Relação médico-paciente: 8 recomendações para ter mais sucesso

A relação médico-paciente continua sendo muito importante ao longo dos anos, e é cada vez mais necessário adotar práticas para melhorar esse vínculo de forma humanizada, empática e respeitosa. Confira as 8 recomendações que reunimos para ajudar você!

Leia mais

Jornada do paciente: quais são as etapas desse processo?

O termo jornada do paciente se refere a todo o processo de interação entre o paciente e uma instituição de saúde, desde a percepção de marca até a fidelização.

Leia mais

Telemedicina: entenda mais sobre a prática médica e como aplicar no seu consultório

A telemedicina é uma prática que já existe há algum tempo, mas que ganhou força na pandemia da Covid-19. Para médicos e instituições de saúde, poder realizar o teleatendimento com consultas e diagnósticos a distância é uma ótima forma de ampliar o rol de serviços oferecidos aos pacientes.

Leia mais

Como usar a linguagem da mudança para motivar pacientes em tratamento?

O sucesso de um tratamento de saúde não é determinado apenas pela escolha do profissional certo, mas leva em conta também a motivação do paciente para seguir suas orientações. Uma ferramenta bastante útil para apoiar a aliança entre médico-paciente e fortalecer o engajamento no tratamento é aplicar a linguagem da mudança na comunicação médica.

Leia mais

3 razões pelas quais você poderá perder seus pacientes

Médicos e especialistas da saúde sempre estiveram na mais alta escala da estima e respeito, mas a percepção social vem se transformando significativamente… o que não necessariamente pode agradar os próprios médicos.

No entanto, é impossível voltar no tempo. Vale mais a pena conhecer a fundo o perfil dos pacientes contemporâneos para evitar perdê-los para outros consultórios no futuro.

Leia mais

6 informações básicas que pacientes esperam encontrar sobre o médico

Nunca a comunidade médica foi tão grande no Brasil como nos dias de hoje. Em menos de cinco décadas, o número de profissionais no país aumentou mais de 600%, elevando também o volume de consultórios privados e a concorrência do setor.

Por outro lado, o número de pacientes também cresceu, principalmente entre as classes A e B, e a quantidade de usuários que agendam suas consultas pela internet tem se expandido exponencialmente desde a última década.

Leia mais

4 maneiras de manter a comunicação com os pacientes durante a pandemia

Logo no início dessa pandemia de Covid-19, o distanciamento social foi uma das primeiras medidas impostas por governos para conter a curva de contágio. Hoje, no entanto, o isolamento foi flexibilizado, mas ainda existe muita incerteza no ar.

Isso significa que a população deve continuar limitando seus deslocamentos o tanto quanto possível e que clínicas e consultórios médicos devem planejar uma estratégia para manter o contato à distância com pacientes antigos e novos.

Leia mais

Opiniões de pacientes: o que eles costumam avaliar e como reagir?

Não é sempre que o paciente está disposto a pagar por um médico particular, tentar um especialista novo, ou apostar em um profissional que encontrou no Google. Mas uma coisa que tem muita influência para fazê-lo mudar de ideia são as opiniões que ele conhecerá sobre o profissional, sejam vindas de um amigo, ou achadas na Internet.

As opiniões na Doctoralia, Google, e Facebook têm tanto valor atualmente que já aparecem entre os primeiros resultados de alguns especialistas, antes mesmo do próprio site do consultório. Essa exposição pode ser muito positiva, ou ter o efeito oposto: 1) te ajudará a melhorar sua posição nos buscadores acompanhada de uma reputação extremamente positiva; 2) ou poderá gerar uma crise de imagem profissional, que é o grande temor de muitos especialistas quando pensam em estar na Internet.

Leia mais

Médico 5 estrelas: quais os aspectos mais valorizados pelos pacientes

Quando alguém pesquisa sobre um produto ou um negócio local, as opiniões dos clientes ainda são fundamentais. E isso vale também para a busca por médicos e demais profissionais da saúde.

Para entender os critérios utilizados pelo paciente digital na escolha do especialista, a Doctoralia realizou uma análise de mais de 3,5 milhões de opiniões de usuários publicadas na plataforma, em 15 países. 

Leia mais

O comportamento do paciente digital: o que sabemos sobre eles?

Você sabia que a hashtag #Saúde esteve na lista das mais usadas pelos brasileiros em 2019? Isso porque o tema está mais em alta do que nunca no ambiente online. 

