Site para hospitais e clínicas: 5 vantagens e como otimizá-lo
A otimização de um site para hospitais e clínicas possui particularidades a serem consideradas para oferecer a melhor experiência ao paciente e aumentar a conversão de agendamentos online na instituição. Visibilidade e autoridade digital também estão entre as vantagens de um site otimizado.
Apesar de a digitalização na saúde ser uma tendência consolidada, ainda existem dificuldades a serem resolvidas pelas instituições de saúde para garantir a melhor experiência ao paciente, desenvolver uma maturidade digital e gerar resultados para o negócio.
“Se um site antes era visto apenas como o espaço oficial de uma marca na internet, hoje, também é fonte de conteúdo, canal de vendas e oportunidade de conexão com o público-alvo.”
Não à toa, sites desenvolvidos na atualidade são baseados nas boas práticas de UX (User Experience) — conceito relacionado à experiência que o usuário tem ao ter contato com produtos e/ou serviços, sejam físicos ou digitais —, e UI (User Interface), área voltada a criar interfaces mais fáceis e amigáveis.
Dados levantados pelo software RubyGarage reforçam a importância de inserir o usuário no centro da estratégia, considerando a experiência:
- 75% dos internautas julgam um site pela aparência.
- Um botão bem colocado e combinado com um bom texto tem 380 vezes mais cliques.
“No contexto da saúde, digitalmente, usuário é o paciente que acessa o site ou aplicativo para agendar consultas, exames ou buscar informações.”
Então, como melhorar essa experiência de ponta a ponta? Quais são as vantagens da otimização do site para clínicas e hospitais?
Para saber a resposta dessas e de outras dúvidas, continue a leitura do texto. Vamos lá?
O que você verá no artigo:
O que não pode faltar em um site para hospitais e clínicas
Primeiramente, um site para hospitais e clínicas deve ser estruturado conforme as normas e regras éticas do Manual de Publicidade Médica estabelecido pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Evitando, desse modo, implicações negativas para o hospital ou clínica.
À parte das recomendações e proibições do CFM, existem outros fatores decisivos para melhorar a jornada do paciente, posicionar o site da instituição nos buscadores e garantir o sucesso das estratégias digitais.
Conheça o mapa dessa jornada e confira os requisitos para o site, na sequência:
Especialidades atendidas
Quais são as especialidades da sua instituição? São ofertados serviços e procedimentos de uma ou mais áreas da saúde? Quais as principais patologias tratadas em cada uma?
É fundamental que essas informações estejam disponíveis no conteúdo do site — na página inicial ou em uma aba específica — para permitir que o paciente encontre o que precisa com mais facilidade.
Tenha em mente que, em um site para hospitais e clínicas, menos é mais. Para que a Experiência do paciente - Temp BR seja a melhor possível, toda a comunicação precisa ser clara, simples e objetiva: desde o layout até o texto que vai conduzir uma ação.
Portanto, evite termos muito técnicos e tente incluir sinônimos para o mesmo procedimento, condição ou tratamento, colocando-se no lugar de uma pessoa leiga no assunto para entender como informar da melhor maneira.
Descrição dos especialistas
A procura pelo especialista é a primeira etapa na jornada do paciente e, na maioria das vezes, ela começa a partir de uma busca no Google.
De acordo com pesquisas da Doctoralia, as palavras mais usadas nessas buscas são o próprio nome do profissional, um sintoma, ou uma especialidade médica.
Essa procura pode ser feita pelo paciente com o intuito de encontrar um especialista de sua preferência ou apenas para conhecer os profissionais da clínica ou hospital.
Para facilitar a rastreabilidade da busca no site, vale incluir, por exemplo: nome completo, especialidade, breve currículo com formação e credenciais como RQE E CRM.
Botão de agendamento
Um botão de agendamento, quando bem localizado na interface do site, consegue converter mais pacientes e gerar resultados incríveis.
Quanto a isso, os números não mentem: um hospital de Manaus, cliente do CRM TuoTempo, alavancou seus agendamentos online em 178% apenas com a inserção do botão flutuante de agendamento no site.
