7 formas de atrair mais pacientes particulares na sua clínica
Atrair mais pacientes para a realização de consulta particular é uma estratégia muito importante para clínicas que buscam aumentar receita e diminuir a dependência dos convênios.
Mais do que minimizar as dificuldades, burocracias e riscos de atrasos envolvidos nos repasses dos planos de saúde, essa prática permite maior controle sobre os valores cobrados pelas consultas.
Quer entender como atrair mais pacientes particulares, reduzindo os obstáculos administrativos e financeiros associados aos planos e impulsionando a lucratividade da sua empresa? Confira as melhores práticas a seguir!
Contexto atual da consulta particular em clínicas do Brasil
Segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais 2024, 13% das clínicas e hospitais do Brasil consideram o relacionamento com os planos um dos seus 3 principais desafios. Enquanto 15% apontaram que gerar mais receita é uma das principais dificuldades enfrentadas.
Os dois pontos, na verdade, estão conectados, visto que algumas adversidades causadas pelos convênios podem impactar a receita da clínica de forma negativa. Alguns exemplos são:
- Dificuldade nos repasses financeiros;
- Necessidade de negociar boas condições de contrato;
- Riscos de glosas.
A situação se agrava ao considerarmos que cerca de 21% das instituições têm três quartos dos seus serviços realizados pelos planos de saúde, enquanto 17% aceitam convênios em metade dos atendimentos.
Nesse contexto, aumentar o volume de consultas particulares é uma solução viável para minimizar os desafios e alcançar maior estabilidade financeira.
Confira as 7 melhores práticas para que isso seja possível:
1. Bloqueie um horário na agenda para atender consultas particulares
Uma maneira eficaz de aumentar o número de consultas particulares é reservar espaços específicos da agenda apenas para esses atendimentos.
Para isso, é importante que você seja capaz de identificar quais são os dias da semana e horários do dia com maior demanda. Ao dedicá-los exclusivamente aos pacientes particulares, é possível gerar um acréscimo no ganho de receita.
Utilizar um sistema automatizado, como o da Doctoralia, facilita o acesso à visão dos períodos de pico. Além disso, ele também simplifica a segmentação, permitindo restringir horários diversificados e equilibrar as finanças e a gestão do centro médico.
Por exemplo, as janelas de segunda-feira de manhã e sexta-feira à tarde podem ser liberadas apenas para atendimentos particulares, enquanto o restante da agenda também aceita convênios.
Com essa abordagem, o volume de pacientes por plano de saúde é limitado de acordo com o que a clínica considera razoável.
A Doctoralia permite ainda que você tenha liberdade para definir os horários e as configurações específicas para pacientes novos e recorrentes. Consultas de retorno podem ser alocadas em um período específico do dia, otimizando o tempo de cada consulta e a rotina dos doutores.
Da mesma forma, se você deseja oferecer um tipo de serviço em horários ou dias específicos, restringindo o agendamento ao longo da semana, basta definir qual será o intervalo e selecionar o serviço em questão.
Essa flexibilidade confere mais equilíbrio para a sua gestão, facilitando a organização, o planejamento e o controle de finanças, dados, estrutura e pessoas.
👉 Leia também: o Instituto Self, de Botucatu (SP), testou e aprovou a prática de bloqueio da agenda para atrair pacientes particulares. Descubra seus resultados e assista a depoimentos da equipe.
2. Use a tecnologia para melhorar o atendimento e atrair mais pacientes
Talvez você já tenha percebido até aqui e ficará ainda mais claro ao longo da leitura: investir em tecnologia é fundamental para administrar a agenda estrategicamente, oferecer atendimento de excelência e, consequentemente, atrair mais pacientes para a consulta particular.
Além das configurações no sistema de agendamento, disponibilizar consultas por telemedicina, prontuário eletrônico e receita online são inovações que impactam positivamente na experiência do paciente e agregam valor às consultas particulares.
A praticidade e a modernização dos serviços são fatores decisivos para muitas pessoas ao escolher uma clínica, hospital ou profissional de saúde. Com essas tecnologias, o acesso ao atendimento é facilitado, tornando-o mais personalizado e aumentando a conveniência para os pacientes.
Como consequência, suas consultas particulares se tornam mais atrativas, uma vez que oferecem um bom custo-benefício.
3. Incentive os pacientes a avaliarem a clínica na internet
Não é novidade que o mercado e a própria sociedade estão profundamente digitalizados. E uma coisa é certa: o comportamento do paciente acompanhou essa evolução. Antes de contratar um serviço, ele busca informações e avaliações online.
