Você conhece os desafios das clínicas brasileiras atualmente? Saiba que entre os mais comuns está a redução das faltas dos pacientes e a aquisição de novos.
Como profissional do setor da saúde, seu compromisso é oferecer o melhor atendimento possível. Mas você já refletiu sobre o impacto positivo da experiência do paciente no seu negócio?
A 1º edição do evento aconteceu em Curitiba e reuniu clínicas selecionadas em uma manhã repleta de troca de experiências, discussões sobre temas relevantes e conhecimento de alto nível.
O marketplace da Doctoralia, maior portal de saúde do Brasil – e de outros 13 países –, começou o ano de 2023 anunciando sua maior atualização da história: uma série de mudanças que buscam dar mais destaque e visibilidade a clínicas.
Em sua terceira edição, o estudo descreve o cenário atual e traz dados inéditos do mercado de saúde no Brasil, identificando ainda as tendências para este ano.
Visibilidade online + gestão eficiente é a fórmula para clínicas se tornarem mais rentáveis por meio de uma experiência do paciente encantadora.
Você já ouviu falar sobre a “jornada do cliente”? Resumidamente, o termo significa que, ao comprar um produto ou serviço, o cliente é o protagonista de sua própria jornada. No setor da saúde, essa premissa não muda, mas o foco é a “jornada do paciente”.
A reputação online de uma clínica médica é tudo o que se refere à marca e aos serviços oferecidos por ela na internet, impactando o atendimento aos pacientes e a imagem da empresa a longo prazo. Veja dicas para construir uma boa reputação online em sua clínica!
Para desenvolver estratégias com mais eficácia, é preciso entender como utilizar a metodologia de Inbound Marketing para clínicas. Confira as dicas que reunimos para ajudar a sua instituição a ter melhores resultados nesse processo!
Gerir uma clínica de sucesso não é uma tarefa simples. Mas, com o suporte das ferramentas certas, você pode dar um passo além para otimizar a gestão em saúde e melhorar a experiência do paciente. Para te ajudar, reunimos neste artigo os principais materiais de apoio gratuitos da Doctoralia.
Se você pensa em abrir uma clínica médica ou deseja garantir melhores resultados para a sua instituição a longo prazo, é recomendável elaborar um plano de negócios na área da saúde. Saiba como fazer o seu e, assim, obter mais sucesso com a sua gestão!
Contar com as redes sociais para estratégias profissionais deixou de ser uma opção para tornar-se uma necessidade.
Entre tantas instituições de saúde no mercado, como a sua pode ficar à frente da concorrência, aumentar a lucratividade, captar e fidelizar mais clientes? Confira as dicas e ferramentas essenciais que vão te ajudar a conquistar mais sucesso na gestão da sua instituição!
As estratégias de marketing para clínica podem ajudar você a captar e fidelizar pacientes com mais facilidade. No entanto, existem erros comuns que podem comprometer seus resultados. Confira as nossas dicas para evitá-los!
Confira o lançamento do Leadflow, a primeira ferramenta de gestão de leads para o setor de saúde. Essa solução é segura, fácil e integrada aos contatos dos potenciais pacientes.
Para realizar uma boa gestão de clínicas, é necessário utilizar a tecnologia a seu favor, a fim de proporcionar melhores experiências aos pacientes e atender às suas necessidades. Saiba mais!
Reduzir o no-show é um objetivo que pode ser alcançado por meio da adoção de algumas boas práticas e estratégias para engajar e fidelizar pacientes. O uso da tecnologia também é aliada do processo.
Fruto da necessidade de facilitar o acesso dos pacientes a serviços de saúde durante a pandemia, a telemedicina veio para ficar e foi regulamentada em caráter definitivo pelo CFM. Mas como atender por telemedicina no Brasil, em conformidade com a legislação? Descubra!
As chamadas perdidas podem prejudicar a sua instituição de saúde, reduzindo a rentabilidade e gerando insatisfação para os pacientes. Saiba como adotar ações para resolver esse problema!
A medicina diagnóstica é fundamental para transformar positivamente os processos de saúde entre médicos e pacientes. Nesse contexto, tecnologia pode ajudar a tornar exames, consultas e análises ainda mais precisos e eficazes, além de melhorar a experiência do paciente.
