jun 21, 2022

Gestão de instituições de saúde: 5 ferramentas para se destacar

Ferramentas essenciais para instituições de saúde

Entre tantas instituições de saúde no mercado, como a sua pode ficar à frente da concorrência, aumentar a lucratividade, captar e fidelizar mais clientes? Confira as dicas e ferramentas essenciais que vão te ajudar a conquistar mais sucesso na gestão da sua instituição!

Devido às mudanças de comportamento do paciente, alterações no cenário econômico e social, e à digitalização na saúde, as instituições de saúde estão passando por um período de adaptação para manter as suas atividades em dia.

Com o surgimento de novas tecnologias, esse setor da saúde tem enfrentado alguns desafios para implementar a inovação em seus processos e, ainda, melhorar a experiência de seus pacientes para se destacar perante à concorrência.

Pensando nisso, selecionamos tudo o que você precisa saber para ficar por dentro das principais tendências de instituições de saúde, além das ferramentas que mais podem suprir suas necessidades e seus objetivos. Siga conosco e faça uma ótima leitura!


Principais tendências para instituições de saúde

O uso da tecnologia não alterou apenas a forma das pessoas se relacionarem, estudarem e trabalharem, mas também transformou a rotina e as funções das instituições de saúde em geral.

Hoje é possível contar com alguns sistemas que contribuem na automatização de processos, análise de dados, armazenamento de informações, investigação e otimização de tratamentos, por exemplo.

Não é à toa que muitas organizações da América do Sul já investiram em algumas tecnologias que mais estão se destacando nos últimos anos, como Inteligência Artificial, Blockchain ou Cloud, com o objetivo de solucionar desafios do dia a dia.

De acordo com o Panorama das Clínicas e Hospitais 2022, foram identificadas algumas tendências que indicam a direção na qual o setor deve caminhar no futuro. Quer saber quais são elas? Confira a seguir!Dados sobre o mercado  Panorama das Clínicas e Hospitais 2022: pesquisa de mercado completa Baixe gratuitamente

Humanização do atendimento

Apesar de muitas pessoas falarem da importância de investir em processos inovadores e tecnológicos, o atendimento continua sendo um ponto-chave na relação médico-paciente. 

Por isso, a humanização se faz tão necessária quanto a digitalização nas instituições de saúde: um fator não substitui o outro, mas os dois se complementam para proporcionar mais benefícios a ambas as partes.

Algumas dicas para melhorar o relacionamento com os clientes da sua instituição, seguindo a base dessa tendência, a fim de oferecer experiências satisfatórias aos clientes, são:

  • Respeitar as necessidades de cada pessoa;
  • Oferecer um ambiente de acolhimento ao público;
  • Ter uma abordagem mais próxima, atenciosa, ética e humana;
  • Prezar pela qualidade dos serviços prestados por cada integrante da sua equipe.

Para conferir todas as dicas e humanizar o atendimento na sua instituição, baixe gratuitamente o eBook sobre humanização na saúde.

 

Redução de tarefas manuais

ma das principais tendências que estão gerando mais sucesso para instituições de saúde reconhecidas no mercado é a redução de tarefas manuais. Isso porque ao contar com sistemas inteligentes, você consegue melhorias no desempenho das equipes e dos processos.

Por meio de um software médico é possível automatizar algumas atividades, por exemplo:

A digitalização de processos como esses é capaz de impulsionar a produtividade das equipes e melhorar a jornada do paciente na instituição.

👉 Leia também: Inovação aberta: qual sua importância para a gestão no setor da saúde?

Uso do smartphone para o acesso à saúde

Você já percebeu o quanto o smartphone passou a ser um objeto inseparável da rotina de pessoas, profissionais e empreendedores ao redor do mundo? Isso, claro, não seria diferente nas instituições de saúde. 

Conforme o avanço dos  smartphones, a presença digital de clínicas e profissionais desse setor também aumentou bastante, facilitando a rotina não apenas dos pacientes, mas também das equipes de atendimento e corpo clínico.

Por meio do auxílio de um celular, é possível acessar e trocar informações com mais praticidade, além de ter acesso rápido e simples ao agendamento de consultas, atendimento à distância e resultado de exames.

👉 Veja também: Smartphone na saúde: como usar para se aproximar dos pacientes

5 ferramentas essenciais para instituições de saúde

Agora que você já está por dentro das principais tendências do setor de clínicas e hospitais, é hora de descobrir quais são as 5 ferramentas essenciais para instituições de saúde que desejam facilitar a sua rotina e otimizar seus resultados. Vamos lá!

