Dia Mundial da Saúde 2024: como melhorar o acesso dos pacientes à saúde?

Dia-mundial-da-saude-Doctoralia-acesso-a-saude

Comemorado todos os anos no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde marca a fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948 - uma evolução na saúde pública mundial. Assim sendo, este dia também tem como objetivo conscientizar a população sobre os problemas críticos de saúde do mundo e mobilizar esforços para resolvê-los.

A cada ano, a Organização Mundial de Saúde define um tema prioritário para ser trabalhado em campanhas por todo o mundo. Em 2024, o slogan da vez é "Minha saúde, meu direito".

O tema foi escolhido para defender o direito de todos ao acesso a serviços de saúde, educação e informação de qualidade, assim como à água potável, ar puro, boa nutrição, habitação de qualidade, condições ambientais e de trabalho dignas e liberdade de discriminação.

Para a OMS, "todas as pessoas têm direito aos cuidados de saúde e a serem tratadas com dignidade e respeito". Contudo, ter acesso aos cuidados de saúde não é o suficiente.

Os pacientes devem sempre ter uma boa experiência ao cuidar da saúde com um especialista. E isso independente de qualquer outra questão, seja raça, orientação sexual, situação econômica, religião, nacionalidade ou gênero.

Na Doctoralia a nossa missão é simples, mas profunda: tornar a saúde mais humana.

Acreditamos que todos merecem ter acesso a serviços de saúde de qualidade e a uma experiência de saúde perfeita. Por isso, abraçamos o tema do Dia Mundial da Saúde 2024 e temos o prazer de destacar neste artigo como a nossa plataforma ajuda a promover o acesso à saúde e a impactar positivamente inúmeras vidas.

Neste artigo você vai ver:

Como ajudamos a promover o acesso à saúde?

Nós facilitamos diariamente a conexão entre pacientes e especialistas, garantindo que todos tenham acesso aos cuidados de que necessitam para melhorar a sua qualidade de vida. E os números* falam por si:

  • Ajudamos a promover o acesso à saúde em 13 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Itália, México, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca e Turquia)
  • 22 milhões de consultas agendadas em todo o mundo no mês passado
  • 90 milhões de pacientes visitam nossa plataforma a cada mês
  • 17 milhões de agendamentos foram realizados só no mês passado
  • 2 milhões de perfis médicos já estão cadastrados no nosso marketplace
  • E já recebemos +14 milhões de avaliações de pacientes sobre profissionais de saúde que se juntaram a nós

    *Fonte: Grupo Docplanner, 2024.

Quais são as soluções da Doctoralia para humanizar a saúde?

doctoralia-homeQuer você precise de um psicólogo para tratar problemas de saúde mental ou de um cardiologista para tratar problemas cardíacos, a Doctoralia torna o processo mais fácil e conveniente.

Ao promover o acesso aos cuidados de saúde em todo o mundo, podemos fazer a diferença na vida de milhões de pessoas. E, assim, dar a elas o controle dos cuidados com a saúde e bem-estar.

Nossa plataforma e aplicativo são totalmente gratuitos e acessíveis a pacientes de todo o mundo. Por meio deles, é possível procurar profissionais de saúde e clínicas com base em requisitos específicos como localização, idioma, serviços e preferências.

Ao oferecer fácil acesso à informação e liberdade de escolha do melhor especialista para as suas necessidades, ajudamos pacientes a tomar decisões mais bem informados sobre saúde.

Conheça as soluções da Doctoralia que ajudam a promover o acesso dos pacientes à saúde e os ajudam a ter mais poder sobre o seu próprio bem-estar:

Pergunte ao Especialista

pergunte-ao-especialista-doctoralia

Uma das seções mais visitadas pelos pacientes na Doctoralia, esse espaço ajuda a promover o acesso à saúde e a reduzir a distância entre profissionais de saúde e pacientes. Por meio do serviço Pergunte ao Especialista, os pacientes podem fazer perguntas relacionadas à saúde aos milhares de especialistas cadastrados na plataforma. Tudo isso sem nenhum custo e no anonimato.

Eles receberão a resposta de um especialista no assunto e poderão entrar em contato para obter mais informações. O perfil dos profissionais de saúde que respondem às suas dúvidas são vinculados às respostas para facilitar conexões.