Segundo dados levantados pela nossa equipe:
Mais de 80% das pessoas escolhem um médico com base em avaliações publicadas na internet.
Por isso, incentivar os pacientes a avaliarem a sua clínica em canais como o Perfil da Empresa no Google, a Doctoralia e as redes sociais ajuda a construir a reputação online da sua marca e transmitir credibilidade.
Uma vez que as opiniões são publicadas, não deixe de respondê-las de forma educada e profissional, mesmo as negativas. Isso demonstra transparência e profissionalismo, reforça a confiança do seu público e ajuda a fortalecer a imagem positiva da clínica.
Como resultado, as pessoas se sentem mais seguras para agendar uma consulta particular.
4. Amplie o processo de agendamento
Ter uma agenda online, acessível 24 horas por dia e 7 dias por semana, disponível em todos os canais online da clínica e com interface intuitiva é outro fator essencial para atrair mais pacientes para consultas particulares.
De acordo com os mesmos dados da Doctoralia que citamos anteriormente, 79% dos pacientes confiam no agendamento online, sendo que 35% das marcações são feitas fora do horário comercial.
Ou seja, além de destacar os seus serviços em termos de conveniência, você aumenta as oportunidades de captar pacientes para além do funcionamento da recepção e ainda garante a preferência daqueles que não conseguem agendar durante horários alternativos com outras clínicas.
Outro diferencial é contar com um sistema capaz de enviar lembretes automáticos para confirmação, cancelamento ou remarcação. Esse tipo de recurso proporciona ainda mais comodidade às pessoas atendidas, equilíbrio para a sua gestão e é capaz de minimizar o-show em até 65%.
5. Disponibilize diferentes opções de pagamento
Oferecer conveniência no pagamento é um importante diferencial em atendimentos particulares. Afinal, esse é um dos fatores que mais influenciam a tomada de decisão do paciente por receber atendimento em sua clínica.
Um sistema de pagamento seguro, flexível e compatível com a LGPD agrega valor aos serviços oferecidos, facilitando a vida dos pacientes e incentivando a procura por consulta particular.
👉 Leia também: Pagamento online de consultas: conheça as vantagens para instituições de saúde e pacientes
6. Melhore seu posicionamento nas buscas
Hoje, 90% dos pacientes pesquisam sobre saúde na Internet antes de marcar uma consulta, também de acordo com os dados levantados pelo time da Doctoralia.
Portanto, estar entre os primeiros resultados de buscas chave, como especialidade + cidade, faz com que sua clínica esteja disponível quando e onde o paciente precisar.
Esta não é uma tarefa fácil e exige tempo e dedicação. Combinadas, as 4 estratégias a seguir te ajudarão a se destacar nos buscadores:
- SEO: Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, é o conjunto de técnicas aplicadas no seu site para garantir que o Google identifique e valorize a sua página;
- Perfil na Doctoralia: como o portal é acessado mais de 33 milhões de vezes por mês e sua relevância só cresce a cada ano, o Google entende que os profissionais e clínicas listados são confiáveis e de interesse dos usuários;
- Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio): a página é de simples criação e pode tornar sua clínica visível nas buscas e no mapa. Recentemente, foi implantado um botão de agendamento que facilita ainda mais a conversão dos pacientes.
- Anúncios: nos casos em que a concorrência é muito grande, o Google Ads é uma solução rápida e eficiente para ter destaque nas buscas.
7. Invista em estratégias avançadas de marketing digital
Outro dado do Panorama das Clínicas e Hospitais mostra que 24% das instituições brasileiras investem em estratégias de marketing avançadas, enquanto 50% fazem o básico.
Combinar canais diversificados com os citados no item anterior fará com que sua marca tenha uma presença forte e sólida no ambiente online, atraindo mais pacientes, gerando credibilidade e, consequentemente, aumentando o número de consultas particulares.
Entre os mais adotados na saúde estão o Instagram, o Facebook e o site próprio:
Recentemente, inclusive, o CFM modernizou as diretrizes referentes à publicidade médica e novas oportunidades de divulgação surgiram. Confira o que pode e o que não pode neste checklist.
👉 Leia também: Inbound marketing para clínicas
Aplicando essas 7 dicas para atrair mais pacientes particulares, sua clínica será capaz de transmitir credibilidade, confiança e segurança ao paciente, reforçando que vale a pena investir em um serviço de qualidade além da média.
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