jan 22, 2025

Clínicas na Doctoralia: a importância de ter todos os especialistas a bordo

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O controle das agendas é uma atividade chave na gestão eficiente de clínicas. Nesse ponto, a Doctoralia se destaca como ferramenta indispensável, já que facilita a organização dos horários e automatiza tarefas rotineiras, otimizando o dia a dia da equipe. Mas para ter todos os benefícios, o corpo clínico completo deve adotar o sistema.

Mesmo sabendo das inúmeras vantagens, alguns gestores ainda hesitam em cadastrar todos os profissionais na plataforma com a intenção de testá-la de forma gradual ou mesmo reduzir custos. No entanto, essa abordagem compromete os resultados da clínica e, portanto, é inviável.

Ter toda a equipe no mesmo sistema é o primeiro passo para tornar o controle das agendas mais eficaz, impactando diretamente a produtividade da clínica, a qualidade do atendimento e a satisfação dos pacientes.

Continue a leitura para entender a importância de não deixar nenhum especialista de fora da Doctoralia, mesmo os que atendem poucos dias na clínica.

Controle de agenda da clínica: facilidade para o paciente, resultados para sua equipe

Antes de nos aprofundar na premissa de ter todas as agendas na Doctoralia, vale esclarecer os principais benefícios de uma clínica sequer fazer parte da plataforma.

O primeiro deles, sem dúvida, é estar presente onde o paciente mais busca informações e serviços de saúde

Sabemos que 90% das pessoas buscam informações de saúde na internet. O perfil avançado na Doctoralia permite que sua marca conquiste espaço tanto no Google, como no maior portal de saúde do Brasil – acessado por mais de 26 milhões de pacientes por mês. 

Além do alto poder de atração de pacientes, o sistema oferece a eles a autonomia de marcar consultas a qualquer momento, de maneira ágil e descomplicada. 

Assim, você reduz a dependência da recepção e expande o horário de agendamento às madrugadas, finais de semana e feriados (33% dos agendamentos pela Doctoralia já acontecem fora do horário comercial).

O controle eficiente das consultas é outro diferencial, uma vez que vai além da simples organização de horários. A ferramenta é estratégica também para aprimorar a experiência do paciente e otimizar o trabalho da equipe – desde que cada um dos profissionais, sem exceção, façam uso dela.

Só assim a experiência dos pacientes da clínica é unificada. Além disso, a equipe passa a ter total controle sobre qualquer agendamento e é capaz de gerir consultas e procedimentos de maneira integrada, evitando confusões e maximizando o preenchimento das vagas disponíveis.

Entenda à fundo por que todas as agendas precisam estar na Doctoralia

agendas-doctoralia-clinicasIntegração, experiência, organização, desempenho e fidelização são os pontos de destaque para entender a importância de todos os profissionais estarem com suas agendas cadastradas na Doctoralia. 

Entenda abaixo, com mais detalhes, os motivos que fazem desse processo uma condição para otimizar o fluxo de trabalho:

Agendas 100% integradas

A integração completa das agendas na Doctoralia proporciona uma organização centralizada, alinhando a disponibilidade das salas de atendimento com os horários exibidos para agendamento

Essa visão geral evita falhas no controle de horários e facilita a transferência de pacientes de um profissional para outro, relevante no caso de consultórios multidisciplinares.

Quando as agendas não estão totalmente integradas, a recepção precisa gerenciar múltiplos sistemas a todo momento, aumentando as chances de falhas ou duplicidade de informações. Isso ocupa um tempo precioso da recepção, que poderia estar sendo dedicado à atenção ao paciente.

👉 Leia também: Perfil de Clínicas X Profissionais: diferenças na Doctoralia

Experiência padronizada aos pacientes

Quando o paciente de um determinado especialista consegue agendar consultas em poucos cliques 24h por dia e o de outro não, há um problema.

Com todos os profissionais da clínica na Doctoralia, a mesma qualidade é garantida em cada etapa da jornada, do agendamento ao pós-atendimento. 

Ou seja, independentemente do profissional que o acompanha, o paciente terá acesso a lembretes automáticos pelo WhatsApp, facilidade de reagendamento, histórico no app, entre outras vantagens.

Essa padronização favorece uma satisfação mais uniforme dos clientes, evita questionamentos acerca da organização e qualidade da clínica, e, logo, impulsiona a reputação positiva da marca

👉 Leia também: Jornada do paciente: o que é e quais são as etapas? [+ bônus]

Organização da recepção

Como dito, ao concentrar todos os agendamentos na Doctoralia, tanto a gestão quanto o tempo da recepção são otimizados. Essa integração oferece uma visão geral dos horários disponíveis, além de agilidade na hora de reagendar ou confirmar os atendimentos.

O sistema reduz tarefas manuais em até 40%, gerando uma economia de cerca de 2 horas por dia, liberando tempo para a equipe para focar no atendimento direto aos pacientes. 

Além disso, a centralização das informações diminui o risco de erros operacionais e aumenta a eficiência da equipe, resultando em uma rotina de trabalho mais fluida e organizada. 

Relatórios de desempenho completos

Ter acesso a dados gerais, com métricas atualizadas e uma uma visão clara e precisa do desempenho é outra vantagem da presença do corpo clínico completo na Doctoralia.

A ausência de um ou mais especialistas torna a emissão dos relatórios inconsistente e incompleta. Isso compromete a qualidade da análise dos resultados, dificultando a tomada de decisões.

