Maturidade digital na saúde: integração de sistemas e experiência do paciente

Maturidade digital na saúde: : integração de sistemas na experiência do paciente

Passada a fase inicial de digitalização, o setor da saúde entra em um processo de maturidade digital, em que a integração de sistemas se torna essencial para que clínicas e hospitais entreguem uma experiência cada vez melhor ao paciente.


Até pouco tempo atrás, a transformação digital na saúde era uma pauta em alta no mercado. Falava-se muito sobre a necessidade de haver uma mudança cultural e operacional nas instituições para que a adoção de novas tecnologias se tornasse um hábito.

Hoje, devido à aceleração digital ocasionada pela pandemia, já estamos em uma fase de adaptação, em que a maturação digital passou a ser o grande diferencial. Mais do que implantar uma nova tecnologia, é preciso garantir que haja integração entre os sistemas, processos e informações. Só assim o paciente pode usufruir de uma experiência, de fato, digital e positiva.

Para debater o tema mais a fundo, convidamos Fabrício Avini, CEO da Salux, e Cadu Lopes, CEO da Doctoralia, para um bate-papo mediado pela Business Developer do TuoTempo, Aline Lima. Confira a seguir os pontos de destaque e assista ao vídeo completo no final do artigo.

O que muda de um centro médico que está se digitalizando para aquele que apresenta maturidade digital?

Durante sua experiência no segmento da saúde, Fabrício Avini conta que vivenciou várias ondas de evolução, geralmente impulsionadas por necessidades legais e bastante focadas nos campos administrativo e financeiro. Um exemplo é que, após a implementação da regulamentação relacionada a questões assistenciais, o prontuário eletrônico passou a integrar a rotina de clínicas e hospitais de todos os portes.

Mas ele sentia que ainda era possível fazer mais, e com outras opções de recursos, para atingir os objetivos de eficiência e segurança do paciente. Com a pandemia, foi preciso superar o conservadorismo que existia acerca de questões como a telemedicina, por exemplo, para que houvesse uma experiência movida pela necessidade.

A partir disso, as pessoas começaram a sentir na prática todos os benefícios da tecnologia, que antes parecia algo secundário. “Empresas que ainda não estavam preparadas acabaram adquirindo ferramentas provisórias, já a Salux preferiu criar uma integração com o TuoTempo e a Doctoralia, que estavam prontas para oferecer uma solução segura e profissional”, disse Avini.

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À frente de um dos principais sistemas de gestão hospitalar do mercado, Fabrício prefere não definir o seu negócio como um desenvolvedor de software, mas sim como uma das maneiras de melhorar a experiência em saúde. Ele acredita que os centros médicos não devem focar apenas em funcionalidades inovadoras, mas sim no valor que elas agregam à operação

Como os pacientes sentem essa evolução tecnológica?

Cadu Lopes reforça que o eixo central do movimento tecnológico na saúde é o paciente. Complementando a questão anterior, ele acredita que “as empresas transformadoras desse segmento não devem entregar tecnologia por si só, é preciso haver uma inteligência por trás, um olhar sincero e legítimo para a experiência do paciente”. 

Basta analisar como a população se relaciona com os demais segmentos para entender que a digitalização já está inerente no dia a dia. Sendo assim, Cadu acredita que o paciente enxerga a maturidade digital na saúde como a peça que faltava no cotidiano

Exemplificando a demanda por autonomia e praticidade no cuidado com a saúde, o CEO da Doctoralia menciona que grande parte dos agendamentos online pela Doctoralia acontecem fora do horário comercial. Este já é um reflexo do comportamento da sociedade.

A integração de sistemas é fundamental, principalmente quando instituições, na intenção de oferecer diferentes pontos de contato, trabalham com mais de um software simultaneamente e de forma individual, resultando na descentralização de informações. Quais são os benefícios dessa conexão entre softwares?

Nem a Salux, nem o Grupo DocPlanner (detentor da Doctoralia e do TuoTempo) têm a pretensão de resolver todos os problemas de todos os centros médicos, de acordo com Cadu, mas se dedicam ao máximo para entregar um resultado satisfatório dentro daquilo que se propõem a fazer. Portanto, a conexão entre parceiros que pensam da mesma forma é uma poderosa estratégia para entregar a melhor e mais completa solução.

Fabrício acrescenta que negócios da área da saúde devem entender que o setor é composto por diversos players, cada um solucionando um problema diferente. Segundo ele, o mercado ainda encontra muita resistência quanto à integração de sistemas, o que vai contra a ideia de colocar o paciente no centro, já que priva clínicas e hospitais de oferecerem um suporte mais adequado.

Mesmo que não tenha sido a intenção inicial, essa abertura foi um destaque no crescimento e na aquisição de novos clientes pela Salux. “Você precisa ter a sensibilidade de abrir mão daquilo que não é seu forte e focar no que faz de melhor”.

Quais problemas na experiência do paciente podem ser evitados com a integração de sistemas em clínicas e hospitais?

“Nossa razão de existir é o paciente, por isso ele é o maior beneficiado pela integração entre sistemas”, diz Fabrício. O fato de ter todas as suas informações de saúde disponíveis em uma única plataforma permite que o paciente acompanhe seu histórico clínico, se engaje mais com os tratamentos e receba o atendimento adequado em qualquer centro médico.

Cadu também contribuiu com a discussão dizendo que os “nativos digitais”, ou seja, pessoas que já nasceram sob influência da internet, incentivam familiares e amigos de outras faixas etárias a também valorizarem empresas atualizadas. Com isso, toda a população ganha mais segurança, praticidade e agilidade

Futuro do setor da saúde no Brasil: conseguiremos manter o mesmo nível de evolução tecnológica após o fim da pandemia? 

O que Fabrício mais espera é que o mercado consiga ver valor na integração de sistemas e na maturidade digital, assim como compreenda que não há apenas um detentor da tecnologia em saúde no Brasil. Existem vários players, cada um com sua especialidade, e que juntos podem entregar uma experiência cada vez melhor para o paciente.

O CEO da Salux acredita ainda que webinars como este e eventos até maiores serão fundamentais para a conscientização das empresas do setor e para incentivar o setor a pensar no todo, evoluindo mais rápido e sem desperdícios.

Concluindo, Cadu disse que de agora em diante o avanço na saúde será exponencial, por 3 principais motivos: 

  1. O mundo se conectou em uma causa comum: o combate à Covid-19, e essas energias combinadas são poderosíssimas;
  2. Grande parte do PIB mundial está sendo direcionado para a saúde e a tecnologia, combinadas. No mercado brasileiro, por exemplo, nunca houveram tantas fusões, aquisições e investimentos nas áreas como nos últimos meses.
  3. Os desafios impostos pela pandemia possibilitaram uma abertura mental no setor, flexibilizaram processos –  sem abrir mão dos protocolos de proteção e segurança –  e fizeram com que o senso de urgência passasse a ser inerente às estratégias.

Assista ao webinar na íntegra

Se você gostou do conteúdo até aqui, não deixe de conferir o vídeo completo! Clique na imagem abaixo para assistir ao bate-papo na íntegra:

Maturidade Digital na Saúde e Integração de Sistemas

 

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