jan 03, 2025

Posicionamento digital: não basta ser a melhor, sua clínica precisa parecer a melhor

Posicionamento digital: não basta ser a melhor, sua clínica precisa parecer a melhor

Excelentes profissionais, estrutura impecável, localização estratégica e equipamentos modernos não são suficientes se sua clínica não estiver bem posicionada na internet.

A busca do consumidor por informações e serviços acontece com apenas alguns cliques. No Brasil, cerca de 90% das pessoas usam a internet para pesquisar profissionais de saúde, de acordo com pesquisas da Doctoralia. 

Logo, construir e fortalecer o posicionamento digital da sua clínica não é mais opcional, mas uma necessidade para aqueles gestores e especialistas de saúde que pretendem atrair novos pacientes.

Sem estar visível na internet ou sequer explorar seus principais atributos no ambiente online, você acaba desperdiçando grande parte do potencial da sua clínica. 

Vamos entender melhor porque e como criar um posicionamento digital consolidado para a sua clínica? Continue a leitura.

Importância do posicionamento digital para clínicas

Estar presente onde o seu público está é uma necessidade básica de qualquer negócio. No entanto, apenas marcar presença não basta, é preciso aproveitar o espaço da melhor forma. 

A maneira como sua clínica se posiciona no digital pode atrair ou afastar pacientes. Alguns fatores chave para construir uma marca forte são:

  • Facilidade de acesso (visível para buscas por especialidade + cidade);
  • Informações completas e atualizadas;
  • Imagens e vídeos de qualidade;
  • Agendamento multicanal;
  • Avaliações de outros pacientes;
  • Identidade visual consistente.

Instituições que se destacam na internet se tornam referência, o que traz duas vantagens principais: atração de novos pacientes e menos dependência dos profissionais atuais

Assim, mudanças no corpo clínico exercem um impacto menor no faturamento geral do negócio, uma vez que o público também é atraído pela credibilidade da marca, não apenas por um ou outro doutor renomado.

Mas ainda que a marca seja forte sozinha, os especialistas têm muito a contribuir. Incentivá-los a compartilharem conteúdo relevante e cuidar da marca pessoal são ações estratégicas para aumentar o alcance da clínica. 

Afinal, a soma das relevância individual de cada profissional pode sim somar no sucesso da clínica como um todo.

Agora, você pode estar se perguntando “como melhorar o posicionamento digital da minha empresa e dos especialistas que atuam nela?”. 

A Doctoralia tem expertise nesse assunto e, para suprir os 33 milhões de acessos que recebe mensalmente, oferece as ferramentas que as clínicas precisam para ir mais longe. Confira algumas: 

Como a Doctoralia melhora o seu posicionamento digital?

Quando tratamos de posicionamento digital, o maior portal de saúde do Brasil e do mundo é presença obrigatória para consolidar a imagem da sua clínica na internet e ajudar você a atrair até 6X mais pacientes. 

Abaixo, entenda como se posicionar melhor na internet por meio de estratégias de marketing médico eficientes e uma reputação sólida com a Doctoralia:

1. Seja encontrado pelos pacientes 

Mais de 26 milhões de pacientes acessam o site e app da Doctoralia todos os meses em busca dos melhores profissionais de saúde. Isso significa que seu perfil estará visível para um público amplo e engajado, aumentando as chances de converter os acessos em agendamentos.perfil-clinica-doctoralia-posicionamento-digital

Para conquistar mais visibilidade, tenha um Perfil Avançado e otimizado com informações essenciais, como os próximos horários disponíveis, sua aceitação de planos de saúde e os valores. 

Reunir tudo isso em um só lugar facilita a vida dos pacientes, fortalece a confiança e agiliza o processo de agendamento. Além disso, informações claras e acessíveis demonstram transparência e compromisso com a satisfação do seu público.

Tanto no perfil dentro da plataforma como em links personalizados em outros canais (site, Google Perfil da Empresa, redes sociais, Whatsapp, etc), os pacientes conseguem agendar consultas 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Há ainda a opção de agendamento por serviço, que permite marcar a consulta para o primeiro horário disponível, independente do especialista que vai atender.