Em breve, falaremos mais sobre as vantagens desse recurso para o paciente e para a instituição de saúde.
Informações de procedimentos ou exames mais realizados
Detalhar o preparo de exames e procedimentos é de extrema importância para transmitir segurança ao paciente e humanizar a jornada no centro médico desde o início.
Nesse espaço do site, você pode antecipar as dúvidas mais comuns, mas deve se lembrar de disponibilizar também o contato pelos canais de atendimento como telefone, WhatsApp ou até mesmo chatbot para esclarecer outros questionamentos.
Institucional
O espaço institucional do site, muitas vezes nomeado como “Quem somos”, também é recomendado para que o paciente possa conhecer a história, área de atuação e outras informações como missão, visão e valores da instituição.
Além de destacar a trajetória do hospital ou clínica, você pode aproveitar a oportunidade para apresentar o diferencial do negócio em termos de serviços, atendimento, equipamentos de ponta, entre outros.
Blog
Muitas instituições não sabem ou se esquecem do potencial que o blog tem de informar o paciente e demonstrar expertise.
Nesse sentido, um primeiro passo é trazer conteúdos com assuntos relacionados ao seu centro médico, como:
- Informações sobre patologias, tratamentos e exames
- Dicas de saúde
- Histórias de sucesso
- Novidades da instituição
Em segundo lugar, será necessário explorar palavras-chave relevantes para o centro médico a fim de posicioná-lo nas primeiras páginas do Google e construir autoridade digital.
Contato
Por fim, mas não menos importante, o espaço de contato exige atenção para que não fique “escondido” no site e o paciente desista de agendar uma consulta ou exame.
Priorize os principais canais de comunicação, ou seja, aqueles que o paciente mais utiliza, como redes sociais, e outros em que o atendimento tem mais agilidade. Exemplo: telefone, botão de WhatsApp, chatbot e pré-agendamento via botão flutuante.
Exemplo de estrutura da informação para site de instituições de saúde.
👉 Veja também: Por que ter uma presença digital é tão importante para clínicas e profissionais de saúde?
Otimização do site para hospitais e clínicas
Os requisitos citados até aqui podem ser considerados como ponto de partida para construir as principais páginas do site de uma instituição de saúde. No entanto, ressaltamos que, somente eles, não conseguem entregar a performance necessária para resultados.
Para isso, existem otimizações indicadas para melhorar o desempenho do site, como estratégias de UX e UI, técnicas de SEO (Search Engine Optimization) — influentes na experiência do usuário (paciente) e no posicionamento do site nas páginas de resultados orgânicos do Google —, além das seguintes práticas de usabilidade:
- Design simples e objetivo para possibilitar uma navegação intuitiva.
- Adaptabilidade aos diferentes formatos e layouts responsivos, principalmente celulares e dispositivos móveis, conhecido também por Mobile-Friendly.
- Incluir recursos de acessibilidade para que pessoas com deficiência e idosos possam navegar, entender e interagir com as páginas do site.
- Priorizar o conteúdo escaneável para facilitar a experiência do usuário na página e permitir uma leitura mais fluida dos textos.
Em suma, esse conjunto de ações melhora a visibilidade do site, reforça a credibilidade do negócio e garante outras vantagens não só para pacientes, mas também para a instituição de saúde. Conheça os principais benefícios no próximo tópico.
👉 Leia também: Como promover sua clínica localmente: 5 dicas práticas
Vantagens de um site otimizado para instituições de saúde
Na área da saúde, um site bem estruturado e otimizado tem tudo para ser um potencializador de resultados para o hospital ou clínica.
Além de ser encontrada com maior facilidade, a instituição vai atrair visitas de qualidade até sua página da web. Essas pessoas, ao encontrarem o que precisam, podem se transformar em pacientes e agendar consultas ou exames pela internet, 24h por dia, 7 dias por semana.
Considerando essa forma de atração, listamos abaixo as 5 principais vantagens de contar com um site aprimorado para as necessidades do seu negócio e dos pacientes:
1. Melhoria da Experiência do paciente - Temp BR
O paciente 4.0, ou paciente digital, apresenta um perfil exigente, que deseja ter autonomia e protagonismo em seus tratamentos.
