A Black Friday representa uma oportunidade única para empresas de diversos setores impulsionarem suas vendas, especialmente no ambiente digital. Esse evento movimenta diferentes áreas e pode ser um período relevante para o setor de saúde.
O crescimento do marketing digital, aliado às especificidades do setor de saúde, ressalta a importância de uma agência de marketing médico para gerenciar campanhas, conteúdos e canais online de forma profissional.
Pacientes que ainda não te conhecem conseguem te encontrar facilmente na Internet? Aparecer no Google é o primeiro passo para deixar que eles conheçam seu trabalho. Hoje, 90% dos usuários relatam ter procurado um médico online pelo menos uma vez.
Se 9 em cada 10 pacientes pesquisam sobre saúde pela Internet, nada mais essencial do que estar onde eles estão: nas plataformas de busca. Assim sendo, ter um perfil na Doctoralia e estar bem posicionado na Busca do Google são as melhores estratégias para ganhar visibilidade online.
Com a crescente digitalização do mercado e o aumento do acesso à informação entre os pacientes, a produção de conteúdo de qualidade pelos médicos se tornou extremamente relevante.
Considerada a terceira rede social mais usada no Brasil, atrás apenas do WhatsApp e do YouTube, o Instagram é um canal promissor para médicos que buscam atrair mais pacientes. Só em 2023, já contava com 113,5 milhões de usuários no país e mais de um bilhão ativos mensais em todo o mundo.
É inegável que Youtubers, Instagramers e TikTokers estejam cada vez mais presentes em nossas vidas. Segundo estudo da Qualibest, 7 em cada 10 brasileiros que estão na internet seguem algum influenciador digital. E na área da saúde não é diferente.
Nunca se falou tanto em publicidade médica no Brasil. Pudera: o país acaba de bater o recorde de mais de 575 mil médicos ativos, segundo um recente levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM). No entanto, com a nova resolução do CFM muitas dúvidas são comuns na hora de divulgar o trabalho na internet e principalmente nas redes sociais.
Após um processo de mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprimorou suas diretrizes para a publicidade médica, proporcionando aos médicos mais abertura para compartilhar suas práticas e serviços. A Resolução CFM nº 2.336/2023, entrou em vigor no dia 11 de março e redefine as regras que moldam a comunicação entre os médicos e a sociedade.
O marketing médico é o que garante que médicos, clínicas, consultórios e hospitais divulguem seus serviços e trabalhem desenvolvendo e reforçando suas marcas. No entanto, é importante que isso seja feito respeitando algumas regras devidamente definidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
O que não está na internet, não existe. Estamos à beira de uma mudança de geração em que o mundo online é o verdadeiro protagonista!
Se você chegou até este artigo é porque sabe, ou tem interesse em saber, o quanto é básico estar na Internet hoje para atrair mais visibilidade ao seu consultório médico.
No entanto, para ter êxito neste universo é importante ter noções básicas de como aplicar estratégias de otimização ao seu site ou blog profissional.
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Neste artigo vamos analisar alguns dos erros mais comuns e que mais atrapalham profissionais de saúde na hora de captar pacientes pela Internet.
Será que você cometeu algum deles? Se esse for o caso, não se preocupe! Nós também daremos as chaves para solucioná-los!
Ainda existem muitos mitos em torno do marketing para o mercado sanitário. Alguns circulam há tanto tempo que os profissionais apenas o tomam como verdade e acabam sujeitando o negócio a perdas financeiras e de processos. Aqui estão os 9 mitos mais populares no segmento e que valem a pena serem revistos, caso você ainda pense dessa maneira.
O uso crescente da Internet para a busca de médicos e informações sobre saúde demandou dos especialistas não apenas a necessidade de produzir conteúdos de qualidade, mas também de aplicar e investir em estratégias de marketing para se tornarem mais conhecidos entre os pacientes.
Por esse motivo, falaremos sobre algumas estratégias de marketing que você pode aplicar em seu consultório ou centro de saúde para atrair novos pacientes.
Nos negócios convencionais, analisar a concorrência é um exercício importante para conhecer melhor o mercado e saber como estar bem posicionado nele. Da mesma forma, conhecer quem são seus concorrentes no momento de entrar no universo digital te ajudará a definir as estratégias que irão te diferenciar e melhorar seu posicionamento.
Como já falamos aqui, o primeiro passo para construir sua identidade digital é buscar por você no Google. Desta forma, será possível conhecer o que o paciente encontra quando digita seu nome na Internet. Analisar a sua concorrência consiste em um exercício muito similar:
Atualmente, 9 entre cada 10 usuários de internet já buscaram um especialista e/ou informações sobre saúde online. A procura existe. Será que você está oferecendo o produto certo para ser encontrado?
