Como ter uma produção de conteúdo médico que gera resultados?

Secretaria segurando um tablet na mão e mostrando um conteúdo digital para um médico

Com a crescente digitalização do mercado e o aumento do acesso à informação entre os pacientes, a produção de conteúdo de qualidade pelos médicos se tornou extremamente relevante.

Hoje, antes de optar por qualquer serviço de saúde, as pessoas recorrem às pesquisas na internet. Nesse contexto, para se destacar da concorrência e obter a confiança do público, é essencial ter um bom posicionamento online.

O bom conteúdo é a chave para que isso seja possível. Enquanto auxilia na educação dos pacientes, resolvendo suas dores e atendendo às suas expectativas, ele também fortalece a reputação do médico. 

Essa é uma forma de atrair potenciais pacientes, conquistar engajamento e fortalecer sua reputação enquanto referência na área em que atua.

Ou seja, produzir um conteúdo eficaz significa entender as necessidades e interesses do público, transmitir informações precisas e relevantes, bem como utilizar estratégias que potencializam o alcance e a influência das mensagens.

Quer entender melhor porque a produção de conteúdo é tão importante e como desenvolvê-la de maneira estratégica para impulsionar os resultados do seu marketing médico? Explore todos os detalhes sobre o tema a seguir! 


1. Por que a produção de conteúdo na área médica é tão importante?

Embora uma boa qualificação, dedicação aos pacientes e constante atualização na área médica sejam indispensáveis, esses cuidados sozinhos não garantem uma carreira de sucesso. Para profissionais que desejam empreender na medicina, é necessário ir além. 

No mercado atual, é fundamental ter boas noções de marketing digital e investir em recursos como redes sociais, site, plataformas como a Doctoralia, e-mail marketing e inbound marketing. 

Afinal, são esses canais que permitem criar um diferencial competitivo em relação à concorrência, atrair pacientes e conquistar destaque.

É aqui que entra a produção de conteúdo. Produzir materiais relevantes e de qualidade permite que os médicos se conectem com seus pacientes de maneira mais eficaz e pessoal. 

Quando um especialista compartilha informações valiosas sobre saúde, tratamentos e bem-estar, ele não apenas educa seu público, mas também constrói confiança e autoridade em sua especialidade e área de atuação. 

Este conteúdo pode ser distribuído em diversos meios, como no blog associado ao site do médico, posts em redes sociais, vídeos, newsletters e outras plataformas digitais.

A produção de conteúdo funciona de várias maneiras para atrair, engajar e reter pacientes. Primeiro, ajuda a captar novos pacientes que estão buscando informações online. 

Conteúdos bem otimizados podem fazer com que as suas páginas apareçam nos primeiros resultados das buscas, aumentando a visibilidade e atraindo mais visitantes. 

Em segundo lugar, conteúdos interessantes e informativos mantêm o público engajado, incentivando-os a seguir você nas redes sociais, assinar newsletters e acompanhar as novidades constantemente. 

Por fim, a produção de conteúdo contínua e de qualidade ajuda a reter pacientes ao criar um relacionamento de longo prazo, mostrando compromisso e interesse genuíno em suas necessidades de saúde.

2. Como produzir conteúdo estratégico?

Como você pôde ver, a produção de conteúdo hoje é fundamental para atrair pacientes, melhorar a reputação online, diferenciar-se da concorrência, bem como aumentar a fidelidade do público.

Entretanto, para que esses benefícios sejam possíveis, você precisa ter objetivos claros e conhecer bem o seu público-alvo. 

Afinal, só é possível ter uma estratégia de marketing de conteúdo realmente eficaz quando você sabe o que pretende atingir e com quem está se comunicando.

Por exemplo, você precisa atrair mais pacientes ou demonstrar que é referência nas especialidades em que atua? O foco dos materiais produzidos pode variar de acordo com essas metas.

Da mesma forma, a clareza sobre o público permite ser assertivo para despertar o interesse dos pacientes que realmente poderão se beneficiar dos serviços oferecidos. Confira alguns exemplos:

➡️ Um pediatra irá focar na comunicação com os pais de crianças.
➡️ Já um geriatra precisa conversar com cuidadores e com o público idoso.

Seguindo essa lógica, não faria sentido para um ginecologista voltar seu conteúdo para temas relacionados ao universo masculino, o que seria mais eficaz para um urologista.

Esses simples exemplos demonstram a importância de planejar antes de estruturar os conteúdos de marketing. Defina com quem você irá se comunicar, os objetivos dos materiais publicados e acompanhe os indicadores-chave da estratégia para ajustar continuamente o planejamento.

3. Quais as melhores práticas para ter sucesso com pacientes?

Dito isso, confira abaixo as melhores práticas para ter sucesso na produção de conteúdo e impulsionar o seu marketing digital para médicos.

3.1 Foque na jornada do paciente

Já ouviu falar sobre a jornada que o paciente percorre até chegar em você?

Desde a descoberta de um problema até te encontrar e ir ao seu consultório existe um longo caminho que envolve muita pesquisa e tomada de decisão. Entender quais são essas etapas e suas particularidades é essencial para direcionar o tipo de conteúdo a ser produzido.

 

BR LG ONB 1 - Jornada do Paciente

3.2 Foque nas dúvidas comuns dos clientes

Para acertar na definição do conteúdo médico que você vai produzir é importante ter em mente que pacientes também são clientes. Afinal, seu trabalho também é um negócio. Assim sendo, a dica aqui é abordar diretamente as dúvidas e preocupações mais comuns dos pacientes.

