5 principais erros na gestão hospitalar e como evitá-los
Realizar uma boa gestão hospitalar não é uma tarefa fácil. Mas sim resultado de diversas ações que fazem parte do dia a dia do hospital e devem ser executadas com excelência.
Organizar a agenda dos médicos, garantir que a equipe esteja produtiva, oferecer uma experiência de qualidade aos pacientes e, é claro, manter a rentabilidade do negócio são alguns exemplos.
De acordo com o Panorama das Clínicas e Hospitais 2023, , os três principais desafios enfrentados pelo setor da saúde são:
- Não-comparecimento dos pacientes (48%)
- Prospecção de novos pacientes (47%)
- Alta concorrência no mercado (43%)
Para superar essas dificuldades, é preciso evitar alguns erros comuns na gestão hospitalar. É sobre isso que vamos falar neste artigo.
Quais são os principais erros cometidos na gestão hospitalar?
O sucesso de uma instituição de saúde depende da eficiência da gestão hospitalar.
Todas as equipes devem trabalhar integradas para que o hospital consiga cumprir seu principal papel: o de cuidar da saúde dos pacientes, oferecendo uma experiência que supere expectativas e, é claro, mantendo-se financeiramente viável.
Para chegar lá, um bom primeiro passo é conhecer os erros que são comuns na gestão de hospitais e saber como evitá-los. Confira abaixo quais são eles:
Investir somente em aquisição de pacientes
Existe uma frase famosa entre empreendedores, de autoria do guru do marketing Philip Kotler, que diz que "conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual".
Em uma clínica ou hospital, não é diferente. Investir só na aquisição de pacientes pode inclusive reduzir a sua lucratividade.
Uma uma pesquisa da Doctoralia demonstrou que mais de 90% dos pacientes satisfeitos com uma consulta agendam novos horários com o mesmo especialista. Entretanto, o mesmo levantamento, identificou que quase metade dos pacientes não estão contentes com o atendimento recebido.
Você pode pensar: "um novo paciente vai pagar o mesmo valor pela consulta, substituindo aquele que deixou de frequentar a instituição". Porém, é preciso levar em conta outros fatores nessa equação.
Considerando os investimentos em marketing que são necessários para atrair novos pacientes, manter os atuais exige bem menos esforços da equipe. Ou seja, custa menos.
Se você utiliza parte do orçamento para atrair um paciente potencial e não o conquista desde o primeiro contato, estará desperdiçando verba e terá que atrair cada vez mais contatos a fim de manter o mesmo movimento, uma vez que quem chega não permanece.
Por outro lado, clientes satisfeitos criarão relacionamentos duradouros com a marca, somando à base de contatos e possivelmente indicando outras pessoas.
Com o tempo, grande parte da agenda poderá ser preenchida com retornos e indicações.
Por isso, mais do que se dedicar a atrair novos pacientes, é preciso pensar em maneiras de surpreender os atuais, nutrindo o relacionamento para que retornem.
Há alguns motivos que fazem com que um paciente não volte a uma clínica ou hospital. Os principais são:
- Atrasos nas consultas
- Dificuldade para entrar em contato
- Falta de horário na agenda do hospital
- Não envio de lembretes
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Não ter presença digital consolidada
Hoje, a grande maioria das pessoas pesquisa na internet antes de adquirir um produto ou serviço — de acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC, 97% dos internautas brasileiros têm esse hábito.
Quando se trata de um centro médico, o mesmo comportamento acontece.
O paciente quer saber se o atendimento é de qualidade, se os médicos são bem recomendados, quais são as especialidades oferecidas, qual é o horário de funcionamento da instituição de saúde, entre outros dados relevantes.
Para que essas informações estejam sempre disponíveis e sejam facilmente encontradas, é preciso ter uma boa presença digital. Assim, seu negócio poderá ser descoberto por clientes em potencial e atraí-los com conteúdos interessantes, mostrando que domina o assunto.
Além disso, avaliações e comentários online são excelentes formas de estabelecer uma conversa com seu público, tirando dúvidas, humanizando a comunicação e fornecendo valor além da consulta.
Além de ganhar mais visibilidade, a presença digital ajuda a oferecer uma experiência mais agradável aos pacientes. Vale lembrar que a jornada de um paciente começa bem antes da consulta e é possível encantá-lo previamente.
