Visibilidade online: 6 dicas para se destacar nos resultados de pesquisa
O que não está na internet, não existe. Estamos à beira de uma mudança de geração em que o mundo online é o verdadeiro protagonista!
Usamos a internet para trabalhar, socializar, obter informações, ler opiniões, comprar produtos e serviços, reservar quartos de hotel ou passagens aéreas. E, cada vez mais, para pesquisar e encontrar especialistas da área da saúde.
Em outras palavras: os pacientes estão na internet e, como profissional de saúde, é importante que você também esteja. Caso contrário, será difícil alcançar novos pacientes.
Mas ter apenas presença digital não é suficiente, porque sua concorrência também está lá. Por isso, é importante ter uma boa visibilidade para que você possa se destacar do restante dos especialistas e para que os pacientes possam encontrá-lo.
Como conseguir isso? É exatamente isso que vamos dizer a você neste artigo.
Visibilidade online no setor de saúde: motivos para não subestimá-la
Trabalhar em sua visibilidade é essencial para atrair novos pacientes para sua clínica ou consultório. Mas, além disso, por que você deve prestar atenção à visibilidade digital? Aqui estão alguns motivos:
Os pacientes o encontrarão mais rápido
Como dissemos, ter uma boa visibilidade online significa que os pacientes o encontrarão mais rápido. E isso é essencial para atrair novos pacientes e aumentar a lucratividade de seu consultório.
Em geral, os pacientes não vão além da primeira ou segunda página de resultados. Portanto, quanto mais cedo você aparecer, maior será a probabilidade de ser encontrado e, se o seu perfil chamar a atenção e você oferecer o que eles estão procurando, eles escolherão você.
Imagine o caso de dois psicólogos que têm seu consultório em Curitiba. Ambos têm um perfil na Doctoralia, com a diferença de que um aparece na primeira página e o outro na página 6.
O que você acha que vai acontecer? Certamente, o primeiro, que é o que tem mais visibilidade, será encontrado antes pelos pacientes, portanto, receberá mais visitas ao seu perfil e muitas delas acabarão em agendamentos.
Isso se deve ao fato de você aparecer mais cedo nos resultados.
Importante: boa visibilidade não é sinônimo de sucesso. Ela certamente ajudará os pacientes a encontrá-lo mais cedo, mas se você não tiver um perfil completo que seja atraente para os pacientes com avaliações confiáveis, é provável que eles escolham outro especialista.
Permite que você elimine os limites geográficos
Atualmente, há muitas especialidades que podem oferecer consultas por vídeo ou online, como psicólogos, dermatologistas, endocrinologistas, nutricionistas, clínicos gerais e muitos outros.
Ter boa visibilidade não só permite que os pacientes da sua área o encontrem mais cedo, mas também permite que você elimine barreiras geográficas, permitindo que pacientes de todo o país o encontrem, expandindo seu alcance e tendo um impacto maior além da sua localização física.
Gere confiança em seus pacientes em potencial
Há dois tipos de pacientes: aqueles que procuram um especialista na internet e aqueles que, depois de escolherem um especialista, recorrem à internet para procurar informações sobre ele.
Em ambos os casos, é importante ter boa visibilidade, pois em um mundo tão frio como o digital, isso ajuda a gerar confiança entre os pacientes.
Se o seu perfil estiver completo e eles puderem consultar informações sobre você, sua experiência profissional, os serviços que oferece e até mesmo ler opiniões de outros pacientes, você estará aumentando a confiança deles em escolher você como especialista.
Permita que os pacientes leiam opiniões sobre você
Esse ponto está intimamente relacionado ao anterior. Como mencionamos no início deste artigo, cada vez mais pacientes estão recorrendo à internet para encontrar um especialista, mas também para ler opiniões sobre um profissional antes de escolher se querem ou não marcar uma consulta com ele.
As opiniões são um fator decisivo para os pacientes escolherem você. Não se esqueça de trabalhar nelas, pois isso permitirá que os pacientes tenham uma ideia de como será a experiência deles em seu consultório.
Isso lhe dá a chance de se destacar da concorrência
No mundo digital, destacar-se da concorrência é fundamental. Se você tiver boa visibilidade on-line, poderá se diferenciar de outros especialistas.
Ter um perfil abrangente, um site otimizado para mecanismos de pesquisa ou desenvolver uma estratégia de marketing digital eficaz pode ajudá-lo a se destacar dos outros especialistas e atrair mais pacientes.
Além disso, é importante que você ofereça canais de contato rápidos e diretos com os pacientes (como a ferramenta de Mensagens Diretas incluída em todos os nossos planos) e que você pareça próximo aos pacientes, pois isso melhora a Experiência do paciente - Temp BR e fortalece o relacionamento médico-paciente.
6 ações para melhorar sua visibilidade online
Agora que vimos por que é tão importante trabalhar em sua visibilidade online, é hora de responder à seguinte pergunta: como você pode melhorar sua visibilidade como especialista para que os pacientes o encontrem mais cedo?