Lembre-se que seu público, muito provavelmente em maioria, é leigo em medicina. Ou seja, por mais que possa parecer interessante publicar um artigo extenso sobre as últimas descobertas na sua área de especialização, o ideal é aproximar-se da realidade da audiência.

Ao responder às dúvidas dos pacientes, você não só atrai novos visitantes, mas também engaja e fideliza os atuais.

Para começar, identifique as dúvidas mais frequentes nas próprias consultas, em pesquisas de opinião ou interações nas redes sociais e demais canais da marca. A partir disso, produza conteúdos que esclareçam os questionamentos de maneira clara e compreensível. 

Considere os formatos que abordamos no tópico anterior e escolha quais são as melhores abordagens para cada necessidade e expectativa do público. Os temas podem incluir exemplos como: 

💬 “Quais são os sintomas da [condição]?”
💬 “Como funciona o tratamento para [doença]?”
💬 “O que esperar durante uma consulta de [especialidade]?”

Quanto mais detalhadas e precisas forem as respostas, maior será o valor percebido pelo paciente. Inclusive, esse é um cuidado que também melhora o SEO (Search Engine Optimization) do seu conteúdo, aumentando as chances de ser encontrado no Google.

Muitas pessoas fazem perguntas diretamente nos motores de busca. Ao criar conteúdos que respondam a essas perguntas, você aumenta a chance de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.

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Não se esqueça de usar as palavras-chave que os pacientes provavelmente usariam ao fazer suas buscas.

Também mantenha um canal aberto para feedback, incentivando os pacientes a deixarem comentários e perguntas nos conteúdos. Isso melhora o engajamento e fornece insights sobre novas dúvidas e temas que podem ser abordados. 

3.3 Diversifique formatos

Pessoas diferentes consomem informações de maneiras variadas. Por isso, oferecer diversos formatos na produção de conteúdo aumenta as chances de engajamento e retenção, ampliando o alcance da marca e atendendo às preferências variadas do público.

Por exemplo, enquanto um artigo de blog (como este) explora um tema em profundidade, um vídeo pode resumir as principais informações de maneira mais atraente e fácil de consumir.

Isso porque, os artigos são ideais para detalhar temas específicos, fornecendo explicações completas e respondendo a perguntas comuns dos pacientes, além de serem ótimos para SEO, melhorando sua visibilidade no Google. Enquanto isso, os vídeos são excelentes para captar a atenção rapidamente e explicar determinados tópicos de forma visual. 

Da mesma forma, postagens em redes sociais como o Instagram são perfeitas para compartilhar informações rápidas e interativas. Elas geram alto engajamento e ainda ajudam a promover outros formatos de conteúdo, como os blogs e vídeos. 

Já o tradicional e-mail marketing e SMS podem ser usados para manter os pacientes informados sobre novidades, dicas de saúde e serviços de forma mais detalhada e regular, estabelecendo um contato constante e direto. A boa notícia é que já existem plataformas médicas que oferecem o envio de conteúdo automatizado para pacientes por esses canais.

Investir nesse tipo de conteúdo em plataformas de saúde especializadas, como a Doctoralia, também vale a pena. Isso porque, elas permitem que você alcance um público que já está buscando por serviços médicos. 

No mais, outros formatos de conteúdo que também podem ser explorados são:

💡 Infográficos para transformar informações complexas em visuais fáceis de entender.
💡 Lives para interagir com o público em vídeo, em tempo real.
💡 Podcasts para aprofundar discussões, e assim por diante.

Um mesmo conteúdo pode ser adaptado para diferentes formatos: um artigo pode virar um vídeo, um infográfico pode complementar um post e um podcast pode ser editado a partir de uma live.

Essa abordagem integrada garante que você alcance uma audiência mais ampla e engajada, otimizando os esforços de marketing médico digital.

3.4 Faça a divulgação por diferentes meios

A eficácia da produção de conteúdo médico não depende só da qualidade do material criado, mas também de como ele é divulgado. Cada meio tem seu próprio público e estilo de interação.

Nas redes sociais, o Facebook é melhor para artigos e vídeos mais longos, enquanto o Instagram é ideal para conteúdos interativos e vídeos curtos, e o LinkedIn para artigos técnicos e profissionais.

No blog, você pode publicar artigos detalhados e aprofundados sobre temas relevantes. No entanto, para sair na frente é essencial se certificar de que todos eles estão otimizados para SEO e são facilmente acessíveis.

Já no site, pode oferecer um conteúdo mais institucional, incluindo detalhes sobre serviços oferecidos, infraestrutura e também vídeos, infográficos e outros recursos visuais.

Outro meio tradicional e que costuma surtir efeito entre pacientes é o e-mail marketing, canal que permite a divulgação do conteúdo de diferentes outros canais.

E, falando em divulgação, especialmente no caso do blog e de transmissões ao vivo (lives), você pode ainda colaborar com outros profissionais de saúde para expandir o seu alcance. Essas parcerias aumentam a credibilidade e expõem seu conteúdo a novos públicos.

Importante: não deixe de analisar o Manual de Publicidade Médica para se manter alinhado com os direcionais do CFM.

Quer saber mais sobre essas e outras práticas para levar sua produção de conteúdo a outro patamar, gerando mais visibilidade e competitividade? Então aproveite para acessar nosso artigo completo sobre marketing médico