Você sabe dizer qual é o perfil do Paciente Digital de maneira atualizada? A Doctoralia realizou uma pesquisa aprofundada para ajudar profissionais de saúde a compreenderem cada vez mais o perfil de seus pacientes e, como consequência, poderem entregar experiências cada vez melhores.
Prezar pela gestão eficiente da agenda de pacientes é fundamental para garantir o bom funcionamento de qualquer estabelecimento de saúde.
A maneira como ocorre o agendamento de consultas em um consultório impacta diretamente na sua rotina, desempenho e até mesmo na reputação.
Já falamos sobre as vantagens de criar um perfil na Doctoralia e demos algumas dicas profissionais criarem o seu perfil estrela na plataforma, ou seja, para serem mais relevantes e aparecerem em mais resultados para os pacientes.
O perfil gratuito da Doctoralia é destinado a todos os profissionais de saúde, médicos, paramédicos, psicólogos e dentistas, com licenças válidas de seus respectivos conselhos, bem como clínicas e hospitais.
Através deste perfil, profissionais da área podem ser encontrados facilmente durante as buscas dos pacientes, promovendo seu trabalho sem custo e com seriedade e conformidade com os princípios éticos.
Neste artigo, você vai conhecer os benefícios e as chaves para ter um perfil bem posicionado para os pacientes. São conselhos que muitos profissionais ainda desconhecem, mas que fazem toda a diferença no momento se destacarem destacar, não só em nossa plataforma, como também em buscadores.
Para profissionais de saúde que buscam resultados sólidos, visibilidade e reputação digital para seus consultórios, os softwares de gestão são a tecnologia desenvolvida, por completo, com esse foco.
Você está por dentro de uma das principais discussões que tem ganhado cada vez mais força na área da saúde? A tecnologia já é uma realidade e uma forte aliada comprovada por números.
Gestão da qualidade em saúde é um conjunto de fatores necessários para a organização e credibilidade, como produtividade, otimização de tempo, humanização no atendimento aos pacientes e ferramentas eficazes para o bom desempenho do seu negócio. Saiba mais!
Investir em cursos de secretaria é uma ótima forma de capacitar pessoas que, além de cuidar bem dos pacientes, são responsáveis por oferecer assistência indispensável aos profissionais de saúde no dia a dia. Algumas das habilidades a serem trabalhadas durante os cursos, são: comunicação, organização e espírito de liderança. Saiba mais!
Como o nome já sugere, receita digital é a prescrição médica que é entregue ao paciente em formato de PDF, por e-mail, SMS ou WhatsApp. Para saber qual a diferença entre receita digital e receita digitalizada, como emitir a sua e quais são as vantagens dela, continue com a gente na leitura do artigo.
O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde ou CNES profissional é basicamente um programa que inclui os dados de todas as instituições de saúde do Brasil. Saiba mais sobre a importância desse registro para manter o funcionamento do seu consultório!
As líderes das healthtechs, Doctoralia e Feegow, se unem no propósito de tornar a experiência em saúde mais humana. Sinônimo de expansão e crescimento, a novidade traz boas notícias aos especialistas da saúde e clínicas que poderão desfrutar de serviços mais aprimorados, integrados e eficientes.
Com cada vez mais usuários ativos, a Internet facilita a vida em praticamente todos os sentidos, especialmente no que se refere à saúde. O paciente está mais digital e vai para rede tirar dúvidas, buscar especialistas, marcar consultas e participar de discussões de forma muito mais ativa.
Esse foi o comportamento confirmado no novo estudo da Doctoralia sobre o Paciente Digital, feito com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Brasil, Espanha, Itália, México, Polônia, Turquia.
Nos dias 20, 21 e 22 de junho, aconteceu o Doctoralia Summit, o evento online mais completo para profissionais da saúde da nova era que ajudou especialistas a transformar a forma de trabalhar sua gestão financeira e revolucionar a experiência do paciente com dicas para o atendimento humanizado.
A relação médico-paciente continua sendo muito importante ao longo dos anos, e é cada vez mais necessário adotar práticas para melhorar esse vínculo de forma humanizada, empática e respeitosa. Confira as 8 recomendações que reunimos para ajudar você!
Quais são os melhores aplicativos médicos para agregar mais valor ao seu trabalho e aos tratamentos dos seus pacientes? Confira a seleção que fizemos com as principais dicas!
O termo "jornada do paciente" se refere a todo o processo de interação entre o paciente e uma instituição de saúde, desde a percepção de marca até a fidelização.
