Como fidelizar pacientes antes, durante e após a consulta

Médico cumprimentando paciente, exemplo de como fidelizar pacientes antes, durante e após a consulta

Com a alta concorrência na saúde, saber como fidelizar pacientes faz toda a diferença para o sucesso médico. Afinal, clientes existentes são uma fonte previsível de receita recorrente e, inclusive, uma das melhores formas de atrair novos pacientes.

Contudo, a fidelização vai hoje muito além da consulta médica. Ela começa no momento da marcação da consulta e estende-se até o suporte oferecido fora do consultório. Ou seja, é construída durante toda a jornada do paciente.

No entanto, o tempo médico é muitas vezes escasso e o paciente demanda cada vez mais atenção por estar melhor informado e ter mais opções de profissionais para escolher. Então, como fidelizar pacientes para que reconheçam seus diferenciais e voltem para novas consultas? 

Um estudo realizado pela Royal Philips demonstra que pacientes e profissionais acreditam em tecnologias conectadas para melhorar a saúde. Por isso, uma das dicas básicas é: use a tecnologia ao seu favor. Continue neste artigo para encontrar recomendações práticas de como fidelizar pacientes antes, durante e após as consultas.

Como fidelizar pacientes antes da consulta

Para muitos pacientes, marcar consulta médica é um momento que pode gerar elevados níveis de ansiedade e preocupação. Por isso mesmo, é fundamental pensar sobre como fidelizar pacientes antes da consulta.

Quando o paciente se sente acolhido e bem informado desde antes do atendimento, sente mais confiança e diminui o estresse relacionado à expectativa do atendimento. Nesse momento, facilitar o processo, oferecer instruções claras e criar um relacionamento prévio pode mudar tudo.

👉 Facilite o agendamento de consulta

Estudos apontam que muitos pacientes já preferem usar internet ao invés do telefone. Ao possibilitar o agendamento online de consultas, você oferece um benefício cômodo e disponível 24 horas por dia, além de agregar valor ao seu consultório ou clínica com um serviço moderno e organizado.

👉 Facilite sua localização

Ter um site com o endereço do seu consultório conectado ao Google Perfil da Empresa é outro recurso que simplifica a vida do paciente. Se você não tem uma página web, indique o seu perfil da Doctoralia, que também oferece esse recurso integrado.

Para unir o útil ao agradável, é possível ainda ativar a função de agendamento de consulta pela própria Busca do Google. Com a integração entre Google e Doctoralia, os pacientes podem agendar direto da busca.

👉 Ofereça um atendimento pré-consulta eficiente

A experiência do paciente começa antes mesmo da consulta. Um atendimento pré-consulta eficiente, como o suporte por chat privado, telefone ou WhatsApp, pode reforçar a imagem de profissionalismo e qualidade do serviço, criando uma impressão positiva que contribui para a fidelização.

👉 Envie um lembrete de consulta

Pacientes que se sentem valorizados e informados são mais propensos a comparecer à consulta.

Para diminuir as taxas de não comparecimento e assegurar que a consulta seja produtiva, prepare o paciente. Envie um lembrete para lembrar o dia e horário da consulta agendada, além de seu endereço e peça possíveis exames ou diagnósticos anteriores.

Diminua as faltas do consultório em até 65%

Se você tem um perfil na Doctoralia já pode oferecer agendamento online e lembretes via SMS aos pacientes. Diminua as faltas e aumente o engajamento.

Saber mais

Durante a consulta

O atendimento humanizado e personalizado durante a consulta é crucial para a fidelização dos pacientes. A interação direta permite construir uma relação de confiança. O profissionalismo, empatia e qualidade do atendimento influenciam diretamente na percepção do paciente, o que incentiva a continuidade do tratamento e a indicação de novos pacientes.

👉 Crie uma experiência personalizada

Demonstrar interesse genuíno pelo bem-estar do paciente e proporcionar uma experiência empática gera um relacionamento de confiança e lealdade.

👉 Trabalhe em equipe

A estrutura do centro médico e de sua equipe também influenciam a experiência do paciente. Prepare seus colaboradores para conhecerem seus diferenciais, saberem lidar com reclamações e motive-os para garantir o bom atendimento. E não se esqueça de preservar o ambiente agradável na sala de espera, com facilidades como água e wi-fi, por exemplo.

👉 Não deixe dúvidas

Seu momento com o paciente é, claro, o mais importante. Além de seu conhecimento profissional, uma das condições essenciais para garantir a satisfação é: nunca deixe o paciente sair com dúvidas.

Explicar o diagnóstico e as opções de tratamento de maneira clara e acessível fortalece a confiança do paciente no profissional. Um paciente bem informado sente que está sendo cuidado adequadamente, o que o faz querer retornar.

Após a consulta

Manter contato com o paciente após a consulta, seja por meio de pedidos de avaliação de atendimento, lembretes de cuidados ou consultas de retorno, demonstra preocupação contínua com o bem-estar dos pacientes, aumentando a fidelização.

👉 Bom atendimento além do consultório

Um e-mail, SMS ou WhatsApp ao final da consulta podem surpreender positivamente. Use essas ferramentas para reforçar como o paciente pode tirar possíveis dúvidas, incentive-o a deixar uma avaliação da consulta e informe caso haja data para retorno. Essas atitudes não apenas aumentam a confiança como também ajudam a garantir que o tratamento seja feito corretamente.

👉 Monitore a satisfação dos pacientes

Conhecer a opinião do paciente também é importante para medir o que está funcionando. Você pode criar uma pesquisa de opinião e disponibilizar um tablet na recepção para as participações, por exemplo. A metodologia NPS é uma boa referência e você pode utilizar aplicativos de pesquisa gratuitos para aplicá-la. Veja mais aqui.

Pacientes satisfeitos tendem a retornar e recomendar o profissional a familiares e amigos. Um bom relacionamento pós-consulta constrói uma base sólida de fidelização a longo prazo.

Material recomendado  Ganhe tempo para responder pacientes Baixe grátis  


Quer saber como fidelizar pacientes com a ajuda da Doctoralia? Preencha o formulário abaixo para receber todos os detalhes: