out 27, 2017

Pesquisa Doctoralia: O Paciente Digital

Paciente 3.0.jpg

Os brasileiros já podem ser considerados pacientes 3.0 devido ao ótimo uso que fazem das novas tecnologias em benefício de sua saúde.

Foi o que descobrimos na pesquisa realizada pela Doctoralia, do grupo Docplanner, feita simultaneamente com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Polônia, Turquia e Itália, e três da marca Doctoralia: Espanha, México e Brasil.

O paciente digital utiliza a internet de forma constante, busca informações de alta qualidade sobre especialistas e serviços médicos, organiza consultas médicas por meio de plataformas online e participa de discussões sobre saúde na web, seja em redes sociais, fóruns, blogs e etc.

Qual é o perfil do paciente digital no Brasil?

illu-people-plan-360-turquoiseAs mulheres determinam esse perfil no Brasil, representando mais de 75% dos usuários. Esse predomínio ocorre porque elas são mais propensas a procurar ajuda profissional para resolver seus problemas de saúde e estão mais conscientes da importância do bem-estar, não apenas para si, mas também para a família.

Além disso, o paciente 3.0 pesquisa por médicos e especialistas principalmente no começo da semana de trabalho - o maior nível de atividade na Doctoralia ocorre na segunda-feira (21,6%) e diminui gradualmente ao longo da semana.

No entanto, é importante considerar que o final de semana representa quase 15% da atividade da plataforma.

Como o paciente digital agenda suas consultas?agendamento online

Mais de 60% dos brasileiros que utilizam  agendamento online da Doctoralia agendam na semana anterior à visita.

Apesar de serem os que mais se planejam - a média é de 4 dias antes, enquanto turcos, polacos e italianos, geralmente, marcam com um dia de antecipação - o número demonstra o quanto os usuários buscam na Internet uma forma mais rápida para chegar a um especialista.

Eles também se guiam pelas recomendações de outros usuários, que influenciam diretamente a "popularidade" do especialista. Quanto maior a classificação do profissional, maior a preferência dos usuários para marcar consulta, sobretudo no Brasil.

Os médicos valorizados com 5 estrelas recebem, em média, 95% das consultas marcadas em todos os países. 

O perfil do paciente digital é diferente em outros lugares do mundo?

O estudo também fornece dados sobre esse tipo de paciente em países como Polônia, Turquia, Itália, México e Espanha. Nesses países, as mulheres também são os principais protagonistas, com a Polônia no topo (75,7%), seguida pelo Brasil (75,1%).

Espanha e Itália se destacam como os países com maior porcentagem de pacientes entre 55 e 64 anos (16,4% e 12%, respectivamente), na contramão dos demais em que as pessoas dessa faixa etária não estão acostumadas a utilizar a internet.

Paciente Digital pelo mundoA segunda-feira é o dia favorito para realizar pesquisas sobre saúde ou agendar consultas médicas em todos os países. Existem pequenas diferenças de horários: a Itália prefere fazê-lo à tarde, enquanto México, Espanha, Turquia e Polônia fazem isso também pela manhã, como o Brasil.

Apareça em destaque para o paciente digital!

Ocupe as primeiras posições na Doctoralia e destaque-se nas buscas de sua região e especialidade. Conheça o First Class

Conhecer First Class

 Leia o estudo completo:


Encontre a melhor solução da Doctoralia para o seu objetivo. Preencha o formulário abaixo e receba mais informações