O prontuário eletrônico do paciente, também conhecido como PEP, é um sistema que possibilita o acesso, registro e controle eficaz de informações sobre a saúde dos pacientes.
O conceito de horas invisíveis está relacionado ao gerenciamento de tempo. Na área da saúde, a organização e o melhor aproveitamento das tarefas é essencial para garantir uma rotina mais eficiente e produtiva.
O marketing médico é o que garante que médicos, clínicas, consultórios e hospitais divulguem seus serviços e trabalhem desenvolvendo e reforçando suas marcas. No entanto, é importante que isso seja feito respeitando algumas regras devidamente definidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
A telemedicina é uma prática que já existe há algum tempo, mas que ganhou força na pandemia da Covid-19. Para médicos e instituições de saúde, poder realizar o teleatendimento com consultas e diagnósticos a distância é uma ótima forma de ampliar o rol de serviços oferecidos aos pacientes.
Jogo rápido: quais são as primeiras palavras que surgem em sua mente quando você pensa sobre as vantagens da Internet em seu dia a dia? Podemos imaginar que “facilidade” é uma delas. Acertamos? Para os pacientes não é diferente. Na missão de escolher o melhor profissional de saúde para atender suas dores, muitos preferem aqueles que facilitam essa experiência com o agendamento de consultas online.
É inegável que o Google encurtou a jornada do paciente e se tornou a principal fonte de pesquisa por especialistas em saúde. Como a vitrine mais concorrida do mundo, o buscador recebe diariamente milhares de usuários. Só para se ter ideia: são cerca de 94.196 buscas por segundo, de acordo com o Internet Live Stats. Assim sendo, não é novidade que é preciso estar nele para ser encontrado pelos pacientes. Logo, a pergunta é: como aparecer na busca do Google com seu consultório médico?
Denise Moura Figueira é uma especialista que leva o desafio da humanização em pediatria ao pé da letra. "Não sei se é lugar-comum dizer isso, mas tem que ser real", opina ela quando pergunto sobre como ser um pediatra de sucesso.
Mais do que um mero buscador, o Google tem rev olucionado o que consideramos a internet hoje e
O clichê por muitas vezes se torna necessário, por isso este artigo inicia com a seguinte afirmação: hoje as redes sociais são fundamentais para qualquer figura pública. Dito esta frase, é preciso compreender o motivo que torna esse meio tão importante para quem, de certa forma, mantém-se em contato com outras pessoas.
A pandemia mudou a experiência em saúde como nunca antes visto. Com o isolamento social, as consultas presenciais se tornaram menos frequentes. No entanto, a busca por soluções tecnológicas como Prontuário Eletrônico e Telemedicina foi impulsionada. Com esse novo cenário, uma dúvida se tornou comum entre muitos especialistas: como atrair pacientes mesmo em tempos tão desafiadores?
O trabalho realizado por secretárias é essencial para o sucesso de qualquer consultório ou clínica. Mais do que uma função de recepção, essas profissionais são responsáveis por cuidar do dia a dia da instituição de saúde.
Ter que administrar as próprias finanças, seja operando o próprio consultório ou trabalhando para um, é uma necessidade constante no dia a dia dos médicos. Mas, apesar de ser uma atividade básica, a gestão financeira é um desafio para muitos profissionais de saúde. Afinal, cursos de medicina e de outras práticas de saúde raramente dão conta desse tema.
Dúvidas... Seja antes de marcar a primeira consulta, para confirmar informações sobre um serviço ou sobre a cobertura de um convênio; seja depois do atendimento, para esclarecer questões sobre o tratamento ou para confirmar se a medicação está correta. Não importa em que momento surja, mas ela sempre vai existir na jornada dos pacientes.
Já não é novidade que a internet é fundamental nos dias de hoje. Você faz praticamente tudo através do acesso à internet. Mas com tanta gente acessando, buscando, produzindo e publicando conteúdos, como se destacar neste ambiente, de certa forma, concorrido?
Hoje, como consumidores, acessamos a internet na busca por melhores informações para algo que queremos. Além disso, nossa intenção é evitar imprevistos ao escolher um novo restaurante para conhecer ou um hotel no qual se hospedar, por exemplo. Buscar informações precisas e corretas torna o processo da pesquisa muito mais seguro e completo.
Dhianah Santini tem contribuições nas áreas clínica, científica, acadêmica e social. Médica há quase 20 anos, é doutora em Endocrinologia & Metabologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professora no curso de Medicina e Coordenadora da Clínica Médica da Universidade Estácio de Sá (UNESA), além de palestrante e Gerente Médica de Pesquisa em Diabetes na Amil Clinical Research.
