas é a fixagem de publicações. O Instagram, por exemplo, dá a oportunidade de destacar 3 postagens, que ficarão fixadas no topo do seu feed independente de quantas fotos você publicar posteriormente. Isto dá mais notoriedade ao que você deseja comunicar previamente aos seus seguidores.

👉 Veja aqui como fixar suas publicações no feed do Instagram

Além da fixação de postagens, o Instagram também possui a funcionalidade "Destaques". Ela permite a exibição de seus Stories passados mais importantes - por tempo indeterminado -, em uma localização privilegiada em sua página: entre a biografia e o feed.

👉 Veja aqui como adicionar Destaques no Instagram

 

3. Geolocalização nas postagens

geolocalização

Indicar o seu local de atendimento é uma forma de delimitar geograficamente quem você deseja atender. Ainda, permite a expansão  para um público que ainda não te conhece e busca por referências justamente na região em que você se encontra.

 

4. Use hashtags

hashtag instagram

Uma das ferramentas mais interessantes das redes sociais. Assim como no Google você utiliza palavras-chave para fazer buscas, nas redes sociais as hashtags são formas de centralizar as publicações de determinados assuntos em um único lugar. Elas dão visibilidade à sua publicação no resultado de buscas. Portanto, pense bem em palavras relacionadas à publicação que você está fazendo e as adicione ao final do texto de apoio. #FazADiferença

 

5. Use imagens ou ilustrações em alta resolução

fotografo profissional

A sua chance de conquistar a atenção do usuário na rede social, diante de tantos posts, é limitada e restrita a pouquíssimos segundos. Por isso, contar com um vídeo dinâmico ou com uma  bela imagem, chamativa e coerente, é fundamental para que ele pare em sua postagem e leia exatamente o que você está desejando comunicar. Portanto, não meça esforços para produzir um bom conteúdo visual.

 

6. Atente-se aos horários da publicação

Untitled design (6)-Oct-11-2022-01-25-00-50-PM

Não existe nenhuma regra, muito menos fato comprovado de que determinados horários tem melhor desempenho que os demais. O segredo aqui é testar. A publicação de uma pessoa terá diferente performance que uma marca, mesmo postando no mesmo dia e horário.

Mas uma coisa é certa: postar pensando no momento que um número alto de pessoas estejam online pode ser mais efetivo. Por isso, deixamos a recomendação desta análise sobre os melhores horários para se postar no Instagram.

 

7. Interaja nos comentários

Instagram lança recurso para fixar comentários nos posts – Tecnoblog

Ao comentar na publicação de uma pessoa ou marca, o usuário quer ser notado. E não tem melhor jeito de fomentar isso do que responder ou interagir com ele nos comentários. Portanto, ao receber um comentário, não deixe de responder ou marcar presença de alguma forma. Esta é uma forma de expandir o seu alcance, uma vez que novos usuários comentarão e, consequentemente, o algoritmo da rede social gerará mais impressão da sua publicação.

BÔNUS: Como ter ainda mais efetividade no aumento do alcance das suas publicações

Patrocine as publicações

As redes sociais te dão a possibilidade de patrocinar suas postagens e garantir um maior alancace para a sua marca. Você configura o público que deseja alcançar, determina o período que deseja impulsionar e  plataforma faz o resto. Esta ação é extremamente benéfica pois, mesmo que seja uma forma paga e não orgânica, você determina exatamente como e para quem deseja expandir seu alcance.

👉 Veja aqui como patrocinar uma publicação no Instagram

Busque parcerias

Hoje todo mundo segue um influenciador ou um micro-influenciador. O marketing de influência é uma tendência muito forte atualmente. Firmar parcerias com influenciadores é uma maneira de nichar o seu público, ao mesmo tempo, aproveitar o alcance que organicamente não seria possível conseguir. Ter embaixadores da sua marca é eficaz para fortalecê-la e expandi-la.