Desafio
- Atrair clientes em potencial;
- Comunicar sua proposta de valor;
- Digitalizar a gestão da agenda.
+ 1200
consultas agendadas online pelos pacientes em apenas 3 meses
46 %
dos agendamentos fora do horário comercial
32 h
economizadas todo mês pela automação no envio de +11 mil mensagens
Uma clínica popular, recém-criada e em um mercado concorrido como a cidade de São Paulo via muitos desafios pela frente.
Mas com diferenciais únicos, uso inteligente da tecnologia e comprometimento, conquistaram resultados impressionantes logo nas primeiras semanas!
Acompanhe os próximos capítulos para entender porque mais de 1.200 pacientes agendaram consultas na Clínica Pra Gente em apenas 3 meses e como o negócio cresce em média 20% ao mês. 👇
Apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, a reflexão decorrente do período de isolamento social foi o impulso para a criação de uma clínica diferente: focada em um atendimento mais inclusivo e acolhedor para as minorias.
Assim, no final de 2021, surgiu a Clínica Pra Gente.
Formada por jovens da comunidade LGBTQIA+ que acreditam em um ambiente terapêutico sem barreiras de classe, gênero, raça, idade, título ou orientação sexual, a clínica surge como resposta a uma insatisfação comum a esse público em relação ao atendimento médico e psicológico.
Ainda que tivessem um conceito de destaque e a confiança de que teriam espaço no mercado, eles enfrentavam os mesmos desafios de qualquer negócio iniciante - além daqueles característicos da saúde:
Foi então que a Doctoralia ganhou protagonismo nessa história, tornando-se uma grande aliada no sucesso acelerado do centro médico.
sócio-fundador e proprietário da Clínica pra Gente, conta que:
“A Doctoralia trouxe uma solução na questão de agenda, de busca de pacientes e de reconhecimento. É uma ferramenta muito importante e que está do nosso lado.”
Em menos de 3 meses, mais de 1200 consultas já haviam sido marcadas pelos próprios pacientes por meio da plataforma da Doctoralia.
Desses agendamentos, 46% aconteceram fora do horário comercial, quando a recepção estava indisponível – o que demonstra como a autonomia proporcionada ao paciente reflete em uma agenda mais robusta.
Mas esses resultados surpreendentes, especialmente em um mercado concorrido como o da capital paulista, definitivamente não foram por acaso.
Os números são consequência de uma soma de fatores:
Como gestor do negócio, Francisco sempre soube que o engajamento com o sistema era a chave para acelerar os resultados, e fez questão de repassar isso para todo o corpo clínico.
Hoje, todos os 19 especialistas vinculados à clínica têm seus perfis individuais 100% preenchidos e devidamente atualizados, o que é fundamental para que o algoritmo os posicione com destaque nas buscas.
Dessa forma, a clínica ganha visibilidade na procura por qualquer uma das especialidades que atende + bairro (ex: cardiologista em Santa Cecília), um comportamento de busca comum em cidades muito grandes como São Paulo.
Com um vasto corpo clínico, cada especialista se torna um embaixador da clínica, atraindo atenção para o negócio como um todo e incentivando novos agendamentos com os demais colegas.
Além disso, ações de marketing bem planejadas potencializam as oportunidades.
A Clínica Pra Gente mantém um site atual, redes sociais com conteúdos relevantes e visualmente atrativos, uma página no Google Meu Negócio atualizada e um número do WhatsApp bem administrado – todos os canais levando à agenda online.
Como parte da missão de entregar um atendimento mais inclusivo, a Clínica Pra Gente defende a acessibilidade à saúde.
Sendo assim, pratica preços populares a fim de gerar um impacto social positivo, o que acaba sendo um diferencial bastante competitivo. No modelo de clínica popular, os serviços ainda podem ser parcelados e reembolsados pelos convênios.
Além disso, o corpo clínico diverso, empático, disposto a praticar uma medicina mais humanizada e preparado para lidar com questões particulares das minorias vem conquistando clientes fiéis.
O engajamento da comunidade é um grande combustível para o crescimento contínuo do negócio.
Ainda sobre os resultados conquistados, o Dr. Elton Passamani, clínico geral, diz:
“Depois da Doctoralia, a gente percebeu que os pacientes nos procuram muito mais. Sabemos que aqui em São Paulo há muitas opções de médicos, e a Doctoralia ajudou muito a clínica a rodar o número de pacientes, ficamos muito mais conhecidos, foi um impacto muito positivo pra gente.”