A cada 20 pesquisas feitas no Google, 1 já é sobre saúde; as buscas feitas por pacientes que marcaram uma consulta durante o ano foram 3 vezes maior do que entre pacientes que não visitaram um especialista; e o número de brasileiros que acessou a Doctoralia para encontrar um profissional de saúde também aumentou, superando os 10 milhões de usuários únicos ao mês.

Leia mais

5 erros mais comuns para os pacientes e como resolvê-los

Analisamos os erros mais comuns entre profissionais de saúde que horrorizam os pacientes. Será que você comete algum no seu consultório? Bom, se esse for o caso, não se preocupe, pois damos soluções para você resolvê-los rapidamente.

Leia mais

Experiência do paciente: entenda o conceito e como melhorar ainda mais essa jornada

A experiência do paciente é um dos principais termômetros para se avaliar a qualidade do atendimento médico e aumentar as chances de fidelização. Entenda por que esse conceito se tornou tão importante e como impulsionar a experiência atual.

Melhorar a experiência do paciente é um objetivo cada vez mais presente na rotina de profissionais de saúde e estabelecimentos do setor. Em meio ao crescimento do mercado e também da concorrência entre especialistas, clínicas e hospitais, garantir satisfação para quem faz uso desses serviços tornou-se fundamental.

Um dado de uma recente pesquisa feita pela Harvard Business Review Analytic Services atesta isso: 60% dos executivos do setor enxergam a experiência do paciente como prioridade, acima até mesmo da melhoria de serviços e aumento de faturamento.

E não é para menos: pacientes satisfeitos são o ponto de partida para a fidelização e para o marketing espontâneo, impulsionando, assim, novas oportunidades de negócio. Portanto, investir em melhorias em todo o ciclo de contatos e atendimento é essencial.

Leia mais

Chaves para triunfar com o Customer Centric em consultórios médicos

O conceito Customer Centric está relacionado a colocar o cliente no centro de nossa estratégia de negócio. Parece óbvio, não? Mas muitos profissionais na saúde ainda não trabalham com isso em mente e deixam escapar um preceito essencial de seu trabalho.

Foco no cliente, muitas vezes, é o que vai nos diferenciar de outros especialistas da área e o que nos tornará lembrados e considerados pelos pacientes.

Leia mais

Fake news: como ela afeta o trabalho dos profissionais de saúde?

As fake news são a nova "epidemia” na área da saúde. Recentemente, a Doctoralia entrevistou 570 especialistas cadastrados na plataforma para saber como esse tema tem se manifestado nos consultórios e comprovou que a proliferação é preocupante: 

Leia mais

Quem é o Paciente Digital? Conheça-o no novo estudo da Doctoralia

Com cada vez mais usuários ativos, a Internet facilita a vida em praticamente todos os sentidos, especialmente no que se refere à saúde. O paciente está mais digital e vai para rede tirar dúvidas, buscar especialistas, marcar consultas e participar de discussões de forma muito mais ativa.

Esse foi o comportamento confirmado no novo estudo da Doctoralia sobre o Paciente Digital, feito com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Brasil, Espanha, Itália, México, Polônia, Turquia.

Leia mais

Como incentivar pacientes do sexo masculino a visitar o médico

Se observarmos os dados disponíveis sobre os serviços sanitários, encontraremos uma desproporção significante em quase todo o mundo sobre...o sexo dos pacientes. Em geral, as mulheres são visitantes muito mais frequentes dos consultórios médicos do que os homens.

Leia mais

Como fidelizar o paciente - antes, durante e após a consulta

A fidelização do paciente vai hoje muito além da consulta médica. Ela começa no momento da marcação da consulta e estende-se até o suporte oferecido fora do consultório, ou seja, é construída durante toda a jornada do tratamento.

No entanto, o tempo médico é muitas vezes escasso e o paciente demanda cada vez mais atenção por estar melhor informado e ter mais opções de profissionais para escolher. Como então equacionar essa questão e ainda fidelizar o paciente para que ele reconheça seus diferenciais e volte a novas consultas?

Leia mais

5 dicas para comunicação na era dos pacientes digitais

Confira neste artigo algumas práticas para fazer uso inteligente das plataformas online e impulsionar a sua trajetória 2.0.

Leia mais

Opiniões ajudam pacientes a escolher seu médico pela internet

As opiniões são um fator determinante no momento de escolher um médico e muita gente reconhece ter decidido pelo especialista após receber recomendação de outros pacientes.