De modo geral, os fatores decisivos para alcançar um bom posicionamento nos resultados de busca são: manter um perfil completo e atualizado, ter horários disponíveis e colecionar avaliações (falaremos mais sobre isso no próximo tópico).

Dessa forma, sua marca não se destaca apenas na plataforma, mas também nas pesquisas mais comuns do Google, compostas por especialidade + cidade.

2. Melhore sua credibilidade com as avaliações

Normalmente, as clínicas levam cerca de um ano para estabelecer uma boa reputação online. Com a Doctoralia, você automatiza o envio de mensagens incentivando avaliações, acelerando a construção da sua credibilidade. 

Ao todo, são mais de 78 mil novas opiniões compartilhadas todos os meses na plataforma.

Tenha em mente que a satisfação dos pacientes atuais é um atrativo poderoso para quem ainda não conhece a qualidade do seu serviço. Por isso, após cada consulta, a Doctoralia envia automaticamente uma solicitação de avaliação do atendimento. 

Essa versão digital do tradicional “marketing boca a boca” potencializa ainda mais o alcance e a eficiência das indicações, uma vez que 80% das pessoas escolhem um especialista com base em avaliações online.opinioes-clinica-doctoralia-posicionamento-digital

E para garantir a qualidade e a confiabilidade dos relatos, todas as opiniões recebidas passam por uma análise rigorosa e devem atender aos requisitos da plataforma para serem publicadas.

Além das solicitações automáticas, ainda é possível utilizar campanhas de comunicação via SMS e e-mail solicitando a avaliação dos pacientes que já utilizaram seus serviços anteriormente. 

Dessa forma, você aumenta ainda mais o número de avaliações e mantém uma comunicação ativa e positiva com o seu público, fortalecendo a fidelização e a presença digital da clínica.

3. Reforce o relacionamento com pacientes novos e atuais

Manter uma comunicação direta e simples, tanto com seus pacientes atuais como com os potenciais, faz parte de um bom posicionamento online.

Para te ajudar com isso, a Doctoralia oferece ferramentas de perguntas, chat e campanhas na plataforma. Conheça: 

3.1. Aproveite a ferramenta “Pergunte ao Especialista”

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No espaço “Pergunte ao Especialista”, os milhões de pacientes que acessam a plataforma também podem fazer perguntas publicamente e acessar as respostas escritas pelos médicos. 

Essa interação não só ajuda no esclarecimento de dúvidas, mas também aumenta a presença online dos profissionais, impulsionando sua autoridade no ramo de especialização e podendo gerar novos agendamentos a partir dessa troca. 

Ainda que essa seja uma funcionalidade voltada aos perfis individuais, sua clínica é beneficiada quando os membros da equipe compartilham conhecimento e se posicionam como referência. Logo, é válido incentivar os médicos a ativá-la e serem ativos por lá.

3.2. Utilize o chat privado para se relacionar com os pacientes

Imagine que um paciente esquece a dosagem de um medicamento, quais exames precisa realizar ou deixa de fazer uma pergunta importante durante a consulta. Para manter um canal de comunicação direta e profissional, a Doctoralia disponibiliza um chat privado com o especialista.

Com ele, todas as informações relevantes ficam na palma das mãos do paciente, permitindo esclarecimentos rápidos e eficazes

Já o profissional tem todos os dados integrados ao histórico e prontuário, facilitando o acesso e evitando qualquer extravio. O sistema está em total conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

3.3. Realize campanhas e envie notificações

Informar, engajar e educar as pessoas são maneiras de manter um relacionamento próximo com os pacientes e aumentar as taxas de retorno.

Com as campanhas por e-mail e SMS da Doctoralia, sua clínica pode comunicar novidades, oferecer dicas de saúde e aproveitar datas comemorativas para criar um vínculo mais forte com o seu público em poucos cliques, sem cobranças extra.