Antenado na tecnologia e conectado no mundo online, ele vai atrás da informação e procura tudo o que precisa com poucos cliques: de compras no supermercado ao consumo de entretenimento.
Esse perfil faz do atendimento humanizado uma tendência na área da saúde, estimulando hospitais e clínicas a digitalizarem seus serviços para melhor atendê-lo.
Portanto, um site profissional, que prioriza a jornada do paciente, vai colocar sua instituição à frente da concorrência, manter clientes satisfeitos e chamar atenção para seus serviços de saúde.
2. Maior conversão de agendamentos online
Entre as instituições que participaram da pesquisa do Panorama das Clínicas e Hospitais 2022, 61% afirmou que oferece agendamento de consultas online e 40% confirmou que oferece o serviço através do site próprio.
No mesmo estudo, 48% confirmou que utiliza o site como um dos canais principais de atuação, depois apenas do Facebook e Instagram. Com base nesses dados, concluímos que esse é um canal relevante para estratégias de aquisição e fidelização de pacientes.
Além de aumentar a taxa de conversão, otimizar o agendamento online também reduz a sobrecarga das equipes que atendem pelo telefone e WhatsApp, criando uma rotina mais produtiva entre os profissionais, que passam a se concentrar em tarefas mais importantes para o bom funcionamento do negócio.
3. Visibilidade e autoridade digital para o negócio
A estratégia de SEO permite que o site ocupe posições de destaque e alcance mais pessoas, aumentando a autoridade e percepção positiva da marca. Proporcionalmente, um site bem posicionado nas buscas consegue receber mais visitas e impulsionar as chances de conversão.
No contexto da saúde, conversão é sinônimo de agendamento online, que, por sua vez, significa mais rentabilidade para a instituição.
4. Aprimoramento das estratégias de marketing
Aliado às campanhas de marketing, o site para hospitais e clínicas terá seu potencial melhor explorado. Até então falamos das estratégias de posicionamento orgânico, isto é, sem o investimento de publicidade em mídia.
No entanto, são muitas as possibilidades. Sua instituição pode criar campanhas de e-mail e SMS, promover anúncios nas redes sociais ou até mesmo pagar para aparecer no topo das buscas no Google.
Independente da escolha, todas elas serão beneficiadas pela instituição que possui um site moderno e devidamente otimizado. Para tirar a prova, basta fazer o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI) de campanhas de marketing.
5. Aumento da receita
A retenção e fidelização de pacientes pode manter a longo prazo a sustentabilidade do negócio, mas a aquisição de novos clientes é o que vai garantir o crescimento do hospital ou clínica.
Para que isso aconteça, a instituição deve usar a digitalização da saúde ao seu favor e investir continuamente em melhorias para a Experiência do paciente - Temp BR. Assim, o aumento da receita e a redução de custos serão consequência dessas ações.
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Como ter um site desenvolvido pelo CRM TuoTempo
TuoTempo é o CRM nº 1 no setor da saúde e uma solução do Grupo Docplanner, do qual a Doctoralia também faz parte.
Voltado para hospitais, redes de clínicas e centros de diagnóstico, o software digitaliza toda a jornada dos pacientes, oferecendo uma experiência de alto nível e atendimento humanizado.
Modular, a ferramenta possui várias funcionalidades para uma experiência completa, como agendamento multicanal, envio de mensagens de confirmação, cancelamento e remarcação de consultas, pagamento online, acesso aos resultados dos exames e desenvolvimento de site próprio.
Inédito no Brasil, o Módulo Website do TuoTempo melhora a Experiência do paciente - Temp BR ao oferecer uma navegação intuitiva e segura, além de possibilitar maior conversão de agendamentos online.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir ou clique no botão abaixo para solicitar uma demonstração personalizada:
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Especialista em marketing de conteúdo para instituições de saúde no TuoTempo e Doctoralia Brasil (Grupo Docplanner)