Opiniões

br-website-professional-opinions@2xEncontrar um profissional de saúde de confiança é um dos maiores desafios para quem busca ajuda médica.

Para facilitar a escolha por um especialista ou outro, a Doctoralia abre espaço para que pacientes reais opinem sobre os profissionais cadastrados na plataforma.

Avaliações médicas verificadas ajudam os pacientes antes mesmo de marcar consulta, uma vez que podem ler opiniões feitas por outros pacientes. Dessa forma, sentem-se mais seguros ao tomar uma decisão mais bem informada.

 

Curiosidade à parte, quase 8 em cada 10 pacientes leem avaliações online deixadas por outros pacientes antes de marcar uma consulta.

Filtrar por localização e idioma

GettyImages-1226295212 (1)-2Hoje em dia, é muito comum que pessoas se mudem e viajem para lugares diferentes. Contudo, um problema significativo que enfrentam ao visitar lugares que ainda não conhecem é o acesso a cuidados de saúde.

Isso porque, muitas vezes, não têm um conhecido que possa indicar o melhor especialista.

 

Para resolver esse tipo de situação e ajudar a promover o acesso à saúde, a Doctoralia fornece uma solução que permite aos pacientes procurar médicos com base em sua localização geográfica e preferência de idioma.

É possível, inclusive, pesquisar por uma doença ou tratamento específico, e, em instantes, ter acesso a uma lista completa de especialistas que podem ajudar e que estão mais próximos a eles. O mesmo vale para procurar, por exemplo, por médico particular ou por convênio, além daqueles que oferecem consulta por Telemedicina.

Consultas online e chat

br-telemedicine-doctor-patient-videocall-2@2xFalando em Telemedicina, nossa tecnologia também permite que os pacientes se conectem facilmente com especialistas por meio de consultas online.

Basta ter acesso à Internet, seja por smartphone, computador ou tablet. Com as teleconsultas, podem receber cuidados de qualidade em qualquer lugar, independentemente de qualquer barreira geográfica.

Isso dá aos pacientes maior flexibilidade na escolha de seus prestadores de cuidados de saúde e elimina qualquer barreira geográfica que antes pudesse ter limitado as suas opções.

Ao usar a Telemedicina da Doctoralia, os pacientes podem usar o recurso de Mensagens para entrar em contato com seus médicos antes mesmo de marcar consulta. Assim, podem esclarecer de forma privada e direta qualquer dúvida ou preocupação.

Além de promover o acesso à saúde, esse recurso ajuda a garantir que os pacientes se sintam totalmente preparados e informados antes das consultas.

Já do lado dos profissionais de saúde, como médicos, por exemplo, pode facilitar uma consulta mais produtiva e eficaz. No geral, trocar mensagens ajuda médicos e pacientes a estabelecer uma relação mais pessoal e de confiança.

Descubra como as teleconsultas facilitam o acesso à saúde. Saiba mais

Como ampliar o acesso dos pacientes a cuidados de saúde?

A-dentist-with-dental-assistant-in-modern-dental-surgery,-working.-1216931861_5456x3628

Convidamos você a se juntar a nós em uma missão que vai ajudar a expandir o acesso à saúde. Além de beneficiar todos os pacientes, vai ajudar você a atrair público e melhorar também o acesso à saúde.

Como? Ao criar um perfil gratuito para você ou mesmo para sua clínica em nossa plataforma você pode entrar para a nossa comunidade e auxiliar os pacientes que buscam informações online, o que representa cerca de 90% das pessoas com acesso à Internet.

É rápido e gratuito se inscrever! Acessada a cada mês por mais de 26 milhões de pacientes só no Brasil, a Doctoralia é a maior vitrine online de profissionais de saúde no país.

Também dá acesso a recursos gratuitos para que profissionais de saúde possam alcançar mais pacientes em todos os lugares.

Juntos, podemos crescer como uma comunidade movida por um propósito maior de fornecer os melhores serviços de saúde às pessoas que precisam.

Ao criar um perfil, você pode se conectar com pacientes, compartilhar seus conhecimentos e colaborar com outros profissionais de saúde. Aproveite a oportunidade para ampliar seu alcance e fazer a diferença na vida das pessoas. Junte-se à nossa missão hoje!

Junte-se a nossa comunidade! Crie um perfil gratuito