abr 27, 2023

Doctoralia Connect: evento promove conexão na era das clínicas digitais

doctoralia-connectA 1º edição do evento aconteceu em Curitiba e reuniu clínicas selecionadas em uma manhã repleta de troca de experiências, discussões sobre temas relevantes e conhecimento de alto nível.

Seja você um gestor, médico, recepcionista, “marketeiro” ou profissional de qualquer outra área de atuação em uma instituição de saúde, sabe bem que a alta competitividade do mercado exige uma atualização constante.

Foi pensando nisso que criamos o Doctoralia Connect, um evento exclusivo que busca fomentar a conexão entre clínicas que compartilham do mesmo objetivo: acelerar seu crescimento.

Continue a leitura para saber mais detalhes!

 

Doctoralia Connect: conceito + vídeo

Para isso, a programação segue 3 pilares importantes:

  • Networking: conectar-se com pessoas que passam pelos mesmos desafios que você multiplica suas oportunidades profissionais;
  • Troca de experiências: um espaço dedicado à troca coletiva de vivências é capaz de estimular a criatividade, a visão de mercado e ideias inspiradas em resultados;
  • Conteúdo de alto nível: pessoas referências em marketing, gestão e tecnologia dão aulas de como aplicar as tendências no dia a dia de clínicas.

Assista ao vídeo a seguir para conferir um resumo da primeira edição, que aconteceu no dia 23 de março de 2023, no escritório da Doctoralia em Curitiba. 

E continue a leitura para acompanhar os destaques com mais detalhes!

De frente com o CEO

doctoralia-connect-cadu-lopesCadu Lopes, CEO da Doctoralia no Brasil, Chile e Peru, abriu o evento compartilhando um pouco da estratégia de crescimento do Grupo Docplanner para os próximos anos. 

Ele destacou que as aquisições, como a da Feegow feita recentemente, permitem trazer as melhores tecnologias do mundo para cá, além de também exportar as nossas melhores soluções:

“Um dos nossos objetivos, enquanto grupo global, é trazer as melhores experiências do mundo para o Brasil, que já é a maior operação entre os 13 países onde atuamos.”

Cadu Lopes • CEO da Doctoralia Brasil, Peru e Chile

Segundo ele, “a adoção do brasileiro à tecnologia é muito mais acelerada do que em muitos países considerados de primeiro mundo”, o que faz com que a plataforma alcance 21 milhões de pacientes no país todos os meses.

Para inspirar: Kosop

doctoralia-connect-rafaelaSeguindo o pilar de "troca de experiências”, convidamos os sócios da Kosop, uma clínica de sucesso em Curitiba, para um bate-papo sobre os principais desafios do negócio e as ações que foram eficientes para superá-los.

Ricardo Paul, que também é infectologista, contou:

“O primeiro desafio era fazer o atendimento e o agendamento eu mesmo. Muitas vezes, os pacientes ligavam no meu celular para marcar um horário quando eu estava em consulta com outro paciente, e eu não queria deixar nenhum deles na mão.”

Ricardo Paul • Infectologista e sócio da Kosop

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Dando continuidade, a endocrinologista Rafaela Queiroz Lopes de Araújo complementou:

O segundo desafio foi quando nos mudamos para um espaço maior e sentimos a necessidade de ter novos profissionais na clínica, trazer pessoas da nossa confiança para poder encaminhar os pacientes.”

Ela continuou explicando que, aliado aos dois pontos anteriores, o terceiro desafio era dar conta de tudo: conciliar o agendamento com questões administrativas, sem comprometer a qualidade do atendimento, que é um dos principais responsáveis pelo sucesso do negócio.

Para superar todas essas dificuldades, a solução foi digitalizar a clínica. Com a ajuda da Doctoralia, eles puderam:

  • automatizar processos e economizar tempo com atividades burocráticas - o que os permitiu abraçar novos profissionais sem comprometer a qualidade do atendimento ao paciente;
  • oferecer autonomia ao paciente no agendamento - reduzindo a carga de trabalho dos profissionais e da recepção, além de liberar a agenda para além do horário comercial;
  • integrar as agendas - facilitando a gestão das consultas e concentrando todo o controle de paciente em um só lugar.
Para Ricardo, o ganho de tempo na recepção se traduz em uma experiência melhor para o paciente:

doctoralia-connect-ricardo-kosop"A secretária se torna, na minha visão, uma 'concierge' do paciente, dando aquele retoque final à experiência. Como a plataforma online reduz as ligações para agendar e ver se tem disponibilidade ou não, ela ganha tempo justamente para fazer as interações humanas — que ainda são, e vão continuar sendo, muito importantes no mercado de saúde."