Aproveite o valor dessas recomendações para construir uma imagem positiva do seu consultório ou centro de saúde!

Leia mais

Relação médico-paciente: 8 recomendações para ter mais sucesso

A relação médico-paciente continua sendo muito importante ao longo dos anos, e é cada vez mais necessário adotar práticas para melhorar esse vínculo de forma humanizada, empática e respeitosa. Confira as 8 recomendações que reunimos para ajudar você!


Jornada do paciente: quais são as etapas desse processo?

O termo jornada do paciente se refere a todo o processo de interação entre o paciente e uma instituição de saúde, desde a percepção de marca até a fidelização.


Telemedicina: entenda mais sobre a prática médica e como aplicar no seu consultório

A telemedicina é uma prática que já existe há algum tempo, mas que ganhou força na pandemia da Covid-19. Para médicos e instituições de saúde, poder realizar o teleatendimento com consultas e diagnósticos a distância é uma ótima forma de ampliar o rol de serviços oferecidos aos pacientes.


Como usar a linguagem da mudança para motivar pacientes em tratamento?

O sucesso de um tratamento de saúde não é determinado apenas pela escolha do profissional certo, mas leva em conta também a motivação do paciente para seguir suas orientações. Uma ferramenta bastante útil para apoiar a aliança entre médico-paciente e fortalecer o engajamento no tratamento é aplicar a linguagem da mudança na comunicação médica.


3 razões pelas quais você poderá perder seus pacientes

Médicos e especialistas da saúde sempre estiveram na mais alta escala da estima e respeito, mas a percepção social vem se transformando significativamente… o que não necessariamente pode agradar os próprios médicos.

No entanto, é impossível voltar no tempo. Vale mais a pena conhecer a fundo o perfil dos pacientes contemporâneos para evitar perdê-los para outros consultórios no futuro.


6 informações básicas que pacientes esperam encontrar sobre o médico

Nunca a comunidade médica foi tão grande no Brasil como nos dias de hoje. Em menos de cinco décadas, o número de profissionais no país aumentou mais de 600%, elevando também o volume de consultórios privados e a concorrência do setor.

Por outro lado, o número de pacientes também cresceu, principalmente entre as classes A e B, e a quantidade de usuários que agendam suas consultas pela internet tem se expandido exponencialmente desde a última década.


4 maneiras de manter a comunicação com os pacientes durante a pandemia

Logo no início dessa pandemia de Covid-19, o distanciamento social foi uma das primeiras medidas impostas por governos para conter a curva de contágio. Hoje, no entanto, o isolamento foi flexibilizado, mas ainda existe muita incerteza no ar.

Isso significa que a população deve continuar limitando seus deslocamentos o tanto quanto possível e que clínicas e consultórios médicos devem planejar uma estratégia para manter o contato à distância com pacientes antigos e novos.


Opiniões de pacientes: o que eles costumam avaliar e como reagir?

Não é sempre que o paciente está disposto a pagar por um médico particular, tentar um especialista novo, ou apostar em um profissional que encontrou no Google. Mas uma coisa que tem muita influência para fazê-lo mudar de ideia são as opiniões que ele conhecerá sobre o profissional, sejam vindas de um amigo, ou achadas na Internet.

As opiniões na Doctoralia, Google, e Facebook têm tanto valor atualmente que já aparecem entre os primeiros resultados de alguns especialistas, antes mesmo do próprio site do consultório. Essa exposição pode ser muito positiva, ou ter o efeito oposto: 1) te ajudará a melhorar sua posição nos buscadores acompanhada de uma reputação extremamente positiva; 2) ou poderá gerar uma crise de imagem profissional, que é o grande temor de muitos especialistas quando pensam em estar na Internet.


Médico 5 estrelas: quais os aspectos mais valorizados pelos pacientes

Quando alguém pesquisa sobre um produto ou um negócio local, as opiniões dos clientes ainda são fundamentais. E isso vale também para a busca por médicos e demais profissionais da saúde.

Para entender os critérios utilizados pelo paciente digital na escolha do especialista, a Doctoralia realizou uma análise de mais de 3,5 milhões de opiniões de usuários publicadas na plataforma, em 15 países. 


O comportamento do paciente digital: o que sabemos sobre eles?

Você sabia que a hashtag #Saúde esteve na lista das mais usadas pelos brasileiros em 2019? Isso porque o tema está mais em alta do que nunca no ambiente online. 