Com a integração total, a fidelidade dos dados é maior, permitindo um acompanhamento mais detalhado de informações importantes, como o número de atendimentos e as taxas de comparecimento e cancelamento. 

Consequentemente, suas estratégias podem ser ajustadas com base em dados concretos, potencializando a performance do negócio.

Fidelização dos pacientes

A experiência positiva do paciente pode ser o fator decisivo para que ele retorne à clínica, seja para um acompanhamento com o mesmo profissional ou até para atendimento com outros doutores.

Uma vez que todos os médicos estejam integrados à agenda, a clínica passa a criar um ambiente de confiança, sem distinção de qualidade durante os processos de agendamento e pós-consulta. 

Ainda que cada doutor tenha seus diferenciais particulares durante a consulta, investir na padronização das demais etapas que compõem a experiência dá ao paciente mais motivos para se tornar fiel à clínica a recomendar o serviço a outras pessoas

Em outras palavras, a consistência na qualidade do serviço fortalece a reputação da clínica e contribui para o crescimento sustentável do negócio. Não à toa a Doctoralia tem impulsionado a visibilidade de mais de 1.200 clínicas ao redor do país.

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Cadastrar todos os profissionais na Doctoralia gera um bom custo-benefício?

Sem dúvidas. Isso porque não é o tamanho da equipe médica que dita o orçamento final do sistema. Em geral, o plano para instituições de saúde pode custar até 70% menos do que a soma dos planos individuais para cada doutor.

A cotação é personalizada conforme as necessidades específicas da clínica e, inclusive, o processo de precificação foi recentemente atualizado visando oferecer mais flexibilidade e se adaptar aos diferentes modelos de negócio.  

Dessa forma, mesmo que a clínica conte com um corpo clínico grande, com especialistas que atendem apenas algumas vezes por semana, o investimento se mantém adequado à realidade financeira.

Entenda os benefícios personalizados que geram custo-benefício para você:

  • Precificação flexível: adaptada a modelos de negócios e mercados diferentes;
  • Retorno sobre o investimento: durante a apresentação da proposta, você e o consultor da Doctoralia farão o cálculo personalizado do provável retorno sobre o valor investido;
  • Otimização de recursos: gerencie melhor o tempo da equipe, o dinheiro investido em ações de marketing e até mesmo a sua rotina de análise de dados.

Como convencer os médicos sobre a importância da plataforma?

Como dito, a plataforma da Doctoralia tem um modelo de precificação flexível, em que o valor não necessariamente aumenta conforme o tamanho do corpo clínico, podendo ser até 7 vezes menor do que a soma dos planos individuais.

Além disso, é importante destacar que, mesmo para médicos que já têm a agenda cheia, a presença na plataforma traz benefícios estratégicos e operacionais. No âmbito individual,  melhora a produtividade, organização e taxas de retorno. 

Já para a clínica, um profissional bem conceituado atrai opiniões positivas, fortalece a reputação da clínica e ajuda a preencher horários vagos de outros médicos, ampliando a visibilidade dos demais serviços oferecidos.

Quer algumas dicas para convencer a equipe da importância da Doctoralia? Então, confira abaixo:  

  • Maximização da visibilidade: quando um profissional é conectado ao perfil da clínica, ganha um espaço extra na plataforma, com novas oportunidades de atrair pacientes que ainda não conhecem seu nome;
  • Fortalecimento da reputação: o perfil da clínica agrupa as avaliações dos perfis de todos os profissionais, fazendo com que a imagem positiva de um ajude a fortalecer a do outro;
  • Satisfação do paciente: por que não oferecer a melhor experiência, mesmo aos pacientes que já são fiéis? Quem já era fã do atendimento médico, ficará encantado também com a facilidade no agendamento, os lembretes pelo WhatsApp, etc.
  • Custo inferior ao individual: para o especialista, é mais barato compartilhar os custos da plataforma com a clínica do que ter um perfil pessoal;
  • Cooperação com a equipe: visando o melhor tratamento, é comum que um especialista indique pacientes a outros. Se a agenda e o histórico de pacientes de ambos estiverem na Doctoralia, facilita o compartilhamento de informações.

Conheça nossos planos e tenha resultados surpreendentes na sua clínica!

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Agora que você entendeu os motivos pelos quais todos os profissionais da sua clínica devem embarcar junto na Doctoralia, vamos conhecer os planos para garantir o controle de agenda clínica de forma eficiente e integrada?

A Agenda da Doctoralia para Clínicas possui planos exclusivos, criados para atender a diferentes perfis de estabelecimentos que buscam otimizar o fluxo de atendimento, ganhar produtividade e melhorar a experiência do paciente. 

A proposta é feita conforme a capacidade de atendimento, o que significa que o aumento no número de profissionais conectados não implica um custo significativamente maior.

Veja, de forma resumida, os principais benefícios apresentados até aqui:

  • Planos personalizados: adequados ao mercado e necessidades da clínica;
  • Agendamento online 24/7: autonomia para os pacientes e otimização na ocupação das agendas;
  • Melhora da visibilidade: destaque nas pesquisas por serviços de saúde, espaço extra para cada profissional na plataforma e indexação no Google, aumentando o fluxo de novos pacientes;
  • Integração completa: total controle para a recepção, redução de falhas, organização e praticidade no dia a dia;
  • Experiência do paciente padronizada: jornada com a mesma qualidade independente do especialista, garantia de lembretes e confirmações automáticas, praticidade no agendamento e pós-consulta eficiente para todos os pacientes.

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