Telefonia VoIP para clínicas: o que é e porque é importante

Telefonia VoIP para clínicas - o que é e porque é importante - Doctoralia

O VoIP, tecnologia que permite fazer chamadas telefônicas por meio da internet, tem ganhado cada vez mais popularidade, na medida que conexões de alta velocidade se tornam mais acessíveis.

Mais prático e barato que as linhas convencionais, o VoIP é uma excelente opção para clínicas, que fazem e recebem um grande número de ligações diariamente e precisam gerenciar essas chamadas de forma fácil e eficiente.

Mas quais são os custos? É difícil de usar e instalar? Qual opção escolher? Se você quer saber mais sobre o que é e quais são os benefícios do VoIP para clínicas, continue a leitura do artigo!

O que é a tecnologia VoIP?

VoIP (Voice over Internet Protocol, ou, em português, voz sobre IP) é uma tecnologia que permite fazer e receber ligações usando uma conexão com a internet no lugar de uma linha telefônica tradicional. 

Para isso, pode ser usado um aparelho telefônico que permite conexão com a rede. Mas, em muitos casos, nem isso é necessário, já que a maioria dos provedores oferece um aplicativo, que pode ser baixado diretamente no computador, smartphone ou tablet. 

Esses dispositivos, então, são conectados a um provedor VoIP, que usa servidores para fazer a conexão entre os dois telefones. Sendo assim, é possível fazer ligações para outros telefones VoIP e também para linhas de telefone convencionais.

Diferentemente de aplicativos como Skype ou WhatsApp, é possível ligar para qualquer número de telefone.

A tecnologia VoIP, vale dizer, não é exatamente uma novidade. Embora tenha ganhado popularidade nas últimas décadas, junto com a disseminação da internet banda larga, linhas digitais já são usadas para fazer ligações desde a década de 1990.

Quais são os benefícios da tecnologia VoIP para clínicas? 

Telefonia VoIP para clínicas - o que é e benefícios  - Doctoralia

Com a popularização da internet de alta velocidade, o VoIP tornou-se a melhor opção de telefonia para empresas, e especialmente clínicas de saúde. Mas por quê?

Para você entender melhor quais são as vantagens dessa tecnologia, listamos abaixo os principais benefícios do VoIP para clínicas.

Mobilidade

Usando a tecnologia, basta ter uma conexão com a internet para fazer as ligações. Não é preciso instalar uma linha telefônica, basta levar o aparelho VoIP ou ter o aplicativo instalado no computador ou nos dispositivos móveis.

Essa característica vai ao encontro das necessidades atuais, em que há cada vez mais pessoas trabalhando a distância.

Qualidade da ligação

A qualidade da ligação feita pela internet é mais alta, com menos interferências e ruídos.

O resultado é um som limpo, o que permite uma comunicação mais eficiente com o paciente e evita a perda de tempo com a repetição de informações não compreendidas ou mesmo com chamadas interrompidas por problemas técnicos

Redução de custos

Outro benefício do VoIP para clínicas é a redução de custos. O serviço não só tem mais qualidade, como os preços também são mais atrativos. Isso porque, ao contrário do que acontece no telefone convencional, não se cobra um valor por cada chamada.

Vale complementar que já existem no mercado internacional sistemas que agregam outras funcionalidades ao VoIP, otimizando ainda mais os custos.

No Brasil, o destaque é o Doctoralia Phone, que permite o retorno de todas as chamadas perdidas, o acompanhamento da performance da recepção e a gravação das ligações para a aperfeiçoamento do discurso.

Integração

Um sistema VoIP pode ser integrado a outras ferramentas usadas na clínica, como o software médico.

Com isso, todas as informações relevantes sobre o negócio ficam concentradas em uma única plataforma, oferecendo uma visão mais holística das estatísticas.

Segurança

Por meio das ligações feitas na clínica, são transmitidas informações dos pacientes que precisam ser guardadas com segurança.

As principais opções de VoIP permitem, por exemplo, gravar as ligações facilmente, além de criptografarem os dados para evitar que sejam acessados por terceiros.

O armazenamento das informações na nuvem é outra medida de proteção recomendada, principalmente se tratando de dados sigilosos e sensíveis como os de saúde.

Flexibilidade

Usando a telefonia convencional, se a sua clínica cresce é preciso comprar novos equipamentos complexos e gastar novamente com instalações.

Com o VoIP, não é necessário implementar novas estruturas, já que é possível aproveitar dispositivos comuns (um celular, computador ou aparelho telefônico) e aumentar o número de usuários do sistema.

Outro ponto relevante relacionado à flexibilidade é que ligações de uma mesma rede podem ser atendidas a partir de dispositivos variados, sem que o paciente precise ligar novamente. 

Por exemplo, a secretária consegue atender um telefonema feito para a clínica mesmo se, por qualquer motivo, ela não estiver na recepção no momento.

Essa é uma vantagem também para centros médicos que adotaram o home office durante a pandemia, ou ainda no caso de transferência para unidades em cidades diferentes. 

Ferramentas avançadas

Você sabia que 1 em cada 2 ligações feitas para clínicas no Brasil não são atendidas?

Isso significa que os centros médicos estão perdendo muitos pacientes.

Felizmente, plataformas avançadas de VoIP trazem uma série de possibilidades que melhoram o atendimento telefônico, oferecem estatísticas em tempo real sobre as ligações e possibilitam a análises de performance mais inteligentes. 

Dessa forma, você não só deixa de desperdiçar oportunidades, como também aumenta a satisfação dos pacientes.

Doctoralia Phone: muito mais que uma tecnologia VoiP para clínicas

Doctoralia Phone - telefonia VoIP para clínicas

Pensando nas necessidades específicas das instituições de saúde, a Doctoralia, criou o Doctoralia Phone: um sistema de gerenciamento de chamadas que utiliza a tecnologia VoiP, entre outras funcionalidades, para garantir que todas as ligações para a sua clínica sejam atendidas ou retornadas.

As chamadas realizadas, recebidas e que necessitam resposta são organizadas em uma plataforma simples e ágil.

Além dos benefícios de um sistema VoIP para clínicas de que falamos neste artigo, o Doctoralia Phone tem outro diferencial: monitorar a origem dos contatos para potencializar os seus investimentos em marketing.

Com a ferramenta, você também obtém dados que guiam tomadas de decisão estratégicas, o que aumenta a receita, otimiza campanhas de marketing e reduz custos. 

É possível ainda mensurar o desempenho das equipes, aperfeiçoar processos e acessar relatórios inteligentes.

Caso de Sucesso  Cardio & Saúde: como a gestão das chamadas melhorou a experiência Ver na íntegra

Como implementar o Doctoralia Phone na sua clínica?

Diferente de outras empresas VoIP, onde a implementação é mais lenta devido às configurações de servidores, o Doctoralia Phone vem pronto pra uso e toda a implementação é imediata e realizada remotamente.

Além disso, sua clínica passa a contar com consultoria recorrente sobre sua telefonia e sobre a qualidade do atendimento prestado. Tudo isso no mesmo dia!

Quer entender como tudo isso funciona na prática? Acesse este vídeo demonstrativo do sistema e veja como podemos ajudar sua clínica a ser mais produtiva e rentável!

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