1. Certifique-se de estar onde os pacientes estão
Esse ponto foi abordado ao longo deste artigo. Para ter visibilidade, você precisa estar e se destacar onde os pacientes estão procurando por você. E a Doctoralia é uma opção muito boa para isso!
Todos os meses, recebemos mais de 33 milhões de visitas de pacientes que procuram um especialista, portanto, sabemos que seus pacientes estão lá.
Se você conseguir se posicionar no topo de sua especialidade em sua área, eles o encontrarão mais cedo quando estiverem procurando os serviços que você oferece.
2. Otimize seu perfil na Doctoralia
Temos falado sobre a importância de ter visibilidade na Doctoralia e, para isso, é importante que você tenha um perfil o mais completo possível, já que os perfis que estão 85% ou mais completos ocupam melhores posições em nossos resultados de busca.
Isso ocorre porque nosso algoritmo entende que quanto mais completo for um perfil, mais informações úteis ele oferece aos pacientes.
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Deseja saber como ter um perfil que o ajudará a obter uma classificação mais alta e a atrair a atenção dos pacientes? Recomendamos que você consulte nosso guia gratuito para otimizar seu perfil.
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3. Proporcione uma experiência ideal ao paciente
Além de ter um perfil completo para os pacientes, há duas outras ações que você pode tomar para proporcionar uma boa experiência ao paciente que afetará positivamente sua posição nos resultados de pesquisa: oferecer agendamento de consultas online e ter avaliações recentes.
Por um lado, se você oferecer aos pacientes a possibilidade de agendamento online, nosso algoritmo detectará que você está oferecendo a eles uma experiência melhor e, portanto, classificará você em uma posição mais alta do que os profissionais que não oferecem essa opção.
Considerando que 1 em cada 3 especialistas prefere fazer reservas online, isso faz todo o sentido, não acha? Se você ainda não ativou a reserva on-line, veja aqui como fazer isso.
Por outro lado, 84% dos pacientes são guiados pelas opiniões de outros pacientes ao escolher um especialista. Se você tiver avaliações em seu perfil, estará oferecendo a eles uma experiência melhor e sua posição nos resultados da pesquisa será melhor. Neste artigo, daremos a você algumas dicas sobre como obter mais avaliações.
4. Participe do "Pergunte ao especialista"
"Pergunte ao especialista" é uma das nossas seções de maior sucesso. Ao responder às perguntas dos pacientes nessa seção, você garante maior visibilidade e mais visitas ao seu perfil, o que, por sua vez, aumenta a probabilidade de novas marcações.
Sem mencionar que responder às perguntas dos pacientes o posiciona como um especialista em seu setor, o que melhora sua reputação e gera confiança entre os pacientes.
Como funciona o "Pergunte ao Especialista" e como você pode responder às perguntas dos pacientes? Nós contamos a você neste guia.
5. Escolha em quais redes sociais você estará presente
Muitos profissionais cometem o erro de querer estar em todas as redes sociais, e isso é tão contraproducente quanto não estar em nenhuma delas.
Nossa recomendação é que você tente descobrir em quais redes sociais seus pacientes estão, de acordo com a idade deles. Com base nisso, crie seu perfil em 1 ou 2 redes sociais, certificando-se de publicar conteúdo relevante regularmente.
Se você mantiver seus perfis atualizados com informações precisas e úteis e também compartilhar conteúdo relacionado à sua especialidade e interagir com seus seguidores, verá que sua visibilidade começará a aumentar.
Você pode até mesmo adicionar links para suas contas de mídia social ao seu perfil para que os pacientes possam vê-los e permitir a marcação de consultas pelas mídias sociais. Mostramos a você como fazer isso aqui.
6. Crie conteúdo educacional
Finalmente, conhecimento é poder. Compartilhe seu conhecimento e experiência por meio de conteúdo educacional.
Escreva artigos para seu próprio blog, contribua como autor convidado em sites de saúde ou crie vídeos informativos. Aborde tópicos relevantes e de interesse para seus possíveis pacientes. Isso não apenas o posicionará como um especialista em sua área, mas também o ajudará a atrair pacientes que buscam informações confiáveis.
O que você acha dessas dicas para melhorar sua visibilidade online?
Sem dúvida, se você as colocar em prática, terá muito mais chances de ser encontrado mais cedo quando os pacientes pesquisarem os serviços que você oferece, o que, por sua vez, aumenta a probabilidade de eles marcarem uma consulta com você. O primeiro passo é começar!
Você quer se destacar no topo da Doctoralia?
Convidamos você a conhecer o serviço First Class, que foi projetado para ajudá-lo a aumentar sua visibilidade, destacando-se no topo dos resultados de pesquisa para sua especialidade e cidade, para que você sempre apareça em posições especiais e os pacientes o encontrem mais cedo.
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Especialista en marketing digital médico. Comparto consejos, herramientas y tendencias para ayudar a especialistas y centros médicos a mejorar su visibilidad online y sacar todo el provecho a Doctoralia.