Clínicas na Doctoralia: a importância de ter todos os especialistas a bordo
O controle das agendas é uma atividade chave na gestão eficiente de clínicas. Nesse ponto, a Doctoralia se destaca como ferramenta indispensável, já que facilita a organização dos horários e automatiza tarefas rotineiras, otimizando o dia a dia da equipe. Mas para ter todos os benefícios, o corpo clínico completo deve adotar o sistema.
Mesmo sabendo das inúmeras vantagens, alguns gestores ainda hesitam em cadastrar todos os profissionais na plataforma com a intenção de testá-la de forma gradual ou mesmo reduzir custos. No entanto, essa abordagem compromete os resultados da clínica e, portanto, é inviável.
Ter toda a equipe no mesmo sistema é o primeiro passo para tornar o controle das agendas mais eficaz, impactando diretamente a produtividade da clínica, a qualidade do atendimento e a satisfação dos pacientes.
Continue a leitura para entender a importância de não deixar nenhum especialista de fora da Doctoralia, mesmo os que atendem poucos dias na clínica.
Controle de agenda da clínica: facilidade para o paciente, resultados para sua equipe
Antes de nos aprofundar na premissa de ter todas as agendas na Doctoralia, vale esclarecer os principais benefícios de uma clínica sequer fazer parte da plataforma.
O primeiro deles, sem dúvida, é estar presente onde o paciente mais busca informações e serviços de saúde.
Sabemos que 90% das pessoas buscam informações de saúde na internet. O perfil avançado na Doctoralia permite que sua marca conquiste espaço tanto no Google, como no maior portal de saúde do Brasil – acessado por mais de 26 milhões de pacientes por mês.
Além do alto poder de atração de pacientes, o sistema oferece a eles a autonomia de marcar consultas a qualquer momento, de maneira ágil e descomplicada.
Assim, você reduz a dependência da recepção e expande o horário de agendamento às madrugadas, finais de semana e feriados (33% dos agendamentos pela Doctoralia já acontecem fora do horário comercial).
O controle eficiente das consultas é outro diferencial, uma vez que vai além da simples organização de horários. A ferramenta é estratégica também para aprimorar a experiência do paciente e otimizar o trabalho da equipe – desde que cada um dos profissionais, sem exceção, façam uso dela.
Só assim a experiência dos pacientes da clínica é unificada. Além disso, a equipe passa a ter total controle sobre qualquer agendamento e é capaz de gerir consultas e procedimentos de maneira integrada, evitando confusões e maximizando o preenchimento das vagas disponíveis.
Entenda à fundo por que todas as agendas precisam estar na Doctoralia
Integração, experiência, organização, desempenho e fidelização são os pontos de destaque para entender a importância de todos os profissionais estarem com suas agendas cadastradas na Doctoralia.
Entenda abaixo, com mais detalhes, os motivos que fazem desse processo uma condição para otimizar o fluxo de trabalho:
Agendas 100% integradas
A integração completa das agendas na Doctoralia proporciona uma organização centralizada, alinhando a disponibilidade das salas de atendimento com os horários exibidos para agendamento.
Essa visão geral evita falhas no controle de horários e facilita a transferência de pacientes de um profissional para outro, relevante no caso de consultórios multidisciplinares.
Quando as agendas não estão totalmente integradas, a recepção precisa gerenciar múltiplos sistemas a todo momento, aumentando as chances de falhas ou duplicidade de informações. Isso ocupa um tempo precioso da recepção, que poderia estar sendo dedicado à atenção ao paciente.
👉 Leia também: Perfil de Clínicas X Profissionais: diferenças na Doctoralia
Experiência padronizada aos pacientes
Quando o paciente de um determinado especialista consegue agendar consultas em poucos cliques 24h por dia e o de outro não, há um problema.
Com todos os profissionais da clínica na Doctoralia, a mesma qualidade é garantida em cada etapa da jornada, do agendamento ao pós-atendimento.
Ou seja, independentemente do profissional que o acompanha, o paciente terá acesso a lembretes automáticos pelo WhatsApp, facilidade de reagendamento, histórico no app, entre outras vantagens.
Essa padronização favorece uma satisfação mais uniforme dos clientes, evita questionamentos acerca da organização e qualidade da clínica, e, logo, impulsiona a reputação positiva da marca.
👉 Leia também: Jornada do paciente: o que é e quais são as etapas? [+ bônus]
Organização da recepção
Como dito, ao concentrar todos os agendamentos na Doctoralia, tanto a gestão quanto o tempo da recepção são otimizados. Essa integração oferece uma visão geral dos horários disponíveis, além de agilidade na hora de reagendar ou confirmar os atendimentos.
O sistema reduz tarefas manuais em até 40%, gerando uma economia de cerca de 2 horas por dia, liberando tempo para a equipe para focar no atendimento direto aos pacientes.
Além disso, a centralização das informações diminui o risco de erros operacionais e aumenta a eficiência da equipe, resultando em uma rotina de trabalho mais fluida e organizada.
Relatórios de desempenho completos
Ter acesso a dados gerais, com métricas atualizadas e uma uma visão clara e precisa do desempenho é outra vantagem da presença do corpo clínico completo na Doctoralia.
A ausência de um ou mais especialistas torna a emissão dos relatórios inconsistente e incompleta. Isso compromete a qualidade da análise dos resultados, dificultando a tomada de decisões.