Apenas ter um site no ar não significa ter bons resultados. Hoje, a concorrência de especialistas é grande e tem qualificado cada vez mais suas ações para atrair novos usuários. Por isso, um site relevante e bem posicionado demanda uma boa estratégia e, neste artigo, falaremos sobre a primeira delas: como gerar tráfego orgânico.
Veja neste artigo as situações em que a sua autoridade médica ganha ainda mais força na Internet e a rede se transforma em uma forte aliada de seus pacientes e de seu trabalho.
Produção de conteúdo é uma atividade que vai além do mitiiê médico, mas é especialmente relevante nessa profissão que trata de um tema tão popular como a saúde. Bons conteúdos elevam o tráfego dos seus canais, melhoram sua reputação, além de te dar visibilidade entre novos pacientes.
Na Internet as vantagens são ainda maiores, já que seu conteúdo não precisa exatamente ser um texto. Seu conhecimento pode ser traduzido e distribuído de muitas maneiras, entre um artigo para blog, vídeo para redes sociais, infográficos ou newsletters para sua base de contatos, por exemplo.
Nunca a comunidade médica foi tão grande no Brasil como nos dias de hoje. Em menos de cinco décadas, o número de profissionais no país aumentou mais de 600%, elevando também o volume de consultórios privados e a concorrência do setor.
Por outro lado, o número de pacientes também cresceu, principalmente entre as classes A e B, e a quantidade de usuários que agendam consultas pela internet tem se expandido exponencialmente desde a última década.
A área da saúde está em constante evolução, e o marketing médico não fica para trás. Em 2024, as tendências de marketing para profissionais da saúde prometem revolucionar a maneira como médicos, clínicas e consultórios se conectam com seus pacientes, utilizando tecnologia de ponta e estratégias inovadoras. Mas, como se manter atualizado e garantir que sua prática esteja à frente no mercado digital?
A pandemia mudou a experiência em saúde como nunca antes visto, as consultas presenciais se tornaram menos frequentes. No entanto, a busca por soluções tecnológicas como Prontuário Eletrônico e Telemedicina foi impulsionada. Com esse novo cenário, uma dúvida se tornou comum entre muitos especialistas: como atrair pacientes mesmo em tempos tão desafiadores?
O plano de marketing é uma diretiva importante para clínicas, consultórios e profissionais de saúde autônomos conquistarem seu espaço no mercado. Neste artigo, você encontrará os 7 passos para criar e colocar em prática o plano customizado para o seu negócio.
Já não é novidade que a internet é fundamental nos dias de hoje. Você faz praticamente tudo através do acesso à internet. Mas com tanta gente acessando, buscando, produzindo e publicando conteúdos, como se destacar neste ambiente, de certa forma, concorrido?
Hoje, como consumidores, acessamos a internet na busca por melhores informações para algo que queremos. Além disso, nossa intenção é evitar imprevistos ao escolher um novo restaurante para conhecer ou um hotel no qual se hospedar, por exemplo. Buscar informações precisas e corretas torna o processo da pesquisa muito mais seguro e completo.
Conversão, landing page, lead, CTA, palavras-chave ou siglas indecifráveis como KPI, CTR, ROI, SEO ou SEM, são apenas alguns dos conceitos usados por quem faz marketing na Internet - e eles não surgiram sem razão. Se você deseja promover seu consultório no ambiente online, este artigo é do seu interesse, pois te ajudará a descobrir termos importantes para definir suas métricas e melhorar a suas taxas de conversão.
Veja a seguir porque é importante conhecê-los:
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Nos últimos anos, a Internet tornou-se um canal de comunicação por excelência para qualquer profissional, incluso para aqueles que se dedicam à saúde, por que não? De fato, cada vez mais especialistas aproveitam as vantagens da rede para aumentar sua presença nos resultados de pesquisa, melhorar seu branding pessoal ou incrementar sua agenda de contatos.
Ter um perfil no Facebook, YouTube, Instagram ou afins se tornou quase um requisito nos últimos anos. Afinal, ninguém quer ficar de fora de um dos maiores movimentos sociais dos últimos tempos, não é mesmo? As redes sociais traduziram as necessidades de muita gente no que diz respeito a entretenimento, passatempo e forma de comunicação.
O clichê por muitas vezes se torna necessário, por isso este artigo inicia com a seguinte afirmação: hoje as redes sociais são fundamentais para qualquer figura pública. Dito esta frase, é preciso compreender o motivo que torna esse meio tão importante para quem, de certa forma, mantém-se em contato com outras pessoas.
Conhecer o novo perfil de pacientes e entender as novas demandas deste público é indispensável para oferecer a melhor experiência. Quais são as características do paciente digital no Brasil? O que seu centro de saúde pode fazer para conquistá-lo? Confira nossas dicas a seguir.
