Como criar um site barato e eficaz para seu consultório
Ter um site para seu consultório é parte importante do marketing médico. Além de ser sua identidade digital, ele facilita que você seja encontrado por pacientes e é uma ferramenta eficaz para gerar novas consultas, pois está ativo 24 horas do dia, inclusive fora do horário comercial.
Neste artigo você conhecerá elementos básicos para construir o site do seu consultório e descobrirá algumas maneiras para economizar e facilitar a produção. Isso te ajudará estar mais conectado aos 74% dos brasileiros com acesso a Internet - ou seja, mais de 130 milhões de pessoas!
No design, menos é mais:
Pense que diferentes perfis de paciente acessarão seu site, por isso, aposte em layouts simples para facilitar a experiência. Veja como grandes portais como UOL e Americanas, por exemplo, estão estruturados: eles investem em fundos claros, um menu bem organizado e na unidade de cores para evitar o caos visual. Outro item importante é a hierarquia visual da página: nossos olhos tendem a ler de cima para baixo e da esquerda para a direita. Priorize informações importantes - como sua foto, seus contatos e a marcação online de consultas - no canto superior esquerdo ou inferior direito do site para conseguir mais destaque.
Informações que não podem faltar:
1) Resumo profissional: ressalte sua formação, experiências destacáveis e colaboração em entrevistas ou artigos. Busque ser objetivo, apresente-se em bullets, ou até mesmo em 1ª pessoa;
2) Contatos: reserve uma área de destaque para informar seus contatos e localização do consultório. Lincar o endereço ao Google Maps também ajuda os usuários te encontrarem mais facilmente;
3) Serviços: facilite as especialidades e tratamentos que você oferece, além dos valores de cada consulta e convênios atendidos. Quanto mais completo for esse conteúdo, mais relevância você terá também em buscadores como o Google;
4) Depoimentos: apoie-se em depoimentos de pacientes que já confiam no seu trabalho. Você pode ativar em seu site o Widget de Comentários de Pacientes da Doctoralia, por exemplo, para que novos usuários vejam as avaliações deixadas em seu perfil.
Dispositivos de acesso:
Faz tempo que o computador deixou de ser o único dispositivo de acesso à Internet - aliás, o telefone celular já passou à frente. Por isso, crie um site responsivo, adaptado para diferentes tamanhos de tela. Além de facilitar a experiência dos usuários, você garante que sua página web possa ser encontrada nos resultados do Google, que recentemente rebaixou as páginas que não estão preparados para celular.
Facilidades para pacientes:
Muitos estudos apontam que o horário nobre da Internet no Brasil começa a partir das 20h. Por isso, oferecer a opção para marcar a consulta mesmo quando o seu consultório está fechado facilita a vida dos pacientes interessados em você. Além disso, te ajuda a atingir o seu principal objetivo na Internet: potencializar as suas consultas.
Parte Prática: como começar
Conhecendo o que interessa ao paciente, existem duas opções para montar sua página web: 1) Crie a partir de plataformas de desenvolvimento - neste caso, você personaliza templates prontos já oferecidos por algumas plataformas e atualiza com seu conteúdo; 2) Contrate uma agência/ profissionais especializados - para economizar, uma boa dica é ficar responsável pelo conteúdo e terceirizar apenas os serviços de programação, web design e revisão de texto do projeto.
Se você optar pela primeira opção, já existem muitas plataformas bastante intuitivas para utilizar. Algumas boas referências são Wordpress, Wix, Weebly e a própria Doctoralia, que oferece um serviço de site profissional especializado para profissionais da saúde.
O sites oferecidos pela Doctoralia contam com a facilidade de que todo o conteúdo vem exportado automaticamente do perfil do profissional na plataforma. Isso te economiza tempo e trabalho, pois você não precisará criar o conteúdo do zero e pode escolher entre 9 templates personalizáveis e responsivos, além da URL.
Crie o seu site profissional pela Doctoralia
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Saber maisSabendo o que é importante e as ferramentas necessárias, você já pode colocar em prática a produção do site do seu consultório. E se quiser mais dicas para otimizar seus resultados, complemente sua leitura com este artigo!
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Especialista em conteúdo para profissionais de saúde na Doctoralia Brasil. Minha missão é ajudar você a atualizar e digitalizar seu consultório com o melhor conteúdo sobre gestão, saúde digital e marketing médico!