Chatbot na saúde: conheça as vantagens de usar no seu centro médico

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O chatbot é um robô digital que pode ser programado para simular uma conversa. Na área da saúde, beneficia centros médicos para uma melhor experiência do paciente.

Se você procura entrar em contato com empresas pela internet para tirar dúvidas, certamente já precisou falar com um chatbot, ainda que para ser redirecionado para uma conversa com um atendente logo em seguida.

Essa tecnologia vem se popularizando cada vez mais entre negócios de diversas áreas, que a utilizam para digitalizar a experiência de seus clientes, automatizando tarefas que antes demandavam esforços repetitivos das equipes de atendimento.

Uma estimativa feita pela consultoria Gartner, por exemplo, diz que, até 2022, 70% das interações com consumidores incluirão tecnologias do tipo, o que representa um aumento de 15% em comparação com 2018.

Entre os negócios que podem se beneficiar do uso de um chatbot, estão os hospitais, que podem usar essa ferramenta para oferecer uma experiência de mais qualidade aos pacientes

Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura do artigo para descobrir o que é e qual é o papel do chatbot na saúde.

O que é chatbot?

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Um chatbot é um robô digital que pode ser programado para simular uma conversa. A tecnologia é bastante útil para negócios dos mais diversos segmentos, pois permite automatizar tarefas burocráticas, como responder dúvidas frequentes dos consumidores. 

Isso é feito através de respostas pré-definidas, que emulam um diálogo entre o usuário e o bot. O retorno é dado pelo robô em tempo real, assim que a pessoa envia a questão. Além disso, o chatbot também pode aprender novas informações a cada interação com o público. 

A tecnologia pode ser aplicada a diversos canais: o mais comum é que fique no site da empresa, mas também é possível integrá-lo a ferramentas como WhatsApp Business e redes sociais, por exemplo. 

Assim como outros negócios, o mercado da saúde também passa por um processo de digitalização. Nesse contexto, os chatbots são usados para:

  • Acelerar o atendimento
  • Aproveitar melhor o tempo dos colaboradores, reservando-os para aquelas dúvidas mais complexas, que o bot não consegue responder
  • Oferecer uma experiência melhor aos pacientes.

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Por que usar chatbot na saúde?

para-que-serve-chatbot-tuotempoReclamações sobre demora no atendimento são comuns entre pacientes que tentam entrar em contato com instituições de saúde para tirar dúvidas. Muitas vezes, essas pessoas estão passando por um momento de dor ou desconforto, o que torna a espera ainda mais difícil.

Nesse contexto, usar um robô digital é uma das opções para solucionar esse problema. Mas a ferramenta pode ir além. Conheça a seguir alguns usos possíveis de um chatbot na saúde.

Agendamentos

O agendamento de consultas pode se tornar uma tarefa burocrática quando realizado somente de forma analógica ou por uma equipe reduzida, por exemplo. 

Nesse sentido, o chatbot é extremamente útil, pois consegue automatizar o processo de agendamento, economizando um tempo precioso da equipe.

Ao fazer a marcação via chatbot, o paciente não fica dependente do horário comercial, nem precisa aguardar no telefone. Isso também vale para cancelamentos e mudanças de horário.

👉 Leia também: Sistema de agendamento de consultas: por que ter e como escolher o ideal para o centro médico

Retornos e exames

Depois da consulta, é comum que o paciente precise marcar alguns exames e agendar o retorno. Essa etapa também pode ser feita via chatbot. Inclusive, o paciente pode enviar os resultados do exame para que o profissional avalie se há alguma alteração.

Se houver necessidade, ele pode comparecer ao centro médico para receber outras instruções. No entanto, nem sempre é necessário retornar presencialmente  ao consultório.

Avaliação de saúde

Os bots também podem servir para tirar dúvidas dos pacientes sobre saúde, servindo com uma avaliação preliminar. Com base nessas informações, é possível avaliar as condições de saúde e direcionar cada pessoa para o especialista adequado.

Pesquisas de satisfação

Os pacientes podem ainda responder pesquisas de satisfação via chatbot. Isso elimina a necessidade de ter que abrir o e-mail para fazer isso. Dessa maneira, a taxa de respostas aumenta, e o centro médico tem acesso aos feedbacks do público para implementar melhorias.


👉 Leia também: Diferentes tipos de pacientes e dicas de como lidar com cada um deles

Vantagens dos chatbots na saúde

vantagens-chatbot-tuotempoPor automatizar diversas tarefas, o chatbot traz vários benefícios, tanto para os pacientes quanto para o centro médico. Conheça os principais:

Redução de custos

Com o chatbot, é possível atender diversos pacientes ao mesmo tempo, seja para fazer agendamentos, avaliações, tirar dúvidas ou outras funções. Dessa forma, não é preciso contar com uma equipe de atendimento numerosa, o que reduz custos para a instituição de saúde.

Atendimento 24h

O chatbot não fica limitado ao horário comercial. O robô fica disponível 24h por dia, 7 dias por semana. É claro que algumas questões mais complexas precisam da interação humana. Mas muitas tarefas e dúvidas mais simples podem ser resolvidas pela automação. 

Agilidade

Com o robô digital, a resposta vem em poucos segundos, fazendo com que o centro médico atenda o paciente com agilidade. Isso evita que a pessoa desista e procure atendimento mais ágil em outra instituição de saúde, um comportamento comum entre os pacientes atuais que pode fazer com que você perca agendamentos

Eficiência da equipe

O apoio do chatbot torna a equipe mais eficiente, principalmente a recepção. Sem ter que dar conta de tantos atendimentos via mensagem ou telefone, os funcionários conseguem se dedicar a ações mais estratégicas, como tirar dúvidas complexas dos pacientes e prestar um bom atendimento presencial àqueles que chegam para a consulta ou para o exame.

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Coleta de informações

Nos casos em que é preciso redirecionar o paciente para um atendente, o chatbot também é útil, pois, na conversa, consegue coletar diversas informações, como o motivo do contato. Dessa maneira, pode redirecionar o usuário para a melhor pessoa conforme cada caso. Com os dados coletados, o profissional também conduz o atendimento de forma mais ágil.

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Como ter um chatbot com o CRM TuoTempo

Agora que você já sabe o que é, para que serve e quais são as vantagens de um chatbot, pode estar se perguntando: afinal, como adotar a ferramenta?

A boa notícia é que há, no mercado, diversas soluções que facilitam a implementação de chatbots. Cada vez mais acessíveis, elas permitem que centros médicos adotem a tecnologia com pouco esforço.

É o caso do sistema de relacionamento com o paciente TuoTempo, uma ferramenta criada para atender as necessidades do setor da saúde e que permite a integração com mais de 30 dos softwares de gestão hospitalar do mercado, incluindo ferramentas de chatbot como a Botdesigner.

Conheça algumas das funcionalidades no vídeo a seguir: 

A solução faz parte do Grupo Docplanner, que também é detentor da Doctoralia, e inclui funcionalidades como agendamento multicanal, envio de mensagens de confirmação, cancelamento e remarcação de consultas, pagamento online e acesso aos resultados dos exames.

Com o CRM completo, você digitaliza o seu centro médico e melhora a experiência do paciente, sem, é claro, deixar de lado a humanização no atendimento. Dessa maneira, garante a centralização e segurança dos dados, além de agregar funções de comunicação ao seu sistema atual sem grandes mudanças na rotina. 

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