Já passou pela situação de ter pacientes que desmarcam em cima da hora ou agendam consulta e não comparecem? Esse cenário é cada vez mais frequente nos consultórios médicos e pode gerar transtornos significativos para os profissionais de saúde e para a gestão do fluxo de trabalho.
Com a alta concorrência na saúde, saber como fidelizar pacientes faz toda a diferença para o sucesso médico. Afinal, clientes existentes são uma fonte previsível de receita recorrente e, inclusive, uma das melhores formas de atrair novos pacientes.
Na era digital de hoje, promover o seu trabalho localmente como profissional de saúde ou clínica é fundamental. Com a grande maioria dos pacientes recorrendo à Internet para encontrar os melhores especialistas para as suas necessidades, estabelecer uma presença online completa e robusta já não é uma vantagem, mas uma necessidade.
Muito se fala sobre jornada do paciente, mas pouco se fala sobre suas etapas. Já parou para pensar no percurso que um paciente percorre desde o momento que pesquisa por sintomas na internet até chegar ao atendimento médico?
Comemorado todos os anos no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde marca a fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948 - uma evolução na saúde pública mundial. Assim sendo, este dia também tem como objetivo conscientizar a população sobre os problemas críticos de saúde do mundo e mobilizar esforços para resolvê-los.
Você sabe dizer qual é o perfil do Paciente Digital de maneira atualizada? A Doctoralia realizou uma pesquisa aprofundada para ajudar profissionais de saúde a compreenderem cada vez mais o perfil de seus pacientes e, como consequência, poderem entregar experiências cada vez melhores.
A Experiência do paciente é um dos principais termômetros para se avaliar a qualidade do atendimento médico e aumentar as chances de fidelização. Entenda por que esse conceito se tornou tão importante e como impulsionar a experiência atual
Melhorar essa experiência é um objetivo cada vez mais presente na rotina de profissionais de saúde e estabelecimentos do setor. Em meio ao crescimento do mercado e também da concorrência entre especialistas, clínicas e hospitais, garantir satisfação para quem faz uso desses serviços tornou-se fundamental.
Um dado de uma recente pesquisa feita pela Harvard Business Review Analytic Services atesta isso: 60% dos executivos do setor enxergam a Experiência do paciente como prioridade, acima até mesmo da melhoria de serviços e aumento de faturamento.
E não é para menos: pacientes satisfeitos são o ponto de partida para a fidelização e para o marketing espontâneo, impulsionando, assim, novas oportunidades de negócio. Portanto, investir em melhorias em todo o ciclo de contatos e atendimento é essencial.
Se observarmos os dados disponíveis sobre os serviços sanitários, encontraremos uma desproporção significante em quase todo o mundo sobre...o sexo dos pacientes. Em geral, as mulheres são visitantes muito mais frequentes dos consultórios médicos do que os homens.
Com cada vez mais usuários ativos, a Internet facilita a vida em praticamente todos os sentidos, especialmente no que se refere à saúde. O paciente está mais digital e vai para rede tirar dúvidas, buscar especialistas, marcar consultas e participar de discussões de forma muito mais ativa.
Esse foi o comportamento confirmado no novo estudo da Doctoralia sobre o Paciente Digital, feito com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Brasil, Espanha, Itália, México, Polônia, Turquia.
Você sabia que a hashtag #Saúde esteve na lista das mais usadas pelos brasileiros em 2019? Isso porque o tema está mais em alta do que nunca no ambiente online.
A cada 20 pesquisas feitas no Google, 1 já é sobre saúde; as buscas feitas por pacientes que marcaram uma consulta durante o ano foram 3 vezes maior do que entre pacientes que não visitaram um especialista; e o número de brasileiros que acessou a Doctoralia para encontrar um profissional de saúde também aumentou, superando os 10 milhões de usuários únicos ao mês.
Quando alguém pesquisa sobre um produto ou um negócio local, as opiniões dos clientes ainda são fundamentais. E isso vale também para a busca por médicos e demais profissionais da saúde.
Para entender os critérios utilizados pelo paciente digital na escolha do especialista, a Doctoralia realizou uma análise de mais de 3,5 milhões de opiniões de usuários publicadas na plataforma, em 15 países.
O conceito Customer Centric está relacionado a colocar o cliente no centro de nossa estratégia de negócio. Parece óbvio, não? Mas muitos profissionais na saúde ainda não trabalham com isso em mente e deixam escapar um preceito essencial de seu trabalho.
Foco no cliente, muitas vezes, é o que vai nos diferenciar de outros especialistas da área e o que nos tornará lembrados e considerados pelos pacientes.
Em tempos de pandemia, toda a opinião pública voltou seu foco máximo de atenção para a ciência. E através das transmissões ao vivo, também conhecidas como lives, muitos biólogos, médicos, cientistas e terapeutas ganharam voz a durante o isolamento social.
Por meio dessas transmissões, eles têm levado suporte a inúmeras pessoas e grupos de pacientes que sofrem de doenças crônicas, passam por tratamentos semelhantes ou simplesmente necessitam de esclarecimento.
Os brasileiros já podem ser considerados pacientes 3.0 devido ao ótimo uso que fazem das novas tecnologias em benefício de sua saúde.
Foi o que descobrimos na pesquisa realizada pela Doctoralia, do grupo Docplanner, feita simultaneamente com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Polônia, Turquia e Itália, e três da marca Doctoralia: Espanha, México e Brasil.
A relação médico-paciente continua sendo muito importante ao longo dos anos, e é cada vez mais necessário adotar práticas para melhorar esse vínculo de forma humanizada, empática e respeitosa. Confira as 8 recomendações que reunimos para ajudar você!
Médicos e especialistas da saúde sempre estiveram na mais alta escala da estima e respeito, mas a percepção social vem se transformando significativamente… o que não necessariamente pode agradar os próprios médicos.
No entanto, é impossível voltar no tempo. Vale mais a pena conhecer a fundo o perfil dos pacientes contemporâneos para evitar perdê-los para outros consultórios no futuro.
Analisamos os erros mais comuns entre profissionais de saúde que horrorizam os pacientes. Será que você comete algum no seu consultório? Bom, se esse for o caso, não se preocupe, pois damos soluções para você resolvê-los rapidamente.
O sucesso de um tratamento de saúde não é determinado apenas pela escolha do profissional certo, mas leva em conta também a motivação do paciente para seguir suas orientações. Uma ferramenta bastante útil para apoiar a aliança entre médico-paciente e fortalecer o engajamento no tratamento é aplicar a linguagem da mudança na comunicação médica.
Conhecer o paciente e acompanhar sua jornada ao longo do processo de agendamento da consulta e a ida ao consultório é fundamental para garantir uma boa experiência a ele.
Logo no início dessa pandemia de Covid-19, o distanciamento social foi uma das primeiras medidas impostas por governos para conter a curva de contágio. Hoje, no entanto, o isolamento foi flexibilizado, mas ainda existe muita incerteza no ar.
Isso significa que a população deve continuar limitando seus deslocamentos o tanto quanto possível e que clínicas e consultórios médicos devem planejar uma estratégia para manter o contato à distância com pacientes antigos e novos.
Confira neste artigo algumas práticas para fazer uso inteligente das plataformas online e impulsionar a sua trajetória 2.0.
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