Com a integração total, a fidelidade dos dados é maior, permitindo um acompanhamento mais detalhado de informações importantes, como o número de atendimentos e as taxas de comparecimento e cancelamento.
Consequentemente, suas estratégias podem ser ajustadas com base em dados concretos, potencializando a performance do negócio.
Fidelização dos pacientes
A experiência positiva do paciente pode ser o fator decisivo para que ele retorne à clínica, seja para um acompanhamento com o mesmo profissional ou até para atendimento com outros doutores.
Uma vez que todos os médicos estejam integrados à agenda, a clínica passa a criar um ambiente de confiança, sem distinção de qualidade durante os processos de agendamento e pós-consulta.
Ainda que cada doutor tenha seus diferenciais particulares durante a consulta, investir na padronização das demais etapas que compõem a experiência dá ao paciente mais motivos para se tornar fiel à clínica a recomendar o serviço a outras pessoas.
Em outras palavras, a consistência na qualidade do serviço fortalece a reputação da clínica e contribui para o crescimento sustentável do negócio. Não à toa a Doctoralia tem impulsionado a visibilidade de mais de 1.200 clínicas ao redor do país.
Cadastrar todos os profissionais na Doctoralia gera um bom custo-benefício?
Sem dúvidas. Isso porque não é o tamanho da equipe médica que dita o orçamento final do sistema. Em geral, o plano para instituições de saúde pode custar até 70% menos do que a soma dos planos individuais para cada doutor.
A cotação é personalizada conforme as necessidades específicas da clínica e, inclusive, o processo de precificação foi recentemente atualizado visando oferecer mais flexibilidade e se adaptar aos diferentes modelos de negócio.
Dessa forma, mesmo que a clínica conte com um corpo clínico grande, com especialistas que atendem apenas algumas vezes por semana, o investimento se mantém adequado à realidade financeira.
Entenda os benefícios personalizados que geram custo-benefício para você:
- Precificação flexível: adaptada a modelos de negócios e mercados diferentes;
- Retorno sobre o investimento: durante a apresentação da proposta, você e o consultor da Doctoralia farão o cálculo personalizado do provável retorno sobre o valor investido;
- Otimização de recursos: gerencie melhor o tempo da equipe, o dinheiro investido em ações de marketing e até mesmo a sua rotina de análise de dados.
Como convencer os médicos sobre a importância da plataforma?
Como dito, a plataforma da Doctoralia tem um modelo de precificação flexível, em que o valor não necessariamente aumenta conforme o tamanho do corpo clínico, podendo ser até 7 vezes menor do que a soma dos planos individuais.
Além disso, é importante destacar que, mesmo para médicos que já têm a agenda cheia, a presença na plataforma traz benefícios estratégicos e operacionais. No âmbito individual, melhora a produtividade, organização e taxas de retorno.
Já para a clínica, um profissional bem conceituado atrai opiniões positivas, fortalece a reputação da clínica e ajuda a preencher horários vagos de outros médicos, ampliando a visibilidade dos demais serviços oferecidos.
Quer algumas dicas para convencer a equipe da importância da Doctoralia? Então, confira abaixo:
- Maximização da visibilidade: quando um profissional é conectado ao perfil da clínica, ganha um espaço extra na plataforma, com novas oportunidades de atrair pacientes que ainda não conhecem seu nome;
- Fortalecimento da reputação: o perfil da clínica agrupa as avaliações dos perfis de todos os profissionais, fazendo com que a imagem positiva de um ajude a fortalecer a do outro;
- Satisfação do paciente: por que não oferecer a melhor experiência, mesmo aos pacientes que já são fiéis? Quem já era fã do atendimento médico, ficará encantado também com a facilidade no agendamento, os lembretes pelo WhatsApp, etc.
- Custo inferior ao individual: para o especialista, é mais barato compartilhar os custos da plataforma com a clínica do que ter um perfil pessoal;
- Cooperação com a equipe: visando o melhor tratamento, é comum que um especialista indique pacientes a outros. Se a agenda e o histórico de pacientes de ambos estiverem na Doctoralia, facilita o compartilhamento de informações.
Conheça nossos planos e tenha resultados surpreendentes na sua clínica!
Agora que você entendeu os motivos pelos quais todos os profissionais da sua clínica devem embarcar junto na Doctoralia, vamos conhecer os planos para garantir o controle de agenda clínica de forma eficiente e integrada?
A Agenda da Doctoralia para Clínicas possui planos exclusivos, criados para atender a diferentes perfis de estabelecimentos que buscam otimizar o fluxo de atendimento, ganhar produtividade e melhorar a experiência do paciente.
A proposta é feita conforme a capacidade de atendimento, o que significa que o aumento no número de profissionais conectados não implica um custo significativamente maior.
Veja, de forma resumida, os principais benefícios apresentados até aqui:
- Planos personalizados: adequados ao mercado e necessidades da clínica;
- Agendamento online 24/7: autonomia para os pacientes e otimização na ocupação das agendas;
- Melhora da visibilidade: destaque nas pesquisas por serviços de saúde, espaço extra para cada profissional na plataforma e indexação no Google, aumentando o fluxo de novos pacientes;
- Integração completa: total controle para a recepção, redução de falhas, organização e praticidade no dia a dia;
- Experiência do paciente padronizada: jornada com a mesma qualidade independente do especialista, garantia de lembretes e confirmações automáticas, praticidade no agendamento e pós-consulta eficiente para todos os pacientes.
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