Esse tipo de contato eleva a percepção de cuidado e atenção. Assim, você constrói um relacionamento contínuo e de confiança com os pacientes, demonstrando que está sempre disponível para ajudá-los e orientá-los.

Dicas bônus

Além da Doctoralia, existem ferramentas e estratégias complementares que exercem um papel importante no fortalecimento do posicionamento digital da sua clínica e podem ajudar a alcançar mais pacientes. 

Confira algumas dicas bônus para te ajudar a impulsionar seu negócio:

Aproveite o poder do Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio)

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O Perfil da Empresa é uma ferramenta gratuita que permite que você decida como sua clínica aparecerá nas pesquisas e nos mapas do Google. Com o perfil, é possível:

    • Exibir informações básicas em destaque: inclua ou atualize informações como endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos e descrição;
    • Gerenciar sua reputação online: responda às avaliações deixadas pelos pacientes no Google;
    • Aparecer nos resultados de busca do Google: dependendo dos termos que os pacientes pesquisarem, seu perfil da empresa pode aparecer nos resultados;
    • Integração com agendamento Doctoralia: recentemente o Google Perfil da Empresa foi integrado à Doctoralia para habilitar o agendamento direto pelas pesquisas. Ao ativar a funcionalidade, os pacientes verão o botão “Agendar Online” no buscador e poderão concluir o processo com mais agilidade.

Domine as redes sociais para se conectar com seus pacientes

As redes sociais ocupam uma boa parte do tempo do brasileiro na internet e, portanto, se tornaram canais importantes para se conectar com seus pacientes e construir um posicionamento digital forte. Com elas, você pode:

  • Compartilhar fotos e vídeos de sua clínica: mostre aos seus pacientes como é o ambiente da sua clínica e como você trabalha;
  • Publicar conteúdo informativo sobre saúde: compartilhe dicas de saúde e bem-estar com seus pacientes;
  • Interagir com seus pacientes: responda comentários, tire dúvidas e gere engajamento, conquistando ainda mais autoridade e confiança.

Não deixe de lado o básico que funciona 

Além da Doctoralia, do Perfil da Empresa do Google e das redes sociais, não deixe de investir nos canais digitais mais tradicionais para alcançar mais pacientes. 

De acordo com o Panorama das Clínicas e Hospitais 2025, uma das principais pesquisas de mercado do setor da saúde, são canais de marketing populares:

  • WhatsApp (54%): prático e instantâneo, é ideal para notificações, como lembretes e confirmações de consulta, além do contato de rotina. Entretanto, exige cuidado na segurança de informações e na produtividade da equipe.
  • Site próprio (51%): é o seu cartão de visitas oficial na internet. Invista em um design atrativo e intuitivo, atualizando sempre com informações atuais sobre seus serviços, equipe e diferenciais, além de integrar um atalho de agendamento.
  • E-mail (10%): por mais que seja menos popular, ainda é um canal importante para compartilhar informações sobre saúde, lembretes, eventos e muito mais.

A Doctoralia potencializa seus canais

Como você conferiu ao longo do artigo, o maior portal de saúde do país oferece as ferramentas ideais para melhorar o posicionamento digital da sua clínica. Abaixo, listamos um breve resumo do que foi apresentado sobre as principais funcionalidades, confira:

  • Widget (atalho) com a ferramenta de agendamento em suas redes sociais e no site da clínica, facilitando o agendamento de consultas para seus pacientes;
  • Posicionamento privilegiado no Google, pois a Doctoralia otimiza seu perfil para que ele apareça nos primeiros resultados de busca;
  • Campanhas por e-mail e SMS, com contatos personalizados para seus pacientes com informações sobre seus serviços, conteúdo valioso, lembretes e muito mais.

Com a Doctoralia, você pode alcançar mais pessoas, aumentar o número de agendamentos e impulsionar o crescimento do seu negócio. Deixe seu contato abaixo e agende uma demonstração personalizada:

Solicite sua demonstração personalizada e veja como a Doctoralia te ajuda a fortalecer o posicionamento online da sua clínica: