Como promover sua clínica localmente: 5 dicas práticas

Como promover sua clínica localmente: 5 dicas práticas - Doctoralia

Se você é responsável pela gestão de uma clínica médica, certamente compreende que promovê-la é uma tarefa extremamente importante, e será cada vez mais.

Isso acontece por diversos motivos, entre eles: 

  • Há muita competição na área de saúde, com diversos negócios como o seu oferecendo os mesmos serviços;
  • A internet trouxe diversas possibilidades de divulgar uma marca para mais pessoas, mas ao mesmo tempo dificuldade de se destacar online;
  • O paciente digital desenvolveu um nível maior de exigência, autonomia e urgência.

Por essas e outras razões, estratégias direcionadas para a sua região podem ser implementadas para alcançar um novo grupo de pacientes em potencial. E como especialistas em marketing, queremos ajudar você a conseguir isso.

Portanto, analisaremos 5 pontos fundamentais neste artigo:

Continue a leitura e conheça nossas 5 dicas práticas para promover sua clínica de saúde localmente:

1. Como melhorar a visibilidade no Google para promover sua clínica

Existem duas maneiras principais de tornar sua clínica de saúde mais visível no maior buscador online:

  • Criar e atualizar um perfil no Google My Business, ou Google Meu Negócio
  • Aplicar estratégias de SEO com foco na sua localização

Como aproveitar o Google My Business em instituições de saúde

Vamos começar com o Google My Business, ou Google Meu Negócio. Esse é um serviço gratuito que permite inserir o nome da sua clínica, uma descrição dos serviços que oferece e fotos do estabelecimento nos resultados do Google.

Essas informações vão aparecer especialmente para os usuários que pesquisarem pelo nome da instituição no buscador. Mas perfis completos, atualizados com frequência e bem-avaliados também podem ser exibidos em pesquisas mais gerais, como “clínica de oftalmologia em Belo Horizonte”, por exemplo.

Além disso, a caixa que reúne todos os dados no buscador ainda mostra o endereço e um link para o Google Mapas, permitindo que os pacientes em sua região localizem sua clínica e cheguem até ela facilmente.

Outras informações são telefone, horário de atendimento e avaliações.Veja o exemplo da Doctoralia Brasil ao lado.

O Google Meu Negócio, aliás, é um parceiro oficial da Doctoralia. Graças a essa parceria, nossos clientes têm benefícios exclusivos na plataforma. Saiba mais

Como usar estratégias locais de SEO

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization, ou, em português, otimização para os mecanismos de busca. O SEO consiste em uma série de estratégias e ferramentas de marketing para promover um produto ou serviço em buscadores como o Google, de forma a posicioná-los naturalmente no topo dos resultados de busca e aumentar exponencialmente sua visibilidade entre os usuários.

Para isso, um especialista em SEO trabalhará com palavras-chave, aquelas que o usuário procura quando deseja obter informações sobre algo — no seu caso, a sua clínica, seus especialistas e os serviços que oferece.

Falamos em SEO local quando as palavras-chave usadas na estratégia de SEO da sua clínica, além de citarem a área de especialização dos profissionais que trabalham nela, dizem respeito também à área geográfica. Por exemplo: ortopedista no centro de Curitiba, clínica ginecológica no bairro Boa Vista em Recife, e assim por diante.

Dessa forma, seu centro médico poderá ser facilmente encontrado por aqueles pacientes que buscam pelas especializações do seu corpo clínico na sua região.

Ao contrário do Google Meu Negócio, as campanhas de SEO desse tipo requerem um nível mais alto de experiência profissional e de tempo para serem bem realizadas.

2. Como promover a sua clínica offline

Uma boa forma de divulgar a sua clínica na região onde atua é explorar diferentes canais de forma estratégica. Um exemplo? Investir em jornais e rádios, de forma direta e indireta:

  • Via direta: consiste em fazer anúncios na mídia local (rádio, jornais locais, outdoors etc.);
  • Via indireta: é a difusão de artigos jornalísticos, participação em discussões na rádio ou televisão (em redes locais ou nacionais) ou entrevistas sobre temas relacionados à saúde por especialistas de sua equipe. A autoridade, em um nível promocional, geralmente vale mais a pena do que a publicidade.

