União de healthtechs líderes: Doctoralia adquire Feegow

doctoralia-adquire-feegow

As líderes das healthtechs, Doctoralia e Feegow, se unem no propósito de tornar a experiência em saúde mais humana. Sinônimo de expansão e crescimento, a novidade traz boas notícias aos especialistas da saúde e clínicas que poderão desfrutar de serviços mais aprimorados, integrados e eficientes.

A Doctoralia anuncia mais um marco na trajetória da operação: a aquisição da Feegow, software de gestão para clínicas e consultórios. 

A notícia é símbolo de um robusto e significativo processo de M&A no segmento de healthtech do país com a união de dois líderes do mercado

👉 M&A é a sigla para Mergers & Acquisitions, que significa “Fusões e Aquisições” em português. No caso, a fusão ocorre quando duas empresas se unem.

De um lado, a Doctoralia, empresa do grupo Docplanner, maior plataforma de saúde do mundo que, somente no Brasil:

  • Conta com 18 milhões de usuários únicos por mês
  • Atende cerca de 700 mil profissionais de saúde e clínicas diariamente
  • Processa uma média de 1 milhão de agendamentos de consultas, presenciais ou por telemedicina, mensalmente. 

Do outro lado, a Feegow, com seu software de gerenciamento consolidado e utilizado por mais de 40 mil profissionais de saúde e 68 mil usuários no total (incluindo secretárias, analistas financeiros, administradores etc). A solução conta com diversas funcionalidades para otimizar o atendimento médico, a gestão financeira de clínicas e a administração de agendas.

Com o anúncio da fusão, é comum que surjam algumas dúvidas. Esclarecemos algumas delas a seguir. Confira!

 


Por que a Doctoralia escolheu a Feegow? 

O Grupo Docplanner, da qual a Doctoralia faz parte, apresenta um histórico sólido de expansão a partir da conquista de novos clientes e também de aquisições estratégicas ao redor do mundo

A união foi liderada por Cadu Lopes, CEO da Doctoralia no Brasil, Peru e Chile, e pela DNA Capital – fundo de investimento que aportou capital na Feegow – e foi fruto de perspectivas 100% alinhadas.

Além de ter uma base de clientes sólida e uma cultura forte, a Feegow foi estudada e discutida como uma excelente oportunidade de incorporar um produto maduro e que complementa a nossa solução.

feegow-doctoralia

Afinal, o objetivo é que a Doctoralia seja a principal healthtech do país e fortaleça o relacionamento entre médicos e pacientes por meio de serviços digitais. Cadu Lopes explica:

“Escolhemos a Feegow por representar a oportunidade de ampliação e diversificação do nosso portfólio de produtos, com a melhor solução que existe no mercado. Considerando a união das tecnologias, vamos complementar a plataforma que oferecemos para a gestão de clínicas e consultórios médicos.”

Portanto, a Feegow foi selecionada por ser a empresa com o sistema de gerenciamento de consultórios e clínicas mais completo do mercado brasileiro, que traz excelentes soluções de prontuário eletrônico, financeiras, planos de saúde e muito mais.

Isso os torna uma solução complementar ao produto da Doctoralia, que foca principalmente em melhorar a jornada do paciente

Jornada do Paciente - ebook rentabilidade

A sinergia entre as empresas torna possível vislumbrar algo maior para os clientes e para o mercado, como relata o CEO da Feegow Sílvio Maia da Silva – que permanece na condução dos negócios, se unindo ao time de gestão da Doctoralia –:

“A sinergia existente entre Feegow e Doctoralia é nítida, já que juntas resolvem quase a totalidade dos problemas que existem para médicos, clínicas, consultórios e, parte indispensável desse organograma, o paciente. Em médio prazo, teremos na operação que vamos construir em conjunto, um espelho para outros mercados do mundo.”

Qual é o objetivo da fusão?

O grande objetivo é entregar a melhor solução para a gestão de consultórios e clínicas, agregando valor tanto à experiência do gestor ou especialista de saúde, como à do paciente. 

Como a Feegow tem a diretriz clara de possibilitar uma relação médico-paciente bem-sucedida por meio de serviços digitais que facilitem uma comunicação mais eficiente, alinha-se perfeitamente com a visão da Doctoralia.

A conexão do PMS (practice management system, ou sistema de gestão) da Feegow com o nosso Marketplace vai permitir que seja entregue o que há de melhor no mercado para todos os clientes.

Além disso, a cultura forte e as possibilidades de integração entre os sistemas certamente permitiram enxergar um futuro promissor, que tem a missão de agregar valor à rotina de especialistas de saúde e clínicas.

Como consequência, a experiência de saúde vai se tornando mais acessível, eficiente e empática.

Tudo em um só lugar: o que muda para quem já é cliente 

A ideia é que os clientes de ambas as empresas possam aprimorar suas estratégias ao agregarem novas funcionalidades que resultarão em uma melhor experiência - para quem usa os produtos e para os pacientes. 

Os primeiros passos serão a integração dos sistemas e melhorias nas funcionalidades. 

Quem usa a Feegow, ganha a oportunidade de marcar presença no marketplace (site e app de buscas) líder mundial na saúde e expandir as possibilidades de agendamento. 

Já os clientes da Doctoralia terão acesso a novas ferramentas de gestão:

  • Prontuário eletrônico completo e seguro
  • Controle financeiro e contábil
  • Ferramentas “Anti-GLOSA”, ou seja, que facilitam as interações com convênios médicos – relevantes em casos de ausência de pagamentos dos profissionais de saúde devido a possíveis divergências de informações nos bancos de dados. 

Para o paciente, isso significa praticidade e autonomia, visto que poderão agendar online e acompanhar suas consultas (tanto as marcadas por ele como as que foram adicionadas pelo especialista ou secretária) através do aplicativo da Doctoralia, um dos mais baixados do setor no Brasil.

Em breve, novas informações serão compartilhadas diretamente com os clientes.

Segurança: como a mudança interfere no armazenamento de dados da Doctoralia e da Feegow

Tanto a  Doctoralia quanto a Feegow levam a proteção de dados muito a sério e já cobrem todos os requisitos de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Esse é um assunto que tem causado preocupação em gestores de todos os segmentos, mas especialmente na área da saúde, já que as informações dos pacientes são consideradas especialmente sensíveis e, portanto, exigem cuidado redobrado.

Vale informar que, por enquanto, não há planos referentes à alteração da configuração atual de ambas as empresas quando falamos de dados pessoais e segurança, incluindo local de armazenamento.

Os preços da Doctoralia ou da Feegow vão mudar em decorrência da união? 

O preço total que um cliente paga pelos produtos e serviços fornecidos por ambas as empresas sempre foi e continuará sendo constantemente avaliado, a fim de garantir que reflita precisamente o valor agregado. 

Conforme o mercado flutua e funcionalidades mais inovadoras são incluídas, é natural que o produto final passe por revisões e reajustes.

Vale reforçar que a integração entre os sistemas solucionará grande parte dos problemas das instituições de saúde. Sendo assim, a otimização de tempo, esforço e recursos será representada no retorno sobre o investimento (ROI).

Histórico de aquisições da Doctoralia

A história do grupo Docplanner começou em 2010, na Polônia, quando Mariusz Gralewski precisou de um atendimento médico no meio da noite e teve que aguardar o dia amanhecer para agendar uma consulta. 

Diante dessa necessidade, começou o desenvolvimento da ferramenta de buscas focada na saúde, chamada até então de ZnanyLekarz. A partir de então, uma série de aquisições contribuíram com o desenvolvimento da companhia:

  • 2014 - a turca Eniyihekim (agora Doktortakvimi);
  • 2016 - a espanhola Doctoralia, seu homônimo a nível europeu que já havia se consolidado em alguns países da América Latina, após um aporte de investidores;
  • 2019 - a italiana TuoTempo, líder em CRM (software de relacionamento com o cliente) para o mercado de hospitais, redes de clínicas e centros de diagnóstico de imagem
  • 2020 - a espanhola Clinic Cloud e a italiana Gipo 
  • 2021 - por fim, a líder de saúde digital na Alemanha Jameda 

Sobre o futuro: novas aquisições estão no radar?

escritorio-doctoralia-curitiba


É imprescindível, para que uma expansão global de sucesso aconteça, que o modelo de negócios seja constantemente repensado. Só assim é possível que as estratégias de crescimento possam ser cumpridas e atinjam os resultados planejados.

Portanto, sempre que viável, novas oportunidades de aquisição serão consideradas  para além do crescimento orgânico.


Mais do que incorporar o software da Feegow, a Doctoralia também abraça seus mais de 150 colaboradores (ou “guerreiros”, como se refere carinhosamente), que seguem atuando na sede do Rio de Janeiro.

Cadu Lopes, confiante de que a equipe se torna ainda mais forte e preparada para cumprir a nobre missão de humanizar a experiência em saúde, faz questão de promover calorosas boas-vindas:

“É uma honra somar forças com profissionais que já fizeram tanto pela saúde no Brasil e compartilham conosco o desejo de transformar a experiência do paciente por meio da tecnologia. Tenho certeza de que juntos vamos além!”

Ficou interessado nos benefícios dessa fusão de sucesso? Deixe seu contato no formulário abaixo e um consultor retornará com mais detalhes:

👉 Leia também: Dados inéditos de saúde: Panorama das Clínicas e Hospitais 2022