A humanização na saúde nada mais é do que promover um atendimento centrado nas necessidades de cada paciente. Apesar de não ser uma tarefa fácil, os benefícios – tanto para clínicas, hospitais e centros de saúde, como para os pacientes – fazem o esforço valer a pena.
A interoperabilidade na saúde representa o avanço da maturidade digital em hospitais, clínicas e centros médicos. Ligada aos sistemas de gestão, permite o avanço da otimização de processos, redução de custos e melhoria do atendimento aos pacientes. Apesar de ainda ser um desafio no Brasil, aos poucos a interoperabilidade está sendo reconhecida como uma necessidade das instituições de saúde.
O método de gestão e atendimento da Disney preza pelo encantamento do cliente e pode trazer insights valiosos para a experiência do paciente em consultórios, clínicas e hospitais.
O uso do smartphone na saúde oferece vantagens para pacientes, especialistas e funcionários de instituições de saúde, mas exige, por outro lado, cuidados para não comprometer a segurança das informações. Aplicativos para pacientes, redes sociais e WhatsApp estão entre as principais formas de usar o smartphone como ferramenta de saúde.
A otimização de um site para hospitais e clínicas possui particularidades a serem consideradas para oferecer a melhor experiência ao paciente e aumentar a conversão de agendamentos online na instituição. Visibilidade e autoridade digital também estão entre as vantagens de um site otimizado.
O atendimento via WhatsApp pode ser um diferencial para clínicas e hospitais que o disponibilizam. No entanto, o uso do aplicativo exige atenção para não impactar a produtividade da equipe e garantir um serviço de qualidade aos pacientes.
É comum que a procura por agendamentos reduza em feriados prolongados. No entanto, um bom planejamento pode ajudar no engajamento de pacientes durante o período.
Para pacientes, o pagamento online de consultas é uma facilidade. Para clínicas e hospitais, é um diferencial para o negócio e uma oportunidade de ter mais controle sobre as finanças.
O conceito de Smart hospital está relacionado a hospitais que otimizam seus processos a partir de uma infraestrutura digital orientada por dados e insights. Rede Mater Dei de Saúde é exemplo de transformação digital no segmento.
A inflação médica tem impacto no acesso da população aos serviços de saúde e costuma ser mais alta que a inflação econômica. Envelhecimento da população e problemas de gestão nas instituições de saúde estão entre os fatores que influenciam o índice.
Converter o paciente offline em paciente online traz vários benefícios para instituições de saúde. Economia de tempo, melhor experiência na jornada do paciente e aumento dos agendamentos são alguns exemplos.
O chatbot é um robô digital que pode ser programado para simular uma conversa. Na área da saúde, beneficia centros médicos para uma melhor experiência do paciente.
Ter informações precisas sobre tudo o que acontece em seu centro médico é fundamental. Já até mencionamos no artigo Como os dados dos pacientes interferem no dia a dia do seu centro médico sobre a importância que os dados têm para os negócios nos dias de hoje. Não à toa, a frase “Data is the new oil” (Dados são o novo petróleo) enfatiza o valor e a importância deste recurso para estratégias corporativas, em um mundo cada dia mais digital.
Entenda a importância da presença digital para clínicas e profissionais de saúde.
Descubra como calcular o retorno sobre o investimento de campanhas de marketing na área da saúde
A Jameda, maior plataforma de saúde da Alemanha, agora faz parte do Grupo Docplanner, grupo do qual a Doctoralia e o TuoTempo pertencem.
O termo figital representa a união do físico e digital e, na área da saúde, indica a importância de integrar os universos online e offline para a melhor experiência do paciente.
Parte de fazer uma boa gestão em saúde é identificar as principais fontes de receita do negócio, otimizar esforços para que elas sejam potencializadas e encontrar novas oportunidades de melhorar o faturamento.
Entender as expectativas e dificuldades dos diversos tipos de paciente é imprescindível para que profissionais que trabalham em instituições de saúde enfrentem o desafio diário de lidar com o público.
Gestores de clínicas e hospitais enfrentam diariamente o desafio de organizar informações e procedimentos da melhor maneira, de modo a oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes. Felizmente, com o desenvolvimento da tecnologia, já existem diversas soluções que facilitam a rotina de centros médicos.
No Brasil, 81% da população com 10 anos ou mais já tem acesso à internet, segundo a TIC Domicílios 2020. Como consequência, a rede já é inerente ao dia a dia das pessoas, sendo indispensável em atividades cotidianas, como pedir comida, pagar as contas ou solicitar um táxi.