 

👉 Leia também: KOSOP: agendas integradas para um tratamento multidisciplinar e otimizado

A voz da plateia: perguntas e dicas

doctoralia-connect-plateiaAlém das perguntas feitas durante o bate-papo com o Ricardo e a Rafaela, da Kosop, os participantes também aproveitaram a oportunidade para pedir dicas aos presentes e esclarecer dúvidas sobre as soluções da Doctoralia para clínicas.

Uma das discussões foi sobre o papel do gestor na visibilidade da marca, considerando que os buscadores fazem o ranking de resultados com base na soma da relevância de cada profissional. 

💬 Em uma clínica com 40 profissionais, onde apenas 5 se dedicam o suficiente para conquistar um bom posicionamento online, como os gestores podem depender menos da atuação dos especialistas e agir ativamente a fim de destacar a marca? 

Ricardo dá uma dica certeira para ajudar no engajamento dos especialistas: a plataforma da Doctoralia é uma forma prática e baseada em dados de provar que quanto mais comprometimento, melhores são os resultados — para ambos, profissionais e clínica.

Valorizar os médicos que interagem com os pacientes e usam a ferramenta adequadamente é outra maneira de incentivar a colaboração, alguns exemplos são descontos no aluguel das salas ou prioridade em novos projetos.

Cadu complementa dizendo que são 2 as principais estratégias para melhorar o engajamento entre os profissionais: 

1. a primeira é a comparação, como o Ricardo mencionou, com números que mostram os resultados conquistados graças aos esforços realizados;
2. e a segunda é a cultura da empresa: os proprietários ou gestores podem envolver o corpo clínico em um planejamento estratégico colaborativo, apresentando as metas estabelecidas e os caminhos para que, juntos, todos alcancem os objetivos traçados.

💬 Ainda sobre a visibilidade da clínica, mas agora em relação ao algoritmo da Doctoralia: como profissionais e instituições são exibidos nas buscas?

Recentemente a Doctoralia fez a maior atualização da sua história para que as clínicas ganhassem mais destaque e atraíssem mais pacientes.

Agora, ao buscar por especialidade, doença ou procedimento em determinada cidade, os resultados são intercalados entre consultórios particulares e clínicas ou hospitais, com base na melhor experiência oferecida ao paciente.

Ou seja, os perfis com mais disponibilidade de horário, convênios aceitos, quantidade de avaliações, riqueza de informações, fotos de qualidade, etc, são mais bem posicionados.

Logo, quando gestores ajudam o corpo clínico a ter mais visibilidade e a melhorar a sua reputação, consequentemente impulsionam a imagem da clínica. 

Marketing Digital com quem entende do assunto

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Após um intervalo para tomar um café da manhã e interagir com os colegas, a especialista em marketing digital há mais de 10 anos e CEO da E-saúde, Bruna Baumgarten Rezende, conduziu o workshop “Estratégias de Marketing que atraem os pacientes”.

Ela reforça que o marketing digital tem se tornado uma extensão do atendimento em clínicas, indo muito além de publicações nas redes sociais ou um site institucional.

Diante da transformação digital pelo qual a população vem passando com o passar dos anos e, especialmente após a pandemia, Bruna afirma:

“Os prestadores de saúde, sejam médicos ou os demais profissionais da área, ganharam também o papel de educadores, de disseminadores de informação qualificada.”

Ela apresentou números que escancaram a relevância da internet nas estratégias das clínicas, consultórios e hospitais a fim de atrair o paciente, cada vez mais exigente e conectado:

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Bruna deu dicas de como desenvolver uma presença digital eficaz, sendo os primeiros passos: 

✔️ Ter um posicionamento e objetivos claros;

✔️ Construir um branding digital: composto por identidade visual (logo, manual de marca, unidade de estilo) e estratégia (personalidade da marca, tom de voz, canais e conteúdos);

A partir de então, ações de SEO, coleta de avaliações e a produção do conteúdo adequado nas redes sociais contribuem com o fortalecimento da visibilidade e da reputação da marca.

Para ela, o futuro da saúde digital é composto pelas seguintes tendências: automação inteligente, interação com as avaliações, produção de vídeos, comunicação direta nas redes sociais e, especialmente, paciente no centro.

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Assim, fechamos a manhã com chave de ouro!

Gostou da proposta e quer participar da próxima edição? Entre em contato conosco! Quem sabe você não entra para a nossa lista exclusiva na próxima? 😉


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