Inbound marketing para clínicas: saiba como fazer na sua!
Para desenvolver estratégias com mais eficácia, é preciso entender como utilizar a metodologia de Inbound Marketing para clínicas. Confira as dicas que reunimos para ajudar a sua instituição a ter Melhores resultados - Temp BR nesse processo!
Se a sua instituição deseja utilizar estratégias e ações com mais eficácia, é muito importante entender o conceito de Inbound Marketing para clínicas, que basicamente significa pensar em formas de atrair clientes por meio de conteúdos relevantes.
Dessa forma, a metodologia de Inbound tem o objetivo de facilitar a captação e retenção de clientes, oferecendo conteúdos que comuniquem os propósitos da empresa e atendam às necessidades e preferências da audiência, a fim de construir autoridade no mercado e estreitar laços com o público.
Neste artigo, vamos conferir como você pode começar a utilizar a metodologia de inbound marketing para clínicas, com o objetivo de garantir mais sucesso com as suas estratégias a longo prazo.
Nos próximos tópicos, você vai ver:
- O que é Inbound Marketing;
- Principais vantagens do Inbound Marketing para Clínicas;
- Como aproveitar as etapas do Inbound Marketing para atrair e fidelizar clientes;
- Atenção às regras do CFM.
Siga com a gente e faça uma boa leitura!
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma das melhores estratégias que uma clínica pode utilizar para construir autoridade, se posicionar de forma planejada, melhorar a reputação online, atrair pacientes e fidelizá-los com mais facilidade.
Como provavelmente você já sabe, muitas pessoas costumam procurar mais informações sobre produtos e serviços na internet. Então, quando precisam de indicações de médicos e especialistas, também recorrem a esse meio.
Nesse sentido, ao oferecer conteúdos relevantes, você tem chance de aumentar a visibilidade da sua clínica. Os seus potenciais clientes já acessam a internet e normalmente fazem pesquisas sobre vários assuntos diariamente, então eles podem encontrar seus conteúdos caso você costume se posicionar no meio online.
👉Leia mais sobre quem é o paciente digital.
Caso você já tenha uma boa presença nas redes sociais e conte com um site e blog, que frequentemente são atualizados com conteúdos importantes, provavelmente você já tem a oportunidade de estar à frente nas páginas de busca e, assim, aumentar a possibilidade de conseguir mais agendamentos de consultas.
Principais vantagens do Inbound Marketing para clínicas
Caso a situação da sua clínica esteja cada vez melhor, com uma saúde financeira em dia, talvez você se pergunte se vale a pena investir em Inbound Marketing.
Essa metodologia é cada vez mais necessária para quem deseja se destacar mais e conquistar resultados extraordinários. Alguns dos principais benefícios do Inbound Marketing para clínicas, são:
- Atração e retenção de clientes de forma sustentável;
- Aumento de vendas orgânicas;
- Fluxo contínuo de pacientes;
- Melhorias nos resultados de estratégias digitais;
- Construção de autoridade no setor de saúde;
- Geração de competitividade no mercado;
- Estreitamento de laços com o público;
- Ampliação dos diferenciais da marca;
- Impactos positivos na reputação online.
Como aproveitar as etapas do Inbound Marketing para atrair e fidelizar pacientes?
Um dos principais objetivos de utilizar o Inbound Marketing é gerar vendas de forma mais prática, orgânica e sustentável, a fim de aumentar a rentabilidade da empresa e, ainda, melhorar o relacionamento com o público.
Leia mais sobre como ter sucesso em uma relação médico-paciente.
Essa metodologia é dividida em 4 etapas: atração, conversão, relacionamento e análise de resultados. Cada uma dessas etapas é focada no funil de vendas, indicando as etapas de relacionamento do visitante com os conteúdos apresentados pela marca.
Confira, a seguir, como aproveitar cada uma dessas etapas da melhor forma possível para atrair e fidelizar pacientes com mais eficácia!
Atração
A etapa de atração é o primeiro estágio, onde o objetivo já é entregue pelo nome: atrair clientes que possam se interessar pelos serviços da sua marca, por meio de conteúdos relevantes, informativos e principalmente educativos.
Essa fase se refere ao processo de aprendizado e descoberta dos clientes, então é importante atraí-los por meio de dicas, curiosidades e informações válidas que deem início à conscientização de algum problema ou dor.
Nesse passo, é importante oferecer artigos e publicações que tirem dúvidas e expliquem questões de saúde que normalmente são mais pesquisadas por diversas pessoas na internet. Você pode apresentar dicas úteis de cuidados para evitar doenças comuns, por exemplo, utilizando a linguagem adequada para o seu público.
O estágio de atração deve utilizar palavras-chave e técnicas de SEO em artigos de blog e textos do site da sua marca, com o intuito de aumentar a visibilidade em resultados de pesquisa, além de melhorar a presença online nas redes sociais.
Conversão
Prosseguindo no funil, a próxima etapa é a de conversão: o principal ponto aqui é converter os leads conquistados. Dessa forma, após conseguir mais dados sobre os visitantes do seu site, blog e redes sociais, é indicado se aproximar dos usuários que demonstraram mais interesse em se aprofundar nas dores identificadas.
