out 11, 2022

Reputação online de clínicas: 5 dicas para obter mais sucesso

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A reputação online de uma clínica médica é tudo o que se refere à marca e aos serviços oferecidos por ela na internet, impactando o atendimento aos pacientes e a imagem da empresa a longo prazo. Veja dicas para construir uma boa reputação online em sua clínica!


É possível perceber uma crescente preocupação pela imagem das empresas em geral, o relacionamento com o público e os investimentos com marketing digital. E isso não seria diferente ao falar de clínicas médicas. 

O segmento da saúde também tem notado a importância de agregar mais valor às marcas para atrair e fidelizar seus clientes. 

Pensar em formas de garantir mais avaliações positivas dos pacientes do seu centro médico tem tudo a ver com entender como construir uma boa reputação online para a sua marca na área da saúde. 

Neste artigo, você vai conferir dicas práticas para melhorar as estratégias de marketing da sua clínica e, assim, gerar impactos positivos para a sua reputação online. 

Ao longo do texto, vamos falar sobre:

Boa leitura!

O que é reputação online?

Como falamos anteriormente, a reputação online tem a ver com a imagem que a sua clínica médica transmite ao público pela internet.

Dessa forma, é preciso avaliar a identidade visual, a comunicação, o relacionamento com a audiência e a credibilidade da marca da sua clínica no mercado. 

Talvez você esteja pensando: “será que é realmente necessário ter presença digital?”

De acordo com pesquisas da Doctoralia:

  • 90% dos pacientes buscam informações de saúde na internet
  • 80% escolhem um especialista com base na avaliação de outros pacientes.

Hoje, o tradicional boca-a-boca – que era a única forma de pedir indicações de médicos e especialistas – ganhou ainda mais alcance, já que milhares de pessoas têm acesso e confiam nas avaliações online.

A Bianca Evangelista, por exemplo, é paciente da Clínica Pra Gente e conta que fez a sua escolha com base no que outros pacientes diziam sobre o especialista:

“Eu consegui confiar nas avaliações porque os próprios pacientes falavam sobre os médicos e me senti confiante.”

Perfil-Doctoralia-ClinicasSendo assim, é altamente recomendável manter os dados da sua clínica e dos especialistas da suaequipe sempre atualizados, seja nas redes sociais, Google Meu Negócio, site ou perfil na Doctoralia, para facilitar a busca.

É preciso ressaltar que a reputação online vai muito além de ter contas em redes sociais: para melhorar a imagem da sua marca no meio digital, é necessário criar boas conexões com as pessoas, oferecer conteúdos de qualidade e mostrar disponibilidade para tirar dúvidas.

Por que é importante construir a reputação online da clínica médica?

Talvez a sua clínica já tenha uma ótima imagem com o público e tenha conquistado uma cartela de clientes estável ao longo dos anos, o que pode levar ao questionamento de se realmente vale a pena investir em reputação online.

O que deve ser levado em consideração é que as pessoas estão sendo impactadas por cada mais opções de clínicas e profissionais que cativam por seus conteúdos de qualidade, facilidade no agendamento e relacionamento próximo com o paciente.

Mesmo que o paciente frequente o mesmo profissional há anos, é fácil escolher outra opção que seja mais prática, cômoda ou mesmo atraente.

Quanto melhor for a reputação online da sua clínica, mais chances ela terá de gerar competitividade, conquistar melhores resultados e oferecer serviços de qualidade para os clientes

Confira alguns benefícios que o seu negócio pode ter ao investir em melhorias para a sua reputação online:

  • Mais confiança e credibilidade;
  • Aumento de visitas e agendamentos de consultas;
  • Construção de autoridade no mercado;
  • Mais alcance e visibilidade;
  • Melhorias no desempenho.

Como melhorar a reputação online da sua clínica médica?

Agora que você já entende o porquê de melhorar a reputação online da sua clínica, é hora de descobrir como fazer isso da melhor forma possível. 

Para construir esse processo com mais eficácia, é importante atentar para alguns pontos essenciais. Confira, a seguir, os principais deles:

1. 🌐 Esteja onde o seu paciente está 

Para decidir em quais redes sociais a sua clínica deve estar presente, é indicado observar onde o seu potencial público se encontra. 

Os pacientes que vão ao seu consultório costumam utilizar mais o Facebook, Instagram ou LinkedIn? E os clientes que você deseja alcançar, em quais canais estão?

É importante fazer esses questionamentos com o entendimento de que não é necessário estar presente em todas as redes, mas nas que fazem mais sentido para se comunicar com a sua audiência.

Além disso, os canais digitais não devem focar apenas na divulgação dos serviços e comunicação com as pessoas, mas também facilitar os agendamentos de consultas. Quais canais podem tornar esse momento mais prático, além do WhatsApp? 

Ter compartilhamentos, comentários, curtidas e visualizações é bom para melhorar a imagem da sua marca na internet, mas é válido entender como transformar esses números em marcações de consultas.