1. Plataforma específica para telemedicina

Com o início da pandemia de Covid-19, o setor de saúde precisou reavaliar suas formas de atendimento, o que deu espaço a consultas a distância. Com isso, a telemedicina facilitou bastante a vida de médicos e pacientes, e hoje já é uma prática regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em caráter definitivo. 

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Em suma, a nova regulamentação brasileira estabelece uma série de normas, dando prioridade para a proteção e o sigilo de dados dos pacientes. Hoje, mais do que estar em conformidade com o CFM, também é importante se atentar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

👉 Isso significa que utilização de plataformas como WhatsApp, e outros aplicativos comuns de videoconferência, definitivamente não é recomendada para consultas à distância.

A boa notícia é que o Grupo Docplanner, que detém as soluções da Doctoralia e do TuoTempo, também oferece a praticidade e a segurança que só uma plataforma exclusiva para a saúde consegue garantir à prática da telemedicina.

Confira, a seguir, um comparativo das plataformas:

comparativo telemedicina TuoTempo e Doctoralia

👉Leia também: Como garantir a segurança de dados dos pacientes e do consultório

2. Agenda online em app ou site próprio

Você já conhece a importância de fazer agendamentos online e fortalecer a sua presença digital? Por meio da internet, é possível agendar consultas e exames 24 horas por dia, 7 dias por semana, até quando a agenda da organização já está fechada.

Portanto, para proporcionar uma experiência mais satisfatória aos pacientes, captando e fidelizando o público da sua instituição, e aumentar a lucratividade do seu negócio, é indicado investir em softwares médicos que oferecem o controle da agenda.

O CRM TuoTempo e a Agenda Doctoralia são ótimos exemplos de ferramenta para controle de agenda online.


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3. Pesquisas de satisfação personalizadas

Pesquisa de satisfação personalizada

Além de efetivar a prática de bons atendimentos nas instituições de saúde, também é recomendável acompanhar a satisfação dos pacientes para identificar o que deve ser melhorado a longo prazo

Se em ambientes comerciais já é importante aprimorar o atendimento ao público, no setor de saúde se torna ainda mais necessário. 

Então vale a pena elaborar pesquisas de satisfação personalizadas, manual ou digitalmente, para obter diversos dados sobre a sua equipe, incluindo a qualidade dos serviços, a acessibilidade ao espaço, os recursos oferecidos, além de outros pontos.

4. Sistema de pagamento online

Uma das estratégias para melhorar a experiência do paciente e otimizar a rentabilidade é oferecer a condição de pagamento online para consultas e exames.

De acordo com o estudo Pace Pulse, 47% dos brasileiros reduziram o uso de cédulas em 2021. Além disso, atualmente existem tecnologias que permitem a realização de transações seguras em ambiente online, gerando uma série de benefícios, como comodidade, segurança e redução de taxas sobre os pagamentos via cartão de crédito e débito.

Para obter mais confiança na hora de oferecer pagamentos online de consultas, o mais indicado é utilizar um software de saúde com foco em clínicas e instituições de saúde, contendo as funcionalidades que você precisa para proteger os dados dos pacientes e da sua organização.

5. Histórico médico na nuvem

Como estão armazenados e organizados os dados de pacientes, os resultados e documentos da sua instituição? Caso você não saiba dar uma resposta tão rápida ou definida, é um sinal de que precisa obter um histórico médico na nuvem. As principais vantagens de adquirir um histórico clínico eletrônico, são: 

  • facilidade para encontrar documentos;
  • redução da perda de dados na organização;
  • aumento da credibilidade no mercado;
  • rapidez no acesso e compartilhamento de dados;
  • proteção de informações dos pacientes, colaboradores e gestores;
  • melhoria no relacionamento com os clientes.

Garanta todas as vantagens em um único software para instituições de saúde

Digitalizar a jornada do seu paciente é o primeiro passo para o sucesso do negócio. Para isso, o melhor caminho é obter a tecnologia de um sistema específico para instituições de saúde, com todas as vantagens que você precisa.

Hoje, mais de 80 instituições de saúde confiam nas soluções do TuoTempo, um software de relacionamento modular, que possui diversas funcionalidades para fidelizar pacientes, otimizando custos e receitas do seu hospital ou instituição de saúde. Conheça algumas delas no vídeo a seguir:

Vale destacar que o CRM também oferece integração com mais de 30 dos principais softwares de gestão do Brasil, promovendo a centralização de todos os dados, insights estratégicos e esforços operacionais em um único lugar.

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👉 Leia também: Redução do no-show em instituições de saúde: exemplos para inspirar