Ferramentas
Agenda Online
Lembretes automáticos
Campanhas de email
Campanhas de SMS
4X + agendamentos realizados pelos pacientes em 7 meses
-5% de no-shows em 1 mês
+320 opiniões de pacientes em 11 meses
História de Sucesso

Como a Carel Clínica Médica aumentou em 4X seus agendamentos em menos de 1 ano!

Localizada em Curitiba (PR), a CCM nasceu para atender especialmente estrangeiros. No entanto, com o passar do tempo, acabou crescendo mais que o esperado. Confira!

Acupuntura médica, Nutrição e mais

Curitiba, PR

15 especialistas

2022

Ferramentas
Agenda Online
Lembretes automáticos
Campanhas de email
Campanhas de SMS
4X + agendamentos realizados pelos pacientes em 7 meses
-5% de no-shows em 1 mês
+320 opiniões de pacientes em 11 meses

Desafio

  • Agendamentos online;

  • Gestão de múltiplas agendas;

  • Visibilidade online.

Solução

  • Agenda online disponível 24/7;

  • Lembretes automáticos;

  • Campanhas de email e SMS.

Resultado

  • Redução de 13% para 8% no número de não comparecimento;

  • Salto de 40 para mais de 360 opiniões em apenas 7 meses;

  • Especialistas satisfeitos e ambientados com a plataforma.

Fundada por um casal de haitianos em novembro de 2021, a Carel Clínica Médica vem inovando e crescendo cada vez mais. Localizada em Curitiba, Paraná, esse coworking de saúde está alcançando números incríveis através da solução da Doctoralia.

A Lucimara Lisboa Rodrigues, gerente da CCM nos contou que, inicialmente, o objetivo era atender somente estrangeiros. No entanto, o sucesso inicial foi tão grande que expandiram os serviços e, atualmente, estão disponíveis para o grande público.

A Carel conta com uma equipe de 15 especialistas aptos a orientar e reabilitar. O corpo médico é composto por clínicos gerais, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e psicopedagogos. Um diferencial é que a maioria desses profissionais fala um segundo idioma.

Nossa dificuldade maior era a questão do agendamento, a agenda de papel era inviável pra gente. Nós tínhamos essa necessidade pela quantidade de profissionais, já que cuidar de quase 20 agendas com diferentes escalas no papel era muito complicado.”
lucimara carel
Lucimara Lisboa Rodrigues Gerente da Carel Clínica Médica

A Carel Clínica Médica conta com o apoio da Doctoralia desde setembro de 2022 e, de lá para cá, vem experimentando grandes resultados.

O primeiro feito de grande expressão foram as opiniões de pacientes, que saltaram de 40 para mais de 350 em menos de 1 ano, contribuindo com a reputação online da marca.

O principal motivo desse grande resultado é a humanização na hora dos atendimentos, visto que cada especialista trata o paciente de forma única e personalizada.

Outro ponto que a Lucimara nos contou é que existe um cuidado especial para os Perfis dos especialistas no portal da Doctoralia sejam o mais atualizados e completos possível. 

A clínica é dos profissionais que trabalham lá e dos pacientes que passam por lá. No início, os profissionais ficaram receosos e com medo da exposição, mas depois foram destravando.”
lucimara carel
Lucimara Lisboa Rodrigues Gerente da Carel Clínica Médica

Ela até relatou um fato curioso: houve um período em que acontecia uma certa competição saudável entre os profissionais, que disputavam para ver quem recebia mais avaliações. Isso incentivou os especialistas a incrementarem seus perfis e fortalecer sua imagem profissional.

Como o algoritmo da plataforma valoriza perfis completos, bem avaliados e com disponibilidade de horários, o engajamento do corpo médico contribuiu com a visibilidade da clínica, que passou a ser encontrada por mais pacientes.

carel clínica médica 02
Nosso foco é a questão do humanizar. Se você vai em um médico e ele não olha na sua cara, você não volta. Então acolhemos o paciente desde a recepção. E a possibilidade de responder as avaliações nos aproxima ainda mais dos pacientes.”
lucimara carel
Lucimara Lisboa Rodrigues Gerente da Carel Clínica Médica

Entre dezembro de 2022 e junho de 2023 a Carel quadruplicou o número de consultas marcadas pelos próprios pacientes de forma online. A Lucimara nos contou que dois fatores influenciaram para esse grande aumento:

  1. Cartazes dentro da clínica e em locais visíveis direcionando os pacientes para o app Doctoralia, deixando claro que é mais rápido e prático marcar a consulta pela internet. Esses materiais são criados pela Doctoralia, basta ser impresso pela clínica.

  2. Campanhas de email e SMS via Doctoralia, relembrando os pacientes de marcarem o retorno ou, até mesmo, verificando como estão após a consulta. Os próprios médicos solicitam essa verificação após alguns dias e, sem a automatização, seria inviável fazer de forma manual.


Como em grande parte dos estabelecimentos na atualidade, o carro-chefe da Carel são os anúncios online e as redes sociais. Muitos pacientes chegam através do Instagram e Facebook da clínica.

No entanto, uma estratégia inusitada chamou a atenção: a entrega de flyers em pontos estratégicos, conforme conta a Lucimara: “Fizemos uma campanha focada em alimentação saudável. Por isso, fomos entregar os flyers em portas de universidades. Afinal, os jovens de hoje em dia são muito antenados nessas coisas”.

Mas ela salienta que essas ações offline precisam ser muito bem pensadas: “Tem que entregar no lugar certo. Nosso público-alvo são pessoas de renda média para baixa e estrangeiros e sabemos que elas não estão no shopping ou em um restaurante chique. Geralmente, estão próximo de unidades de saúde, por exemplo. Então, como cobramos um valor mais acessível, conseguimos captar esse público que, por muitas vezes, é esquecido”.

Alguns profissionais tinham 4 agendamentos para uma tarde, mas na hora só aparecia uma pessoa. Por mais que a secretária enviasse mensagem, as pessoas não apareciam. Agora, com os lembretes de consulta, elas não só confirmam presença, como criam uma espécie de compromisso conosco. As faltas diminuíram bastante.”
lucimara carel
Lucimara Lisboa Rodrigues Gerente da Carel Clínica Médica

Realizando uma força-tarefa, os responsáveis da Carel reduziram de 13% para 8% a taxa de absenteísmo em apenas 1 mês. A ação responsável por essa redução foi a ativação dos lembretes de consulta automáticos por WhatsApp e e-mail.

Voltando ao ponto da humanização, a Carel entende que o atendimento continua mesmo após a consulta. Alguns dias após o atendimento, é feita uma verificação de bem-estar a fim de conferir como o paciente está, se está reagindo ao medicamento, lembrar de marcar o exame, passar dicas de laboratórios, etc.

Essas campanhas via email e SMS podem ser segmentadas de acordo com o público e objetivo do contato: lembrete, sugestão de marcação, entre outras possibilidades.

Logo, é possível personalizar a mensagem com a linguagem do estabelecimento, proporcionando uma aproximação com o paciente. Quando o paciente lê, fica claro que quem está falando é a clínica Carel ou o especialista que o atendeu.

Além disso, a redução de marcações via telefone e o aumento de forma online diminuíram o desgaste das recepcionistas e possibilitaram que mais tempo e atenção fossem dedicados aos pacientes.

Para a Lucimara, a palavra-chave é confiança, não só na plataforma que está sendo contratada, mas nos profissionais que estão envolvidos na operação.

Faça como a Clínica Carel!

Conheça a Doctoralia Clínicas e veja como aumentar a visibilidade do seu centro médico.