22 de fev. de 2023
Produtividade em clínicas: o que é e por que se preocupar?

Equipe Doctoralia
O cotidiano de trabalho de uma clínica costuma ser agitado. É preciso dar atenção aos pacientes que chegam à recepção, tirar dúvidas, marcar consultas pelo telefone, enviar mensagens para confirmar os agendamentos... ufa!
Isso sem mencionar responsabilidades administrativas e burocráticas, como as relacionadas a planos de saúde, manutenção do espaço físico, entre outras.
A chave para dar conta de tudo que é necessário para o bom funcionamento do negócio e ainda sobrar tempo para pensar em estratégias assertivas está na produtividade.
Trabalhando de maneira produtiva, a equipe do centro médico consegue fazer mais em menos tempo.
Neste artigo, que é uma prévia do eBook gratuito "Produtividade em clínicas: dicas para otimizar a gestão" que pode ser baixado no fim da página, você verá como aumentar a produtividade da sua clínica e otimizar a gestão do seu negócio. Esperamos que goste da leitura!
O que é produtividade e qual sua importância?
Em termos gerais, podemos entender a produtividade como fazer mais em menos tempo, sem comprometer a qualidade das entregas do negócio. Ou seja:
Produtividade nada mais é do que otimizar os afazeres do dia a dia.
Atualmente, o tempo é um recurso valioso para qualquer empresa. Logo, fazer essa otimização impacta diretamente na rentabilidade.
Por isso, investir em ter produtividade é tão importante, especialmente no caso das clínicas, que precisam dar conta de tarefas diversas, que vão da administração ao pós-consulta.
Conheça o conceito de produtividade e saiba por que ela é tão importante nos negócios em geral, mas principalmente os do setor da saúde.
Conceito de produtividade
No contexto da economia, a definição de produtividade é "uma maneira de medir a eficiência".
É possível dizer também que produtividade consiste em obter resultados melhores com menos trabalho.
Quando procuramos formas de ser produtivos, o que queremos é, na verdade, alcançar nossos objetivos focando nas tarefas que mais importam.
Quando você pensa em uma pessoa produtiva, qual imagem vem à mente?
É comum que a representação de um profissional produtivo seja alguém ocupado o tempo todo, alternando entre diferentes tarefas e trabalhando com pressa para dar conta de todas elas.
Mas essa é uma ideia errônea. Ser produtivo e estar sempre ocupado não são sinônimos.
Na verdade, pode até ser o contrário. Quem trabalha de forma produtiva, no geral, não corre atrás de prazos, mas sim está à frente deles.
Lembre-se: todos temos dias com a mesma duração de 24 horas. Trabalhar de forma produtiva consiste em aproveitá-las da melhor forma possível.
Em outras palavras, não é trabalhar mais, e sim trabalhar de maneira mais inteligente.
Por que todo negócio deve pensar em produtividade?
Qualquer empresa que deseja ser bem-sucedida precisa entender a importância da produtividade no ambiente de trabalho. Trabalhar de maneira eficiente e otimizada traz benefícios para o negócio, os colaboradores e os clientes:
- Para os clientes: ter uma empresa produtiva se traduz, para a clientela, em um atendimento de qualidade. Oferecer uma boa experiência aos consumidores é a chave para satisfazê-los e, como consequência, fidelizá-los. Afinal, quando uma pessoa é bem atendida, ela tende a compartilhar essa experiência positiva com outras. Dessa forma, a empresa também recebe novos clientes sem ter investido ativamente nessa aquisição.
- Para a empresa: além da fidelização de clientes e das recomendações, o negócio também se beneficia financeiramente com uma equipe produtiva. Isso porque os colaboradores não deixam de ser um investimento e, como tal, devem trazer retorno. Outro benefício é a competitividade no mercado.
- Para os colaboradores: um ambiente produtivo ajuda a motivar os colaboradores, melhorando o clima organizacional. Além disso, o sucesso de uma empresa produtiva pode levar ao compartilhamento dos bons resultados com os colaboradores. Aumentos salariais, comissões e outros benefícios são algumas formas de fazer isso, deixando-os ainda mais motivados.
Por que os negócios da saúde devem pensar ainda mais em produtividade?
Consultórios, clínicas e hospitais são empresas como quaisquer outras, mas vivem uma realidade completamente diferente.
Mais do que garantir a sobrevivência do negócio, um centro médico produtivo é responsável por melhorar a qualidade de vida de mais pessoas, reduzindo o tempo de dor, identificando problemas de saúde, evitando episódios futuros e, nos casos mais extremos, salvando vidas.
Visto que a maioria das pessoas não frequenta um estabelecimento médico por vontade própria e possivelmente já chega com uma preocupação, estresse ou dor, a Experiência do paciente - Temp BR deve ser excepcional.
O atendimento ao cliente é importante independente do mercado de atuação, mas no momento de vulnerabilidade e sensibilidade do paciente, um detalhe pode fazer toda a diferença.
Para tal, o desafio é gerenciar as tantas atividades diferentes a serem realizadas em uma instituição médica. Na recepção, há questões administrativas, burocráticas, de organização de agenda e de auxílio ao especialista.
Em paralelo, existe a gestão estratégica da clínica, que, muitas vezes, é feita pelo próprio médico, que concilia a atividade com sua agenda complexa de atendimentos.
O primeiro passo para ter uma clínica eficiente, é identificar os gargalos de produtividade enfrentados.
Os centros médicos costumam começar suas atividades com uma equipe enxuta. O problema é que muitos não se dão conta de que deixaram de ser um profissional autônomo e agora são, de fato, uma empresa complexa.
Há toda uma estrutura em volta — recepção, financeiro, administração. Essa estrutura vai crescendo e, comumente, o próprio profissional de saúde vira o gargalo da sua clínica, podendo impactar seu crescimento.
Manter um equilíbrio entre atendimento aos pacientes, equipe a ser gerida e infraestrutura crescente, tudo de forma organizada e produtiva, apesar de ser uma dificuldade, é essencial para o funcionamento sustentável do estabelecimento.
A boa notícia é que é possível dar conta de toda essa carga de trabalho de forma que pacientes, colaboradores e a administração da clínica fiquem satisfeitos. Falamos mais sobre isso no eBook completo sobre o tema, acesse gratuitamente no botão abaixo: 👇
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