Não negligencie formas de promoção ditas “tradicionais”, pois têm um forte apelo entre os pacientes locais e são facilmente utilizáveis – ​​até mesmo como forma de colaboração, no caso de especialistas que contribuem com a coluna de um programa de rádio sobre saúde,  ou escrevem com frequência para o jornal local, por exemplo). Isso aumenta a reputação da sua clínica e de seus especialistas

3. A mídia social como forma de promoção local

es-Webinar redes sociales

Vivemos na era das redes sociais, por isso, deixar de explorar seu potencial não seria nada estratégico. O Facebook e o Instagram, principalmente, são excelentes canais para promover seu negócio de forma local.

Um perfil ou página oficial pode se tornar uma boa vitrine para o trabalho da sua clínica, desde que os seus pacientes em potencial também estejam presentes na rede social.

É importante ter em mente que a página deve ser atualizada com fotos das suas instalações, funcionários e especialistas, além de conteúdos úteis para a audiência, ao menos semanalmente. Algumas ideias de postagens seriam atualizações sobre tratamentos ou terapias, artigos educativos, vídeos curtos, enquetes reunindo dúvidas comuns, etc. Uma página atualizada tem o potencial de atrair interessados.

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Outra possibilidade são anúncios pagos no Facebook e Instagram, que aparecerão como posts patrocinados para um perfil de público selecionado por você dentro da rede social (a segmentação pode ser criada a partir de critérios como idade, sexo, interesse e área geográfica). Essa, no entanto, é uma estratégia paga e que precisa ser bem planejada.

Um canal no YouTube também pode ser uma boa ideia: se você tem vídeos com conteúdo interessante para pacientes em potencial, ou deseja criá-los, poderá compartilhá-los em sua página nas redes sociais ou site.

4. Faça marketing boca a boca offline e online

O bom e velho marketing boca a boca é sempre a melhor forma de promover a sua clínica. Mas se engana quem pensa que a internet não influencia nesse tipo de indicação. O boca a boca hoje está, sobretudo, na web. 

De acordo com uma pesquisa interna feita pela Doctoralia, 8 em cada 10 pacientes procuram avaliações de uma clínica ou especialista na internet antes de marcar uma visita.

Portanto, incentivar o compartilhamento de avaliações online, seja nas redes sociais, no Google Meu Negócio ou no perfil na Doctoralia, pode ser um elemento crucial para se destacar entre possíveis pacientes e levá-los a agendar uma visita.

5. Realize eventos para promover a sua clínica

Feiras, seminários, convenções e eventos culturais são ótimas maneiras de promover sua clínica localmente. Por exemplo, durante um evento de saúde, você pode apresentar a instituição, imprimir anúncios e cartões de visita e, é claro, convidar seus especialistas para falarem. 

Esses tipos de eventos são boas oportunidades para fazer networking e ganhar visibilidade.

Obviamente, devido à pandemia, não é recomendado organizar ou participar de eventos e outros encontros. No entanto, eventos à distância se fortaleceram como alternativa aos encontros presenciais.

Já existem cursos online, transmissões ao vivo e webinars de altíssima qualidade para todos os públicos. E vale mencionar que a crise sanitária fez com que a população demandasse informações confiáveis relacionadas a saúde e bem-estar.

Como está indo a sua estratégia? Avalie os resultados de campanhas promocionais

Depois de implementar essas ou outras estratégias de promoção e publicidade para a sua clínica, você precisa ser capaz de compreender a eficácia delas. A partir dos resultados, é possível detectar as mais lucrativas, fazer ajustes quando necessário ou mesmo interromper as ações com baixa performance.

Para fazer isso, você deve acompanhar de onde vêm os agendamentos que a sua clínica recebe: dos anúncios que você publicou? Da sua página no Facebook? Do seu site? Medir esses dados é importante e você precisa de ferramentas adequadas para fazer isso.

Uma boa ferramenta para consultar dados inteligentes relacionados à fonte dos agendamentos ​​é o Doctoralia Phone, sistema de telefonia VoIP feito sob medida para clínicas. 

A ferramenta gera um número de telefone para cada canal promocional que você possui, assim você consegue analisar a conversão de cada ação com base no número de chamadas recebidas daquele número específico.

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Lembre-se de que, para promover sua clínica globalmente, você deve primeiro ter uma base sólida na sua região: comece a construí-la imediatamente!

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