Plano de saúde em clínicas: vale adotar?
Embora no Brasil a cobertura de saúde pública seja ampla, os longos tempos de espera prejudicam a experiência do paciente. Por isso, muitas pessoas optam por planos de saúde para garantir um atendimento mais rápido e eficiente.
Em 2023, houve um aumento significativo na demanda por consultas médicas e tratamentos devido ao crescimento da população e ao envelhecimento da sociedade, o que pressionou ainda mais o sistema de saúde público e aumentou a procura por serviços de saúde privados.
Reflexo disso, segundo dados atualizados pela ANS em março de 2024, cerca de 51 milhões de brasileiros contavam com plano de saúde em janeiro de 2024, um aumento de 1,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Diante dessa demanda por serviços, surgem os principais motivos pelos quais é conveniente para as clínicas médicas atender pacientes de planos de saúde privados: a estabilidade econômica, a eliminação de possíveis problemas e reclamações, bem como a ampliação da base de pacientes.
Existem clínicas que dedicam parte de sua semana a receber pacientes de planos de saúde por vários motivos:
Benefícios de trabalhar com planos de saúde
Estabilidade financeira
Os planos de saúde oferecem uma fonte de renda estável para as clínicas, pois os tipos de serviços oferecidos geralmente exigem tratamentos contínuos, além de abrangerem uma base de dados muito mais ampla.
Por exemplo, uma maneira de gerenciar esse tipo de pacientes poderia ser dedicar exclusivamente um ou dois dias (terça e quinta, por exemplo) ou um período da semana (tarde ou manhã).
Assim, evita-se usar um espaço que poderia ser destinado a pessoas sem planos ou para tratamentos não cobertos pelo plano. Além disso, ao trabalhar com seguradoras, o risco de inadimplência é reduzido, pois elas lidam diretamente com o pagamento para a clínica, ao contrário dos pacientes que pagam a consulta de forma privada.
Maior alcance de pacientes
Ao oferecer os serviços da sua clínica para planos, você também pode acessar a rede de pacientes delas. No Brasil, mais de 51 milhões de pessoas possuem um plano de saúde, por isso, é importante conseguir visibilidade em buscadores ou páginas de planos de saúde. É fácil identificar os planos que a sua clínica aceita? Você sabe quais pacientes vêm de um plano e quais de outro?
Plataformas como a Doctoralia permitem aos usuários filtrar os resultados de suas buscas de acordo com o plano de saúde que possuem, indicando os serviços que a clínica oferece e facilitando a marcação de consultas e sessões. A própria página pública da clínica especifica os planos de saúde aceitos e os serviços disponíveis.
Simplificação de processos e trâmites
A maioria dos planos de saúde conta com processos muito mais simplificados para gerenciar a faturação dos seus pacientes. Além disso, geralmente têm otimizada a recepção de consultas, pagamentos, opiniões e perguntas.
Esta eficiência de recursos se deve à quantidade de acordos que os planos de saúde têm com várias clínicas, assim como ao volume de pagamentos e consultas que devem realizar diariamente.
Por isso, às vezes se economizam mais recursos trabalhando com esse tipo de serviço; existem até clínicas que destinam uma pessoa para gerenciar essa relação entre a clínica e o plano de saúde.
A centralização da informação será crucial para aumentar a geração de consultas médicas, evitando que uma pessoa precise procurar uma especialidade, verificar a validade do seu plano com o centro e o plano de saúde.
Melhora da reputação e experiência
Relacionar-se com planos de saúde renomados pode trazer benefícios de reputação para clínicas que não alcançam muitos pacientes ou que acabaram de abrir suas portas.
A escolha de planos de saúde privados, por parte dos pacientes, se dá por motivos relacionados à agilidade em obter atendimento médico, reduzir esperas e maior acessibilidade econômica, entre outros.
Por isso, é importante manter esse nível de agilidade e eficiência para satisfazer a necessidade desses pacientes, melhorando sua experiência geral na clínica e a reputação dos serviços.
Se o paciente escolheu uma clínica através de um plano de saúde, devido à falta de qualidade ou agilidade no serviço público, é prioritário evitar que sua experiência seja frustrada por problemas na obtenção de informações, agendamento ou atendimento de sua consulta.
Gerenciar pacientes de planos de saúde privados com a Doctoralia
A Doctoralia permite às clínicas ativar os módulos de planos de saúde, para que as pessoas que buscam serviços dentro de um plano específico possam encontrá-los facilmente.
Uma vez atribuídos e ativados os planos de saúde aceitos pela sua clínica, basta permitir a reserva de consultas, e os pacientes poderão solicitar atendimentos diretamente pela plataforma.
As pessoas que utilizam a Doctoralia podem escolher os planos de saúde que possuem e filtrar os resultados de acordo com o plano aceito por cada clínica. Dessa forma, agiliza-se o acesso a serviços médicos e a gestão de reservas com o mínimo de recursos investidos.
A clínica, por sua vez, receberá essas consultas com uma identificação clara da origem, especificando os detalhes da consulta e o plano de saúde de onde ela provém.
Quer saber como a Doctoralia ajuda a sua clínica a equilibrar pacientes particulares e por plano? Peça um contato:
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