Como chegar a mais pacientes com uma campanha de Google Ads
Aos especialistas que já possuem um site ou perfil em redes sociais, é importante saber como mantê-los bem posicionados para serem encontrados facilmente pelos pacientes.
Já falamos aqui sobre como divulgar seus canais online por meio do posicionamento orgânico - principal estratégia adotada pela Doctoralia. A seguir daremos mais dicas sobre como otimizar seus resultados utilizando o Google Ads, mais conhecido como links patrocinados.
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Anunciar pelo Google Ads
As buscas online no Brasil são feitas sobretudo no Google - que representa 96% da fonte de pesquisa dos internautas -, por isso sempre nos focamos em mostrar como adaptar suas estratégias de posicionamento segundo os algoritmos utilizado por este buscador.
Para vender publicidade o Google desenvolveu o produto "Google Ads", cuja a proposta é exibir anúncios que tenham a ver com a busca do usuário. O formato mais tradicional são os anúncios que aparecem junto a uma página de resultados, geralmente na parte superior dos listados e com um aspecto muito semelhante ao dos resultados orgânicos. Veja abaixo.
Qual a maior vantagem de uma campanha de Google Ads para especialistas em saúde?
A partir do momento em que faz uma busca no Google, o paciente visualizará primeiro os resultados patrocinados. Em outras palavras: verá um anúncio personalizado e com as mensagens que você deseja quando procura pelo serviço que você oferece. Ele é exibido de acordo com palavras-chave e parâmetros de público que você definir, além do orçamento estabelecido.
Quais os aspectos negativos?
Uma campanha de anúncios no Google demanda gastos fixos para que seu anúncio apareça sempre nos resultados - caso contrário, ele desaparecerá. Além disso, quanto maior for a concorrência pelas mesmas palavras-chave - ex.: “Pediatra em Belo Horizonte” é buscado por 100 especialistas -, maior será o custo dessas palavras, que é definido por um leilão online. Por isso, se você é iniciante, a dica é começar com um orçamento baixo.
Recomendações para otimizar seu anúncio e efetivamente atrair novos pacientes
1| Diferencie seu conteúdo: Tendo em mente que a concorrência por termos mais genéricos será maior, é importante pensar em conteúdos que possam te diferenciar. Focar-se em um nicho e responder a perguntas mais concretas (por exemplo: como curar a depressão) te ajudará a encontrar menos concorrentes e a criar uma campanha mais econômica. Prove palavras-chaves diferentes utilizando a ferramenta de planejamento oferecida pelo Ads.
2| Crie formatos adequados: Um anúncio padrão é formado por três partes, que se assemelham a um resultado orgânico: 1. Título: deve conter até 30 caracteres. Procure incluir palavras que o paciente supostamente utilizou em sua busca e, sempre que possível, apresente um benefício; 2. URL de visualização: é o endereço de destino do seu anúncio. Ele é composto por sua URL mais dois campos opcionais que servirão para o usuário saber melhor o que encontrar em sua página (ex.: www.exemplo.com/tratamento/osteoporose - tratamento e osteoporose são adicionais neste caso); 3. Descrição: é a parte mais detalhada do seu anúncio - podendo chegar a 80 caracteres. Uma boa recomendação é incluir neste texto uma chamada de ação (ex.: marque online a sua consulta).
3| Utilize as extensões do anúncio: Os formatos de anúncio do Google permitem que você inclua extensões como seu endereço, telefone para contato direto ou comentários de clientes, tornando-os mais destacáveis aos usuários. Ao facilitar seus dados principais você está encurtando a busca do paciente e aumentando suas oportunidades de conversão, caso seu objetivo seja mais chamadas ao consultório, por exemplo. Para adicionar uma extensão, siga estes passos: 1. Acesse sua conta no Google Ads e clique em + Campanha; 2. Escolha o tipo de campanha, as opções de segmentação e defina seus lances; 3. Em "Extensões de anúncio", marque as caixas ao lado das extensões que deseja incluir.
O Google Ads, no entanto, exige uma classificação mínima do anúncio para exibir suas extensões - que combina o lance, a qualidade do anúncio e da página de destino, e o impacto esperado. A regra de ouro, como sempre, é investir na qualidade do conteúdo e na configuração das suas palavras-chaves.
4| Ofereça um meio de contato 24h: Um estudo recente feito pela Doctoralia identificou que 30% dos pacientes procuram informações e serviços médicos fora do horário comercial. Tenha isso em mente e ajuste seu anúncio em função dos horários: você pode configurá-lo para que o número do seu consultório seja exibido durante o horário de atendimento ao público e, depois das horas de trabalho, sua URL é redirecionada para sua agenda online, facilitando os pacientes a agendarem uma consulta a qualquer momento.
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