A experiência do paciente é uma preocupação da instituição de saúde que você atua?
Se você atua em uma clínica, hospital, laboratório ou consultório, provavelmente percebe que o atendimento telefônico segue sendo estratégico para o contato entre pacientes e clínicas, mesmo com a adoção cada vez maior de canais digitais no agendamento de consultas.
A proteção de dados é um assunto que tem causado cada vez mais preocupação nas empresas. Frente às exigências dos consumidores e a legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os negócios precisam tomar cuidado com a maneira como tratam as informações dos clientes para transmitir confiança e até evitar punições.
Você provavelmente já parou para pensar em como equilibrar o número de pacientes particulares e pacientes por plano de saúde no seu centro médico. Ou de alguma forma quis buscar meios de aumentar - ou até mesmo diminuir - o volume de um dos tipos de pacientes.
As ferramentas digitais já estão presentes em boa parte do nosso cotidiano. Pedir comida, ouvir música, assistir a um filme e encontrar um restaurante na região são só algumas das atividades que foram transformadas nos últimos anos por conta da tecnologia.
Sua estratégia de marketing em saúde se destaca em relação à concorrência?
Realizar uma boa gestão hospitalar não é uma tarefa fácil. Mas sim resultado de diversas ações que fazem parte do dia a dia do hospital e devem ser executadas com excelência.
Um dos principais desafios enfrentados por clínicas e hospitais é reduzir o absenteísmo, ou seja, o não comparecimento dos pacientes nos compromissos previamente agendados.
O uso de aplicativos de saúde tem crescido consideravelmente no Brasil. De acordo com um levantamento da consultoria App Annie, em 2020 o número de downloads aumentou 45% em relação ao ano anterior — porcentagem maior que a alta mundial, que foi de 30%.
A base de um bom relacionamento, independente de qual seja, é a comunicação. Expressar-se da maneira correta, no momento certo e para quem tem interesse no que você tem a dizer é fundamental. Afinal, relacionamentos saudáveis surgem através de uma comunicação assertiva, sincera e direta.
Quando olhamos para uma empresa, um dos principais critérios a ser levado em consideração no que se refere à seriedade da organização, é a forma com que os seus dados são tratados.
O cotidiano de trabalho de uma clínica costuma ser agitado. É preciso dar atenção aos pacientes que chegam à recepção, tirar dúvidas, marcar consultas pelo telefone, enviar mensagens para confirmar os agendamentos... ufa!
É comum que gestores de instituições de saúde se deparem, em algum momento, com a seguinte dúvida: é melhor contar com uma equipe de marketing para fazer o trabalho in house, ou terceirizar o serviço com uma agência?
Se você é responsável pela gestão de uma clínica médica, certamente compreende que promovê-la é uma tarefa extremamente importante, e será cada vez mais.
Se a sua clínica tem o objetivo de melhorar o atendimento telefônico e ter mais agendamentos, é essencial manter sob controle a atividade da sua equipe de secretariado, assim como o tipo e o volume das chamadas recebidas.
Medir os resultados das suas campanhas de marketing não só permite conhecer o retorno dos investimentos, como também ajuda a corrigir a estratégia, melhorando a execução do seu orçamento.
Uma clínica recebe várias ligações de pacientes por dia. Mas quantas dessas chamadas transmitem, de fato, o padrão de qualidade que esse negócio procura oferecer?
Com a chegada da digitalização em centros médicos, é fácil deixar de lado o serviço telefônico, perdendo de vista a abordagem integral que é preciso para garantir que o maior número possível de pacientes tenha acesso aos seus serviços.
Aplicativos de mensagens e SMS não são comuns apenas para conversara com a família e os amigos, mas também para entrar em contato com marcas e empresas.
Está difícil atrair novos pacientes para a sua clínica? O motivo disso pode estar no desperdício de possibilidades de agendamento.
A digitalização dos processos médicos transformou o agendamento de consultas, que agora pode ser feito de maneira 100% online. Ainda assim, muitos pacientes – 54% dos usuários da Doctoralia – continuam a usar meios tradicionais, como o telefone, para contatar clínicas de saúde.
Receba as melhores dicas para seu consultório crescer!
Artigos mais lidos
Receba as melhores dicas para seu consultório crescer!