Nessa fase, o público começa a reconhecer um determinado problema, então este pode ser abordado com mais frequência para indicar alguns sintomas que envolvem uma dor, por exemplo.
Para obter os dados do seu público, você pode investir em formulários, páginas para agendamento de consultas, anúncios no Google Ads e redes sociais, soluções de telefonia que possam monitorar a origem do contato, landing pages, CTAs ou em materiais ricos que podem ser baixados, como e-books ou infográficos, por exemplo.
Relacionamento
Criar bons laços com os pacientes é fundamental para mantê-los alinhados aos propósitos da sua instituição. Para isso, vale entender mais detalhes sobre o seu potencial público: quais são as necessidades e preferências dos pacientes da sua clínica médica?
Ao entender o perfil de comportamento da audiência, se torna mais fácil pensar em quais conteúdos podem ser relevantes para ela. Para fortalecer o relacionamento com o público, vale alimentar os leads com conteúdos relevantes por meio do e-mail, whatsaspp, newsletter, blog e CRM integrados.
Nessa etapa, você já pode se aprofundar mais nas soluções oferecidas, indicando as melhores opções para cada cliente, além de demonstrar as formas de tratamento, consultas, exames e procedimentos da sua clínica médica.
Análise de resultados
Estratégia boa é aquela que pode ser analisada! Identificar os resultados de cada ação, por meio de dados e indicadores, é uma das melhores partes de utilizar o Inbound Marketing. Isso porque, por meio das métricas obtidas, é possível identificar o que deu certo e quais processos precisam ser adaptados para gerar Melhores resultados - Temp BR.
Algumas estratégias que podem ajudar você nesse processo de análise, são: Google Search Console e Google Analytics. Por meio delas, você consegue ver a quantidade de visitantes que o seu site recebeu, o tempo de permanência do usuário em cada página, o número de impressões e cliques, taxa de conversão, entre outras informações.
A análise de resultados é uma etapa crucial para garantir que as suas estratégias de Inbound Marketing estão no caminho ideal, e deve ser realizada com uma frequência determinada previamente para otimizar os investimentos e evitar possíveis problemas.
Vale ressaltar que a jornada de compra do paciente ou o funil de vendas pode variar de acordo com o perfil de comportamento da sua audiência e também com o segmento da sua clínica médica.
Então não há jeito certo ou errado de planejar as estratégias de comunicação do seu consultório, é preciso avaliar o cenário atual, os seus propósitos e as necessidades do público para fazer o planejamento ideal.
👉Leia mais sobre a jornada do paciente e entenda quais são as etapas desse processo.
Atenção às regras do CFM
Para obter mais segurança e sucesso ao utilizar a estratégia de Inbound Marketing, é necessário seguir as diretrizes do CFM (Conselho Federal de Medicina). Essas diretrizes estão presentes na Resolução nº 2126 de 2015, e servem para minimizar o sensacionalismo médico e proibir algumas práticas, visando uma regularidade no setor.
Todos os canais digitais de comunicação da sua clínica médica devem estar de acordo com as considerações do Conselho, entre elas:
- Não divulgar métodos e meios que não tenham reconhecimento científico;
- Não adulterar dados estatísticos visando benefício próprio;
- Não veicular informações que possam causar pânico ou induzir a promessas de resultados.
Alguns dos outros erros que devem ser evitados em suas estratégias na internet, são:
- Divulgar informações relevantes;
- Falar que os conteúdos podem substituir consultas ou exames;
- Publicar fotos de pacientes sem a autorização destes.
O marketing médico é de extrema importância para quem deseja se destacar mais no mercado de saúde, mas deve ser feito com responsabilidade, empatia, ética e cuidado.
Confira quais são os 7 principais erros do Marketing para clínica médica e saiba como evitá-los.
ps: além do CFM, é importante ficar atento a outros conselhos pertinentes à sua área de atuação.
Invista em um software médico
Investir em um bom software médico pode proporcionar mais eficiência, praticidade e segurança na hora de implementar estratégias de Inbound Marketing para clínicas médicas. Por meio de um sistema confiável, você pode colocar em prática as etapas de aquisição e fidelização de clientes de forma facilitada.
Além disso, investir em um software médico também contribui na qualidade de atendimento aos pacientes, garante a segurança de dados dos clientes e especialistas e realiza as atividades em conformidade com todos os protocolos de forma confiável.
A Doctoralia oferece soluções completas para digitalizar a experiência dos seus pacientes, otimizar a rotina da sua equipe de profissionais de saúde e, ainda, melhorar os resultados da sua clínica médica.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a importância de utilizar a metodologia de Inbound Marketing para clínicas médicas, além de saber como implementar esse processo para obter Melhores resultados - Temp BR na sua.
Continue de olho em nosso blog para acompanhar mais conteúdos sobre gestão de consultórios médicos.
Quer agendar uma demonstração personalizada para sua instituição? Preencha o formulário abaixo e receba um contato
Colaboração entre as equipes da Doctoralia de mais de um país. Além do Brasil, temos especialistas em conteúdo na Itália, México, Espanha e Polônia.