A visibilidade é fundamental para a promoção e crescimento de uma marca. Cada profissional da saúde, atendendo no consultório próprio ou em clínica, busca, de certa forma, o escalonamento da sua base de contatos e pacientes. Sendo assim, é importante para cada um valorizar a sua marca e entender que mesmo no ramo da saúde, lidar com negócios e investir na promoção do seu nome é importante.
Falamos em outro artigo sobre a importância da visibilidade e algumas ferramentas importantes na obtenção de um aumento da exposição da marca. Clicando aqui você terá acesso ao texto e poderá adotar algumas práticas para promover seu atendimento.
Fato é que você não está aqui na Doctoralia à toa. Você já entendeu a importância de divulgar seus serviços e elevar o teu nome através do marketing digital. A partir de agora, é necessário manter a constância e persistência no trabalho de visibilidade e reputação da sua marca.
Algumas ações podem ser tomadas em seu perfil para focar na sua visibilidade e reputação. Já que a Doctoralia é uma página altamente visitada, possuir um destaque dentro da plataforma é uma estratégia muito interessante.
Nos últimos 6 meses, a Doctoralia teve uma média de 22 milhões de acessos mensais.
Levando em consideração este alto índice de usuários navegando na Doctoralia, algumas boas-práticas são boas para manter seu perfil sempre atualizado e, consequentemente, atrativo aos pacientes.
O sucesso de um tratamento de saúde não é determinado apenas pela escolha do profissional certo, mas leva em conta também a motivação do paciente para seguir suas orientações. Uma ferramenta bastante útil para apoiar a aliança entre médico-paciente e fortalecer o engajamento no tratamento é aplicar a linguagem da mudança na comunicação médica.
Finalmente, a vacina que tanto esperamos em 2020 está a caminho e isso já nos faz entrar em 2021 com perspectivas melhores.
O termo healthtech ainda é vago para muita gente, porque realmente se trata de um conceito novo, mas já está mais presente na vida de profissionais de saúde e de pacientes do que imaginamos. Inclusive, é possível que você já utilize recursos oferecidos por essas healthtechs e nem saiba.
Nathalia Ramos se formou em nutrição há menos de 4 anos e já usufrui de uma imagem profissional bem consolidada na internet - e fora dela. Como ela conseguiu se estabelecer em tão pouco tempo e em um mercado concorrido como o da capital Goiânia?
Conhecer o paciente e acompanhar sua jornada ao longo do processo de agendamento da consulta e a ida ao consultório é fundamental para garantir uma boa experiência a ele.
O ano de 2020 certamente vai receber uma retrospectiva sui generis. A pandemia transformou o mundo que conhecíamos até então e a situação anômala, que muitos acreditavam que se resolveria em poucos meses, deu sinais de que vai se manter mais tempo do que gostaríamos.
Neste artigo vamos analisar alguns dos erros mais comuns e que mais atrapalham profissionais de saúde na hora de captar pacientes pela Internet.
Será que você cometeu algum deles? Se esse for o caso, não se preocupe! Nós também daremos as chaves para solucioná-los!
Se você acessar doctoralia.com.br e limitar sua navegação à página principal, talvez imagine que a plataforma é apenas um buscador de médicos e profissionais de saúde. Mas, na verdade, essa é só a pontinha do iceberg.
Descobrir a carreira dos sonhos nem sempre é fácil, mas existem pessoas afortunadas, que fizeram essa escolha de forma tão bem-sucedida que irradiam convicção e paixão quando falam do seu trabalho. É o caso do Dr. André Giannini, cirurgião plástico que persegue incansavelmente o conhecimento, o aperfeiçoamento e a conexão com seus pacientes.
O plano de marketing é uma diretiva importante para clínicas, consultórios e profissionais de saúde autônomos conquistarem seu espaço no mercado. Neste artigo, você encontrará os 7 passos para criar e colocar em prática o plano customizado para o seu negócio.
O veto do Senado ao adiamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surpreendeu o mercado no último dia 26 de agosto e, após aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro, a nova LGPD entrou em vigor no país no dia 18 de setembro.
Muitas empresas e profissionais autônomos que tratam dados pessoais, no entanto, ainda não agem em conformidade com a LGPD, como mostra uma pesquisa da Akamai Technologies. A instituição ouviu mais de 400 organizações que atuam no Brasil e detectou que 64% não estão preparadas para a nova Lei Geral de Proteção de Dados.
Blogueiros, youtubers e instagramers invadiram nossa vida nos últimos anos e hoje é quase impossível conhecer alguém que não tenha admiração por uma dessas figuras que cresceram na internet.
