Médico 5 estrelas: quais os aspectos mais valorizados pelos pacientes
Quando alguém pesquisa sobre um produto ou um negócio local, as opiniões dos clientes ainda são fundamentais. E isso vale também para a busca por médicos e demais profissionais da saúde.
Para entender os critérios utilizados pelo paciente digital na escolha do especialista, a Doctoralia realizou uma análise de mais de 3,5 milhões de opiniões de usuários publicadas na plataforma, em 15 países.
Em geral, há tópicos comuns nas opiniões dos pacientes em todos os países, mas, para agendar a consulta, as pessoas se atentam mais a alguns temas do que a outros.
No Brasil, o principal critério para a escolha de um médico é o atendimento humanizado (63%) – quase quatro vezes mais importante do que o diagnóstico, que ocupa a segunda posição, com 16%.
A valorização do atendimento humanizado está bem acima da média global da pesquisa, que é de 47%.
Outro tópico de destaque foi a proporção de comentários positivos e negativos. Viu-se que, nos países latinos, opiniões positivas aparecem em proporção muito maior, especialmente quando comparados a alguns europeus.
“No Brasil, 97% dos comentários foram positivos, enquanto na República Tcheca foram 79%. Para contribuir com a busca pelo profissional de saúde, nós estimulamos os usuários a fornecerem o máximo de detalhes sobre a experiência.”
Gustavo Comitre • Gerente de Produtos para Experiência do paciente - Temp BR na Doctoralia
Nas consultas médicas do Stanford Hospital, as opiniões dos pacientes também são muito importantes.
“Todos recebem uma pesquisa de satisfação. O nosso objetivo é alcançar o maior número possível de opiniões com avaliação cinco estrelas do atendimento recebido. Assim, aprendemos como fazer o paciente se sentir confortável, olhando nos olhos, estando presentes, explicando passo a passo do tratamento, enfim, oferecendo o melhor cuidado que poderíamos dar.”
Dr. Robson Capasso • Médico no Stanford Hospital
Segundo Cadu Lopes, CEO da Doctoralia Brasil, Peru e Chile, as opiniões dos usuários, além de ajudarem outros a escolher um médico na plataforma, contribuem para a compreensão das preferências do paciente digital.
“Aprendemos que as pessoas não querem apenas agendar uma consulta, mas que procuram por um profissional a quem confiar e que atenda às expectativas delas. E as opiniões são o melhor jeito de se sentirem confortáveis com um médico antes de agendarem a visita.”
Cadu Lopes • SEO da Doctoralia Brasil, Chile e Peru
O resultado mostra que, mesmo utilizando ferramentas tecnológicas para obter indicações, as pessoas não abrem mão da atenção e do cuidado no atendimento.
Colaboração entre as equipes da Doctoralia de mais de um país. Além do Brasil, temos especialistas em conteúdo na Itália, México, Espanha e Polônia.