Mais do que estar visível, é preciso estar disponível.
Em outras palavras, pouco adianta a instituição ser encontrada com facilidade pelos pacientes se eles não conseguem agendar a qualquer hora, com facilidade.
Nas palavras do próprio paciente, Victor Claro:
“O processo de agendamento foi o que eu mais gostei. Cliquei, agendei, já veio a mensagem de confirmação no SMS, super rápido.”
Além da praticidade, outra vantagem relevante do agendamento online é a privacidade, especialmente quando a pessoa está passando por alguma situação de vulnerabilidade ou não se sente segura para falar com a recepção ao telefone.
“Com o fato de agendar online eu me senti muito mais confortável e também existe a privacidade, você mesma coloca a data e o horário, sem precisar falar com ninguém.”
O proprietário Francisco explica que a recepção incentiva a digitalização do paciente mesmo nos contatos pelo telefone, uma vez que é vantajoso para todos:
“Quando os pacientes ligam na recepção a gente já encaminha o link da Doctoralia e é muito mais fácil porque eles conseguem ver os horários livres e não fica aquele ‘telefone sem fio’. Tem sido bem positivo.”
Como uma empresa com pouco tempo de atuação conquista credibilidade? A resposta é: maximizando o tradicional marketing boca a boca.
Oferecer um espaço online para o compartilhamento de experiências e incentivar essa prática faz com que os pacientes satisfeitos se tornem embaixadores do negócio.
No caso da Clínica Pra Gente, dois fatores foram essenciais na construção de uma reputação online consolidada:
O paciente Victor confirma:
“Eu sinto credibilidade no perfil da Doctoralia, você vê a opinião dos pacientes mesmo. E uma coisa muito interessante é a resposta dos médicos, tem uma conversa, e isso traz segurança pra quem tá procurando.”
Com quase 400 avaliações no perfil, a Clínica Pra Gente conquistou uma legião de clientes satisfeitos com a jornada antes, durante e depois da consulta.
Em um processo cíclico, quanto mais bem avaliada for a clínica, mais segurança transmitirá para o novo público.
Parte do processo de oferecer a melhor experiência para o paciente é atendê-lo a distância sempre que possível, mantendo a qualidade.
Com a Doctoralia, o paciente escolhe se quer ser consultado presencialmente ou por telemedicina já no agendamento. Já a clínica tem uma visão completa da agenda, administrando todas as modalidades de atendimento do corpo clínico em um só lugar.
Em resumo, o Dr. Elton descreve a Doctoralia como:
“Um facilitador, tanto para o profissional médico, quanto para o administrativo e o paciente, que pode fazer uma consulta dentro de casa e marcar um horário com um clique no celular, de onde ele estiver.”
Mesmo com um interesse genuíno em tornar a saúde mais acessível e um forte propósito social, a Clínica Pra Gente ainda é uma empresa e, como qualquer outra, precisa gerar lucro para que seja sustentável.
Ao praticar preços populares, fatores como retorno sobre o investimento, taxas de retenção e eficiência na gestão se tornam ainda mais importantes.
Francisco conta que tinha dois grandes objetivos quando decidiu contratar a Doctoralia:
“As expectativas eram aumentar o fluxo de pacientes e ter uma gestão da agenda muito melhor - com toda a parte de contato, sistematização e avisos. E foram atendidas!”
Ele conta que:
“O crescimento médio do negócio tem sido de 20% ao mês, muito influenciado pelos benefícios da Doctoralia no dia a dia.”
Um exemplo de eficiência operacional é o envio automático de lembretes e confirmações de consulta. Vale lembrar que já foram mais de 11 mil notificações enviadas, o que gera uma economia de 32 horas mensais para a recepção, que pode se dedicar a atividades mais estratégicas.
Com a receita crescente, é possível dedicar 10% dos lucros para ajudar pessoas em vulnerabilidade social.
Essa é apenas uma das quase 700 clínicas pelo Brasil que confiaram na Doctoralia para alavancar seus resultados!
Não importa se o seu negócio está começando ou se já está consolidado em busca de digitalização, temos a solução ideal! Nossos consultores vão entender a sua realidade e apresentar uma proposta personalizada.