Por exemplo, ao entregar autonomia para que ele consulte a disponibilidade de agenda a qualquer hora – sem precisar ligar para a recepção –, acesse resultados de exames e receitas por um aplicativo, acompanhe uma fila de espera virtual no dia do atendimento, etc.
Com um agendamento 24h à disposição, aliás, amplia-se as possibilidades de marcação de consultas, o que se reflete em maior retorno financeiro.
Mais de 35% dos agendamentos feitos pela Doctoralia já acontecem fora do horário comercial, portanto se sua instituição quiser atender às necessidades dos pacientes precisa digitalizar toda a sua jornada.
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Não colocar o paciente no centro do negócio
Uma estratégia customer centric é aquela que concentra todos os esforços na construção de relacionamentos duradouros e de qualidade com os clientes — ou, no caso dos hospitais, com os pacientes.
Na área da saúde, o vínculo entre médico e paciente é essencial para que se crie uma relação de confiança. Quando essa ligação existe, é difícil rompê-la.
Além de ser fidelizado e retornar ao hospital para outras consultas no futuro, um paciente satisfeito pode, inclusive, deixar avaliações positivas e indicar o hospital para amigos e familiares.
Para implementar o customer centric, é preciso, primeiramente, ouvir e entender as necessidades dos seus pacientes atuais. Nem todos enfrentam as mesmas questões ou estão na mesma etapa da jornada, e muitas vezes uma simples mudança pode fazer a diferença.
Depois, é preciso segmentá-los, direcionando comunicações específicas para cada etapa e pensando em maneiras de aprimorar a experiência. Fazer isso é mais fácil com a ajuda da tecnologia. Mas, sobre isso, falaremos mais adiante.
Por enquanto, tenha em mente que, em uma estratégia customer centric, tudo deve ser feito visando as necessidades do público.
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Deixar de treinar a equipe
Uma equipe que não é treinada certamente não conseguirá trabalhar de acordo com as metas do hospital.
Se o seu objetivo é ter uma instituição de saúde que oferece uma melhor experiência aos pacientes, com um atendimento padronizado e de qualidade, será preciso investir em treinamentos e capacitações frequentes para o time.
Os treinamentos são importantes tanto para que os colaboradores aprendam sobre a missão, a visão e os valores da instituição, por exemplo quando um novo funcionário é contratado, quanto para que todos fiquem alinhados sobre a adoção de novos processos ou o uso de novas tecnologias.
Este tipo de qualificação deve ser feito periodicamente, sempre que houver novidades ou que for identificada alguma oportunidade de aprimoramento.
Dessa forma, a equipe se desenvolve e se sente valorizada, o que contribui para a retenção de talentos.
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Ter processos burocráticos, manuais e custosos
De acordo com o Panorama das Clínicas e Hospitais 2021, 16% dos centros médicos brasileiros ainda usam ferramentas manuais, como uma agenda de papel, para fazer a gestão. Outros 14% fazem uso de ferramentas gratuitas, como o Google Calendar.
No entanto, isso está longe do ideal, por vários motivos. A adoção de processos burocráticos, manuais e custosos no hospital coloca em risco a produtividade, a segurança de dados, a eficiência da gestão hospitalar, o controle de resultados e a experiência dos pacientes. Esse tipo de controle também está mais suscetível a falhas humanas.
O melhor, portanto, é contar com uma ferramenta que permita centralizar os dados do hospital. Isso porque, quanto mais informações estiverem disponíveis de maneira organizada, mais fácil será fazer a leitura delas e mais possibilidades a equipe terá de tratar o paciente de maneira individualizada e integrada.
Instituições de saúde maiores, como os hospitais, possuem estruturas mais complexas. Isso requer uma tecnologia especializada e robusta, que ofereça controle detalhado e permita automatizar estratégias.
É o caso do sistema de relacionamento com o paciente TuoTempo, que foi desenvolvido especialmente para o setor da saúde. Se digitalizar a jornada do paciente é um objetivo do seu hospital, então você precisa conhecê-lo:
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Colaboração entre as equipes da Doctoralia de mais de um país. Além do Brasil, temos especialistas em conteúdo na Itália, México, Espanha e Polônia.