Aos especialistas que já possuem um site ou perfil em redes sociais, é importante saber como mantê-los bem posicionados para serem encontrados facilmente pelos pacientes.
Já falamos aqui sobre como divulgar seus canais online por meio do posicionamento orgânico - principal estratégia adotada pela Doctoralia. A seguir daremos mais dicas sobre como otimizar seus resultados utilizando o Google Ads, mais conhecido como links patrocinados.
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É inegável que o Google encurtou a jornada do paciente e se tornou a principal fonte de pesquisa por especialistas em saúde. Como a vitrine mais concorrida do mundo, o buscador recebe diariamente milhares de usuários. Só para se ter ideia: são cerca de 94.196 buscas por segundo, de acordo com o Internet Live Stats. Assim sendo, não é novidade que é preciso estar nele para ser encontrado pelos pacientes. Logo, a pergunta é: como aparecer na busca do Google com seu consultório médico?
A discussão sobre publicidade médica e a promoção de clínicas e centros médicos não poderia ser mais atual. Além de novas práticas de divulgação incorporadas todos os anos ao mercado, a recente pandemia e o isolamento social obrigaram muitos profissionais de saúde a recriarem a sua forma de se aproximar dos pacientes.
Como na Doctoralia também recebemos muitas dúvidas sobre o tema, dedicamos este artigo para responder às perguntas mais comuns enviadas pelos profissionais cadastrados.
Se existe um setor que traz muita novidade todos os anos, sem dúvidas é o do marketing digital. A cada ciclo de 365 dias, muitas soluções surgem e prometem revolucionar a forma como oferecermos serviços pela Internet e transformamos a experiência de nossos clientes. E é claro que 2020 não deverá ser uma exceção, inclusive na área da saúde.
Ao que tudo indica, em 2020 o paciente será ainda mais participativo e exigente com tudo o que diz respeito à sua saúde. Por isso, é urgente que especialistas e gestores de saúde estejam preparados para uma nova realidade de serviços, proporcionando mais simplicidade nos processos, fluidez nas comunicações e facilidade no acesso a informações de qualidade.
Depois de quase 20 anos vigente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a última edição do Código de Ética Médica (CEM). As mudanças são fruto de uma ampla discussão iniciada em 2016.
Manter-se atualizado é, sem dúvida, um dos grandes desafios presentes em toda a carreira de um profissional de saúde. Você deve estar atento não só aos novos equipamentos como também às descobertas e técnicas da área se quiser competir no topo do mercado.
Contudo, não foque apenas nas novidades sobre a execução do seu trabalho — a forma como você se promove e divulga seus serviços também está em constante evolução.
Neste artigo encontrará um guia com tudo o que você precisa saber para impulsionar seu trabalho no principal canal de comunicação do momento. Confira!
Hoje a Internet está repleta de blogs e sites especializados em saúde, mas sempre insistimos sobre a importância de buscar e recomendar os que tragam boas referências e sejam 100% confiáveis.
Por esse motivo, gostamos de ver como muitos especialistas já embarcaram no projeto de começar seu próprio canal e vem ajudando a melhorar as informações sobre saúde na Internet.
Todo início de ano Marck Zuckerberg, fundador do Facebook, anuncia publicamente sua "meta de ano novo" - e em 2018 não foi diferente. No dia 11 de janeiro, o empresário comunicou em uma coletiva de imprensa que este ano estaria determinado a "consertar o Facebook" que, segundo ele, implica em corrigir os bugs para tornar a plataforma ainda melhor.
No entanto, esses ajustes envolvem mudanças maiores, que impactam principalmente o desempenho de marcas, empresas e, consequentemente, clínicas e consultórios.
Ter um site para seu consultório é parte importante do marketing médico. Além de ser sua identidade digital, ele facilita que você seja encontrado por pacientes e é uma ferramenta eficaz para gerar novas consultas, pois está ativo 24 horas do dia, inclusive fora do horário comercial.
Neste artigo você conhecerá elementos básicos para construir o site do seu consultório e descobrirá algumas maneiras para economizar e facilitar a produção. Isso te ajudará estar mais conectado aos 74% dos brasileiros com acesso a Internet - ou seja, mais de 130 milhões de pessoas!
O relacionamento com o paciente também deve fazer parte do seu marketing médico - e parte importante. Ao contrário de marcas que se comunicam com as massas, como por exemplo uma montadora de carros, você lida com públicos segmentados e bastante específicos, além de conduzir um tema muito sensível, que é a saúde.
Por isso o marketing de relacionamento tem sido uma estratégia tão assertiva para muitos consultórios particulares e de convênio: ele colabora para aperfeiçoar a comunicação entre o especialista e o paciente, melhora as experiências em saúde, além de estimular o boca-a-boca espontâneo para promover o profissional.
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