Basta pensar no seu feed do Instagram: quem é a personalidade que você adora seguir e que se tornou a sua referência para determinado tema? Que mesmo sem conhecer pessoalmente, fala de assuntos que se encaixam perfeitamente com o seu momento de vida?
Procurando por dicas de podcast de saúde? Chegou ao conteúdo certo! Aqui você vai encontrar uma seleção com os melhores podcasts para profissionais de saúde que querem se antenar sobre atualizações da área e percepções de mercado. Acompanhe!
Não é novidade que o podcast de saúde é um formato de conteúdo que tem ajudado profissionais e empresários do setor a se manterem atualizados e bem informados. Esses conteúdos discutem técnicas, história, evolução da ciência e outros temas relacionados.
Se antes revistas e livros eram a fonte principal de conhecimento, hoje, os podcasts cumprem com parte do papel com muita comodidade. Basta acessar sua plataforma de streaming favorita no computador ou smartphone para se manter conectado ao que está acontecendo.
Enquanto alguns médicos optam por consumir esses conteúdos, outros resolvem criar seus próprios podcasts. Esse movimento é importante para criar debates sobre assuntos importantes, gerando mais conhecimento, informação e atualização para o setor.
Desde que a primeira resolução sobre a telemedicina foi publicada no Brasil, em 2002, quase 20 anos se passaram e a sua regulação no pós pandemia ainda levanta muita discussão.
Enquanto isso, mercados como o europeu e o norte-americano têm as teleconsultas incorporadas há vários anos e hoje já desfrutam de mais maturidade dos profissionais e dos pacientes que passam pelo atendimentos remoto - o que tem sido um grande ganho durante o atual surto de Covid-19.
Médicos e especialistas da saúde sempre estiveram na mais alta escala da estima e respeito, mas a percepção social vem se transformando significativamente… o que não necessariamente pode agradar os próprios médicos.
No entanto, é impossível voltar no tempo. Vale mais a pena conhecer a fundo o perfil dos pacientes contemporâneos para evitar perdê-los para outros consultórios no futuro.
Abrir um consultório de sucesso é um sonho de diversos profissionais de saúde, porém, o início dessa jornada ainda é nebuloso para muitos.
O curso de Medicina é um dos mais complexos em qualquer faculdade, mas sua grade curricular ainda deixa a desejar para os médicos que pretendem ter seu próprio consultório.
Preparamos este pequeno guia para ajudar médicos e gestores de clínicas a conhecerem melhor o universo de softwares médicos e terem mais segurança sobre o que precisa ser avaliado no momento da escolha do sistema.
A discussão sobre publicidade médica e a promoção de clínicas e centros médicos não poderia ser mais atual. Além de novas práticas de divulgação incorporadas todos os anos ao mercado, a recente pandemia e o isolamento social obrigaram muitos profissionais de saúde a recriarem a sua forma de se aproximar dos pacientes.
Como na Doctoralia também recebemos muitas dúvidas sobre o tema, dedicamos este artigo para responder às perguntas mais comuns enviadas pelos profissionais cadastrados.
Nunca a comunidade médica foi tão grande no Brasil como nos dias de hoje. Em menos de cinco décadas, o número de profissionais no país aumentou mais de 600%, elevando também o volume de consultórios privados e a concorrência do setor.
Por outro lado, o número de pacientes também cresceu, principalmente entre as classes A e B, e a quantidade de usuários que agendam suas consultas pela internet tem se expandido exponencialmente desde a última década.
O agendamento online ajuda profissionais da saúde oferecerem uma experiência melhor aos pacientes e é um aspecto fundamental para a presença do profissional na internet.
Muitos médicos se perguntam: será que a presença online é um diferencial necessário?
Em um mundo cada vez mais digital, estar na internet é um passo básico para qualquer profissional que deseja ser encontrado por mais pacientes.
Assumidamente um adepto da tecnologia, tanto na vida pessoal como profissional, o Oftalmologista Marcio Zapparoli criou seu perfil na Doctoralia há pouco mais de um ano e acredita ser um caminho sem volta na sua carreira – que começou em 2004, quando ele concluiu a Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná.
A predileção pela Oftalmologia veio logo no início da curso. Márcio conta que sempre procurou uma especialidade multifacetada e que lhe desse opções para diversificar os atendimentos entre clínico, cirúrgico e exames complementares e, nessa busca, a oftalmologia surgiu como a primeira opção.