A cada 20 pesquisas feitas no Google, 1 já é sobre saúde; as buscas feitas por pacientes que marcaram uma consulta durante o ano foram 3 vezes maior do que entre pacientes que não visitaram um especialista; e o número de brasileiros que acessou a Doctoralia para encontrar um profissional de saúde também aumentou, superando os 10 milhões de usuários únicos ao mês.


5 erros mais comuns para os pacientes e como resolvê-los

Analisamos os erros mais comuns entre profissionais de saúde que horrorizam os pacientes. Será que você comete algum no seu consultório? Bom, se esse for o caso, não se preocupe, pois damos soluções para você resolvê-los rapidamente.


Experiência do paciente: entenda o conceito e como melhorar ainda mais essa jornada

A experiência do paciente é um dos principais termômetros para se avaliar a qualidade do atendimento médico e aumentar as chances de fidelização. Entenda por que esse conceito se tornou tão importante e como impulsionar a experiência atual.

Melhorar a experiência do paciente é um objetivo cada vez mais presente na rotina de profissionais de saúde e estabelecimentos do setor. Em meio ao crescimento do mercado e também da concorrência entre especialistas, clínicas e hospitais, garantir satisfação para quem faz uso desses serviços tornou-se fundamental.

Um dado de uma recente pesquisa feita pela Harvard Business Review Analytic Services atesta isso: 60% dos executivos do setor enxergam a experiência do paciente como prioridade, acima até mesmo da melhoria de serviços e aumento de faturamento.

E não é para menos: pacientes satisfeitos são o ponto de partida para a fidelização e para o marketing espontâneo, impulsionando, assim, novas oportunidades de negócio. Portanto, investir em melhorias em todo o ciclo de contatos e atendimento é essencial.


Chaves para triunfar com o Customer Centric em consultórios médicos

O conceito Customer Centric está relacionado a colocar o cliente no centro de nossa estratégia de negócio. Parece óbvio, não? Mas muitos profissionais na saúde ainda não trabalham com isso em mente e deixam escapar um preceito essencial de seu trabalho.

Foco no cliente, muitas vezes, é o que vai nos diferenciar de outros especialistas da área e o que nos tornará lembrados e considerados pelos pacientes.


Fake news: como ela afeta o trabalho dos profissionais de saúde?

As fake news são a nova "epidemia” na área da saúde. Recentemente, a Doctoralia entrevistou 570 especialistas cadastrados na plataforma para saber como esse tema tem se manifestado nos consultórios e comprovou que a proliferação é preocupante: 


Quem é o Paciente Digital? Conheça-o no novo estudo da Doctoralia

Com cada vez mais usuários ativos, a Internet facilita a vida em praticamente todos os sentidos, especialmente no que se refere à saúde. O paciente está mais digital e vai para rede tirar dúvidas, buscar especialistas, marcar consultas e participar de discussões de forma muito mais ativa.

Esse foi o comportamento confirmado no novo estudo da Doctoralia sobre o Paciente Digital, feito com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Brasil, Espanha, Itália, México, Polônia, Turquia.


Como incentivar pacientes do sexo masculino a visitar o médico

Se observarmos os dados disponíveis sobre os serviços sanitários, encontraremos uma desproporção significante em quase todo o mundo sobre...o sexo dos pacientes. Em geral, as mulheres são visitantes muito mais frequentes dos consultórios médicos do que os homens.


Como fidelizar o paciente - antes, durante e após a consulta

A fidelização do paciente vai hoje muito além da consulta médica. Ela começa no momento da marcação da consulta e estende-se até o suporte oferecido fora do consultório, ou seja, é construída durante toda a jornada do tratamento.

No entanto, o tempo médico é muitas vezes escasso e o paciente demanda cada vez mais atenção por estar melhor informado e ter mais opções de profissionais para escolher. Como então equacionar essa questão e ainda fidelizar o paciente para que ele reconheça seus diferenciais e volte a novas consultas?


5 dicas para comunicação na era dos pacientes digitais

Confira neste artigo algumas práticas para fazer uso inteligente das plataformas online e impulsionar a sua trajetória 2.0.


Opiniões ajudam pacientes a escolher seu médico pela internet

As opiniões são um fator determinante no momento de escolher um médico e muita gente reconhece ter decidido pelo especialista após receber recomendação de outros pacientes.

Aproveite o valor dessas recomendações para construir uma imagem positiva do seu consultório ou centro de saúde!


Artigos mais lidos