Você é um médico com influência online? [+ teste gratuito]
É inegável que Youtubers, Instagramers e TikTokers estejam cada vez mais presentes em nossas vidas. Segundo estudo da Qualibest, 7 em cada 10 brasileiros que estão na internet seguem algum influenciador digital. E na área da saúde não é diferente.
Basta pensar no seu feed, logo ali, na sua rede social preferida: você provavelmente já se deparou com outro médico que se tornou referência em determinado assunto. Que mesmo sem conhecer pessoalmente, chama a atenção do público e entrega justamente o tipo de conteúdo que você quer ver.
Esse alguém certamente é um influenciador digital, podendo ter muito ou não tantos seguidores. Afinal, todos exercemos certa influência em diferentes níveis.
E na área médica, como a influência online acontece? Você se considera um médico com influência digital? Continue neste post para encontrar as respostas e aprender a se tornar um influenciador.
O que você vai encontrar por aqui:
1. O que é influência digital?
Como o próprio nome diz, influência digital é a capacidade que uma pessoa ou empresa tem para induzir comportamentos, opiniões e a tomada de decisões.
Agora, ao contrário do que muitos profissionais de saúde acreditam, a influência digital não se mede pelo número de curtidas ou compartilhamentos em uma rede social. Quando investimentos em conteúdo pago, por exemplo, ganhamos alcance, impactamos mais pacientes, mas não estamos necessariamente sendo influentes.
Então, quando somos influentes?
Somos influentes quando conseguimos motivar atitudes ou pensamentos. Ações na vida real das pessoas. É por isso que os influenciadores têm um papel social tão importante.
2. Como os pacientes são influenciados?
Mais digitais do que nunca, hoje estima-se que 9 em cada 10 pacientes busquem informações de saúde na internet. Munidos de informações, eles pesquisam cada vez mais sobre sintomas e tratamentos muitas vezes chegando à consulta com suposições sobre o diagnóstico.
Contudo, além da influência das informações encontradas em sites e redes sociais, eles também são influenciados por outros pacientes. No novo marketing boca a boca, 80% dos pacientes escolhem um médico com base em avaliações online. Os dados completos sobre o comportamento e preferências dos pacientes digitais está na pesquisa Perfil do Paciente Digital, produzido pela Doctoralia.
3. Por que se tornar um influenciador digital na área da saúde?
Ser um influenciador digital na área da saúde pode trazer muitos benefícios para a sua carreira como médico, além de aumentar sua visibilidade e reputação como especialista.
Permite compartilhar seu conhecimento com um público mais amplo, educar pacientes, aumentar a sua credibilidade e atrair novos pacientes para sua prática. Além disso, ajuda a manter-se atualizado e a conectar-se com outros profissionais.
4. Como se tornar um médico influencer?
Médicos e demais profissionais da área contam com um grande privilégio na cadeia da influência: são especialistas em um tema que interessa e impacta todo ser humano na terra, a saúde.
O papel que desempenham e o conhecimento adquirido durante a formação têm um peso muito grande na sociedade, fazendo desses profissionais referências seguras e confiáveis a serem seguidas.
É claro que levar essa influência para o ambiente digital exige encontrar os gatilhos corretos para dialogar com o paciente digital.
Por exemplo: a internet aprofundou a relação dos influenciadores com a sua audiência e hoje, as pessoas não querem apenas conhecer a opinião do especialista sobre determinado assunto. Elas querem saber quem está por trás daquela opinião, o que come no café da manhã, que livro está lendo ou se recicla o lixo…
Agora, se a dúvida é como se tornar um médico influenciador, listo a seguir as melhores dicas:
1. Seja autêntico
Diferente da época em que a televisão e o show business construíam a imagem dos nossos influenciadores, a internet os fez mais reais e os aproximou de nós. Atingimos um nível de maturidade em que já buscamos pessoas para seguir que compartilham valores parecidos, e mostram quem realmente são, não pessoas perfeitas. Do contrário, essa imagem não se sustenta.
Além dessa autenticidade, também fala-se muito sobre a voz que levamos para a o ambiente online. Qual é o seu arquétipo? Como você se comunica?
Seja você mesmo. As pessoas se conectam com histórias reais e pessoais. Compartilhe suas experiências e desafios como médico.
