4 maneiras de manter a comunicação com os pacientes durante a pandemia
Logo no início dessa pandemia de Covid-19, o distanciamento social foi uma das primeiras medidas impostas por governos para conter a curva de contágio. Hoje, no entanto, o isolamento foi flexibilizado, mas ainda existe muita incerteza no ar.
Isso significa que a população deve continuar limitando seus deslocamentos o tanto quanto possível e que clínicas e consultórios médicos devem planejar uma estratégia para manter o contato à distância com pacientes antigos e novos.
Por isso, pensamos em oferecer algumas dicas para gerenciar melhor essa comunicação durante a pandemia
1. Compartilhar informações confiáveis e comprovadas
As crises dão lugar a muitas especulações e fake news, que podem causar confusão entre as pessoas e levá-las a seguir as recomendações erradas. Para ajudar a conter o caos, você pode aproveitar a situação atual e se posicionar como um ponto de referência para seus pacientes, enviando-os comunicados relevantes sobre a saúde. Essa, certamente, é uma das formas mais potentes para fortalecer vínculos e construir uma relação de confiança com eles.
Você pode criar uma cadeia de mensagens (via e-mail, WhatsApp ou SMS) para manter os pacientes informados, acompanhando-os e ajudando-os a se sentirem menos vulneráveis nesse momento atípico da nossa história.
Aqui estão alguns exemplos:
- Se você tem pacientes em idade de risco, dê conselhos mais específicos para protegê-los;
- Para aqueles que têm sintomas (ou presumem de) sintomas do COVID-19, você pode explicar como contatá-los e informar como você está disponível;
- Comunique todos os números de emergência da saúde pública da sua região.
2. Abrir canais de comunicação
Mais do que nunca, a figura do profissional de saúde se tornou símbolo de autoridade e confiança. Como médico, é necessário abrir espaços para interação com a população.
Recomendamos que você escreva para seus pacientes - ou que incentive os especialistas da sua clínica a fazerem isso - com o intuito de descobrir como eles estão gerenciando este momento e para que saibam que têm seu apoio. Essa ação simples faz a diferença para que eles sintam-se apoiados e a admiração pelo seu trabalho só tende a crescer.
Um ponto importante: embora existam canais gratuitos para o envio de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, é altamente recomendável que você se concentre em uma solução exclusiva para o mercado sanitário para garantir mais segurança e privacidade de dados.
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Conhecer ferramenta3. Usar as mídias sociais para comunicar mudanças
As mídias sociais também podem ser aliadas fiéis no contexto em que nos encontramos e seu consumo cresceu quase 40% durante a pandemia.
Mais do que nunca, esses canais de comunicação estão sendo uma válvula de escape e, graças à possibilidade de compartilhar mensagens para grupos inteiros, as mídias sociais podem ser usadas para atualizar pacientes sobre os protocolos de segurança durante a pandemia e seus novos horários e formas de atendimentos.
Recomendamos que use suas redes para postagens informativas e também para envolvê-los no processo de retomada.
Para criar interação e aumentar o envolvimento com o usuário, você pode optar fazer postagens em formato de perguntas.
Após a publicação, não se esqueça de responder os comentários e agradecer àqueles que compartilham seu conteúdo: às vezes, um "curtir" é suficiente para demonstrar interação positiva! Além disso, você pode responder de maneira privada os pacientes que solicitarem informações mais específicas sobre os atendimentos. Mais dicas aqui.
4. Manter a comunicação sobre outros assuntos
Embora os comunicados de Proteção Civil atualizem o número diário de infecções e mortes, achamos muito importante ajudar os pacientes a manterem a máxima normalidade possível nesse período. Recomendamos que você envie comunicações e campanhas que possam facilitar a situação em que nos encontramos, como:
- Mensagens de aniversário,
- Recomendações de podcasts e perfis confiáveis de saúde para seguir nas redes sociais
- Lembretes de datas especiais (Páscoa, primavera, início do inverno ...)
Você pode organizar e enviar estas comunicações de maneira simples e rápida por softwares especializados, como é o caso da Agenda Doctoralia.
Por que se comunicar com pacientes durante e após a pandemia?
O contato com os pacientes reforça a relação de confiança. Em um contexto pandêmico como o nosso, os hábitos dos pacientes mudaram e também a maneira de se comunicar com especialistas; e é preciso se adaptar a essas mudanças.
Claro que nada voltará a ser exatamente como antes. Mesmo no setor da saúde haverá a necessidade de simplificação e mais acesso a ferramentas que apoiam a medicina remota e mantém aberta a comunicação com os pacientes.
Colaboração entre as equipes da Doctoralia de mais de um país. Além do Brasil, temos especialistas em conteúdo na Itália, México, Espanha e Polônia.