6 formas de incentivar pacientes a avaliarem seu atendimento

Médico incentivando paciente a avaliar seu atendimento

A opinião é um fator determinante para que o paciente escolha um médico. Muitos pacientes admitem ter escolhido o especialista com base na recomendação de outros pacientes. Como aproveitar o valor das recomendações para construir uma imagem positiva e atrair novos pacientes?

É sobre isso que trataremos ao longo deste artigo. Continue com a gente.

Como as opiniões ajudam pacientes a escolher médico

Realizamos diversas pesquisas entre pacientes para saber como eles se comportam na área de saúde online. Até 91% dos entrevistados reconheceram que já procuraram um médico na Internet e a maioria iniciou a pesquisa no mecanismo de busca Google. Que critérios determinaram a sua escolha do médico nos casos em que o encontrou online?

Segundo dados da própria Doctoralia, mais da metade dos utilizadores considera importante consultar a opinião de outros pacientes

Além disso, de acordo com dados do serviço homólogo europeu ZnanyLekarz.pl, os médicos que tiveram 10 ou mais avaliações de pacientes marcaram em média cinco vezes mais consultas do que os médicos com menos avaliações.

E aqueles com mais de 30 avaliações conseguiram nove vezes mais marcações (do que perfis com menos de 10 avaliações). É claro que as avaliações são uma indicação da popularidade dos médicos online.

É importante ressaltar que algumas opiniões negativas isoladas não impactam negativamente a imagem do médico. De acordo com a análise dos nossos dados de atendimento, mais de 60% das consultas são feitas com médicos que possuem pelo menos 1 avaliação negativa . O perfil desses médicos tem mais credibilidade e os leitores são perfeitamente capazes de avaliar corretamente cada opinião.  

Por que as opiniões de outros pacientes são tão importantes?

Escolhemos o que sabemos, pois aceitamos automaticamente que o conhecido é melhor que o desconhecido. O ser humano sempre se orientou pela opinião alheia na hora de escolher produtos e serviços, e raramente são utilizados serviços prestados por profissionais sem referências. É mais frequente escolhermos ofertas que sabemos que já atraíram o interesse de outras pessoas.

Antes que o desenvolvimento da Internet facilitasse o acesso a informações sobre praticamente qualquer assunto, pedíamos a opinião de familiares e amigos. Se nenhum deles tivesse usado o produto que procurávamos antes, pedíamos a opinião do vendedor da loja ou pedíamos à secretária do centro médico que indicasse o melhor especialista.

Hoje em dia, é mais cômodo consultarmos as recomendações de outros pacientes que já visitaram o consultório através dos motores de busca da Internet.

6 maneiras comprovadas de fazer com que os pacientes publiquem suas opiniões

É importante incentivar os pacientes a partilharem a sua opinião após a consulta, bem como publicar convenientemente as suas recomendações em sites onde os pacientes procuram informações sobre os serviços que oferecemos. Mas como incentivar os pacientes a deixarem a sua opinião? Abaixo listamos as diferentes maneiras de fazer isso: 

5-stars

1. Recepção e médicos

Nossos funcionários podem informar diretamente os pacientes sobre a possibilidade de publicar avaliações sobre o médico que acaba de consultar ou consultório. Você pode discutir o assunto com calma e discrição.

2. Site 

No seu próprio site profissional ou no site do seu consultório podemos postar a título de exemplo as opiniões dos pacientes e pedir-lhes que deixem as suas, encaminhando o paciente para o seu perfil em plataformas como a Doctoralia para que as opiniões ali sejam publicadas. 

3. Doctoralia

Esta plataforma é um local de troca natural de opiniões sobre médicos e especialistas. É importante saber que as avaliações devem seguir as orientações de postagem e ser aprovadas por um moderador. Para obter melhores resultados, é fundamental ter um perfil atualizado na plataforma. Para saber mais, clique aqui

Além disso, a plataforma oferece em seus planos pagos a possibilidade de envio de pedidos automáticos de avaliação pós-consulta. Uma das ferramentas preferidas dos médicos 5 estrelas.

4. E-mail

Se achar desconfortável pedir aos pacientes que publiquem a sua opinião quando os atende pessoalmente, você pode utilizar o e-mail como meio para mencionar diretamente após uma consulta que eles têm a oportunidade de avaliar o atendimento. Neste caso, não esqueça de incluir o link do local onde espera as suas recomendações: seu perfil na Doctoralia, seu site profissional, etc.

Outra ideia é preparar um e-mail coletivo para todos os seus pacientes pedindo que compartilhem sua opinião e enviá-lo de vez em quando para lembrá-los da possibilidade de partilhar a sua opinião.

5. Cartão de visita e materiais promocionais

Cartões de visita e materiais promocionais impressos que os pacientes pegam no consultório também podem ser um espaço para pedir que compartilhem sua opinião.

Por razões óbvias, neste caso não estão incluídos links diretos para pedido de avaliação e, por falta de espaço, não são fornecidas instruções detalhadas. São simplesmente incluídas algumas instruções simples que ajudarão os pacientes a encontrar facilmente os sites da Internet que nos interessam.

6. SMS e WhatsApp

Se tivermos o número de celular dos pacientes, podemos enviar-lhes lembretes de consultas e resumos, lembrando ainda da possibilidade de publicar uma avaliação após o atendimento. Isso pode ser feito manualmente ou através de uma das ferramentas disponíveis para envio automático de SMS e WhatsApp.

Kit gratuito  Personalize o Marketing do seu consultório Baixe grátis  

Dúvidas? Não há razão para tê-las!

Os médicos muitas vezes relutam em pedir aos pacientes que compartilhem suas opiniões. Eles temem que os pacientes considerem isso inadequado. Porém, não há nada de errado em pedir a opinião de alguém, desde que isso seja feito seguindo as boas práticas.

O paciente satisfeito ficará feliz em recomendar seu médico a outras pessoas. Não custa nada e é uma boa forma de expressar sua gratidão.

As opiniões dos pacientes são muito importantes, pois são decisivas para que ele escolha entre um profissional de saúde ou outro.