Como atrair mais pacientes através do Instagram em 10 dicas

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Considerada a terceira rede social mais usada no Brasil, atrás apenas do WhatsApp e do YouTube, o Instagram é um canal promissor para médicos que buscam atrair mais pacientes. Só em 2023, já contava com 113,5 milhões de usuários no país e mais de um bilhão ativos mensais em todo o mundo.

Crescendo rapidamente e ganhando novos recursos, essa rede social passou de uma simples plataforma de postagem de fotos para um canal de interação e conexão com o público. Uma oportunidade de ouro para profissionais de saúde alcançarem mais pacientes de forma eficaz. 

O melhor de tudo é que não é preciso gastar uma fortuna em anúncios pagos para fazer sucesso por lá. Basta conseguir conquistar engajamento, visto que em geral no Instagram os usuários se envolvem até 15 vezes mais do que em qualquer outra rede social.

Então, se você quer atrair mais pacientes pelas redes sociais, o Instagram é o lugar certo. Continue neste post para conferir dicas infalíveis para se destacar dos concorrentes e construir uma imagem ainda mais profissional e humana.


1. Conheça o seu público-alvo

Antes de começar a usar o Instagram para atrair mais pacientes, entenda quem são seus pacientes ideais. Quais são os interesses, preocupações e necessidades deles? 

Conhecer mais sobre o seu público vai te ajudar a criar conteúdo relevante e atrativo, aumentando as chances de interesse e engajamento com o seu conteúdo.

👉 Veja também: O que é marketing médico e como fazer dentro das regras?

2. Respeite as regras de publicidade vigentes

Quando usado para fins de publicidade, é importante ter em mente que cada profissão na saúde tem normas específicas. Por isso, profissionais de saúde que querem captar pacientes pelo Instagram devem estar atualizados tanto a respeito das diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) quanto das normas de órgãos específicos como o CFM (Conselho Federal de Medicina) no caso dos médicos. 

Agir com ética e seriedade também denota autoridade e profissionalismo em uma das maiores redes sociais do mundo.

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3. Configure um perfil comercial para demonstrar profissionalismo

Um erro muito comum entre profissionais de saúde em geral é ter apenas uma conta no Instagram para fazer postagens sobre a vida pessoal e profissional. Para médicos, essa é considerada inclusive uma prática ilícita, visto que a Resolução CFM nº 2.336/2023 determina que sejam adotadas as diretrizes previstas na norma.

👉 Leia mais aqui: 19 perguntas e respostas sobre as Novas Regras de Publicidade Médica no Brasil

Contudo, de modo geral, a principal diferença entre o perfil pessoal e profissional no Instagram é que o segundo oferece mais recursos como botões personalizados de “ligar”, “enviar mensagem” e “como chegar”, opção de criar anúncios pagos, ver estatísticas e até mesmo integrar com outras ferramentas de marketing. Assim sendo, é muito mais indicado para fins profissionais - como o próprio nome entrega.

4. Não se esqueça de incluir informações essenciais na bio

Pode parecer uma dica básica quando falamos de redes sociais, mas nem todo médico ou profissional de saúde em geral inclui sua especialidade, endereço de atendimento, telefone e link para o seu site ou perfil na Doctoralia em sua própria bio no Instagram.

Agora, pense comigo: de que adianta um futuro paciente gostar do seu conteúdo, ter interesse em consultar com você e não saber onde atende ou como agendar consulta? Infelizmente, nesse caso seus esforços de marketing não valeriam nada. Por isso, é importante sempre fazer o exercício de se colocar no lugar do paciente que ainda não te conhece para saber como atrair a atenção e confiança dele.

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5. Crie conteúdo autêntico e valioso

Criou sua conta profissional no Instagram e incluiu todas as informações que o paciente precisa ver na sua bio? O próximo passo, agora, é compartilhar informações úteis e interessantes relacionadas à sua área de especialização. Dicas de saúde, curiosidades médicas, histórias de sucesso e até mesmo bastidores do seu consultório são algumas ideias.

Conhecido por seu conteúdo inspiracional, o Instagram também é uma fonte valiosa para conferir o que outros especialistas estão fazendo, mas isso não significa copiar. Assim sendo, ser autêntico e criativo torna seu perfil profissional no Instagram ainda mais valioso.

6. Seja consistente

Outro ponto importante para atrair e reter pacientes pelo Instagram é ter uma programação regular de postagens para manter o interesse deles e engajamento. Isso mostra que você está ativo e comprometido em entregar o conteúdo que eles esperam.

7. Use hashtags estrategicamente

Para educar o algoritmo do Instagram sobre quem você é, conteúdos e serviços que pode oferecer para os pacientes, é preciso atender aos interesses do usuário. 

Uma forma de fazer isso é pesquisando e usando hashtags - espécies de “etiquetas” que categorizam o conteúdo que você produzir. 

Pesquise e utilize hashtags relevantes para aumentar a visibilidade de suas postagens e atrair uma audiência maior de pacientes. Isso ajudará pessoas interessadas na sua especialidade a encontrar seu perfil com mais facilidade.

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8. Interaja com os seus seguidores

illu-other-small-chatComo comentei logo no início deste post, o engajamento é um dos principais segredos do Instagram. Para isso, é fundamental interagir com o seu público.

Procure sempre responder aos comentários e mensagens de forma atenciosa e personalizada, além de estimular a participação dos pacientes nos Stories. Isso constrói relacionamentos genuínos e mostra que você se preocupa com o bem-estar dos seus seguidores.

Atualmente, o Instagram oferece uma série de recursos que aproximam, por exemplo, um médico de um paciente interessado. Pode ser por direct (mensagem privada) ou por interação em comentários ou curtidas até mesmo em outros perfis.

9. Teste diferentes formatos de conteúdo

Outra dica para ter ainda mais sucesso no Instagram e atrair mais pacientes através desse poderoso canal digital é testar diferentes formatos de conteúdo. E, claro, ver o que mais interessa a sua audiência. Você pode começar com fotos, alternar com vídeos curtos e até mesmo carrossel (sequência de imagens ou vídeos) e reels mais criativos. 

Solte a criatividade para diversificar seus formatos, mas sem esquecer, é claro, de medir os resultados para ver o que gerou mais interesse depois.

10. Amplie seu alcance

Por fim, outra estratégia para atrair mais pacientes através do Instagram é investir em anúncios pagos e parcerias com outros perfis que já têm um bom número de seguidores. Porém, vale lembrar mais uma vez de seguir as boas práticas e respeitar as exigências do conselho e Código de Ética correspondentes. 

Na publicidade médica, por exemplo, divulgar a promessa de resultados é uma prática que vai contra as diretrizes do Código de Ética Médica. Agir com ética e seriedade também é uma forma de criar autoridade e despertar o respeito dos pacientes.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você!

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