👉 Leia também: Marketing para clínica médica: 7 principais erros e como evitá-los

2. 💙 Ofereça a melhor experiência

Para além do atendimento de qualidade, é imprescindível oferecer uma experiência satisfatória aos pacientes, a fim de influenciar percepções positivas a respeito da sua instituição de saúde. 

A experiência do paciente nada mais é do que o conjunto de interações entre ele e a clínica. Algumas das principais vantagens de acompanhar cada etapa dessa jornada são:

  • Aumento da rentabilidade;
  • Mais produtividade para a equipe de atendimento;
  • Comunicação próxima e eficaz;
  • Retenção de clientes;
  • Redução de prejuízos;
  • Feedbacks mais frequentes e positivos.

Então vale investir em uma boa equipe de atendimento, oferecer capacitações frequentes ao time, respeitar o histórico e o tempo de cada paciente, acompanhar o tratamento, facilitar o acesso às informações e aos agendamentos, e estreitar laços desde o primeiro momento até o pós-consulta.

👉 Leia também: Saiba tudo sobre experiência do paciente, da teoria à prática

3. 📝 Incentive a participação em pesquisas de satisfação

Para saber se a experiência oferecida pela sua clínica está gerando bons resultados, é recomendável fazer pesquisas de satisfação e, com isso, identificar melhorias que devem ser feitas nos próximos meses. 

Saber como está a satisfação dos clientes é fundamental a fim de verificar se o atendimento prestado atende às necessidades, preferências e expectativas dos pacientes. Alguns dos pontos que devem fazer parte da pesquisa, são:

  • Facilidade no agendamento;
  • Qualidade do atendimento;
  • Atenção da equipe;
  • Qualidade da estrutura e das instalações;
  • Acessibilidade ao espaço;
  • Eficácia dos resultados do tratamento;
  • Recursos oferecidos na consulta médica.

Uma das formas mais práticas e eficientes de fazer isso é automatizar o envio de mensagens pedindo uma avaliação logo após cada consulta. 

A Agenda Doctoralia, por exemplo, torna esse processo mais simples e ainda permite que as avaliações impactem novos pacientes.

👉 Leia também: Como fidelizar o paciente com uma comunicação assertiva 

4. 💬 Responda todas as dúvidas dos pacientes

Nada pior do que sair de uma consulta com mais dúvidas do que confiança e esperança, não é mesmo? 

A partilha do conhecimento é vital nesses momentos, portanto é preciso facilitar a comunicação para além das consultas. 

Ao ter um canal de comunicação direto entre médico e paciente, sem que seja necessário o compartilhamento do telefone pessoal de especialistas, a clínica consegue se aproximar dos clientes, gerando credibilidade e estreitando os laços. 

Nesse sentido, investir no chat da Agenda Doctoralia pode ser bastante útil para tornar mais prático o contato dos pacientes com especialistas.

Além de economizar tempo de ambas as partes, essa ferramenta é segura, oferece uma experiência incrível e ajuda a reduzir as faltas dos pacientes nas consultas em até 65%!

👉 Leia também: Como simplificar a comunicação médico-paciente através do chat?

5. 📈 Invista no marketing médico 

O marketing médico é um conjunto de ações e estratégias que visam atrair, conquistar e fidelizar pacientes, por meio da construção de autoridade e fortalecimento da reputação no setor de saúde. 

Essa prática é regulada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), e deve ser realizada com ética e responsabilidade.

Ao investir em estratégias de marketing médico, você expande a reputação online da clínica para novas audiências, alcançando uma série de outros benefícios relevantes, entre eles:

  • fortalecimento de autoridade no mercado;
  • engajamento de clientes em conteúdos importantes;
  • compartilhamento de avaliações positivas de pacientes;
  • aumento da presença online.

👉 Leia também: Marketing médico: o que é, qual a importância e como fazer dentro das regras?

Agenda Doctoralia: o primeiro passo para a reputação online da sua clínica

Ainda não conhece a Agenda Doctoralia? Essa solução é perfeita para clínicas que buscam facilitar o processo de fortalecimento da reputação online. Agenda-Doctoralia-Clinicas

Além de elevar o nível da jornada do paciente, também otimiza o seu dia a dia e os resultados ao final de cada mês da sua instituição.

Exclusivo para o setor da saúde, o sistema da Agenda Doctoralia é altamente intuitivo e oferece uma série de benefícios relevantes, como:

  • Agendamento online 24h, multicanal;
  • Lembretes e confirmações automáticos;
  • Telemedicina;
  • Campanhas de SMS e email sem custo extra.

Por meio da solução, os clientes são incentivados a enviar opiniões sobre as consultas, e a coleta de dados acontece de forma automatizada, facilitando a visualização do percentual de satisfação dos seus clientes.

Quer saber como automatizar o envio de mensagens para receber melhores feedbacks de forma prática, fortalecendo sua reputação online e atraindo ainda mais contatos? 

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