Logo no início dessa pandemia de Covid-19, o distanciamento social foi uma das primeiras medidas impostas por governos para conter a curva de contágio. Hoje, no entanto, o isolamento foi flexibilizado, mas ainda existe muita incerteza no ar.
Isso significa que a população deve continuar limitando seus deslocamentos o tanto quanto possível e que clínicas e consultórios médicos devem planejar uma estratégia para manter o contato à distância com pacientes antigos e novos.
Não é sempre que o paciente está disposto a pagar por um médico particular, tentar um especialista novo, ou apostar em um profissional que encontrou no Google. Mas uma coisa que tem muita influência para fazê-lo mudar de ideia são as opiniões que ele conhecerá sobre o profissional, sejam vindas de um amigo, ou achadas na Internet.
As opiniões na Doctoralia, Google, e Facebook têm tanto valor atualmente que já aparecem entre os primeiros resultados de alguns especialistas, antes mesmo do próprio site do consultório. Essa exposição pode ser muito positiva, ou ter o efeito oposto: 1) te ajudará a melhorar sua posição nos buscadores acompanhada de uma reputação extremamente positiva; 2) ou poderá gerar uma crise de imagem profissional, que é o grande temor de muitos especialistas quando pensam em estar na Internet.
Tantos hábitos precisaram ser adaptados depois que o Coronavírus passou a habitar entre nós que até mesmo o ritual das consultas médicas sofreu transformações. O isolamento social trouxe a validação temporária da Telemedicina e a prática deve ficar cada vez mais presente na saúde daqui em diante. Por isso, agregar conhecimento sobre essa modalidade é essencial para os profissionais.
Como o próprio nome indica, a Telemedicina é a junção da medicina com a tecnologia, possibilitando ações médicas a distância. Desde o início da pandemia da Covid-19, a procura por este tipo de atendimentos tem crescido diariamente, principalmente entre pacientes que precisam continuar seus tratamentos ou que sofrem de doenças crônicas.
O coloproctologista e cirurgião Danilo Munhóz da Silva iniciou na medicina há 14 anos e, como ele mesmo define, teve uma trajetória feita por vários recomeços. Nada que fuja à regra neste momento de pandemia.
Durante a reclusão social, o profissional continuou se reinventando e incorporou a Telemedicina ao dia a dia de trabalho para dar continuidade aos atendimentos. A modalidade, que gerou certa resistência no início, se transformou em uma maneira dele fazer a diferença e ajudar pacientes nesse momento de tanta fragilidade.
Profissionais de saúde que desejam otimizar tempo e aumentar a qualidade do atendimento ao paciente, buscam migrar do prontuário de papel para o eletrônico. Veja neste artigo as vantagens do prontuário eletrônico e como realizar essa migração.
O prontuário de papel se torna cada vez mais obsoleto na área da saúde, principalmente, para os profissionais que tem enfrentado a dura realidade do distanciamento social.
Em tempos de pandemia, toda a opinião pública voltou seu foco máximo de atenção para a ciência. E através das transmissões ao vivo, também conhecidas como lives, muitos biólogos, médicos, cientistas e terapeutas ganharam voz a durante o isolamento social.
Por meio dessas transmissões, eles têm levado suporte a inúmeras pessoas e grupos de pacientes que sofrem de doenças crônicas, passam por tratamentos semelhantes ou simplesmente necessitam de esclarecimento.
A rápida propagação da COVID-19 nos últimos dias elevou o estado de alerta da população e a demanda por atenção médica especializada. Diante desse desafio histórico no setor sanitário, o Ministério da Saúde publicou, no último 23 de março, a portaria 467/2020, disciplinando as normas da Telemedicina no Brasil.
O que os especialistas de saúde, clínicas e hospitais fazem para usar a Doctoralia de forma mais eficiente e aproveitar ao máximo seu potencial? Essa é uma pergunta comum entre os profissionais recém-chegados à plataforma… e estamos prontos para dar algumas dicas importantes. ;)
Quando alguém pesquisa sobre um produto ou um negócio local, as opiniões dos clientes ainda são fundamentais. E isso vale também para a busca por médicos e demais profissionais da saúde.
Para entender os critérios utilizados pelo paciente digital na escolha do especialista, a Doctoralia realizou uma análise de mais de 3,5 milhões de opiniões de usuários publicadas na plataforma, em 15 países.
Muitos gestores de consultórios e centros médicos ainda mantém a convicção de que atrair o maior número possível de novos pacientes deve ser o foco primordial do negócio. Acontece que essa crença não é necessariamente lucrativa - e muitas vezes pode gerar perdas ao invés de rendimentos. Veja por que isso acontece.
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