Por que investir só na aquisição de pacientes reduz a lucratividade?
Muitos gestores de consultórios e centros médicos ainda mantém a convicção de que atrair o maior número possível de novos pacientes deve ser o foco primordial do negócio. Acontece que essa crença não é necessariamente lucrativa - e muitas vezes pode gerar perdas ao invés de rendimentos. Veja por que isso acontece.
Você perde, em média, metade dos pacientes recém-conquistados
O Grupo Docplanner, do qual a Doctoralia faz parte, realizou recentemente uma pesquisa entre usuários da plataforma que demonstrou que mais de 90% dos pacientes satisfeitos com a experiência na consulta deixam de procurar alternativas de especialistas e marcam novas visitas futuras. Isso poderia ser uma notícia muito boa, se não fosse por esse entrave:
O mesmo estudo identificou que, estatisticamente, quase metade dos pacientes não está nada satisfeita com o atendimento que recebe e que a primeira consulta acaba se tornando também a última. Isso significa que 1 em cada 2 pacientes que visitam um especialista não voltarão a vê-lo outra vez. Como isso se traduz em lucros?
Metade dos novos pacientes não voltam para a segunda consulta
Teoricamente, um paciente novo pagará o mesmo valor na consulta do que o paciente que já te visitou outras vezes. O fluxo constante de novos pacientes, portanto, gera uma renda estável para o consultório, mesmo considerando que metade deles nunca voltará.
No entanto, é preciso colocar na ponta do lápis qual a relação entre o valor da consulta e o custo de obtenção de um paciente. Considerando investimentos em marketing e promoção do seu consultório, adquirir um novo paciente é cinco vezes mais caro do que manter o atual! Muito mais rentável do que conquistar um número significativo de novos pacientes, portanto, é garantir o relacionamento com os atuais para que eles retornem às próximas consultas.
Deixar que o paciente busque outro especialista porque está insatisfeito não é apenas uma perda de ganhos futuros, mas também a necessidade de ter que comprometer-se com custos elevados para obter novos.
Por que motivos os pacientes abandonam um especialista?
👉 Falta de respeito pelo tempo:
Mais da metade dos pacientes entrevistados dizem que já tiveram que esperar uma hora ou mais para serem atendidos, o que é considerado inaceitável e desqualifica o estabelecimento para eles. Ajustar a duração da consulta à sua natureza e evitar deliberadamente que muitas consultas sejam marcadas no mesmo dia - assumindo que parte dos pacientes faltam - são pontos importantes para reparar esperas indesejadas.
Alguns processos que trazem melhorias significativas neste quesito: configurar diferentes faixas de horário da agenda, de acordo com os procedimentos que oferece, e reforçar os processos de follow up realizados para lembrar os pacientes sobre a visita.
👉 Inconvenientes para entrar em contato:
É comum os pacientes terem dificuldades de ser atendidos por telefone, especialmente nos consultórios ou clínicas que têm a recepção sobrecarregada, ou quando o atendimento não está disponível durante todo o horário comercial.
Estatisticamente, mais de 40% das tentativas de contato por telefone falham. A solução é ampliar as formas de contato e permitir também a marcação de consultas pela internet - e incentivar seus pacientes a usá-la.
👉 Falta de datas próximas:
41% dos pacientes indicaram que esperam marcar suas consultas em um futuro próximo, de preferência no mesmo dia. Sempre que possível, vale à pena deixar a famosa brecha na agenda para pacientes que precisam de um encaixe urgente.
Quando o especialista disponibiliza o agendamento online, as datas disponíveis serão visíveis e facilmente acessíveis aos pacientes.
👉 Descuidos de comunicação:
Você deve saber por experiência própria que os pacientes que marcam horário com muita antecedência precisam ser lembrados próximo à data da visita para reduzir no-shows. No entanto, ligar para cada um demanda tempo e organização, que nem sempre cabem na rotina corrida do centro médico.
A alternativa nesses casos é investir em ferramentas automatizadas de comunicação, que poupam sua equipe de ligar para todos os números individualmente. Um lembrete na forma de SMS pode reduzir o número de "esquecidos" em mais de 60% - o que também se traduz em menos filas no consultório.
Resolver as reclamações mais frequentes apontadas pelos pacientes é uma demarcação importante para seu estabelecimento, não apenas para manter os pacientes atuais, mas também seu aumento sistemático:
Satisfeito com seu trabalho e suas instalações, ele irá recomendá-lo a conhecidos e esta opinião é decisiva para outros pacientes marcarem a consulta (como afirmou quase 80% dos entrevistados!).
Concentrando-se na manutenção de pacientes, o consultório ou clínica não só economiza verba, como garante um aumento sistemático, motivado por recomendações dos que estão satisfeitos com seu trabalho.
Ficaremos felizes em mostrar como a Doctoralia ajudará seu consultório ou clínica a avançar na manutenção de pacientes! Solicite mais informações abaixo.
Colaboração entre as equipes da Doctoralia de mais de um país. Além do Brasil, temos especialistas em conteúdo na Itália, México, Espanha e Polônia.