fev 16, 2022

Feriados prolongados: 5 dicas de como engajar os seus pacientes

feriados prolongados engajar pacientes doctoralia

É comum que a procura por agendamentos reduza em feriados prolongados. No entanto, um bom planejamento pode ajudar no engajamento de pacientes durante o período.

Feriados prolongados, como o Carnaval, são muito esperados por quem trabalha, pois, permitem fazer uma viagem mais longa, passar tempo com amigos e familiares, organizar a vida pessoal ou, simplesmente, descansar.

No entanto, para negócios da área da saúde, como as clínicas, podem ser motivo de apreensão, já que é comum que a procura por agendamentos caia nesses períodos.

Felizmente, há algumas dicas que instituições de saúde podem seguir para engajar pacientes antes, durante e após feriados prolongados, como enviar campanhas de marketing e permitir o agendamento online de consultas.

Continue a leitura do artigo para saber mais!

5 dicas para engajar pacientes em feriados prolongados

Os feriados prolongados podem impactar as finanças das clínicas negativamente, devido o impacto nos agendamentos de consultas e exames, além das taxas elevadas de cancelamentos.

Portanto, contar com um bom planejamento é fundamental para não só minimizar o efeito dos feriados prolongados como ainda aproveitar essas ocasiões para se aproximar dos seus pacientes e estreitar laços.

Confira algumas dicas:

1. Planeje-se com antecedência

O primeiro passo para engajar pacientes durante um feriado prolongado é planejar as ações com antecedência

No início do ano, a gestão da clínica deve levantar folgas desse tipo e pensar no que fará em cada uma delas. É interessante criar um calendário de ações e designar responsáveis.

No Brasil, em 2022, será possível emendar feriados em cinco ocasiões:

  • Carnaval: 28/02 e 01/03 (segunda e terça-feira)
  • Sexta-feira Santa: 15/04
  • Tiradentes: 21/01 (quinta-feira)
  • Corpus Christi: 16/06 (quinta-feira)
  • Proclamação da República: 15/11 (terça-feira)

Atenção: além dessas datas nacionais, é importante considerar, também, os feriados municipais e estaduais que podem ser prolongados.

👉 Leia também: Como fidelizar o paciente com uma comunicação assertiva

calendario 2022

2. Envie campanhas de marketing

Uma forma de engajar pacientes durante feriados prolongados é reforçando o disparo de campanhas de marketing perto da data

Por meio de canais como e-mail, SMS e WhatsApp, a clínica pode enviar dicas de saúde para os pacientes. Essa é uma maneira de manter o relacionamento com o público, para que a instituição seja lembrada quando os pacientes precisarem.

Na pandemia, por exemplo, observamos um aumento no número de casos de infecção por coronavírus após datas comemorativas como Natal e Ano Novo, em que há aglomerações.

Nesse contexto, as campanhas podem ser úteis para compartilhar com os pacientes algumas dicas de como evitar o contágio, por exemplo.

Além disso, a clínica pode usar esse tipo de mensagem para comunicar sobre seus horários de funcionamento durante o feriado e explicar quais canais de atendimento estarão disponíveis, caso o paciente precise entrar em contato durante o feriado.

👉 Baixe grátis: [eBook] Marketing para clínicas e centros de saúde

3. Disponibilize um telefone para emergências

Em casos de emergência, as ligações para a clínica podem ser direcionadas para o telefone de um especialista que esteja de plantão durante o feriado prolongado.

Disponibilizar canais de atendimento para emergências é uma maneira de estar presente na vida do paciente em momentos difíceis, ajudando a estreitar o relacionamento com o seu público.

Por outro lado, nessas horas a tecnologia também é uma excelente aliada. Utilizando um sistema de gerenciamento de chamadas, por exemplo, sua clínica consegue registrar as ligações feitas no feriado e retorná-las quando a equipe estiver atendendo normalmente.

👉 Leia também: Gerenciamento de chamadas: por que controlar as ligações da clínica?

4. Permita que os pacientes tirem dúvidas pelo chat 

É possível, ainda, disponibilizar um chat para que os pacientes possam entrar em contato com os médicos e tirar dúvidas antes ou depois das consultas.

Nesse caso, porém, é importante usar uma ferramenta profissional, que garanta a segurança dos dados e mantenha um histórico de conversas documentado e de fácil acesso tanto para o médico quanto para o paciente.

👉 Veja também: Como simplificar a comunicação médico-paciente através do chat?

5. Ofereça o agendamento online de consultas

O agendamento online de consultas traz mais comodidade para os pacientes, que podem marcar um horário sem pegar o telefone, no momento em que desejarem, e também para a clínica, que fica disponível mesmo fora do horário comercial.

Durante feriados prolongados, o recurso é especialmente útil. Isso porque muitas pessoas aproveitam os dias de folga para organizar a vida pessoal, o que inclui marcar consultas que estão sendo adiadas por falta de tempo.

Para especialistas ou responsáveis pelos agendamentos, o sistema online oferece a facilidade de bloquear a agenda nos dias e horários em que não será possível atender pacientes.

Entretanto, se a clínica está fechada e não disponibiliza nenhum canal para marcação durante o feriado prolongado, pode perder diversas oportunidades.

Com o agendamento online, por outro lado, a instituição de saúde permite que os pacientes marquem suas consultas durante os dias de folga, garantindo os atendimentos na volta do feriado.

👉 Leia também: Diferentes tipos de pacientes e dicas de como lidar com cada um deles


Precisa de mais informações antes de escolher o seu software? Preencha o formulário abaixo e te ajudamos

Baixe o Calendário da saúde 2022

Além dos feriados prolongados, existem outras datas que as clínicas podem aproveitar ao longo do ano para se conectarem com os pacientes

Pensando nisso, a Doctoralia montou o Calendário da saúde 2022, um material completo que traz feriados nacionais, dias de combate e prevenção a doenças e outras datas relacionadas à saúde

Faça o download gratuito e comece a usar o calendário para planejar as suas ações agora mesmo!

Baixe grátis  Calendário da Saúde 2022 Fazer download