2. Identifique seu nicho
O que você mais gosta na sua prática médica? Pode ser uma especialidade, como cardiologia, ou um tema específico, como nutrição. Definir o seu foco vai te ajudar a criar e direcionar seu conteúdo da melhor forma.
3. Crie um diferencial
Para se tornar um influencer médico também é importante se diferenciar da concorrência. Para isso, a dica é identificar suas habilidades únicas.
Você é ótimo em explicar conceitos complicados de forma simples? Tem uma abordagem inovadora em tratamentos? Use isso a seu favor.
Observe outros médicos influenciadores. O que eles estão fazendo que você pode fazer melhor ou de uma maneira diferente?
4. Esteja onde os pacientes estão na internet
Estar onde os pacientes estão na internet é crucial para o médico se tornar um influenciador. Criar uma conexão direta com seu público, responder dúvidas e compartilhar informações valiosas aumenta a confiança dos pacientes, melhora sua visibilidade e atrai mais pessoas interessadas em seus serviços.
Além disso, estar presente nas plataformas que os pacientes já utilizam facilita a construção de uma comunidade engajada e fiel.
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5. Ofereça o que o público quer
Encontre o ponto de encontro entre o que você ama e o que o público precisa. Pesquise as tendências nas redes sociais e nos próprios buscadores como o Google (na ferramenta de tendências Google Trends). Veja quais assuntos estão em alta e quais são as dúvidas mais comuns dos pacientes.
6. Crie conteúdo e seja autoridade no assunto
Criar conteúdo e ser uma autoridade em um assunto permite que o médico se destaque como uma fonte confiável de informações. Isso atrai seguidores que buscam orientação de qualidade, aumentando sua visibilidade e credibilidade. Além disso, ser visto como especialista gera confiança, o que é essencial para influenciar decisões de saúde e atrair mais pacientes.
7. Humanize sua comunicação
Você é do tipo que se mostra como uma pessoa comum e prefere dialogar de igual para igual com os pacientes? Ou tem mais o perfil de herói, que gosta de motivar os pacientes com frases inspiradoras e palavras sábias?
Conhecendo essa voz, é possível encontrar os seus melhores gatilhos para falar com os pacientes, além de criar conteúdos com mais chances de êxito.
👉 Leia também: Como promover um atendimento humanizado
8. Faça parcerias
Fazer parcerias com outros influenciadores amplia seu alcance como médico e permite que acesse novos públicos e uma audiência maior.
Essas colaborações ajudam a construir credibilidade, pois associar-se a outros influenciadores confiáveis reforça seu marketing médico e imagem. Além disso, parcerias criam oportunidades para compartilhar conhecimentos e aumentar o engajamento nas redes sociais.
9. Incentive o diálogo
Por fim, médicos que incentivam o diálogo, que participam das discussões e valorizam as interações dos pacientes também tendem a ser mais bem-sucedidos na trajetória da influência.
Um exemplo muito claro são os médicos que vão além de ter perfil no Google ou em plataformas muito buscadas pelos pacientes como a Doctoralia. Eles incentivam o envio de avaliações pós-consulta e interagem com pacientes, seja em comentários positivos ou negativos sobre o próprio trabalho. Especialistas assim se mostram atentos e humanos, sendo muito valorizados.
10. Aprenda com o feedback
Preste atenção nos comentários e mensagens diretas. O feedback do seu público é valioso para ajustar sua estratégia.
11. E, claro, tenha ética e respeite as diretrizes da Publicidade Médica
Ter ética e respeitar as diretrizes da publicidade médica é fundamental para o médico se tornar um influenciador porque garante a confiança e a credibilidade do público. Isso evita problemas legais e mantém a reputação profissional intacta.
Seguir as normas demonstra responsabilidade e compromisso com a saúde dos pacientes, fortalecendo a imagem do médico como uma fonte confiável de informações.
5. Qual o papel dos médicos influenciadores?
Como você pode ver até aqui, os médicos influenciadores na área da saúde educam e informam o público, compartilhando conhecimentos médicos de forma acessível. Eles ajudam a esclarecer dúvidas, promovem hábitos saudáveis e disseminam informações confiáveis. Além disso, influenciam positivamente as decisões de saúde dos seguidores, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e saudável.
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